O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Educação, instalou permanentemente durante o mês de Junho Girotecas (Bibliotecas Móveis)) nas escolas Francisco Rufino, Eufrasino Neto, Edval Araújo, Francisco das Chagas, Dr. João Rodrigues e Dr. José Maria. Elas já estão à disposição dos estudantes e são um espaço móvel de conhecimento dentro do ambiente escolar.
As Girotecas possuem os seguintes materiais: 2.016 Livros impressos; 4.000 Livros digitalizados; 40 Tablets; 52 Bibliotecas Interativas (TecTeca); 01 Datashow com tela retrátil de 1,50cm; 1 TV 32 polegadas; 01 Impressora jato de tinta colorida; 01 Notebook; 04 Computadores de mesa (Mini PC's) e 01 Mapoteca.
A Secretária de Educação de Novo Oriente, Cristiane Coutinho, afirma a importância ter um instrumento como esse à serviço do sistema educacional de Novo Oriente. "A Giroteca foi projetada para suprir uma carência específica e despertar no imaginário dos nossos estudantes uma curiosidade única. Ela possui um acervo cultural riquíssimo que soma conhecimento aos espaços que já o possuem e traz para lugares com um acervo cultural um pouco limitado ainda mais conhecimento. Além disso, a estrutura tecnológica e interativa captura a atenção dos estudantes de uma maneira que poucos equipamentos podem fazer. É realmente algo único", declara.
O equipamento promove a inclusão social por meio do acesso à Ciência e ao Conhecimento, ele estimula o hábito de leitura, escrita e o acesso às tecnologias de forma lúdica e prazerosa. Ela oferece inclusão digital e incentiva a formação de leitores, escritores e críticos no âmbito da contação de histórias.
A Giroteca facilita o acesso da comunidade a um rico acervo literário por meio dos módulos de Literatura Brasileira-Universal; Literatura Infantil; Literatura Infantojuvenil e Literatura Regional.
Uma das missões do município de Novo Oriente é promover o acesso à educação e o estímulo ao aprendizado.