CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#SAÚDE 24/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Esse é o balanço mensal dos atendimentos especializados do mês de Fevereiro Esse é o balanço mensal dos atendimentos especializados do mês de Fevereiro
#AssistênciaSocial 24/04/2024 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Crianças e adolescentes dos grupos de convivência do CRAS visitaram a comunidade indígena Potiguaras.
Em alusão ao dia dos povos indígenas as crianças e adolescentes acompanhadas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS realizaram uma visita a comunidade indígena Potiguaras, foi um momento interativo entre lideranças, crianças e jovens indígenas, cujo principal objetivo foi conhecer a história da tribo existente na comunidade, aspectos históricos e culturais que marcam toda a história de luta.

#Educação 18/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Dia Nacional do Livro Infantil

Hoje, 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil ?? A data foi escolhida para celebrar a literatura infantil nacional porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira ??

#AssistênciaSocial 18/04/2024 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social realizou a entrega de 19 novos cartões do programa Céara Sem Fome

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, realizou ontem (17) a entrega dos cartões do programa Ceará Sem Fome. São 19 novos beneficiários novorientenses do cartão alimentação Ceará Sem Fome.

#Saúde 17/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novo Oriente terá atendimentos com médico especialista em Nefrologia

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da secretaria de Saúde, informa que o Dr. João Victor Marçal, especialista em Nefrologia irá atender a população novorientense. O médico veio para somar junto ao nosso quadro de especialistas, o agendamento das consultas será realizado da mesmo forma que é feita com as outras especialidades, pelo setor de marcação.

#Infraestrutura 16/04/2024 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Secretaria de Infraestrutura realiza reforma de três Ginásios Poliesportivos
#AssistênciaSocial 16/04/2024 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social iniciou a entrega dos tíckets do Vale Gás

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, iniciou hoje as entregas dos tickets do Vale Gás Social para as Letras "A" ao "C". São 1580 novoorientenses beneficiados com o programa. Amanhã daremos continuidade com as vezes das letras "D" ao "J", das 8h às 13h.

#Educação 14/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza etapa municipal dos Jogos Escolares 2024

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da secretaria de Esporte, Cultura, Juventude, Lazer, Turismo e Povos Indígenas, realizou hoje a etapa municipal dos Jogos Escolares 2024! Foram 25 equipes, masculinas e femininas, competindo em 8 categorias. Os jogos ocorreram durante todo o dia e premiaram as seguintes categorias:

Vice-Campeão Feminino (12 a 14 anos): Dr. João Rodrigues

Campeão Feminino (12 a 14 anos): Eufrasino Neto

Vice-Campeão Masculino (12 a 14 anos): Luiz Canuto

Campeão Masculino (12 a 14 anos): Eufrasino Neto

Vice-Campeão Feminino (15 a 17 anos): Coelho Mascarenhas

Campeão Feminino (15 a 17 anos): Eudes Veras

Vice-Campeão Masculino (15 a 17 anos): Eudes Veras

Campeão Masculino (15 a 17 anos): Coelho Mascarenhas

Parabéns à todos os competidores.

#Saúde 12/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAPS realiza capacitação sobre o autismo para servidores públicos municipais

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Saúde realizou uma capacitação sobre o autismo para servidores públicos municipais. O evento foi realizado pela coordenadoria do CAPS para os servidores municipais das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, que atuam diretamente no atendimento ao público. Foi um momento enriquecedor de aprendizado e troca de experiências, visando sempre a inclusão e o cuidado com todos os cidadãos. Juntos construímos uma cidade mais acolhedora e inclusiva!

#Saúde 08/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Abril mês da conscientização sobre o Autismo

Abril é o mês da campanha de conscientização sobre o autismo, o Abril Azul. Por isso, preparamos uma programação repleta de ações durante este mês.

#SAÚDE 05/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novo Oriente terá um médico especialista em Endoscopias

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da secretaria de Saúde, informa que o Dr. Paulo Nazareno irá atender a população novorientense. O médico veio para somar junto ao nosso quadro de especialistas, ele vai realizar consultas e endoscopias digestivas. O fluxo de agendamento das consultas será realizado da mesmo forma que é feita com as outras especialidades.

#Juventude 31/03/2024 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria do Trabalho e Assistência Social realiza distribuição de ovos de pascoa para as crianças do município

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social realizou entregas de ovos de páscoa para as crianças dos bairros da cidade.

#Saúde 23/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia D de vacinação contra influenza O Governo Municipal de Novo Oriente-CE, por meio da Secretaria de Saúde vai realizar o dia D da vacinação contra a Influenza no município ? Dia 23 de março, das 07h30min às 12h em todas as UBS do município ????
#Planejamento 21/03/2024 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE, LAZER, TURISMO E POVOS INDÍGENAS Secretaria de Esporte e Cultura realizou a primeira reunião para discutir o Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB)

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Juventude, Lazer, Turismo e Povos Indígenas, realizou hoje a primeira reunião para discutir o Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB). Participaram do momento os fazedores de cultura do município, na ocasião foram discutidos o Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e esclarecidas dúvidas sobre o PNAB.

#Educação 18/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretarias de Educação e Assistência Social realizam o Dia “D” da Campanha Fora da Escola Não Pode!

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio das Secretarias de Educação e Assistência Social, realizou o Dia "D" da Campanha Fora da Escola Não Pode! O Dia D da Busca Ativa Escolar é uma iniciativa para combater a evasão escolar. Junte-se a essa causa!

#Educação 18/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realizou no NAPFS atendimentos Neurologista Núcleo de Atendimento Psicopedagógico, Fonoaudiológico e Social (NAPFS)
#Saúde 14/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde realiza dedetização no município em combate ao mosquito da dengue O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (13) uma dedetização em alguns locais do município com o objetivo de combater a proliferação do mosquito da dengue. Precisamos todos fazer a nossa parte para evitar que a doença atinja mais pessoas.
#Saúde 11/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde realiza capacitação para os enfermeiros do município O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira (11) uma capacitação para os enfermeiros com o tema “Saúde da Mulher e a Prevenção do Câncer de Colo do Útero”, em alusão à campanha Março Lilás. O evento foi ministrado pela médica ginecologista e obstetra Valda Coelho
#Esporte 08/03/2024 SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO, JUVENTUDE E ESPORTE (SECJULTUPI) Realizou um torneio municipal feminino em homenagem ao dia das mulheres O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Juventude, Lazer, Turismo e Povos Indígenas realizará um torneio feminino em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Incentivar a prática de esportes é um compromisso da gestão!
#Saúde 04/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Programa dignidade menstrual já disponível no município
Já pensou em tirar absorvente gratuito pelo SUS? Agora com o Programa Dignidade Menstrual do Governo Federal você pode.
Os critérios para conseguir o benefício são: 
Para pessoas com idade entre 10 e 49 anos que:
- Estejam inscritas no Cadastro Único;
- Tenham renda mensal até R$218;
Sejam estudantes de baixa renda da rede pública; 
 • Estejam em situação de rua. Para mais informações arraste o carrossel ao lado e saiba o passo a passo detalhado.
#Saúde 02/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de conscientização contra a dengue no município
Sem tempo para a dengue! O Brasil inteiro está se unindo para acabar com os focos do mosquito transmissor da doença. Você sabia que, em apenas 10 minutos, é possível dar uma “geral” na sua casa e eliminar esses criadouros? O segredo é acabar com a água parada. Tampe a caixa d’água, amarre bem os sacos de lixo, tire água de pneus e mantenha-os em ambiente coberto, não acumule sucata nem entulho, limpe bem as calhas, esvazie garrafas pet, potes e vasos e o principal: receba bem os agentes de saúde! É o Brasil contra a Dengue e no rumo certo!
Saiba mais em gov.br/mosquito
#Saúde 25/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o encerramento da Campanha Janeiro Branco
O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu ontem (24) o encerramento da Campanha Janeiro Branco.
Profissionais da saúde participaram de atividades e receberam orientações sobre a importância da saúde mental. Houve gincanas e, como momento de descontração, os profissionais desfrutaram de relaxamento proporcionado pela equipe de fisioterapia .
#Agricultura 05/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Apicultores realizam prática coletiva de Laminação de Ceras

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, e em parceria com SEBRAE, o consultor André Torres e os apicultores da cidade, realizaram hoje uma prática coletiva de laminação de ceras.

Essa prática consiste em transformar cera bruta em cera alveolada para ser utilizada nas melgueiras para produção de mel pelos enxames de abelhas. Somente hoje foram transformandos aproximadamente 170 kg de cera!

O Secretário de Desenvovimento Rural e Meio Ambiente, Claudino Sales, fala sobre a importância dessa ação: "Além de gerar economia e poupar gastos, trazemos autonomia para os apilcutores", declara.

A apicultura é uma atividade rentável e bastante desenvolvida no município de Novo Oriente.

#Saúde 01/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Esse é o balanço mensal dos atendimentos especializados do mês de Janeiro Esse é o balanço mensal dos atendimentos especializados do mês de Janeiro 
#AssistênciaSocial 24/12/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social distribui 1.400 cesta com itens para a Ceia de Natal em ação social em Novo Oriente
#AssistênciaSocial 21/12/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL A Secretaria de Trabalho e Assistência Social entregou entre os dias 15 e 21 de dezembro 1.526 tickets de Vale Gás

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou hoje as entregas dos tickets do Vale Gás Social para a população beneficiada. Foras 1.526 novorientenses comtenplados com o programa.

#Educação 27/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Novo Oriente tem 36 alunos premiados na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2023

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Educação, levou os estudantes da rede municipal de ensino para participar da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2023. Novo Oriente conquistou 11 medalhas de ouro, 06 medalhas de prata, 07 medalhas de bronze e 12 menções honrosas.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma competição científica realizada no Brasil que tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pelo estudo das ciências e promover a divulgação do conhecimento científico. Ela abrange áreas como física, química, biologia e astronomia, e é destinada a estudantes do ensino fundamental dos anos finais e ensino médio.

A ONC desempenha um papel importante na promoção da educação científica, no reconhecimento de talentos, no desenvolvimento das habilidades de aprendizagem e no trabalho em equipe. A Secretaria de Educação, reconhecendo a importância da Olimpíada, incentivou e preparou os estudantes para enfrentar essa etapa, como destaca Jayane Machado, Coordenadora de Ciências da Natureza (anos finais).

"Os preparamos e orientamos oferecendo materiais extras de estudo, suporte dos professores da área de ciências e simulações de provas anteriores da olimpíada. Facilitamos a formação de grupos de estudo para que compartilhassem conhecimentos, discutissem tópicos difíceis e praticassem juntos os conhecimentos adquiridos. Acompanhamos de perto o progresso de cada um deles e identificamos onde precisaram de mais suporte ou aprimoramento", declara Jayane.

A data para entrega da premiação será definida quando as medalhas forem recebidas, elas são enviadas pelo correio pelas instituições organizadoras da competição e não foi informada ainda a previsão de chegada.

Sete escolas foram premiadas, confiram abaixo:

ESCOLA FRANCISCO RUFINO

- 05 medalhas de ouro, 02 medalhas de prata, 01 medalha de bronze e 03 menções honrosas

ESCOLA MARIA DE SOUZA MARQUES

- 03 medalhas de ouro, 03 medalhas de prata, 01 medalha de bronze e 04 menções honrosas

ESCOLA DR. ANTONIO EUFRASINO NETO

- 03 medalhas de ouro, 01 medalha de prata, 01 medalha de bronze e 02 menções honrosas

ESCOLA DR. JOSÉ MARIA FERNANDES LEITÃO

- 01 medalha de bronze e 03 menções honrosas

ESCOLA EDVAL ARAUJO DA SILVA

- 01 medalha de bronze

ESCOLA FERNANDO COSTA

- 01 medalha de bronze

ESCOLA MANOEL LUIZ DA SILVA

- 01 medalha de bronze

#Cultura 01/09/2023 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE, LAZER, TURISMO E POVOS INDÍGENAS Governo de Novo Oriente divulga o resultado dos editais de chamamento público da Lei Paulo Gustavo

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Juventude, Lazer, Turismo e Povos Indígenas (SECJULTUPI), informa que o resultado dos editais de chamamento público da Lei Paulo Gustavo já está disponível.

Os editais contemplam diversas áreas culturais, ao todo somam R$: 275.352,20 reais investidos. Confira abaixo a lista de classificados.

#Agricultura 28/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE O Governo Municipal de Novo Oriente realizou o pagamento de R$: 117.576,00 do do Programa Garantia Safra
#Agricultura 09/08/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA Novo Oriente lança Chamamentos Públicos para a Lei Paulo Gustavo no valor de R$: 275.352,20

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Juventude, Lazer, Turismo e Povos Indígenas (SECJULTUPI), informa que os editais da Lei Paulo Gustavo já foram lançados. Eles têm como propósito o incentivo à cultura.

A Lei Paulo Gustavo (LPG), dispõe sobre a destinação de recursos financeiros da União para estados, Distrito Federal e municípios, a fim de que os referidos entes possam realizar editais, chamamentos públicos, prêmios ou quaisquer outras formas de seleção pública na área cultural.

O município de Novo Oriente lançou dois chamamentos públicos, um para o Audiovisual e outro para as Demais Áreas Culturais, com um valor total de R$: 275.352,20. O prazo de inscrição é até o dia 18 de Agosto de 2023.

A Lei viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil e simboliza o processo de resistência da classe artística durante a pandemia de Covid- 19, que limitou severamente as atividades do setor cultural. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença.

