O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 10/10/1957
Emancipação Política: 10 de Outubro
Gentílico: novorientense
Unidade Federatíva: Ceará
Mesoregião: Sertões Cearenses
Microregião: Sertão de Crateús
Distância para a capital: 397,00

Dados de características geográficas

Área: 949,00
População estimada: 28288
Densidade: 29,00
Altitude: 333
Clima: Tropical quente semi-árido
Fuso Horário: UTC-3
É um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2016 era 28.288.
As terras da dos Crateús, ao sul da Chapada da Ibiapaba, onde localizam-se os afluentes do rio Poti, eram habitadas pelos índios Karatis,,[8][9] antes da chegada dos portugueses e a implementação das sesmarias no século XVII. Com o sucesso da economia do ciclo da Carne-seca e charque, nas proximidades da Lagoa do Tigre surgiu em ponto de parada para o gado que era transportado para o Piauí através da vila piauiense de Piranhas. Desse ponto de parada surgiu um povoado.

O povoado as margens da Lagoa do Tigre chegou a pertencer ao Piauí, e no ano de 1880, este foi anexado ao território do Ceará, como resultado da solução encontrada para o litígio territorial entre estes dois estados. O Ceará reconheceu a jurisdição do Piauí sobre o município de Amarração (Luís Correia) e em troca o Piauí ofereceu dois importantes municípios piauenses: Independência e Príncipe Imperial[10]

Novo Oriente tornou-se distrito de Independência, mais tarde passando a se emancipar em 1957. O pioneiro do povoamento de Novo Oriente foi o Capitão Rodrigo Alves da Silva, por ter sido o primeiro a construir moradia naquela região nas proximidades da lagoa do Tigre.

Novo Oriente tornou-se distrito do município de Independência por força de Ato datado de 3 de março de 1902. Somente no dia 10 de outubro de 1957, a Lei Nº 3.855 institui o município de Novo Oriente, graças aos esforços de José Claudino Sales e Gonçalo Claudino Sales, que se destacaram na batalha judicial pela sua emancipação política.

A sua instalação, ainda que simbólica, com um subprefeito nomeado pelo prefeito de Independência, ocorreu no dia 15 de dezembro do mesmo ano. O primeiro prefeito oficial do município, José Claudino Sales, tomou posse no dia 25 de março de 1959. A paróquia local, cujo santo é São Francisco, foi criada em 1954.

O nome Novo Oriente surgiu do primeiro sacerdote da localidade, padre Afonso de Gouveia, vigário de Independência, que veio celebrar a primeira missa. Na ocasião, o mesmo, achando a situação geográfica com muitos montes, lembrou-se do Oriente e teve a ideia de atribuir a esta região, o poético nome de Novo Oriente.

Novo Oriente foi parte do território piauiense, como Crateús e Independência. No século XIX, passou a pertencer ao Ceará, com a troca do Vale do Rio Poty que era Piauí, com o Porto de Amarração, litoral do Ceará, hoje denominado Luis Correia. A lei geral 3.012 de 22 de outubro de 1880 regulamentou a permuta.

No século XVIII quando Príncipe Imperial, hoje Crateús e Pelo Sinal, hoje Independência, eram apenas grandes fazendas de criar gado, os vaqueiros eram poucos e percebiam o desaparecimento de animais no fim do inverno, quando decidiam se aventurar mata adentro, seguindo o curso do rio Poty, em busca do gado que sumia. A observação cuidadosa dos vaqueiros os fez encontrar rastros de gado. Foram rastreando as marcas deixadas pelos animais e abrindo veredas na mata fechada que chegaram a uma bela paisagem, onde havia uma grande lagoa, cercada de mato. Foi desvendado o caminho do veraneio do gado. (Livro - Novo Oriente: Uma Construção Histórica)
Por ter um dos principais comércios da região, principalmente de produtos agrícolas e pecuários, Novo Oriente é conhecido por "Terra do milho e do feijão".
1 - Antonio Ximenes Aragão
2 - José Claudino Sales
3 - Manoel Claudino Sales
4 - Francisco Rufino Vieira
5 - Maria Rodrigues Lima
6 - Argelio Assis Soares
7 - Joviniano Siriano da Silva
8 - Otávio Leite Lustosa
9 - Ilauro Batista Carneiro
10 - Otávio Rodrigues Cavalcante -
11 - Rodrigo Coelho Sampaio - (1989/1992)
12 - Expedito Teixeira Martins - (1993/1996)
13 - Jesuíno Rodrigues de Sampaio Neto - (1997/2000)
14 - Jesuíno Rodrigues de Sampaio Neto - (2001/2004)
15 - Francisco Valdecy Soares Coelho - (2005/2008)
16 - Rodrigo Coelho Sampaio - (2009/2012)
15 - Godofredo De Lima Vieira - (2013/2016)
16 - Vanaldo Carlos Moura (atual) - (2017/2020)

