
O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizou hoje, um Estudo Gravimétrico dos Resíduos Sólidos do município.
Foi realizado um quarteamento da análise das amostras coletadas, uma caracterização dos resíduos que os novorienteses geram. Foram analisadas amostras de quatro bairros do município: Bairro dos Anteros, Vila Feliz, Centro e Colinas.
O lixo é catalogado em 12 tipologias diferentes, depois pesado e separado. O resultado dessa análise será utilizado para o estudo de gravimetria e os materiais terão dois destinos, os recicláveis vão para a associação Recicla Oriente e o "rejeito" vai para o lixão.
De acordo com a Assessora Ambiental, Márcia Andrade, é necessário entender a realidade de cada município, "O que nós estamos fazendo hoje é uma amostragem de quatro bairros. Separamos uma a uma das doze tipologias de resíduos que identificamos nos tambores. A gente pesa, antes disso, foi pesado e medido todos os tambores, para a gente ter o peso líquido do resíduo. A partir daqui a equipe se reúne novamente para realizar o estudo teórico, de acordo com a prática que nós realizamos", declara.
Gravimetria
A gravimetria de resíduos é um estudo que analisa a composição de uma amostra de lixo, identificando o percentual de cada tipo de material (como papel, plástico, vidro, orgânicos, etc.) em relação ao peso total. Quarteamento, deixa o lixo homogêneo, é um processo que visa diminuir o tamanho da amostra coletada, até que esteja facilmente trabalhável.