Você pode acessar os Chamamentos Públicos nos links abaixo

#AssistênciaSocial 26/07/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL A Secretaria do Trabalho e Assistência Social iniciará a entrega dos tickets de Vale Gás na próxima segunda-feira(31/07)

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, informa aos beneficiários do vale gás que a entrega dos tickets começará no dia 31/07 (segunda-feira). Confira o calendário de atendimento na imagem a baixo e os beneficiários ao acessar o link.

#AssistênciaSocial 25/07/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social começará a entregar os RGs feitos no Caminhão do Cidadão apartir do dia 26/07

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria do Trabalho de Assistência Social, informa que os RGs feitos no Caminhão do Cidadão começarão a ser entrgues amanhã (26/07).

Eles estarão disponíveis para retirada na sede da Secretaria de Assistência Social, a partir das 07:30. Algumas pessoas ficaram com pendências e a emissão dos RGs não foi concluída, por isso, confira se seu nome está na lista e procure o setor de identidade para regularizar a pendência.

Veja a lista

#AssistênciaSocial 19/07/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL O Governo de Novo Oriente realizou a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

O Governo Municipal de Novo Oriente-CE, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizou a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!". A abertura foi realizada na noite de ontem 18 de julho e a programação segue hoje 19 de julho.

No dia 19 de julho a Conferência Magna ficou por conta da Palestrante Ana Patrícia Nogueira Lima, Técnica de Assessoramento vinculada a Coordenadoria de Gestão do SUAS da SPS-Ceará, Graduada em Serviço Social (UECE), Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UVA) e é especialista em Gestão Social (UNIRB).

Ela destaca a importância que um gestor municipal tem nas ações de Assistência Social desenvolvidas no município, fala dos desafios de fazer essas ações se concretizarem e acontecerem da forma mais efetiva e também como os municípios dependem muito dos recursos dos Governos Estadual e Federal.

"Nós não fazemos a Assistência na base da boa vontade, isso não existe. A Gente faz a Assistência com recurso, com planejamento, com organização, com cooperação, com uma - rede - funcionando. Felizmente vocês têm um gestor acessível, bem aberto a discutir, a ouvir. Quando um gestor ouve, as coisas acontecem. Não depende só do gestor, é isso que eu quero que vocês entendam, que muitas vezes as coisas não acontecem não é porque o gestor não queira é porque ele depende de outros, de recursos federais e estaduais", declara Ana Patrícia.

Além da Palestra Magna, a 11ª Conferência de Assistência Social apresentou cinco grupos de trabalho, cinco eixos de discussão, onde foram escolhidas as propostas e os representantes que irão para a Conferência Estadual de Assistência Social. Os eixos foram:

EIXO 1 - Financiamento

EIXO 2 - Controle Social com diretrizes democráticas e participativas

EIXO 3 - Articulação entre segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?

EIXO 4 - Serviços, Programas e Projetos

EIXO 5 - A Importância dos Benefícios Socioassistenciais e o direito a garantia de renda

Todas as propostas foram aprovadas. No fim foi realizada uma votação para a escolha dos 4 delegados que irão representar o município de Novo Oriente na próxima Conferência Estadual de Assistência Social, são eles: Wescley Sales, Assistente Social representando a classe trabalhadora; Juliana, usuária do SUAS; Flaviana, presidenta e representante governamental dentro do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Dona Cecília, membro da sociedade civil.

#SAÚDE 13/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde de Novo Oriente adquire Eletrocardiograma e Desfibrilador para Hospital Municipal

O Governo Municipal de Novo Oriente-CE, por meio da Secretaria de Saúde fez a aquisição de dois equipamentos para o Hospital Municipal Dr. José Maria Fernandes Leitão. Os equipamentos fazem parte da prestação de serviços de urgências e emergências.

O eletrocardiograma é um importante aparelho para realizar exames da atividade elétrica do coração, através de eletrodos afixados na pele. O Desfibrilador é um aparelho inteligente que dá todas as coordenadas, orientando ao profissional como conduzir o atendimento. Ele é indicado quando houver sintomas que indiquem parada cardíaca.

Ambos estão em pleno funcionamento para a população novorientense.

#Saúde 04/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novo Oriente representa o estado do Ceará na 17° Conferência Nacional de Saúde

O município de Novo Oriente-CE está representando o estado do Ceará na 17° Conferência Nacional de Saúde no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, entre os dias 02 a 05 de julho.

A Coordenadora de Imunização de Novo Oriente-CE, Jayne Cavalcante está na conferência representando Novo Oriente e todo o Estado do Ceará, um importante momento para avaliar a situação da saúde no país e formular as políticas públicas no setor, reunindo cidadãos pela defesa e garantia dos direitos da população.

O tema da 17° Conferência de Saúde é "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia".

#Educação 04/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola Francisco Rufino premia alunos destaques no primeiro semestre de 2023

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da escola de ensino fundamental, Francisco Rufino realizou um evento de premiação aos alunos destaques no primeiro semestre de 2023. Foram premiados 148 alunos de cinco categorias premiadas.

Foram seis categorias de premiações: Alunos Superação da Educação Inclusiva, Aluno Leitor, CANGURU da Matemática, OBMEP e Aluno nota 10 SPAECE 2022.

O objetivo do evento é reconhecer o esforço que o aluno faz para melhorar e avançar no seu conhecimento; Incentivar os demais colegas de classe para que se esforcem em busca do reconhecimento; Servir de referência para os demais colegas; Destacar, valorizar e reforçar a auto-estima do aluno, pelo seu esforço, empenho e dedicação nas atividades do bimestre.

Foram premiados por notas 77 alunos, Superação 25 alunos, Aluno Leitor 11 alunos, CANGURU da Matemática 23 alunos de Ouro, OBMEP 12 alunos, SPAECE 2022.

O evento aconteceu dia 28 de junho de 2023.

#Educação 20/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Novo Oriente possui a melhor educação da CREDE 13, com 11 turmas premiadas com Nota Dez no SPAECE 2022

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Educação, foi premiado com onze turmas, de nove escolas, com nota 10 pelo Governo do Estado do Ceará. Ser uma escola nota 10 significa estar entre as escolas públicas com os melhores resultados de aprendizagem no Estado.

A premiação ocorre por meio de uma avaliação do Ensino Fundamental no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) referente ao ano de 2022. Será a primeira depois da pandemia.

Essa é uma importante conquista para Novo Oriente, é fruto do trabalho e esforço de toda a equipe educacional do município, é o reconhecimento pelo trabalho de alfabetização e a culminância das ações desenvolvidas durante todo o ano letivo. Foi realizada uma série de práticas educacionais essenciais para alcançar esse resultado, como declara a Gerente de Ensino da Secretaria de Educação, Antonilda Timótio:

"Realizamos intervenções e acompanhamentos pedagógicos regulares, planejamento em rede, projetos multidisciplinares, capacitações para uma gestão qualificada e valorização profissional". A Gerente ressalta como esses resultados são importantes para comunidade e os estudantes, eles comprovam a eficácia do ensino ofertado e se tornam fator motivador para o desenvolvimento de práticas educacionais.

Com esse resultado o município adquire recursos que serão investidos nas unidades escolares. O investimento continuará a ser aplicado na melhoria da qualidade do ensino e no processo de alfabetização das crianças e adolescentes. Confira abaixo quais escolas foram premiadas com nota 10.

2º ANO

E.E.F. Dr. José Maria Fernandes Leitão

E.E.F. Francisco Alexandre

E.E.F. Francisco Rufino

C.E.I.F. Otávio Rodrigues Cavalcante

5º ANO

E.E.I.F. Fernando Costa

E.E.F. Manoel Luiz da Silva

E.E.F. Marcelino Tavares

C.E.I.F. Otávio Rodrigues Cavalcante

9º ANO

C.E.I. Edval Araújo da Silva

E.E.F. Francisco Severiano Sousa

E.E.F. Marcelino Tavares

#AssistênciaSocial 16/06/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL 159 novorientenses beneficiados com o Cartão Ceará Sem Fome em Novo Oriente-CE
O Governo Municipal de Novo Oriente-CE, por meio da Secretaria  do Trabalho e Assistência Social levou uma caravana de profissionais e usuários para o evento de lançamento do Programa Ceará Sem Fome, no Centro de Eventos do Ceará.

159 novorientenses foram contemplados com o Programa na cidade. Eles receberão o  auxílio de R$ 300,00 mensais para se alimentar, até o mês de dezembro de 2023.

Com o Cartão Ceará Sem Fome é possível comprar apenas alimentos vendidos nos comércios Hiperbox e Mercantil Compre Bem, da cidade de Novo Oriente.

A Secretaria já fez o cronograma para entregar os cartões nos dias 21 e 22 de junho, na sede da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, das 08h às 12h.

#SAÚDE 15/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde premia três unidades de saúde em Novo Oriente-CE

O Governo Municipal de Novo Oriente-CE, por meio da Secretaria de Saúde alcançou a pontuação de 9,58 no Indicador Sintético Final do Programa Previne Brasil. Três unidades de Saúde foram reconhecidas pelos resultados no primeiro quadrimestre de 2023.

Foram três equipes premiadas, um reconhecimento das ações de assistência em saúde de Novo Oriente. Em primeiro lugar ficou a Unidade de Atenção Primária à Saúde de Três Irmãos, em segundo lugar a Unidade de Atenção Primária à Saúde,Monte Alegre, e em terceiro lugar, a Unidade de Atenção Primária à Saúde de Agrovila.

A Coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Rayanne Cavalcante, pontuou sobre como foi feita a explanação dos resultados dos Indicadores do Previne Brasil. "Os indicadores melhoram o acesso, o acompanhamento do público dos usuários que precisam de uma assistência básica de saúde de qualidade, além disso serve para reconhecermos o empenho e a pontuação de todas as 14 unidades de saúde, damos destaque para as 3 primeiras colocadas que se saíram melhor no alcance desses indicadores", pontuou a Coordenadora.

O Programa Previne Brasil tem como objetivo aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

#Limpeza 12/06/2023 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Governo realiza limpeza nas laterais da CE 192 em Novo Oriente-CE

O Governo Municipal de Novo Oriente-CE, em parceria com a Superintendência de Obras Públicas (SOP) está realizando a limpeza nas laterais da CE 192 Teresinha da Silva, que liga ao Distrito de Palestina, Zona Rural do município. A ação visa a ampliação e desobstrução da visão dos munícipes que precisam da via pública todos os dias.

As ações serão estendidas às demais vias estaduais e vias municipais como na rodovia CE 192, que sai do Centro da cidade, passando pelas margens de quatro bairros Lagoa Tigre Sul, Vila Feliz, Açude Oriente I, Açude Oriente II, atravessando as localidades de Fechado, Barriguda, Baixio do Maia, chegando ao distrito de Palestina.

O Prefeito Municipal de Novo Oriente-CE, Nenen Coelho, destacou a importância da rodovia para os novorientenses. "Buscamos fazer uma parceria com o Estado para a ampliação da visão dos munícipes que precisam das vias públicas todos os dias. Muitos usam a área para ciclismo, ambiente para caminhada, entre outros. A ação atende várias outras comunidades que ficam próximas, como a região de Lagoa dos Neres, Bonsucesso, Lagoa de Dentro, Tatajuba, Cachoeira, entre outras", ressaltou o Prefeito Municipal.

Além disso, o município tem avançado na recuperação das estradas vicinais, Operação Tapa-Buracos, piçarramento de estradas, para que isso gere uma maior segurança no trânsito.

#Saúde 09/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura realiza reforma e ampliação do Hospital Municipal de Novo Oriente - CE

O Governo Municipal de Novo Oriente-CE, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Saúde, está realizando a reforma e ampliação do Hospital Municipal de Novo Oriente. Entre a ampliação está o Centro Cirúrgico, maternidade com posto de Enfermagem exclusivo e necrotério em ala separada.

Novas alas estão sendo feitas para maior agilidade nos serviços como a construção de uma nova Ala de Emergência com entrada exclusiva para ambulâncias e até dois atendimentos simultâneos de pacientes. A nova ala de Emergência será realocada para um setor próprio separado da recepção. O local terá uma ampla sala para classificação de risco de cada atendimento.

A sala de observação e enfermarias estão sendo readequadas, tanto os leitos como climatizando o ambiente, além da reforma dos banheiros adaptados. A Maternidade de fácil circulação para as mamães e familiares, também com posto de Enfermagem exclusivo para melhor atendê-los.

"Quero agradecer a nossa gestão pelo o esforço em melhorar e ampliar os serviços de saúde e também ressaltar que os servidores do Hospital são parte essencial desta obra, pois apenas com um trabalho e esforço conjunto, contribuírem diariamente na humanização da unidade hospitalar, agilizando os atendimentos e deixando a assistência mais confortável e segura", pontuou a Secretária de Saúde, Paula Pinheiro.

Além disso está sendo construído uma nova cozinha, sala de esterilização e Centro Cirúrgico que irá beneficiar muito diretamente os usuários. Também será criado o Necrotério em uma ala separada do Hospital para atender as famílias.

#Educação 08/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 288 alunos da educação municipal são medalhistas na olimpíada Canguru de Matemática

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria de Educação, teve 288 alunos municipais premiados com medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática. O evento de premiação está previsto para o segundo semestre de 2023.

As medalhas são de Honra ao Mérito 153 medalhas, 48 medalhas Bronze, 41 medalhas de Prata e 46 medalhas Ouro.

O Coordenador Alessandro Matias, ressaltou que o objetivo principal é avaliar a qualidade da educação que é oferecida pelo nosso município aos nossos estudantes, bem como buscar prepará-los da melhor possível para ações futuras que o mundo educacional exige.

