O Governo Municipal de Novo Oriente-CE, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizou a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!". A abertura foi realizada na noite de ontem 18 de julho e a programação segue hoje 19 de julho.
No dia 19 de julho a Conferência Magna ficou por conta da Palestrante Ana Patrícia Nogueira Lima, Técnica de Assessoramento vinculada a Coordenadoria de Gestão do SUAS da SPS-Ceará, Graduada em Serviço Social (UECE), Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UVA) e é especialista em Gestão Social (UNIRB).
Ela destaca a importância que um gestor municipal tem nas ações de Assistência Social desenvolvidas no município, fala dos desafios de fazer essas ações se concretizarem e acontecerem da forma mais efetiva e também como os municípios dependem muito dos recursos dos Governos Estadual e Federal.
"Nós não fazemos a Assistência na base da boa vontade, isso não existe. A Gente faz a Assistência com recurso, com planejamento, com organização, com cooperação, com uma - rede - funcionando. Felizmente vocês têm um gestor acessível, bem aberto a discutir, a ouvir. Quando um gestor ouve, as coisas acontecem. Não depende só do gestor, é isso que eu quero que vocês entendam, que muitas vezes as coisas não acontecem não é porque o gestor não queira é porque ele depende de outros, de recursos federais e estaduais", declara Ana Patrícia.
Além da Palestra Magna, a 11ª Conferência de Assistência Social apresentou cinco grupos de trabalho, cinco eixos de discussão, onde foram escolhidas as propostas e os representantes que irão para a Conferência Estadual de Assistência Social. Os eixos foram:
EIXO 1 - Financiamento
EIXO 2 - Controle Social com diretrizes democráticas e participativas
EIXO 3 - Articulação entre segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?
EIXO 4 - Serviços, Programas e Projetos
EIXO 5 - A Importância dos Benefícios Socioassistenciais e o direito a garantia de renda
Todas as propostas foram aprovadas. No fim foi realizada uma votação para a escolha dos 4 delegados que irão representar o município de Novo Oriente na próxima Conferência Estadual de Assistência Social, são eles: Wescley Sales, Assistente Social representando a classe trabalhadora; Juliana, usuária do SUAS; Flaviana, presidenta e representante governamental dentro do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Dona Cecília, membro da sociedade civil.