Organização do estoque de remédios
Por Aparecida Mota
A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Saúde, conta com mais de 100 tipos de medicamentos para a população. A Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) possui medicamentos da classe anti-hipertensivo, antidepressivo, antibióticos, antirretrovirais, entre outros.
Ao todo a CAF recebe quatro vezes ao ano a Programação Pactuada e Integrada (PPI) para abastecimento farmacêutico. Cada remessa de remédios dura em média três meses para suprir a demanda da população.
A PPI engloba os remédios da Atenção Básica, que vão desde anti-hipertensivos à antibióticos e também alguns medicamentos da Atenção Secundária, que são chamados de alto custo.
O Coordenador da Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) explicou que os medicamentos são distribuídos para as Unidades Básicas de Saúde e também podem ser retirados na própria CAF.
"É feita a distribuição para as unidades de saúde e também é feita a dispensação na farmácia da CAF. Para pegar os remédios direto na central é preciso estar com a receita. Para aqueles medicamentos que exigem a retenção da receita o paciente precisa estar com ela dentro do período de validade e apresentar o cartão SUS", afirma o Coordenador Wilson Aragão.
A CAF fica localizada na rua Deocleciano Aragão, ao lado da sede da Secretaria de Saúde.