A Secretária de Trabalho e Assistência Social, em articulação com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), começará a realizar um atendimento de abordagem social para pessoas em situação de rua e/ou moradores de rua.
O serviço de abordagem social, dentre suas funções, tem o objetivo de identificar o público de pessoas em situação de rua e/ou moradores de rua, visando à orientação e promoção à saúde, assim como também a inserção destes em serviços ofertados pela política de Assistência Social.
A população em situação de rua pode ser definida como um grupo populacional que tem em comum a pobreza, vínculos familiares quebrados ou interrompidos, vivência de um processo de desfiliação social pela ausência de trabalho assalariado e das proteções derivadas ou dependentes dessa forma de trabalho, sem moradia convencional regular e tendo a rua como o espaço de moradia e sustento. Naturalmente, existem muitas outras especificidades que perpassam a população de rua e devem ser consideradas, como gênero, raça, cor, idade e deficiências físicas e mentais.
Já a denominação "moradores de rua", se dá para grupos de pessoas que vêm de diferentes vivências e que estão nessa situação pelas mais variadas razões. Há fatores, porém, que os unem: a falta de uma moradia fixa, de um lugar para dormir temporária ou permanentemente, e vínculos familiares que foram interrompidos ou fragilizados.
Aproximando-se da realidade do Município de Novo Oriente, é comum visualizar pessoas em logradouros públicos, como nas proximidades da Câmara Municipal, Hospital e adjacências, chegando muitas vezes a dormirem nesses espaços. No entanto, é possível identificar que muitos casos tratam-se de pessoas que contam com famílias e residem no município, nestas situações, é necessário buscar ações interventivas para deixá-los no convívio de suas famílias, pois, não configura pessoas em situação de rua.
O CREAS está à disposição para identificar as diversas demandas que se apresentam no município e dá os devidos encaminhamentos, sempre respeitando o direito de ir e vir da pessoa, conforme previsto no art. 5º, da Constituição Federal.
Conhece alguém que está em situação de rua ou morando na rua? Entre em contato conosco!
O CREAS está localizado na Rua Coelho da Silva, 90, funciona de segunda a sexta-feira das 07h às 12h, horário reduzido decorrente do período de pandemia Covid-19. O telefone é (88) 99834-6452 (WhatsApp).