Na manhã desta terça-feira a Secretária de Educação, Cristiane Coutinho, recebeu o certificado de participação do projeto "PREVINE - Violência nas Escolas, não!".
O projeto tem como propósito fomentar e acompanhar a implementação das Comissões de Proteção e Prevenção à Violência contra crianças e adolescentes nas escolas da rede pública e privada do Estado do Ceará. Ruth Torres, umas das coordenadoras da implementação do PREVINE no município, explica como foi o processo de implementação:
"Passamos por quatro etapas para conseguir a certificação. A Assinatura dos termos, a criação das comissões nas escolas, o curso ofertado pelo ministério público e a elaboração do plano de ação. Cada escola elaborou seu plano de acordo com as necessidades vivenciadas no dia a dia, ele será executado ao longo do ano escolar", declara Ruth.
As ações foram, e são, criadas de acordo com a realidade das escolas. As comissões são responsáveis pelas notificações às autoridades, como conselho tutelar, caso haja necessidade. O projeto protege os estudantes de violência tanto no âmbito escolar quanto familiar.
Esta é uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).
O município concluiu com êxito todas as etapas exigidas pelo projeto. Novo Oriente reforça, por meio das ações propostas nos planos realizados em cada instituição escolar, que prevenir qualquer tipo de violência será sempre prioridade em nossas escolas.