O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 10/10/1957
Emancipação Política: 10 de Outubro
Gentílico: novorientense
Unidade Federatíva: Ceará
Mesoregião: Sertões Cearenses
Microregião: Sertão de Crateús
Distância para a capital: 397,00

Dados de características geográficas

Área: 949,00
População estimada: 28288
Densidade: 29,00
Altitude: 333
Clima: Tropical quente semi-árido
Fuso Horário: UTC-3
É um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2016 era 28.288.
As terras da dos Crateús, ao sul da Chapada da Ibiapaba, onde localizam-se os afluentes do rio Poti, eram habitadas pelos índios Karatis,,[8][9] antes da chegada dos portugueses e a implementação das sesmarias no século XVII. Com o sucesso da economia do ciclo da Carne-seca e charque, nas proximidades da Lagoa do Tigre surgiu em ponto de parada para o gado que era transportado para o Piauí através da vila piauiense de Piranhas. Desse ponto de parada surgiu um povoado.

O povoado as margens da Lagoa do Tigre chegou a pertencer ao Piauí, e no ano de 1880, este foi anexado ao território do Ceará, como resultado da solução encontrada para o litígio territorial entre estes dois estados. O Ceará reconheceu a jurisdição do Piauí sobre o município de Amarração (Luís Correia) e em troca o Piauí ofereceu dois importantes municípios piauenses: Independência e Príncipe Imperial[10]

Novo Oriente tornou-se distrito de Independência, mais tarde passando a se emancipar em 1957. O pioneiro do povoamento de Novo Oriente foi o Capitão Rodrigo Alves da Silva, por ter sido o primeiro a construir moradia naquela região nas proximidades da lagoa do Tigre.

Novo Oriente tornou-se distrito do município de Independência por força de Ato datado de 3 de março de 1902. Somente no dia 10 de outubro de 1957, a Lei Nº 3.855 institui o município de Novo Oriente, graças aos esforços de José Claudino Sales e Gonçalo Claudino Sales, que se destacaram na batalha judicial pela sua emancipação política.

A sua instalação, ainda que simbólica, com um subprefeito nomeado pelo prefeito de Independência, ocorreu no dia 15 de dezembro do mesmo ano. O primeiro prefeito oficial do município, José Claudino Sales, tomou posse no dia 25 de março de 1959. A paróquia local, cujo santo é São Francisco, foi criada em 1954.

O nome Novo Oriente surgiu do primeiro sacerdote da localidade, padre Afonso de Gouveia, vigário de Independência, que veio celebrar a primeira missa. Na ocasião, o mesmo, achando a situação geográfica com muitos montes, lembrou-se do Oriente e teve a ideia de atribuir a esta região, o poético nome de Novo Oriente.

Novo Oriente foi parte do território piauiense, como Crateús e Independência. No século XIX, passou a pertencer ao Ceará, com a troca do Vale do Rio Poty que era Piauí, com o Porto de Amarração, litoral do Ceará, hoje denominado Luis Correia. A lei geral 3.012 de 22 de outubro de 1880 regulamentou a permuta.

No século XVIII quando Príncipe Imperial, hoje Crateús e Pelo Sinal, hoje Independência, eram apenas grandes fazendas de criar gado, os vaqueiros eram poucos e percebiam o desaparecimento de animais no fim do inverno, quando decidiam se aventurar mata adentro, seguindo o curso do rio Poty, em busca do gado que sumia. A observação cuidadosa dos vaqueiros os fez encontrar rastros de gado. Foram rastreando as marcas deixadas pelos animais e abrindo veredas na mata fechada que chegaram a uma bela paisagem, onde havia uma grande lagoa, cercada de mato. Foi desvendado o caminho do veraneio do gado. (Livro - Novo Oriente: Uma Construção Histórica)
Por ter um dos principais comércios da região, principalmente de produtos agrícolas e pecuários, Novo Oriente é conhecido por "Terra do milho e do feijão".
1 - Antonio Ximenes Aragão
2 - José Claudino Sales
3 - Manoel Claudino Sales
4 - Francisco Rufino Vieira
5 - Maria Rodrigues Lima
6 - Argelio Assis Soares
7 - Joviniano Siriano da Silva
8 - Otávio Leite Lustosa
9 - Ilauro Batista Carneiro
10 - Otávio Rodrigues Cavalcante -
11 - Rodrigo Coelho Sampaio - (1989/1992)
12 - Expedito Teixeira Martins - (1993/1996)
13 - Jesuíno Rodrigues de Sampaio Neto - (1997/2000)
14 - Jesuíno Rodrigues de Sampaio Neto - (2001/2004)
15 - Francisco Valdecy Soares Coelho - (2005/2008)
16 - Rodrigo Coelho Sampaio - (2009/2012)
15 - Godofredo De Lima Vieira - (2013/2016)
16 - Vanaldo Carlos Moura (atual) - (2017/2020)

O prefeito Rodrigo Coelho Sampaio governou por dois mandatos: de 1989 a 1992 e de 2009 2012. O prefeito Jesuíno Rodrigues de Sampaio Neto, também governou por dois mandatos: De 1997 a 2004.
Em suas origens, Novo Oriente tinha o nome de Lagoa do Tigre, pelo fato de haver uma lagoa, onde pastava o gado e ali apareciam onças que o devorava. O nome Novo Oriente surgiu do primeiro sacerdote da localidade, padre Afonso de Gouveia, vigário de Independência, que veio celebrar a primeira missa. Na ocasião, o mesmo, achando a situação geográfica com muitos montes, lembrou-se do Oriente e teve a ideia de atribuir a esta região, o poético nome de Novo Oriente. Por ter um dos principais comércios da região, principalmente de produtos agrícolas e pecuários, Novo Oriente é conhecido por "Terra do milho e do feijão".

Hino

Hino de Novo Oriente

I

Já desde o alto da serra se avista

Aquele belo luzeiro, é um sonho

De um palácio encantado, na pista,

Entre a luz das estrelas...nos pomos,



II

Pôr um instante diante da visão

Aqueles ?céus? tão iluminados,

Passeiam nossos olhos, deslumbrado

Se extasiando entre o clarão.



III

E o viajante seguindo em frente

Ao chegar ao final da montanha

Tem uma surpresa agradável, estranha,

Eis a cidade é NOVO ORIENTE...



IV

Nossa Lagoa do Tigre tem suas lendas

Nossa riqueza é da terra minerais

Na pecuária, em currais... fazendas...

Vê-se o progresso com seus sinais



Estribilho

Não deixaremos, jamais, minha gente,

A nossa flora acabar no extermínio,

Vamos lutar por um Novo Oriente,

Como também lutou pelo Brasil.

Sargento Hermínio.

AUTORIA:Carlos Barreto, Mário Martins e César barreto


Brasão


Bandeira


NOTÍCIAS

#Educação | 06 DE AGOSTO DE 2021

Devido ao momento pandêmico que estamos vivenciando há meses, a Escola Francisco das Chagas Mota teve a ideia de criar o Projeto Aula Itinerante. O projeto terá início amanhã, no sábado letivo (07/08) e se estenderá por mais doisencontros. Como ser&aac [...]

#Saúde | 03 DE AGOSTO DE 2021

O Dr. Davi Ferreira foi contratado como médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto da Colina, ele chegou hoje e foi recepcionado pela equipe de Estratégia de Saúde da Família e pela equipe da Secretaria de Saúde. O médico fará o acompa [...]

#Agricultura | 02 DE AGOSTO DE 2021

Por Aparecida MotaNa manhã desta segunda-feira (02), o Prefeito Municipal de Novo Oriente CE, Nenen Coelho assinou a ordem de serviço para reforma do Abatedouro Municipal. A reforma iniciará hoje e tem um prazo de 4 semanas para sua conclusão.A empresa responsável [...]

#Saúde | 01 DE AGOSTO DE 2021

Por Aparecida MotaA cidade cearense, localizada a 400km da Capital Fortaleza registrou na noite de ontem (31) nenhum caso de Covid-19 no município. Há cerca de sete dias o município monitorava apenas dois casos da doença.No último dia do mês de julho foram fe [...]

#Agenda | 21 DE JULHO DE 2021

Por Aparecida MotaOntem pela manhã (20) houve o encontro das ações no Pacto contra o Coronavírus na cidade de Crateús. O pacto é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará que visa o auxílio no cadastramento com intuito de facilitar o a [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito