O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizou, na última quarta-feira (09), no Núcleo e Auditório Saturnino Costa, o Projeto Sustentar Rural. O projeto é uma parceria entre a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e tem como principal objetivo capacitar multiplicadores em educação ambiental nas comunidades rurais contempladas com obras físicas da FUNASA.
A proposta do projeto é promover o fortalecimento da participação social por meio da formação de multiplicadores locais, ou seja, pessoas que vivem nas comunidades e que, após receberem capacitação, serão responsáveis por replicar os conhecimentos adquiridos junto à população local, promovendo práticas sustentáveis e conscientização sobre temas essenciais para a saúde e o meio ambiente.
Os temas abordados na capacitação são fundamentais para a promoção da saúde e da sustentabilidade, incluindo: Resíduos sólidos e seu manejo adequado; saneamento básico; acesso à água de qualidade; doenças de veiculação hídrica; higiene, cuidados com o meio ambiente, uso racional da água, entre outros.
Os multiplicadores deverão ser lideranças e pessoas-chave nas comunidades, com perfil de atuação direta com a população. São exemplos: Agentes Comunitários de Saúde, líderes comunitários , presidentes de associações comunitárias, operadores dos sistemas de abastecimento de água, educadores, profissionais da saúde, representantes da área da educação e representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
A presença desses atores locais é estratégica, pois eles conhecem a realidade das comunidades e têm maior capacidade de engajamento e diálogo com os moradores. Com essa metodologia, o Sustentar Rural busca valorizar o conhecimento local, promover a sustentabilidade das obras implantadas pela FUNASA e incentivar a mudança de hábitos em prol da saúde pública e do meio ambiente.