Além disso é fundamental a participação em concursos e olimpíadas de níveis nacional e internacional, no caso do Canguru de Matemática, que acontece em mais de 80 países.

São 288 alunos premiados em 15 escolas municipais e 1 escola estadual indígena que é acompanhada pelo o município.

Lista de escolas:

Dr. Antônio Eufrasino Neto PRATA:26; OURO:12; TOTAL:38

Otávio Rodrigues Cavalcante HONRA:35; BRONZE:04; PRATA:01; TOTAL:40

Francisco Rufino OURO:23; TOTAL:23

Dr. José Maria F. Leitão HONRA:09; BRONZE:09; PRATA:04; TOTAL:22

Manoel Luís HONRA:13; BRONZE:02; PRATA:01; TOTAL:16

Fernando Costa HONRA:03; BRONZE:07; OURO:03; TOTAL:13

Luiz Canuto HONRA:11; TOTAL:11

Centro Educacional Rural-CERU HONRA:13; BRONZE:03; PRATA:01; OURO:01; TOTAL:18

Marcelino Tavares HONRA:03; PRATA:02; OURO:05; TOTAL:10

Maria de Sousa Marques HONRA:08; BRONZE:01; PRATA:01; OURO:01; TOTAL:11

Francisco Edson HONRA:18; BRONZE:10; PRATA:01; TOTAL:29

Edval Araújo; Medalhas: HONRA: 09; PRATA:03; TOTAL:12

Francisco das Chagas Mota; Medalhas:HONRRA:15; BRONZE:05; OURO:01;TOTAL:21

Francisco Severiano; Medalhas: HONRA:07 BRONZE; 04 PRATA; 01 TOTAL:12

Francisco Alexandre; Medalhas: HONRA: 05 BRONZE: 02 TOTAL:07

Antônio Gomes; Medalhas: HONRA:04; BRONZE:01; TOTAL:05

#Infraestrutura 05/06/2023 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Mais uma Estrada Vicinal é reformada em Novo Oriente

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Infraestrutura, realizou o alargamento da Estrada Vicinal que liga as localidades de Sussuarana e Santa Rosa.

O investimento na infraestrutura da Zona Rural da cidade faz parte do plano de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população que vem sendo implementado através das reformas nos espaços públicos, escolas, avenidas, estradas e outros.

O trabalho de recuperação das estradas será intensificado agora que o período de chuvas passou.

#Saúde 04/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novo Oriente irá iniciar a vacinação de reforço da vacina bivalente contra a covid-19

A vacina bivalente contra a covid-19 estará disponível para maiores de 18 anos no próximo dia 07/06. Poderão se vacinar aqueles que tomaram a última dose da vacina COVID-19 há, pelo menos, 4 meses atrás.

Serão disponibilizadas 70 doses da vacina em cada Unidade Básica de Saúde (UBS) do municípios, tanto as da sede quanto as da zona rural. Confira as informações a baixo.

- 07 de junho de 2023

- 07h30min as 11h30min e das 13h às 15h30min

- Em todas as UBS do município

Necessário apresentar cartão de vacina COVID + CPF!

#Educação 02/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola Otávio Rodrigues realiza seu Arraiá de Festa Junina

A Escola Otávio Rodrigues realizou, na última sexta-feira (02), seu Arraiá de Festa Junina! Foram realizados desfiles e quadrilhas dos estudantes da Creche Crescendo e Brincando e da Creche e Escola Otávio Rodrigues.

Todos tiveram seu momento para brilhar, inclusive os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que deram um show em sua apresentação. A celebração contou, é claro, com muita comida típica: cuscuz, farofa, canja, mungunzá, canjica e bolos dos mais variados tipos.

#Cultura 30/05/2023 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER Governo de Novo Oriente abre cadastro cultural em Novo Oriente-Ce

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Juventude e Lazer, está realizando o Cadastro Cultural de seis segmentos culturais em Novo Oriente.

O objetivo é catalogar e organizar um banco de dados com os artistas locais, agentes culturais, grupos musicais, produtores, entidades culturais e todos os que se participam para difusão da Cultura local. Esse cadastro é específico para artistas moradores do Município de Novo Oriente para mapeamento da cadeia produtiva na cultura local e para divulgação do trabalho dos mesmos.

O cadastro se divide em seis segmentos: 1) Música; 2) Audiovisual, Artes visuais; 3) Artesanato; 4) Dança; 5) Teatro, Circo; 6) Memória, Patrimônio, Espaços Culturais, Diversidade linguística, livros, leitura e literatura.

Para realizar a inscrição, basta clicar no link disponível e responder um formulário com as informações:

#AssistênciaSocial 30/05/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria do Trabalho e Assistência Social entrega 25 kits de natalidade em Novo Oriente-CE

O Governo Municipal de Novo Oriente, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, realizou hoje (30) o encontro com as gestantes do Programa GERAMOR. No momento foram entregues 25 kits de natalidade às mamães que terão seus filhos nos meses de junho e julho.

A ação iniciou-se com uma Palestra de Conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, abordado pela equipe de profissionais do CREAS para sensibilizar e informar as futuras mamães a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Nirla Thays Vidal frisou a importância de garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

#Cultura 25/05/2023 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER Governo lança edital do 31° Festival Junino de Novo Oriente-CE

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Juventude e Lazer, lançou o edital do 31° Festival Junino de Novo Oriente. As inscrições abrem hoje (25) e vão até o dia 31 de maio.

O 31° Festival Junino será realizado nos dias 06 e 07 de julho de 2023, na Praça da Matriz de Novo Oriente, a partir das 18h. O objetivo do festival é integrar as famílias por meio da valorização das manifestações populares tradicionais.

As premiações serão 1° Lugar: R$3.000,00 + Troféu; 2° Lugar R$2.000, 00 + Troféu e 3° Lugar: R$1.000,00 + Troféu. As inscrições poderão ser feitas na Av. Dr. José Maria Fernandes Leitão, SN, Novo Oriente-Ce, entre os dias 25 e 31 de maio de 2023.

O edital está disponível para download no site do Governo Municipal de Novo Oriente-CE (https:\\ www.novooriente. ce.gov.br\.

#Segurança 20/05/2023 SECRETARIA DE GOVERNO CPRAIO é inaugurado em Novo Oriente-Ce

O Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Governo Municipal de Novo Oriente-CE inaugurou hoje (20 de maio) a base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), mais um equipamento de segurança aos novorientenses.

A Base do Raio na cidade e o Videomonitoramento possibilita mais segurança para todos. São 22 PMs a serviço, oito motocicletas e uma viatura para servir a população novorientense!

A nova base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), trará mais agilidade nos atendimentos às ocorrências e uma maior segurança para o município.

"Esse equipamento que hoje está sendo entregue é formado de homens preparados, com equipamentos de primeira geração para que possa cada vez mais servir a população desse município e municípios ciclo vizinhos", pontuou o Capitão da Polícia Militar do Ceará, Coronel Klênio Savyo.

#DireitosHumano 18/05/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social realiza encerramento da Campanha Faça Bonito 2023

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social realizou a Campanha Faça Bonito 2023. O Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) montou um cronograma de ações até o dia 18 de maio.

No último dia foi ministrado uma palestra em alusão ao dia 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizado o encerramento da campanha da Campanha Faça Bonito 2023.

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Nirla Sampaio, pontuou sobre a campanha. "É importante porque marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil instituído em lei , e integra ações de diversas maneiras, contando com a intersetorialidade, ressalta a importância de realizar denúncias dos crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes no Brasil e principalmente trabalha a prevenção de novos casos", destacou a Secretária.

O apelo da campanha é que a sociedade faça bonito o ano inteiro e que as crianças e adolescentes sejam cuidados e protegidos por todos.

#Obra 08/05/2023 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA 11 localidades rurais receberão calçamento em Novo Oriente-Ce

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) iniciou obras em 11 localidades da zona rural de Novo Oriente-Ce. As obras de calçamento em Pedra Tosca somam um investimento de mais de 9 milhões de reais.

O investimento na primeira etapa foi de R$ 9.397.240,35 para as localidades rurais do município, sendo elas: Tatajuba, Baixio do Maia| Potiguaras, Bonsucesso, Palestina, Nazaré, Morro dos Baratas, São Raimundo, Lagoa da Areia, São Vicente e Monte Alegre.

A pavimentação em pedra tosca beneficiará centenas de pessoas na Zona Rural do município. O Secretário de Infraestrutura, Maury Coelho, pontuou que o investimento é de suma importância para a qualidade de vida e melhor deslocamento e mobilidade da população rural em suas casas.

#Saúde 02/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novo Oriente recebe Certificado de Reconhecimento por estratégias de vacinação bem sucedidas

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu um Certificado de Reconhecimento pelas bem sucedidas estratégias de vacinação!

O Certificado é referente às estratégias de vacinação entre os anos de 2020 e 2022 Ele foi concedido pelas Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (COVEP) e Secretaria de Vigilância em Saúde (SEVIG) através da Célula de Imunização (CEMUN).

O município conseguiu essa certificação pois atingiu as metas de vacinação estabelecidas pelo Ministério da Saúde, que são de 90%. Nós atingimos 95%de cobertura Vacinal. "Essa conquista é o reconhecimento de que nosso município ultrapassou as metas de vacinação, que até então estavam em baixa. Com muito esforço e trabalho em equipe estamos deixando nossa população vacinada e protegida", declara a Secretária de Saúde, Paula Pinheiro.

O Governo Municipal trabalha incansavelmente para trazer os melhores serviços para os novorientenses.

#MeioAmbiente 10/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) abre novas inscrições

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, informa que as inscrições para o novo Edital do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) estão abertas. As inscrições podem ser feitas no período de 03 a 16 de Abril de 2023 e acontecem exclusivamente, de forma on-line, no link disponibilizado pela Sema.

São 57 vagas imediatas e 27 para cadastro reserva para Novo Oriente. O Programa AJA oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados ou que tenham concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará.

O objetivo do AJA é estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

O Programa é executado, coordenado e monitorado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas).

Os candidatos selecionados para o Programa AJA farão jus aos seguintes benefícios:

- Auxílio financeiro no valor de R$ 200,00/mês.

- Curso de Formação;

- Seguro acidente;

- Fardamento;

- Certificados.

Critérios de Seleção

Estarão habilitados os jovens que, na data da inscrição, comprovadamente:

a) possuam idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos;

b) estejam matriculados ou tenham concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará;

c) estejam cadastrados ou integrem família cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais- CadÚnico;

d) não possuam vínculo empregatício formal;

e) residam no município cearense para o qual se inscreveu;

f) não estejam matriculados, cursando ou tenham concluído o ensino superior.

Documentos necessários para a inscrição:

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher todo o formulário e anexar os seguintes documentos comprobatórios (serão aceitos documentos digitalizados ou foto de celular):

a) Documento de Identidade com foto (RG ou CNH) do candidato (frente e verso);

b) CPF do candidato (apenas frente, onde aparece o número) ou Cópia da tela de consulta do CPF no site da Receita Federal. FAÇA A CONSULTA NO SITE:https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp

c) Comprovante de endereço atualizado do candidato ou do responsável (conta de luz, água ou telefone) ou autodeclaração do candidato.

d) Cópia da tela de consulta do NIS (Número de Identificação Social) do candidato que comprove sua inscrição ou da família no CadÚnico. FAÇA A CONSULTA NO SITE:https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/.

e) Certificado de conclusão do Ensino Médio (somente a frente onde aparece o nome do aluno e da escola estadual) ou Declaração da escola estadual informando que o candidato está regularmente matriculado no ensino médio e

f) Foto 3×4 recente (serão aceitas fotos do celular).

#AssistênciaSocial 04/04/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL 1.500 kits de Desjejum da Semana Santa são entregues as famílias novorientenses

O Governo Municipal de Novo Oriente-CE, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou hoje no ginásio da Praça da Juventude a entrega de 1.500 kits de desjejum da Semana Santa para famílias novorientenses em situação de vulnerabilidade.

O desjejum é o alimento consumido no período da semana santa, é entregue a população, em especial aos mais vulneráveis. É uma ação de humanização e empatia com o próximo

Além de beneficiar a população com os mantimentos, ajudamos também o comércio local. Todos os kits são comprados em estabelecimentos comerciais do nosso município, tanto em pequenos quanto em grandes negócios.

Os novorientenses que recebem o benefício são escolhidos de acordo com o Cadastro Único (CadÚnico). A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Nirla Sampaio, detalha o processo de seleção: "A escolha é feita por meio do banco de dados do cadastro único. São famílias vulneráveis acompanhadas pela secretaria, em especial aquelas acompanhadas pelo CRAS, Programa Criança Feliz e Benefícios Eventuais".

Para receber o desjejum da Semana Santa é necessário estar com o CadÚnico atualizado e estar incluído nos programas da assistência social, como os grupos do CRAS.

Hoje a prioridade foi atender os beneficiários que tinham o nome na lista, porém, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social se programou para ajudar e entregar kits para os usuários que também estão em situação de vulnerabilidade, mas que não tinham o nome na lista.

A distribuição dos Desjejuns na Semana Santa já se tornou uma tradição. Ela foi iniciada durante o mandato do ex-prefeito Rodrigo Coelho e está sendo continuada pelo atual prefeito de Novo Oriente, Nenen Coelho.

#AssistênciaSocial 18/03/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Vamos conhecer um pouco do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz

O Governo Municipal de Novo Oriente-CE, por meio do Programa Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz, está com as inscrições abertas até o final de março. O programa tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Os objetivos do programa são: Promover o desenvolvimento integral da criança na primeira infância, oferecendo apoio e acompanhamento, é o principal objetivo do programa; Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento do bebê e nos cuidados perinatais; Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação das crianças; Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem; Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

O Programa Criança Feliz não tem transferência de renda. Seu foco está na viabilidade de projetos específicos que promovam a qualidade de vida e bem-estar das famílias, além de um futuro mais justo e favorável às crianças.

São públicos prioritários do Programa Criança Feliz: gestantes, crianças de até 3 anos e suas famílias inscritas no cadastro único; crianças de até 6 anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC);

O desenvolvimento do Programa Criança Feliz se faz por meio de visitas periódicas em domicílio às famílias para o fortalecimento de vínculos como forma de prevenção e promoção do desenvolvimento infantil integral.

As famílias devem estar inseridas no Cadastro único, se dirigir a sala do programa, situada no Centro de referência -CRAS, portando documentos: NIS do responsável, Certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço e número de telefone para contato.

#AssistênciaSocial 17/03/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social recebe 1081 tíquetes do Vale Gás Social em Novo Oriente-CE

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, recebeu ontem (17) os tíquetes do Vale Gás Social. O Prefeito de Novo Oriente recebeu das mãos do Governador do Ceará, Elmano de Freitas e da Secretária de Proteção Social, Onélia Santana.

O benefício dá a possibilidade a famílias em vulnerabilidade social de uma ajuda com a recarga de um botijão de gás, de 13kg, três vezes no ano. Em Novo Oriente, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social já organizou as entregas e começarão segunda-feira, dia 20 de março.

Confira como será a entrega dos tíquetes do Vale Gás Social em Novo Oriente-Ce:

Segunda-feira, (20 de março): "Letras A ao E", total de 340

(Fila de prioridades).

Terça-Feira, (21 de março): "Letras F ao L", total de 252

(Mesa de repescagem).

Quarta-feira, (22 de março): "Letras M a Z", total de 489

(Repescagem).

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Nirla Thays falou da importância da concessão do Vale Gás Social aos Novorienteses. " A concessão do vale gás se faz importante por prover um suporte às famílias em situação de vulnerabilidade para que tenham acesso ao gás de cozinha", frisou.

A entrega será feita na sede da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, das 08h às 13h. De início apenas os titulares do benefício poderão receber.

#Agricultura 16/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE AMANO faz programação da Festa Anual das Árvores 2023 em Novo Oriente-Ce

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Autarquia de Meio Ambiente, elaborou a programação da Festa Anual das Árvores 2023. Ela tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos.

O dia da árvore é no dia 21 de setembro, mas no Ceará devido ao período chuvoso é comemorado no dia 21 de março. A semana também visa englobar o dia mundial da água que é 22/03.

Confira a programação:

Dia 21/03 árvore literária e semeadura

Local : Creche Antônia Rodrigues Coelho

Turno : Manhã e Tarde

Dia 22/03 Cine Ambiental

Local : EEF Francisco Rufino

Turno : Manhã

Dia 23/03 Oficina de produção de mudas

Local : viveiro de mudas Local: Escola Dr. Antônio Eufrasino Neto

Turno : Manhã

Cine Ambiental

Local: APAE

Turno: tarde

Dia 24/03 Tenda da sustentabilidade e distribuição de mudas. Local: centro da cidade, com recebimento de materiais recicláveis , óleo usado e resíduos eletrônicos.

Turno : Manhã

Dia 25/03 Visita de sensibilização no Açude Flor do Campo e coleta de lixo.

Turno: Manhã

#Saúde 11/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde investe quase R$: 30.000,00 reais na compra de novos equipamentos para o Centro de Fisioterapia

A Secretaria de Saúde de Novo Oriente realizou um grande investimento no Departamento de Fisioterapia do município. Foram investidos quase R$: 30.000,00 reais na compra de novos equipamentos, mais de 40 materiais novos adquiridos, com recursos próprios, para serem utilizados em prol dos novorientenses.

O Centro de Fisioterapia será reformado e ampliado para atender com mais conforto a população e também para comportar o grande montante de equipamentos adquiridos. Será instalada uma clínica de fisioterapia, totalmente à disposição dos novorientenses.

A Secretária de Saúde, Paula Pinheiro, fala sobre os benefícios dessa aquisição: "A importância da aquisição desses equipamentos para a Fisioterapia é uma excelente ferramenta para aumentar a adesão dos pacientes e promover maior eficácia no processo de reabilitação", declara Paula.

Os novos equipamentos já estão sendo usados nos atendimentos à população. Confira abaixo a lista de equipamentos comprados.

Balancim para Treino de marcha

Bicicleta ergométrica

Infravermelho com suporte e Pedestal

Maca fixa

Mine Bike compact dobrável para pernas e braços

Neurodyn II( Tens,Fes, Corrente Russa)

Sonopulse compact( ultrassom)

Kit de Ventosas

Rolo de posicionamento para Fisioterapia ( pequeno e médio)

Barra paralela para fisioterapia

Bola cravo crespa para propriocepção média

Bola feijão 100×45(vermelha)

Bola suíça 45cm ( vermelha)

Bola suíça 65 cm

Bola suíça 85 cm (cinza)

Chapéu chines

Kit de agilidade

Cone de agilidade

Divã tablado para fisioterapia

Escada com degraus ajustáveis para agilidade

Colchonete

Escada de canto em L-3 com degraus

Exercitador para Dedos

Extensor trançado Power( para Braços e Pernas)

Thera Band ( faixa elástica forte-azul)

Thera Band ( faixa elástica preto- forte)

Thera Band ( faixa elástica cinza- média)

Halteres emborrachado de 1kg

Halteres emborrachado de 2kg

Halteres emborrachado de 3kg

Halteres emborrachado 4kg

Jump profissional cama elástica

Kit agilidade Platinum fitness

Massageador corporal

Kit mini Band ( 3 unidades)

Tábua de Equilíbrio para Propriocepção

Tornozeleira/ caneleira 1kg

Tornozeleira/caneleira 2kg

Tornozeleira/ caneleira 3kg

Tornozeleira/ caneleira 4kg

#AssistênciaSocial 08/03/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL 186 famílias são beneficiadas com a volta do Programa PAB-Leite em Novo Oriente-Ce

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social distribuiu leite do Programa PAB-Leite para 186 famílias, 20 entidades (escolas, CRAS, hospital e cadeia pública) na manhã de ontem (07).

Ao todo são 2.604 litros de leite que serão destinados semanalmente para Novo Oriente. Todas as terças e quintas estarão entregando o leite, no Centro de Distribuição ao lado da Secretaria de Assistência Social.

"É motivo de muito orgulho estarmos voltando a receber esse alimento tão importante para as famílias", declarou a Secretária de Assistência Social.

#Educação 07/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Novo Oriente investe em materiais escolares para os professores

A Secretaria de Educação realizou a compra de kits pedagógicos para os professores da rede infantil. A compra foi realizada com recursos próprios, cada kit contém a proposta pedagógica, um caderno de planejamento, flash cards, o manual do professor, cartazes, uma bolsa e uma agenda.

Esse material é importante para o desenvolvimento da prática pedagógica, é um material didático que ocupa um espaço fundamental no processo de ensino e aprendizagem das crianças da educação infantil. Ele funciona como um fio condutor para as interações em sala de aula, como uma ferramenta potencializadora da relação entre professores e estudantes.

A coordenadora da Educação Infantil, Renata Cavalcante, ressalta como esse material dá um importante suporte para os professores. "Os kits são todos estruturados à luz de documentos de referencias teóricos, como a BNCC, então é realmente um material muito rico e importante que veio para contribuir muito para a prática pedagógica dos nossos professores. Eles foram comprados com recursos próprios, a Secretária de Educação, Cristiane Coutinho, e o Prefeito Nenen Coelho não medem esforços para dar essa qualidade aos nossos alunos", ressalta Renata.

O material será utilizado diariamente nas salas de aula, alinhado aos planejamentos trará a assistência necessária para a construção de rotinas para as vivências em salas de aulas.

#Agricultura 03/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente realiza entrega de mais de 65 toneladas de sementes em Novo Oriente

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente começou na quarta feira 08 de fevereiro a entrega das sementes do Programa Hora de Plantar 2023. A entrega foi dividida por distritos da cidade. Ao todo 3.312 agricultores foram beneficiados com essa distribuição.

Ao todo foram distribuídos 59.800 kg de milho híbrido, 3.800 kg de milho variedade e 2.240 kg de sorgo forrageiro, totalizando 65.840 kg de sementes distribuídas em todas as comunidades rurais do município.

A entrega aconteceu no antigo galpão do milho no Conjunto Padre Joviniano. Foram seis dias de entrega, começando pelo Distrito de Palestina (08 de fevereiro), Emaús (09 de fevereiro), Santa Maria (10 de fevereiro), Três Irmãos (13 de fevereiro), São Raimundo (14 de fevereiro) e Sede (15 de fevereiro).

#Agricultura 01/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente beneficia mais de 1.200 agricultores com Programa Aração de Terras

O Governo Municipal de Novo Oriente, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, está desenvolvendo o Programa Aração de Terras. Estão sendo contemplados mais de 1.200 agricultores.

Os agricultores municipais estão recebendo um incentivo de 1 hora de trator para aração das terras.

O Programa Aração de Terras está sendo realizado em parceria com as Associações Comunitárias de todo o município.

#Educação 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação recebe o certificado de participação do projeto PREVINE - Violência nas Escolas, não!

Na manhã desta terça-feira a Secretária de Educação, Cristiane Coutinho, recebeu o certificado de participação do projeto "PREVINE - Violência nas Escolas, não!".

O projeto tem como propósito fomentar e acompanhar a implementação das Comissões de Proteção e Prevenção à Violência contra crianças e adolescentes nas escolas da rede pública e privada do Estado do Ceará. Ruth Torres, umas das coordenadoras da implementação do PREVINE no município, explica como foi o processo de implementação:

"Passamos por quatro etapas para conseguir a certificação. A Assinatura dos termos, a criação das comissões nas escolas, o curso ofertado pelo ministério público e a elaboração do plano de ação. Cada escola elaborou seu plano de acordo com as necessidades vivenciadas no dia a dia, ele será executado ao longo do ano escolar", declara Ruth.

As ações foram, e são, criadas de acordo com a realidade das escolas. As comissões são responsáveis pelas notificações às autoridades, como conselho tutelar, caso haja necessidade. O projeto protege os estudantes de violência tanto no âmbito escolar quanto familiar.

Esta é uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

O município concluiu com êxito todas as etapas exigidas pelo projeto. Novo Oriente reforça, por meio das ações propostas nos planos realizados em cada instituição escolar, que prevenir qualquer tipo de violência será sempre prioridade em nossas escolas.

#Educação 27/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação informa que as inscrições para a OBMEP 2023 podem ser realizadas até o dia 17 de março

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Educação, informa que as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2023 podem ser realizadas até o dia 17 de março.

Estão disponíveis as inscrições para os níveis 1 e 2. O nível 1 corresponde aos alunos do 6° e 7° ano e os de nível 2 correspondem aos estudantes do 8 e 9° ano. A novidade é que em 2023 Novo Oriente irá participar, pela primeira vez, da OBMEP Mirim, onde quem compete são os alunos do 2° ao 5°.

O Coordenador Pedagógico interno de matemática do 6° ao 9°, Alessadro Matias, destaca como é importante a participação dos estudantes na OBMEP, uma avaliação de nível nacional é uma oportunidade de conhecer e avaliar os níveis educacionais dos nossos alunos, ele afirma:

"É nítida a evolução do ensino e da aprendizagem que os profissionais de educação proporcionam aos estudantes de toda rede municipal, já que as medalhas têm sido conquistadas ano após ano, em disputas com as melhores estudantes das escolas públicas do Brasil", declara Alessandro.

Os resultados são também, além de uma forma de incentivar os estudantes pelos resultados obtidos, um medidor da qualidade do ensino. Por ele podemos ajustar algumas etapas do aprendizado.

#Educação 19/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Oito escolas possuem ensino integral na educação municipal de Novo Oriente-Ce

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), vai implantar o ensino integral em mais sete escolas do município neste ano de 2023.

As escolas que passarão a ter ensino integral são: Manoel Luiz, Fernando Costa, Maria de Souza, Francisco Edson, Edval Araújo, Francisco das Chagas (para os 9º anos) e Otávio Rodrigues (para os 5º anos)

O Coordenador do Ensino Integral, Paulo Henrique falou da expectativa para o ano de 2023. "Enquanto coordenador, acredito que o ano de 2023 será de grandes conquistas, assim como de grandes desafios, pois nossos alunos passarão por duas avaliações externas, como SAEB e SPAECE", declarou.

Ele continuou afirmando ainda que uma das metas é a qualidade do ensino e, consequentemente, manter o IDEB de 2021, no qual Novo Oriente é destaque a nível nacional, ou elevá-lo. "Para isso, a Secretária de Educação, Cristianne Coutinho, também não tem medido esforços para dar subsídios a sua equipe. Uma das últimas ações foi a aquisição de livros com foco nas habilidades dessas avaliações.", finalizou.

A Escola Eufrasino Neto, no ano de 2022, foi piloto no Ensino Integral com duas turmas de 9º ano. Em 2023 a ampliação acontecerá para três turmas.

#SAÚDE 18/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde realiza ação educativa na escola de Educação Profissional de Novo Oriente-Ce

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma ação educativa na manhã desta sexta-feira (17), na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Eudes Bezerra Veras.

A Equipe da saúde levou cartazes e panfletos para conversar com os adolescentes sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) e gravidez na adolescência.