O prefeito Rodrigo Coelho Sampaio governou por dois mandatos: de 1989 a 1992 e de 2009 2012. O prefeito Jesuíno Rodrigues de Sampaio Neto, também governou por dois mandatos: De 1997 a 2004.
Em suas origens, Novo Oriente tinha o nome de Lagoa do Tigre, pelo fato de haver uma lagoa, onde pastava o gado e ali apareciam onças que o devorava. O nome Novo Oriente surgiu do primeiro sacerdote da localidade, padre Afonso de Gouveia, vigário de Independência, que veio celebrar a primeira missa. Na ocasião, o mesmo, achando a situação geográfica com muitos montes, lembrou-se do Oriente e teve a ideia de atribuir a esta região, o poético nome de Novo Oriente. Por ter um dos principais comércios da região, principalmente de produtos agrícolas e pecuários, Novo Oriente é conhecido por "Terra do milho e do feijão".

Hino

Hino de Novo Oriente

I

Já desde o alto da serra se avista

Aquele belo luzeiro, é um sonho

De um palácio encantado, na pista,

Entre a luz das estrelas...nos pomos,



II

Pôr um instante diante da visão

Aqueles ?céus? tão iluminados,

Passeiam nossos olhos, deslumbrado

Se extasiando entre o clarão.



III

E o viajante seguindo em frente

Ao chegar ao final da montanha

Tem uma surpresa agradável, estranha,

Eis a cidade é NOVO ORIENTE...



IV

Nossa Lagoa do Tigre tem suas lendas

Nossa riqueza é da terra minerais

Na pecuária, em currais... fazendas...

Vê-se o progresso com seus sinais



Estribilho

Não deixaremos, jamais, minha gente,

A nossa flora acabar no extermínio,

Vamos lutar por um Novo Oriente,

Como também lutou pelo Brasil.

Sargento Hermínio.

AUTORIA:Carlos Barreto, Mário Martins e César barreto


Brasão


Bandeira


NOTÍCIAS

#AssistênciaSocial | 19 DE JANEIRO DE 2022

Por Aparecida MotaA Prefeitura de Novo Oriente, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizou a entrega de cestas básicas, roupas, calçados e acompanhamento familiar de duas famílias em situação de vulnerabilidade social no Bairro Alto da [...]

#AssistênciaSocial | 12 DE JANEIRO DE 2022

A Ação Brasileiros pelo Brasil faz parte da Fundação do Banco do Brasil

#AssistênciaSocial | 13 DE DEZEMBRO DE 2021

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizará a entrega do Vale-gás no dia 17 de Dezembro (sexta-feira), na Praça da Juventude, das 08h às 15hrs. É importante que todos os beneficiários compareçam no dia marcado para receber o benef&ia [...]

#Cultura | 13 DE DEZEMBRO DE 2021

Devido à ausência do preenchimento de todas as vagas para inscrição de projetos no edital da Lei Aldir Blanc de Novo Oriente, uma segunda chamada foi aberta para preencher as vagas restantes.A lista com o resultado preliminar da segunda chamada pode ser acessada no link ab [...]

#Cultura | 10 DE DEZEMBRO DE 2021

O resultado final do edital da Lei Aldir Blanc de Novo Oriente foi definido. Você pode conferir os contemplados na lista abaixo. [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito