Hora Máquina: projeto da Prefeitura de Novo Oriente já beneficiou mais de 500 agricultores
Projeto valoriza o homem do campo
Com o intuito de valorizar e proporcionar melhores condições ao homem do campo, a Prefeitura de Novo Oriente, através da Secretaria Municipal de Agricultura, criou em 2019 o projeto Hora Máquina e já beneficiou mais de 500 famílias de pequenos produtores e agricultores familiares rurais.
Ativo desde janeiro deste ano, o projeto busca a aração/gradagem das terras agricultáveis da zona rural de Novo Oriente para facilitar a vida do homem do campo no processo de cultivo da terra, aumentar a produção agrícola e promover a melhoria da geração de renda no município, além de proporcionar condições favoráveis à produção agrícola com incentivo a diversificação dos cultivos, como o de milho, arroz e feijão.
O Hora Máquina contrata tratores para realizar a aração da terra, aumentando assim a área a ser cultivada, evitando práticas agrícolas, como as queimadas e preservando o meio ambiente.
"O projeto já beneficiou mais de 500 agricultores, atendendo a uma média de 10 mil hectares de aração, que é a preparação do solo para o plantio. E ainda estamos com o avanço na silagem que já chega a 4 mil toneladas somente nesta safra e pretendemos ampliar ainda mais neste ano", explicou o secretário municipal da pasta, Edgar Moura