A Secretária de Saúde, Paula Pinheiro falou da importância da campanha. "Essa campanha tem como objetivo conscientizar os jovens, a usar preservativo e alertá-los sobre as consequências de contrair uma IST. A ideia da campanha, é promover uma modificação no comportamento dos jovens de 15 a 29 anos em relação ao uso do preservativo", pontuou.

A Secretaria pontuou ainda que a camisinha, ainda, é o método mais simples e eficaz de prevenção de IST's e prevenir gravidez indesejada.

A Diretora Carla e equipe gestora da escola apoiaram e participaram ativamente da campanha.

#Cultura 17/02/2023 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER I reunião pública sobre Lei Paulo Gustavo é realizada em Novo Oriente-Ce

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Juventude e Lazer realizou nesta sexta feira dia (17) às 09h, a 1ª reunião pública com os artistas, produtores de Cultura e sociedade.

O objetivo da reunião foi falar sobre a aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo em Novo Oriente que será executada em 2023.

O que é a Lei Paulo Gustavo?

A Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022, foi criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, em especial as demandadas pelas consequências do período da pandemia de Covid-19 no Brasil, que impactou de forma trágica o setor cultural nos últimos anos.

#Educação 15/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza entrega de livros didáticos da educação infantil em Novo Oriente-Ce

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a entrega dos livros didáticos da Educação Infantil nesta quarta-feira (15). O evento aconteceu às 16h, na quadra poliesportiva da Vila Feliz.

Foram entregues hoje livros para as creches da sede e bairros, sendo elas: Otávio Rodrigues, Crescendo Brincando, Antônia Rodrigues, Maria José Bezerra de Melo e Manoel Coelho.

As coordenadoras da Educação Infantil, Silvia Gouveia e Renata Cavalcante, organizaram junto a equipe o evento na quadra de esportes, para aproximar as famílias e escola.

"O momento é uma forma simbólica de mostrar às famílias que todos os alunos têm a mesma rotina pedagógica, os mesmos direitos e acessos. O material que entregamos dá todo um suporte diariamente, de acordo com as necessidades de cada ano da criança", pontuou a coordenadora Renata Cavalcante.

A coordenadora frisou que todo o material didático entregue foi comprado como recursos próprios, um investimento na educação para que as crianças desenvolvam suas habilidades, proporcionando um aprendizado de qualidade.

No momento foram entregues as coleções de livros didáticos e agendas da Editora IPDH, para as crianças de 2, 3, 4 e 5 anos.

#Esporte 14/02/2023 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER Prefeitura entrega material esportivo para escolinhas de futebol de Novo Oriente-Ce

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente-Ce por meio da Secretaria de Educação e em parceria com o Departamento de Esporte, Cultura, Juventude e Lazer, realizou nesta terça-feira (14) a entrega de materiais esportivos para as escolinhas de futebol do município.

O Coordenador de Esporte, Anavaldo Coelho falou da entrega dos kits esportivos. "Os materiais esportivos foram entregues nas Areninhas Trecho Tauá e Açude Oriente II, para que os professores desenvolvessem o seu trabalho da melhor forma possível", salientou.

O coordenador afirmou ainda que essa aquisição irá proporcionar aos alunos, a prática de atividade física e treinamento com materiais novos e de qualidade, apropriados para cada faixa etária.

Foram distribuídos diversos materiais como: Kit cone chapéu chinês, kit cone funcional, cones com barreira, escada e bolas (futsal n° 4, bola society e bola de campo).

O momento contou com a presença da Secretária de Educação, Cristianne Coutinho, da equipe das escolinhas e alunos.

#AssistênciaSocial 10/02/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social recebe 19 kits para alunas do curso de depilação

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, recebeu 19 kits completos para premiar as alunas do curso de depilação ocorrido em novembro de 2022, na sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Essa é uma parceria do Governo do Estado do Ceará com o município de Novo Oriente para gerar renda às famílias.

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Nirla Thays recebeu os kits e falou da importância desse incentivo. "Recebi 19 kits de depilação para as alunas do curso de depilação, um incentivo para que elas possam iniciar sua nova profissão gerando renda e autonomia em sua família", pontuou.

A Secretaria vai organizar o dia, local e horário da entrega e avisar as concludentes para que participem do momento.

#AssistênciaSocial 10/02/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social entrega 28 kits de natalidade as gestantes em Novo Oriente-CE

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou na manhã desta sexta-feira (10) um encontro com 50 gestantes do Programa GerAmor.

28 gestantes que estão com parto previsto para fevereiro e março receberam o kit natalidade para a chegada da criança. Participaram do evento, as gestantes do Grupo Paif assistidas pelo CRAS. O objetivo foi contribuir para os cuidados e acompanhamento das gestantes na realização do Pré-natal, assim como a diminuição do índice de gravidez não planejada entre as adolescentes no grupo.

Segundo a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Nirla Thays Vidal Sampaio, a palestra foi organizada no intuito de orientar as usuárias sobre a gravidez precoce e a sexualidade. "O município tem intensificado esse tipo de trabalho, para que desde cedo as crianças e os adolescentes entendam a importância do planejamento familiar", relatou.

Ao final da palestra foi servido um coffee break e concedido auxílio natalidade para as gestantes do mês. O auxílio natalidade é concedido sob a forma de bens de consumo, que consistem em itens de enxoval para bebê, incluindo utensílios de vestuário e higiene, observada a qualidade, que garanta a dignidade e o respeito à família.

A gestante deverá estar, preferencialmente, participando de pré-natal em umas das Unidades Básicas de Saúde de Novo Oriente e ser acompanhada pelo CRAS.

Devido ao mês alusivo à Prevenção de Gravidez na Adolescência e no encontro de 11 mamães serem adolescentes, foi realizado um momento com a temática "Prevenção da gravidez na adolescência" com a Enfermeira Noelma Rodrigues e a mobilizadora do NUCA, Marlene Sousa.

O Kit natalidade é composto por :

01 banheira

02 pacote fralda descartável

01 pacote algodão

01 Álcool

01 perfume

01 shampoo

01 sabonete

02 fraldas de Pano

03 camisetinhas

03 calças mijão

01 creme assadura

01 kit escova e pente

01 pacote absorvente pós parto

#Agricultura 10/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA Prefeito Nenen Coelho assina o termo de adesão ao programa Garantia Safra 2022/2023

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou hoje a assinatura do termo de adesão ao programa Garantia Safra 2022/2023. O prefeito Nenen Coelho participou da cerimônia, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Claudino Sales.

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

Em Novo Oriente mais de 1.500 agricultores aderiram ao Programa Garantia Safra, por meio do cadastramento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Os agricultores já estão com os boletos em mãos e irão realizar o pagamento do mesmo.

O Garantia Safra funciona com a participação conjunta de diferentes partes. Existe uma contrapartida dos Entes Federados, Fundo Nacional da Agricultura Familiar e o próprio agricultor. A divisão fica da seguinte forma:

Agricultor: paga 2% ( R$ 24,00)

Município de Novo Oriente: paga 6% ( R$ 72,00 por agricultor)

Estado: paga 12% ( R$ 144,00)

União: paga 40% (R$ 480,00)

Fundo Federal: % (R$ 480,00)

A junção de valores corresponde a um montante de R$: 1.200,00, que será destinado a cada agricultor inscrito e selecionado, caso haja a perda da produção.

Nenen Coelho destaca a importância do Programa: "Essa é uma ação de extrema importância para todos os agricultores do nosso estado! O apoio do nosso Governador é fundamental para trazer mais segurança para o plantio dos homens e mulheres do campo", afirma o Prefeito.

#Saúde 09/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde premia três equipes da Atenção Básica pelo desempenho no Previne Brasil

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta quarta-feira (08) a entrega da premiação para as Equipes de Saúde da Família que tiveram o melhor desempenho no programa Previne Brasil, no 3º quadrimestre de 2022.

Foram três equipes premiadas, um reconhecimento das ações de assistência em saúde de Novo Oriente. Em primeiro lugar ficou a Unidade de Atenção Primária à Saúde de São Raimundo, em segundo lugar a Unidade de Atenção Primária à Saúde,Centro de Saúde e em terceiro lugar, a Unidade de Atenção Primária à Saúde de Agrovila.

A Secretária de Saúde, Paula Pinheiro falou da importância das premiações para as equipes. "Foi um momento muito bonito, onde vimos o esforço de cada equipe em estar atingindo a meta dos indicadores do Previne Brasil. É um orgulho para a gente saber que Novo Oriente está no ranking de melhores municípios com as melhores médias do Previne Brasil", destacou.

A Secretária frisou ainda que o objetivo principal da ação é dar ciência às equipes como foi o desempenho das unidades de saúde, das ações assistenciais prestadas por ele durante o quadrimestre.

#Agricultura 03/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente implanta um hectare de milho na Comunidade de São Vicente

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Novo Oriente e em parceria com o Projeto Prospera e o produtor Antonio Ferreira, implantaram na localidade de São Vicente, uma área experimental de 1 hectare de milho.

A ação tem como objetivo obter alta produtividade de milho. Em um prazo de 90 dias, será realizado um Dia de Campo, para mostrar os resultados alcançados aos agricultores do município e da região.

Na área foi feita análise do solo, subsolagem, gradagem, adubação e aplicação de herbicidas.

#Administração 02/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Nenen Coelho garante reajuste de 14.95% do piso salarial do magistério em Novo Oriente

O Prefeito Municipal de Novo Oriente-Ce anunciou o reajuste do piso salarial do magistério de 14.95% de forma linear para os professores da educação municipal a partir deste mês de fevereiro, garantindo o retroativo ao mês de janeiro.

A Secretária de Administração e Finanças de Novo Oriente, Jane Chaves, pontuou sobre o reajuste . "A gestão busca cada dia mais prestar serviços de qualidade à população novorientense! A valorização dos servidores tem sido um exemplo claro disso, anualmente são repassados os reajustes dos servidores conforme prevê as leis federais , tudo isso acontece porque acreditamos e respeitamos o potencial dos nossos servidores. Reverenciar quem está no dia a dia do serviço público é nossa marca registrada!", declarou.

No momento o prefeito municipal anunciou também reajuste de 7.41% para servidores efetivos de nível médio e técnico.

O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Onadir Coelho falou da luta da classe em prol de melhorias para o funcionalismo público de Novo Oriente. "Foram realizadas assembleias para reivindicar melhorias como piso salarial do magistério, reajuste salarial dos servidores efetivos nível médio e técnico e Superior, além de outros direitos no Plano de Cargos e Carreiras (PCCR). Além disso, a Diretoria do Sindicato se reuniu com a gestão e advogados para alinhar valores a serem reajustados", finalizou.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, concedeu reajuste de 14,95% no salário dos professores no dia 16 de janeiro de 2023.

#Educação 31/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Nenen Coelho inaugura escola Francisco Rufino em Novo Oriente-CE

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou a solenidade de entrega da reforma e ampliação da Escola de Ensino Fundamental Francisco Rufino nesta terça-feira (31).

A estrutura da escola foi totalmente reformada e ampliada, salas climatizadas, banheiros, áreas de convivência, cantina, sala dos professores, salas de aula, fachada, calçada de piso intertravado, dentre outras.

A Secretária Municipal de Educação, Cristiane Coutinho, explicou a importância do investimento e sua felicidade em estar entregando mais uma escola reformada.

"Quero dizer para vocês que são 556 alunos sob o cuidado de vocês. Nós investimos em infraestrutura, nos nossos professores e alunos, sempre pensando em uma educação cada vez melhor. Nesse ano de 2023 vamos conseguir muitos prêmios para nosso município, muitas medalhas. Nosso IDEB aqui no Francisco Rufino é 9.7, resultado do trabalho conjunto da nossa equipe", destacou a Secretária.

CONFIRA ABAIXO AS MELHORIAS REALIZADAS

• Revestimento cerâmico em todas as salas, permitindo uma maior higiene no ambiente;

• Execução de piso industrial em todas as salas e corredores;

• Melhoria da iluminação em todos os ambientes;

• Reforma elétrica, preparando todas as salas para receber ar condicionado;

• Instalação de janelas;

• Pintura, polimento do piso, reforço de arquibancadas na quadra poliesportiva;

• Ambientes novos:

• Fachada

• 2 salas de aula

• 1 refeitório

• 5 sanitários novos, sendo: 1 sanitários infantil masculino,1 sanitário infantil Feminino, 1 sanitário acessível, 1 sanitário Diretoria, 1 sanitário para funcionários.

• Pátio

• Área de convivência, em área que antes pertencia ao posto de saúde, e não tinha utilização;

• Pátio, no piso superior, com ampla ventilação e local convivência;

• Cantina nova

• Despensa

• Almoxarifado

O Prefeito Municipal de Novo Oriente, Nenen Coelho, destacou a importância da nova estrutura da escola. "Para nós é gratificante poder ter esse novo espaço do Francisco Rufino. Estamos entregando uma escola totalmente reformada e ampliada no Centro da cidade. Toda essa estrutura foi feita carinhosamente para nossos alunos", finalizou o Prefeito.

Durante seu discurso, o Prefeito Nenen Coelho assegurou o reajuste de 14, 95% no piso salarial dos professores de forma linear. Além disso, ele anunciou também reajuste de 7, 41% para servidores efetivos de nível médio e técnico.

#Educação 25/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza abertura da Semana Pedagógica em Novo Oriente-Ce

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente-CE, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a abertura da Semana Pedagógica de 2023 nesta segunda-feira (23). O tema da semana é "Desenvolvendo competências para um bom desempenho Profissional".

A Semana Pedagógica é realizada porque há uma necessidade de discutir temas atuais para todos. Ela é o momento preparatório de acolhida dos profissionais da área da educação, os professores do Infantil, Fundamental I,II,Eja e Educação Inclusiva. Contempla temas abrangentes para todos os profissionais, como encontros descontraídos com apresentações culturais, entre outras coisas.

A Professora Wania Boer abriu a semana pedagógica com uma palestra com o tema "Professor, missão ou profissão". Ela engajou o público presente com histórias e fatos que incitaram reflexão e compreensão.

A vice-prefeita e Secretária de Administração e Finanças, Jane Chaves, falou, em nome da Secretária de Educação Cristiane Coutinho. A Secretária está em Fortaleza cuidando de seu marido e Prefeito, Nenen Coelho, que está se recuperando de uma cirurgia. Jane disse:

'Eu gostaria de dizer da importância desse começo, desse recomeço. Eu quero fazer uma referência, bem rápida ao trabalho em equipe. Estamos iniciando um ano de atividades, cada ano é como se você tivesse começando do zero. Eu quero dizer pra vocês que trabalhar em educação não é fácil, é gostoso, é prazeroso, mas não é fácil, é muito difícil. E pra isso vocês tem equipes, equipes na secretaria de educação. Passa pelos coordenadores internos da secretaria, depois o trabalho vai se replicando para os diretores e os coordenadores escolares para poder chegar a vocês, educadores. Nunca vão para a sala de aula se vocês estão com uma dúvida sobre alguma ação que precisa ser desenvolvida. Chegue para sua coordenadora e diga que não sabe fazer e precisa de ajuda para executar. Todo o trabalho é em conjunto, devemos sempre ajudar uns aos outros", declara a vice-prefeita.

A Semana Pedagócica aconte entre os dias 23 e 26 de janeiro, confira nas imagens a baixo a programação completa.

#Saúde 24/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza ação em alusão ao Janeiro Branco na Feira Livre de Novo Oriente-Ce

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com o CAPS realizou no sábado, 21 de janeiro, uma ação educativa na Feira Livre de Novo Oriente-CE. Foram entregues panfletos educativos, orientações de profissionais da área da saúde como nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicólogo.

O objetivo da campanha é pensar, planejar e projetar a promoção da saúde emocional nas vidas das pessoas. Além disso, o público alvo dessa campanha são os grupos terapêuticos do CAPS, usuários e familiares da rede de saúde do município.

A Coordenadora do CAPS, Kelly Rodrigues, pontuou que a feira livre foi escolhida devido ao grande tráfego de pessoas na rua. Ela acrescentou ainda que os objetivos foram positivos e a ação conseguiu atingir as metas.

#Agricultura 18/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizará a entrega dos boletos do Garantia Safra a partir de 19 de janeiro

Na última segunda-feira (16) a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente participou de uma reunião com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) para realizar a homologação dos Agricultores Familiares inscritos no Programa Garantia Safra.

Após a homologação, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente providenciou as impressões dos boletos. Eles estarão disponíveis para entrega a partir do dia 19 de janeiro, na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para todos os agricultores que fizeram o cadastro.

Serão entregues 1.809 boletos para agricultores novorientenses, estes com a data limite para pagamento até o dia 09 de fevereiro podendo ser pagos em Casas Lotéricas e na Caixa Econômica Federal. Tanto os próprios agricultores quanto os Presidentes de suas Associações podem pegar o boleto, que posteriormente será entregue ao titular.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudino Sales, fala da importância do programa: "Atualmente não podemos garantir que, apenas com esforço e dedicação, uma colheita irá ser bem sucedida. Existem fatores externos e climáticos que não estão ao nosso alcance de previsão, por isso, ter o Garantia Safra como esse resguardo é tão importante, ele protege o agricultor de um prejuízo maior", declara o Secretário.

O Garantia Safra funciona da seguinte forma, existe uma contrapartida dos Entes Federados, do Fundo Nacional da Agricultura Familiar e do próprio agricultor. Cada contribuinte entra com os seguintes valores: Agricultor R$: 24,00, Município de Novo Oriente R$: 72,00 por agricultor, Estado R$: 144,00, União R$: 480,00 e Fundo Federal entrará com o restante para completar a cota.

A junção de valores corresponde a um total de R$: 1.200,00, que será destinado a cada agricultor inscrito e selecionado, caso haja a perda da produção por falta ou excesso de água. A cota do Município de Novo Oriente será de R$: 130.248,00 junto ao Programa de Garantia Safra.

#MeioAmbiente 17/01/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Amano realiza coleta de lixo eletrônico nos departamentos municipais de Novo Oriente-CE O lixo eletrônico possui componentes tóxicos que se for descartado de forma incorreta contamina o solo.
#Esporte 15/01/2023 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA 266 crianças e adolescentes estão matriculadas nas Escolinhas de Futebol de Novo Oriente Podem participar novorientenses com idade entre 05 a 17 anos
#Educação 14/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Novo Oriente abre matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

As matrículas para ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) já podem ser realizadas. O município de Novo Oriente oferta o fundamental I e II, do 1º ao 9º ano. No ato da matrícula os estudantes devem levar histórico escolar,comprovante de residência, xerox dos documentos, RG e CPF e foto 3x4.

A Secretaria de Educação de Novo Oriente disponibilizou escolas da Sede e da Zona Rural para servirem como locais de matrículas. São Elas:

- Sede: Escolas Otávio Rodrigues Cavalcante, Francisco Alexandre Soares e Manoel Coelho

- Zona Rural: Escolas Edval Araújo, Francisco Edson de Oliveira, Francisco das Chagas Mota, Francisco Severiano de Sousa, Centro Educacional Rural (CERU), Maria de Sousa Marques, Antonio Filogônio, Fernando Costa, Luiz Canuto e Marcelino Tavares.

A Secretária de Educação, Cristiane Coutinho, destaca a importância do estudo na vida das pessoas: "Saber ler e escrever é um direito fundamental para cada ser humano. Além de nos tornar mais autônomos, pode nos trazer maravilhas que só a literatura pode proporcionar. A EJA, além de ensinar, é uma comunidade onde você pode, também, fazer amigos".

A Educação de Jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da educação básica, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na idade apropriada, permitindo que o aluno retome os estudos e concluam em menos tempo, possibilitando sua qualificação para o mercado do trabalho.

#Saúde 13/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde amplia temporariamente as vacinações contra a Meningocócica Acwy e a Meningocócica C

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Saúde, está disponibilizando em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) as vacinas contra a Meningocócica Acwy e a Meningocócica C. Você pode procurar a UBS mais próxima você portando a Caderneta de Vacinação, CPF e Cartão do SUS.

As vacinas estarão disponíveis enquanto durar o estoque e são destinadas para os seguintes públicos:

- Meningocócica Acwy: Adolescentes de 11 a 14 anos não vacinados

- MENINGOCÓCICA C: Crianças menores de 5 anos de idade (rotina), crianças de 5 a 10 anos idade não vacinadas e trabalhadores dos serviços de saúde em geral.

A vacina contra a Meningocócica Conjugada quadrivalente - ACWY previne contra meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Já a Vacina Meningocócica C Conjugada previne doenças causadas pelo meningococo C (incluindo meningite e meningococcemia).

#Agricultura 12/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA Secretaria de Agricultura realiza reunião com produtores de leite em Novo Oriente-Ce O objetivo da reunião foi discutir a ampliação da produção de leite no município de Novo Oriente-Ce, bem como a ampliação dos tanques nas demais áreas.
#Agricultura 10/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA 1.809 agricultores novorientenses foram cadastrados no programa Garantia Safra para 2023

1.809 agricultores novorientenses foram cadastrados no programa Garantia Safra para 2023

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

Todos os anos o cadastro deve ser refeito. Entre Outubro e Dezembro é renovado o cadastramento do Garantia Safra para o ano seguinte. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudino Sales, falou sobre a importância do programa:

"O Garantia Safra é um programa fundamental para garantir renda mínima aos agricultores familiares que se encontram em situação de vulnerabilidade nos momentos de perda da safra. Ele assegura, de fato, que esses produtores não se prejudiquem por conta das adversidades que eles não podem controlar", reforça o Secretário.

Para se cadastrar os agricultores devem estar com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) válida e se dirigir à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para realizar o cadastramento.

#Obra 09/01/2023 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza integração de Riacho Queimadas ao Canal das Águas em Novo Oriente-Ce Além da integração, foi realizado também a desobstrução de dois riachos para passagem das águas no período chuvoso. O Riacho Tres Irmaos e Riacho Queimadas.
#Saúde 09/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novo Oriente irá vacinar contra a Covid-19 crianças de 06 à 11 meses de idade

A vacinação irá acontecer na UBS Lagoa Tigre Norte, no dia 11/01/2023, das 07:30 às 11:00, para crianças entre 06 e 11 meses de idade. Apenas 40 doses estarão disponíveis. É necessário levar o cartão de vacina da criança, o cartão do SUS e a criança deve estar acompanhada do responsável.

#AssistênciaSocial 08/01/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretária do Trabalho e Assistência Social realiza visitas domiciliares

As visitas foram realizadas no fim do mês de Dezembro de 2022 e no início de Janeiro de 2023 às famílias atendidas pelos programas da secretaria.

Nirla Sampaio, Secretária do Trabalho e Assistência Social, acompanhou pessoalmente os visitadores enquanto visitavam as famílias assistidas pelo programa Benefícios Eventuais e também as que estão em situação de vulnerabilidade. Foram entregues cestas básicas e kits de natalidade para as futuras mamães. As visitas domiciliares são feitas também por parte de vários setores da Assistência Social, como CRAS e CREAS.

O serviço de acompanhamento às famílias por meio do programa Benefícios Eventuais é realizado para famílias Novoorientenses que não tem renda alguma ou que a única renda é o bolsa família. Esse acompanhamentoé feito a cada três meses com a visita domiciliar e entrega de uma cesta básica para famílias em situação de vulnerabilidade social.

"A importância desse acompanhamento é de melhorar a situação da família durante o período de assistência e esse acompanhamento precisa ser realizado constantemente, tanto para garantirmos um pouco de qualidade de vida para as famílias quanto para saber como elas estão", destacou a Secretária NIrla.

Saiba maiores informações sobre os serviços prestados pela secretaria de Assistência Social ligando para o número (88) 9 9834 4655

#AssistênciaSocial 07/01/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL 109 famílias novorientenses foram contemplados com o Cartão Mais Infância Ceará em 2023

Novorientenses, o Governo do Estado do Ceará selecionou mais 109 famílias do nosso município para participar do Programa Mais Infância Ceará

Se você é um dos novos beneficiários deve procurar o CRAS do nosso município para ser orientado a como receber o benefício.

Quanto antes as famílias buscarem o CRAS, mais rápido elas terão acesso ao auxílio. Confira a lista de beneficiários no link abaixo.

#Educação 06/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação abre matrículas para alunos novatos dias 05 e 06 de janeiro em Novo Oriente-Ce As matrículas escolares para alunos novatos aconteceram ontem (05) e hoje (06) 07h às 11h e de 13h às 17h em todas as escolas da rede municipal de ensino.
#Educação 06/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação faz pagamento de Abono Salarial em Novo Oriente-Ce O valor pago foi realizado para todos os profissionais que prestam serviço para as escolas do município e que fazem parte da folha dos 70% FUNDEB.
#Melhoria 06/01/2023 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza limpeza da Lagoa Tigre em Novo Oriente-Ce A limpeza é uma das formas de controle das cheias durante o período invernoso.
#SAÚDE 05/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza campanha Janeiro Branco em Novo Oriente-Ce O objetivo da campanha é pensar, planejar e projetar a promoção da saúde emocional nas vidas das pessoas.
#Educação 04/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria de Educação realizou ontem a Chamada Pública da Agricultura Familiar

A Chamada Pública da Agricultura Familiar consiste em reunir os pequenos produtores da região para que possam apresentar as propostas de vendas dos seus produtos para a gestão municipal.

Podem participar fornecedores individuais e grupos informais ou formais de agricultores, contanto, que todos possuam a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Eles devem apresentar todas as documentações necessárias atualizadas, fornecer produtos de qualidade e garantir a continuidade do serviço.

A Chamada Pública beneficia os agricultores familiares locais e vizinhos, gera emprego e assegura renda às famílias rurais. Com a aquisição de produtos naturais e orgânicos, os alunos das escolas municipais passam a desfrutar de refeições de qualidade.

#Obra 04/01/2023 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Secretaria de Infraestrutura finaliza calçamento na rua Dona Joana em Novo Oriente-CE

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente-Ce por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura pavimentou 550 m² de calçamento na rua Dona Joana, próximo ao Hospital Municipal.

Além da pavimentação em pedra tosca, bueiros foram colocados no trecho dessa pavimentação para uma melhor trafegabilidade aos novorientenses. A empresa responsável pela obra é Apolo Eirelli.

#Cultura 29/12/2022 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER Prefeito Nenen Coelho realiza Natal de Luz com quatro atrações em Novo Oriente

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente realizou o Natal de Luz com quatro atrações incríveis para os novorientenses.

Dia 22 de dezembro a Avenida São Francisco foi palco para Ju Moura, Alanzinho Coreano, Iguinho e Lulinha e Xandinho Diferenciado.

Confira cliques desse momento marcante para os novorientenses.

#Cultura 21/12/2022 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER Prefeito Nenen Coelho realiza Natal de Luz em Novo Oriente com festa para as crianças e a chegada do Papai Noel

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente realizou nesta terça-feira (20) a chegada do Papai Noel na cidade. O evento começou às 17h com trenzinho da alegria para as crianças novorientenses.

