O caminhão "Amigos do Peito" esteve em Novo Oriente nos dias 8, 9 e 10 de abril, realizando exames de mamografia em mulheres que já estavam com agendamento prévio. Os atendimentos aconteceram na Praça da Juventude.
A ação foi solicitada pela Central de Avaliação, Regulação e Auditoria do município. De acordo com a coordenadora Hamanda Bezerra, a solicitação foi feita devido à alta demanda por exames de mamografia.
"A gente comunicou à Secretária porque estávamos com uma grande demanda de mamografias. A Policlínica não estava suprindo nossas necessidades. Estávamos com mais de 200 mamografias no sistema, na fila de espera. Por isso solicitamos o caminhão da mamografia para reduzir essas demandas", afirmou.
Ainda segundo a coordenadora, caso a demanda aumente novamente até o mês de outubro, uma nova solicitação será feita para o retorno do caminhão ao município.
A senhora Euzeria, uma das mulheres atendidas pelo serviço, explicou como funciona o processo de marcação:
"A gente vai no postinho de saúde da comunidade, passa no médico, leva a mamografia antiga e pede ao médico a guia. De lá, eles levam para a Secretaria de Saúde, aí marcam e a agente de saúde entrega na casa da gente a guia com o dia e o horário marcado para fazer a mamografia. Depois disso, é só vir e realizar o exame."
A mamografia é um exame de imagem feito por meio de raios X, utilizado para detectar precocemente alterações nas mamas, como nódulos e lesões suspeitas. É um dos principais métodos de prevenção e diagnóstico do câncer de mama.
A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizem a mamografia de rastreamento a cada dois anos, mesmo na ausência de sinais ou sintomas da doença.