A Célula de Mediação de Conflitos, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, é um projeto que promove um ambiente escolar mais seguro e democrático por meio de seminários, palestras e metodologias e práticas circulares.
A Célula existe no Ceará desde 2017 e foi implementada no Município de Novo Oriente em 2018. Por vivermos em uma sociedade cada vez mais violenta, com índices que crescem cada vez mais, uma das formas de combater esse problema é construir, juntamente com os jovens no seu ambiente escolar, soluções para resolver conflitos de forma respeitosa, segura e acolhedora.
A atuação da Célula ocorre de forma intersetorial, unindo as Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde. "Políticas públicas, para serem bem-sucedidas, devem ser trabalhadas unindo toda a rede de garantia de direito, pois cada setor administrativo irá contribuir dentro da sua capacidade técnica e suas especificidades", afirma o psicólogo Pedro Monteiro, mediador da Célula em Novo Oriente desde 2018 e atual presidente da comissão intersetorial responsável por ela aqui no município.
Os círculos terapêuticos e as mediações de conflitos são exclusivos para os membros que compõem a comunidade escolar, gestores, professores, alunos, demais funcionários da educação e familiares dos estudantes. Ao todo foram três encontros, o primeiro com os coordenadores da Secretaria de Educação, o segundo com os coordenadores escolares da sede e o terceiro com os coordenadores escolares da zona rural.
Devido a pandemia da Covid-19 os encontros foram realizados apenas para os coordenadores, mas o objetivo da "Célula" é abranger todo o ambiente educacional. Futuramente os encontros serão realizados nas escolas, para todos os profissionais que compõem o quadro profissional, estudantes e suas famílias.