Barracas de cachorro quente, pipoca, refrigerante e pirulito ficaram a disposição das crianças. Além disso, os brinquedos da praça foram gratuitos até às 21h.

A chegada do Papai Noel, Mamãe Noel e Duendes foi um sonho realizado. Teve passeio em algumas ruas da cidade, fotos com as crianças. A banda de música da cidade Antônio Gomes da Silva fez uma apresentação belíssima para abrilhantar o Natal de Luz de Novo Oriente.

A seguir fotos desse momento único.

#Educação 13/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Escola Francisco Rufino, por meio da Secretaria de Educação, realizou ontem o 1º Sarau Lítero - Musical

Os estudantes cantaram, dançaram, encenaram, realizaram experimentos científicos ao vivo e homenagearam pessoas importantes da nossa história. Desde cientistas como Albert Einstein e Marie Curie à uma mulher importante para a comunidade da Escola Francisco Rufino, Maria do Carmo, que por muitos anos foi funcionária da escola.

A Secretária de Educação, Cristiane Coutinho, parabenizou os profissionais da escola por realizar um evento que incentiva o conhecimento e a criatividade dos estudante, além disso, declarou: "Um grande evento como esse une toda a comunidade que faz parte da família da Escola Francisco Rufino, famílias, professores e educadores. É uma grande promoção da busca pela criatividade".

Ela afirma ainda que a homenagem à ex-secretária escolar, Maria do Carmo, foi um momento lindo e de muita emoção. A biblioteca da escola passará a se chamar Maria do Carmo Moura Sousa.

#Agricultura 13/12/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA Produtores Rurais vão à Tabuleiro do Norte conhecer a produção integrada de forrageiras

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, organizou uma caravana para os produtores rurais participarem de um Dia de Campo no município de Tabuleiro do Norte.

O Dia de Campo teve como objetivo mostrar aos produtores do município o cultivo integrado e o uso de forrageiras perenes no semiárido, assim como palma forrageira, madioca, capim massay e pornunça. O Secretário Claudino Sales acompanhou todo o processo, ele afirma que a experiência foi de muita aprendizagem.

"Adotar novas técnicas de plantio, aperfeiçoar e melhorar as que nossas produtores já utilizam e aprender com quem está disposto a ensinar e compartilhar resultados positivos é sempre algo muito bem-vindo", declara Claudino. O Secretátio de Agricultura e Meio Ambiente ainda elogiou os representantes do município pelo acolhimento.

#Educação 10/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza formatura dos Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Por Eronaldo de Freitas

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite deste sábado (10/12), a formatura dos alunos da EJA. 125 alunos das turmas de 8º e 9º ano foram diplomados no clube Miolo Hall.

A EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação básica, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.

A Secretária Cristiane Coutinho expressou sua satisfação em participar deste evento e elogiou os formandos e toda a equipe de profissionais que fazem parte da Secretaria de Educação. Ela declarou: "Parabéns aos nossos formandos por essa conquista tão importante. Parabéns também a toda a equipe da Secretaria de Educação pela organização da festa e por todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano. Tenho somente a agradecer por trabalhar com profissionais tão competentes", ressaltou Cristiane.

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Nenen Coelho, Secretária de Educação, Cristiane Coutinho, Sub-secretária de Educação, Adrigeania Ferreira, Gerente de Ensino, Antonilda Medina, Coordenadores internos da SME, Gestores Escolares, professores da EJA, familiares e amigos dos formandos, colaboradores e outras autoridades.

Após a cerimônia de formatura foi oferecido um jantar aos presentes, ao som da Banda do Sr. Victor Pedrosa.

#Cultura 09/12/2022 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER A Prefeitura de Novo Oriente realizou 1° Show de Talentos do município Confira as fotos do 1° Show de Talentos de Novo Oriente-Ce
#MeioAmbiente 01/12/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Técnica da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) visita o galpão de reciclagem de Novo Oriente

O município de Novo Oriente recebeu a Técnica Renata Fontes, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), para realizar uma visita ao galpão de reciclagem. Ela conheceu o trabalho de coleta seletiva, que muito em breve será ampliando e toda população terá oportunidade de participar.

O objetivo principal do encontro foi conhecer o terreno onde poderá ser construída uma Central Municipal de Resíduos (CMR). Todos os municípios brasileiros precisam cumprir legislação federal de erradicar seus lixões, uma solução para isso é a coleta seletiva. A CMR será uma indústria de tratamento de resíduos e trará geração de emprego e renda para o município

Participaram do momento o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Claudino Sales , a Assessora Ambiental Márcia Andrade, a Superintendente do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos dos Sertões de Crateús 2 Andreza Maia e o Secretário de Meio Ambiente de Crateús Rogério Oriano.

#AssistênciaSocial 29/11/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Mais 87 famílias de Novo Oriente são contempladas com o Cartão Mais Infância

Novorientenses, o Governo do Estado do Ceará selecionou mais 87 famílias para participar do Programa Mais Infância, ao todo são 1240 famílias contempladas com o programa Mais infância Ceará (CMIC).

Se você é um dos novos beneficiários deve procurar o CRAS do nosso município para ser orientado a como receber o benefício.

O coordenador do CadÚnico, Rafael Cavalcante, reitera a necessidade de procurar o CRAS: "Eles têm que procurar o Centro de Referência porque vão pegar o termo lá. Inclusive, a equipe tem o número de algumas dessas famílias e está entrando em contato para que se dirijam até o CRAS, assinem o termo e, assim, possam ir até o banco fazer todos os procedimentos necessários para ter acesso ao benefício."

Quanto antes as famílias buscarem o CRAS, mais rápido elas terão acesso ao auxílio. Confira a lista de beneficiários no link abaixo.

#MeioAmbiente 29/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Novo Oriente participou do encontro do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região dos Sertões de Crateús

O grupo executivo, participante do consórcio, realizou uma reunião com a Técnica da Secretaria de Meio Ambiente do Estado Ceará (SEMA), Renata Fontes, com objetivo de alinhar diretrizes e metas para obter resultados ainda melhores nas ações desenvolvidas, como a Coleta Seletiva e a construção das Centrais Municipais de Resíduos.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudino Sales, destaca a importância do encontro "Cuidar do meio ambiente é algo que temos que fazer diariamente, realizar a coleta seletiva e construir Centrais Municipais de Resíduos são apenas duas de muitas ações que podem ser feitas, porém, estas são as que estão ao nosso alcance".

O Secretário ressalta que compartilhar ideias e bons resultados com representantes de cidades vizinhas é uma ótima oportunidade de avançar coletivamente. O encontro teve a participação dos secretários municipais da área ambiental dos municípios de Novo Oriente, Crateús, Independência, Ipaporanga e Ararendá.

O município está sempre buscando aperfeiçoar e melhorar os serviços para continuar cuidando e protegendo o meio ambiente.

#AssistênciaSocial 25/11/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Entrega dos tickets do Vale-gás inicia no dia 28/11

A entrega dos tickts do Vale-gás será realizada entre os dias 28/11 e 02/12, para 1052 famílias novorientenses.

O benefício faz parte do programa de proteção social, que está sob a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social. Ele promove a transferência de renda para compra de botijão de gás de cozinha (GLP 13kg) às famílias em situação de vulnerabilidade em comunidades e favelas.

Eles serão entregues na sede da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, das 08h às 13h. Confira o calendário e a lista de beneficiários:

Segunda-feira (28/11) - LETRA "A"

Terça-feira (29/11) - LETRAS "B, C, D, E, F, G, H e l"

Quarta-feira (30/11) - LETRAS "J, K e L"

Quinta-feira (01/12) - LETRA "M"

Sexta-Feira (02/12) - LETRAS "N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y e Z"

#Educação 11/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza a palestra "Como nossas crenças influenciam os resultados"

A Secretaria de Educação realizou hoje pela manhã a palestra "Como nossas crenças influenciam os resultados", com a palestrante Wania Boer, para os professores do 1º ao 5º ano e para os gestores escolares.

O momento abordou, entre outros assuntos, como a busca e aplicação de conhecimentos de outras áreas de atuação podem ajudar na obtenção de resultados mais amplos e positivos. A "Crença", tema da palestra, se refere à acreditar no resultado: se trabalhar com esforço e certeza de que ele será positivo a probabilidade de que, sim, ele será positivo, serão maiores .

Se você iniciar um trabalho com ideias pré-concebidas de fracasso, atingir a meta esperada será mais difícil. Deixando sempre claro que a "crença" deve ser utilizada junto de métodos de ensino eficazes e comprovados.

#MeioAmbiente 09/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Novo Oriente recebe pela 10ª vez consecutiva o prêmio Selo Verde

Novo Oriente recebe o 10° Prêmio consecutivo

Hoje ocorreu a 14ª Edição da Premiação do Selo Verde, no parque Botânico do Ceará, em Caucaia. Recebemos a premiação do próprio Secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno. Novo Oriente foi contemplado como o 3º do Estado! Fomos destaque entre os 26 municípios premiados.

Bruno, parabenizou o município pela conquista e pelo o trabalho: "Vocês estão recebendo uma certificação muito importante, é o Selo Município Verde, é reconhecimento pelo trabalho que durante dois anos vocês fizeram para melhorar o meio ambiente do município", declara o gestor.

O município continuará a realizar esse importante trabalho pelo meio ambiente

#Gestão 09/11/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Novorientenses, o prazo para o Censo 2022 está acabando. Se você ainda não respondeu as perguntas, deve responder Procure o Posto de Coleta do IBGE, na Rua Penha Marques, n° 02, no antigo sindicato dos servidores públicos
#Saúde 25/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Novo Oriente premia as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que tiveram melhor desemprenho no Previne Brasil As três melhores colocadas do município
#Cultura 10/10/2022 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER Nenen Coelho traz Natanzinho como principal atração da festa do dia 09 de Outubro

A festa reuniu pessoas de vários municípios vizinhos e fez os novorientenses aproveitarem cada segundo. Se apresentaram Leya Lopes, Abraão Sales, Natanzinho e a Banda Forro Real.

Tivemos transmissão ao vivo pelo facebook e youtube e disponibilizamos aqui algumas fotos tiradas durante a festa, confira:

Fotos: Edinardo Coelho

#Cultura 10/10/2022 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER Natanzinho brilha em Novo Oriente e leva o Prefeito Nenen Coelho ao palco

Natanzinho agitou a festa e levou todos os novorientenses à alegria. Levantou a abendeira do município, cantou parabéns para nossa cidade, comemorando nossos 65 anos de emancipação política juntos conocosco, com o povo. Fou uma festa só.

#Saúde 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agentes da Vigilância Sanitária realizaram vistorias em estabelecimentos comerciais

No mês de agosto os agentes da Vigilância Sanitária de Novo Oriente realizaram vistorias noturnas em pizzarias, hambúrguerias, sorveterias, lanchonetes e restaurantes da zona urbana e rural. Ao todo foram 30 estabelecimentos inspecionados pela equipe.

A cada inspeção foi exigido o cumprimento das normas de segurança, como o uso de equipamentos de proteção individuais (avental e toucas); apresentação de licença e alvará emitidos pelo município, cozinha limpa, alimentos corretamente armazenados e etiquetados com prazo de validade.

Os agentes também observaram a adoção de cuidados necessários ao bem-estar do cliente como manutenção de banheiros e prédios, que devem possuir a devida estrutura, segurança e limpeza. E dependendo das irregularidades podem ser lavrados autos de apreensão de produtos vencidos; notificação e infração.

Ainda neste mês de setembro a equipe retornará aos locais visitado para verificar o cumprimento das normas.

#Saúde 31/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Nenen Coelho entrega a terceira ambulância em sua gestão e fala sobre a ampliação do Hospital municipal

A Secretaria de Saúde de Novo Oriente recebeu mais uma ambulância. O equipamento é o terceiro da modalidade entregue na gestão do atual Prefeito e irá compor a frota de veículos da secretaria, servirá para atendimentos à população.

Paula Pinheiro, Secretária de Saúde, destaca a importância da compra: "Como somos um hospital de pequeno porte muitos dos nossos serviços se dão fora da extensão municipal, por isso, a aquisição da ambulância irá trazer mais conforto, segurança e agilidade para os nossos usuários".

Para os serviços de urgência e emergência é essencial carros bem cuidados e de qualidade, este é um veículo novo e 0km. A ambulância conta ainda com um ar-condicionado independente, ou seja, que funciona na cabine de transporte.

Já a ampliação do Hospital Dr. José Maria Fernandes Leitão começou. A sua reforma iniciará em breve e as duas obras serão executadas simultaneamente. Com o hospital municipal concluído os novorientenses terão mais conforto, acessibilidade e um atendimento humanizado.

O Prefeito Nenen Coelho enfatiza a importância da obra: "A reforma do hospital inclui também a reforma do prédio atual, elas se tornarão simultâneas. As partes hidráulicas e elétricas serão melhoradas. Compraremos camas novas e colocaremos ar-condicionado nas enfermarias. Será instalado um novo transformador, com uma subestação que irá servir especificamente para o hospital. Acreditamos que isso trará mais conforto para todos que precisarem de atendimento nesta Unidade de Saúde".

#AssistênciaSocial 24/08/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeito Nenen Coelho entrega carro 0KM para Assistência Social de Novo Oriente-CE

Por Aparecida Mota

O Prefeito Municipal de Novo Oriente-Ce, Nenen Coelho entregou a chave de um carro 0 KM para a Secretária de Assistência Social, Nirla Sampaio. O carro ficará disponível para o setor do Auxilio Brasil para realizar as visitas para a população.

A Secretária do Trabalho e Assistência Social Nirla Sampaio explicou as atividades que serão desenvolvidas com essa aquisição. "O carro trará mais agilidade e eficiência durante a visita domiciliar dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil. Serão realizadas atualização, cadastramentos e averiguação nos cadastros", pontuou.

O transporte foi adquirido com recursos próprios do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Programa Auxílio Brasil (PAB). O carro auxiliará nas visitas domiciliares para uma maior agilidade e eficiência da equipe.

O Prefeito de Novo Oriente-CE, Nenen Coelho falou da importância da aquisição do veículo 0 KM para os novorienteses. "É com muita felicidade que estamos aqui entregando este veículo que é um esforço para que possa ter sempre transportes que possam auxiliar em todos os serviços da assistência social. A chave está entregue, assim servirá a todos os novorienteses e funcionários", finalizou o gestor.

#Esporte 22/08/2022 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER 24 times estão confirmados para a Copa Novo Oriente 2022

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio do Departamento de Esporte, Cultura, Juventude e Lazer lança a Copa Novo Oriente 2022 com 24 times participantes. A abertura do campeonato está com a data marcada para dia 08 de outubro de 2022, parte da programação de aniversário dos 65 anos de emancipação política de Novo Oriente.

Mais de 500 atletas farão parte da competição que finaliza no dia 26 de novembro de 2022. Os jogos estão previstos para acontecer Estádio Teixeirão,Vila Feliz, Trecho Crateús,Açude Oriente II,Várzea Do Feijão,Santa Rosa,Flor Do Campo, Palestina, Três Irmãos,Barro Vermelho,Cavaco, Barreiros entre outros.

O Coordenador do Departamento de Esporte, Anavaldo Coelho falou da expectativa para a realização da competição na cidade. " A expectativa é de que a competição mobilize entre dirigentes, atletas e população em geral mais de mil pessoas por jogo. Este será, sem dúvida, o maior campeonato de Novo Oriente e região. Aguardem!", pontuou.

#AssistênciaSocial 17/08/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social de Novo Oriente realizou mais de 44 mil atendimentos aos novorienteses de janeiro a julho de 2022

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizou mais de 44 mil atendimentos aos novorienteses que precisam dos programas sociais no período de janeiro a julho de 2022.

A pasta de assistência social realiza durante todo o ano a entrega de alguns benefícios eventuais para um público específico como Jejum de Semana Santa, Cestas Básicas, Kit de Natalidade, entre outros.

BENEFÍCIOS EVENTUAIS DE JANEIRO A JULHO:

Jejum da Semana Santa: 2.000

Cestas Básicas: 1.500

Urnas Funerárias: 28

Kit´s Natalidade: 180

Durante o período de Janeiro a julho de 2022 foram entregues um total de 2.333 Vale Gás para os novorienteses. Já no setor de Cadastro Único foram realizadas 9.424 famílias cadastradas; recebendo Auxilio Brasil são 6.422 e recebendo BPC são 836 pessoas.

A Secretária de Assistência Social, Nirla Sampaio falou sobre o primeiro semestre de 2022. "Durante o primeiro semestre de dois mil e vinte dois , foram atendidos aproximadamente 44 mil Novoorienteses e percebemos que os nossos atendimentos nos setores, projetos e programas da secretaria de trabalho e assistência social , desenvolveu as potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo, atendendo as demandas e requerimentos das famílias e usuários vulneráveis do município", declarou a Secretária.

Além disso o Programa do Leite realizou 8.106 atendimentos, Setor de Identidade foram 1.056. O Setor do Conselhos realizou cerca de 36 Reuniões, já o Selo Unicef /NUCA fez 95 ações neste período.

CRAS E CREAS realizaram mais de 10 mil assistências de Janeiro a Julho de 2022

A coordenação do CRAS realizou mais de 6 mil atendimentos durante este período, especificamente 6.635 atendimentos. Já o Programa Criança Feliz realizou 1.611 acompanhamentos, já o Mais Infância foram 1.240 famílias contempladas. O conselho tutelar fez 351 ações e por fim o CREAS que realizou 962 assistências.

#Saúde 12/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde de Novo Oriente realizou mais de 26 mil atendimentos no primeiro semestre de 2022

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente-CE, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou no primeiro semestre de 2022 mais de 26 mil atendimentos individualizados nas 13 Unidades Básicas de Saúde do município.

Nos primeiros seis meses do ano foram realizados 26.164 atendimentos individualizados divididos mensalmente Janeiro: 4.139; Fevereiro: 3.772; Março: 4.727; Abril: 4. 651; Maio: 4.735; Junho: 4.140 atendimentos individualizados de médicos e enfermeiros nas Unidades de Atenção Primária à Saúde.

Foram realizados 24.649 atendimentos nas UBS do município, 828 atendimentos em domicílio e outros 212 atendimentos, além disso mais 898 atividades coletivas de educação em saúde.

A Secretária de Saúde, Paula Pinheiro, pontuou a importância dos dados de atendimentos nas UBS´s de Novo Oriente, bem como a satisfação de entregar à população o resultado do trabalho das equipes de saúde. "Esses dados semestrais pontuam a importância das nossas unidades de saúde, tanto na zona rural, como também na sede do nosso município. Nós, enquanto profissionais de saúde, buscamos aproximar os novorientenses dos serviços de saúde que estão dentro da atenção primária à saúde. Assim a população que usufrui desses equipamentos possam ter suas necessidades atendidas próximas às suas residências", finalizou a Secretária.

A Estratégia de Saúde da Família é um conjunto de iniciativas da Secretaria de Atenção Primária para cuidar da população no ambiente em que vivem.

#AssistênciaSocial 18/07/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Dois veículos são entregues para uso exclusivo da Secretaria de Assistência Social Os veículos foram adquiridos por meio de recursos estadual e federal
#Cultura 02/07/2022 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER Arraiá Junino 2022

Galeria de Fotos

#Infraestrutura 28/06/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Nenen Coelho lança programa para perfuração de cem poços artesianos na Zona Rural de Novo Oriente

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente iniciou a perfuração de cem poços Artesianos na Zona Rural de Novo Oriente. O Programa intitulado Água no Campo foi lançado no último sábado 18 de junho de 2022.

Os poços artesianos são uma grande conquista para os novorientenses que residem na Zona Rural do município e durante o período de verão sofrem com a falta de água em suas casas.

Foi realizado a visita ao Poço artesiano na comunidade de Marambaia. A felicidade no rosto do Seu Osmar ao ver o resultado da perfuração.

O Prefeito de Novo Oriente, Nenen Coelho destacou a importância da água no interior, principalmente no período de estiagem no verão. " A água é um bem indiscutível para a vida de todos nós, ela nos mantém. Estamos aí com o Programa Água no Campo que levará cem poços artesianos para os novorientense", ressaltou.

Foram lançadas também o Piçarramento Três Irmãos, investimento calculado em mais de 935 mil reais. E o Programa Asfalta Novo Oriente que levará Asfalto para 19 ruas da cidade, distribuídos em cinco bairros nessa primeira etapa.

#Infraestrutura 27/06/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Prefeito Nenen Coelho inicia pavimentação asfáltica em 19 ruas de Novo Oriente-Ce

Por Aparecida Mota

No último sábado (18) de junho foi realizado a Ordem de Serviço da Pavimentação Asfáltica de diversas ruas na cidade de Novo Oriente-Ce. O Programa Asfalta Novo Oriente, asfaltará nessa primeira etapa cinco bairros da cidade, sendo 19 ruas.

Os bairros contemplados com a pavimentação asfáltica são: Bairro Vila Feliz; Bairro Lagoa Tigre Sul; Bairro Lagoa Tigre Norte; Bairro Alto da Colina e Bairro dos Anteros.

19 ruas da cidade serão asfaltadas, um investimento de mais de 4 milhões de reais para uma mobilidade de qualidade nas ruas da cidade.

Na solenidade, foram assinadas três ordens de serviços, sendo elas:

• Piçarramento Três Irmãos;

• Programa Água no Campo

• Programa Asfalta Novo Oriente

#MeioAmbiente 19/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA Prefeitura de Novo Oriente irá realizar o 1º Concurso de Fotografia da Semana do Meio Ambiente As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de Maio
#AssistênciaSocial 12/04/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL O Prefeito Nenen Coelho e a Secretaria do Trabalho e Assistência Social entregarão amanhã o “Desjejum da Semana Santa” O benefício é destinado para algumas famílias selecionadas de acordo com o banco de dados do Cadastro Único
#Infraestrutura 11/04/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Prefeito Nenen Coelho assina ordens de serviço para quatro obras em Novo Oriente

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Infraestrutura realizou solenidade de assinatura das ordens de serviço na sexta-feira (08) de duas passagens molhadas nas localidades de Barra do Riacho Seco e Malhada Grande, e sábado (09) do PSF Trecho Crateús e Rodoviária.

Na localidade de Barra do Riacho Seco serão 100 metros de extensão da obra, avaliado em um investimento de R$: 814.698,92.

Já na localidade de Malhada Grande são 30 metros de extensão de passagem molhada com o valor de

R$: 81.657,86 investidos na população da região.

As passagens molhadas beneficiaram as regiões de Barra do Riacho Seco, Várzea dos Anjicos, Várzea Cumprida, Extrema, Barro Vermelho, Chapada dos Polinos, Malhada Grande 1 e 2, Lagoa da Areia e Varzea Redonda. São locais estratégicos que causam transtornos as pessoas que precisam se deslocar entre essas regiões no período chuvoso.

O Posto de Saúde estará localizado no Trecho Crateús para atender toda a região vizinha. Já a rodoviária tem uma localização bem central, na Avenida Alcides Sales, ligando as principais rodovias, CE 187, CE 192 e CE 267 que interligam Novo Oriente às regiões.

Serão benefícios para toda a cidade, além de mobilidade, melhores condições de saúde.

#Saúde 31/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde recebe 13 novos equipamentos para a Atenção Primária à Saúde

A Secretaria de Saúde de Novo Oriente foi contemplada com 13 novos equipamentos de informática, computadores, doados pelo Governo do Estado do Ceará. Eles serão utilizados para otimizar a execução dos atendimentos realizados na Atenção Primária à Saúde.

Cada Unidade Básicas de Saúde (UBS) do município receberá um computador, esses equipamentos irão dar continuidade ao processo de informatização das Unidades de Saúde.

Os dados da Atenção Primária à Saúde serão qualificados e registrados digitalmente, dessa forma os atendimentos serão otimizados.

#Educação 30/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação faz aquisição de materiais esportivos para escolas do município

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Educação fez a aquisição de dez itens para a prática esportiva nas escolas do município.

Entre os itens estão bolas de campo, society, futsal, vôlei, handebol, redes de futsal e vôlei, troféus para campeão e vice, masculino e feminino e medalhas.

O incentivo às práticas esportivas das escolas fazem parte do conjunto de ações da educação para desenvolver os alunos da rede municipal e dar suporte na aula de educação física.

Estão acontecendo os interclasses entre as escolas do município na praça da juventude.

#AssistênciaSocial 30/03/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Novo Oriente recebeu diploma de ouro por ações executadas na área da Primeira Infância

A certificação foi concedida na última segunda-feira (28) durante o 5º Encontro Estadual do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Ceará, ocorrido no Gran Mareiro Hotel, em Fortaleza. A Secretária de Trabalho e Assistência Social, Nirla Thais, recebeu pessoalmente a premiação.

175 municípios foram certificados com diplomas de ouro, prata e bronze por terem concluído, aprovado e instituído os planos municipais intersetoriais da Primeira Infância. Novo Oriente recebeu o diploma de ouro por conta dos bons resultados dos indicadores obtidos até agora e pelo plano de ação criado que será executado durante os anos que virão.

As ações da "Primeira Infância" fazem parte do programa "Mais Infância Ceará", que defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado às crianças de 0 a 6 anos, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais.

É uma política pública que virou lei em 2021 e que atua de forma conjunta, intersetorial, com diversas áreas da administração pública como Assistência Social, Educação e Saúde. Seu propósito é melhorar a qualidade de vida das crianças cearenses.

#Saúde 30/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Conselho de Saúde realiza reunião para alinhamento das ações mensais

Por Aparecida Mota

A Prefeitura de Novo Oriente por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (30) uma reunião de alinhamento mensal do Conselho Municipal de Saúde. São 28 membros no conselho divididos em 14 titulares e 14 suplentes.

A composição possuí as representações: Governo municipal, Prestadores de Serviços, Profissionais de saúde e usuários.

O que o Conselho Municipal de Saúde?

É o órgão que fiscaliza e acompanha as políticas públicas de saúde, além das aplicações dos recursos públicos. Tem como objetivo fiscalizar, acompanhar, aprovar e trazer as demandas das comunidades para discursão e aprovação do conselho.

De acordo com a Coordenadora, Mirian Sales o conselho é obrigatório dentro do organograma da pasta Saúde, ele é responsável por dar legalidade aos processos de gestão. Todo mês é realizado um encontro com os membros, podendo ocorrer reunião extraordinária, de acordo com as demandas.

Conheça as pautas discutidas nessa quarta-feira (30)

• Discursão sobre a realização da I Conferencia Municipal de Saúde Mental

• Aprovação da prestação de contas do 3° quadriênio de 2021 em audiência pública na Câmara Municipal pelo Conselho Municipal de Saúde;

• Apresentação da Lei N° 855/2022 do Preveni Brasil aprovada pela Câmara Municipal;

• Doação do Governo do Estado de 13 computadores de mesa para as equipes de atenção primaria;

• Remanejamento dos profissionais da Unidade Centro de COVID para o Hospital Municipal, pois o mesmo será temporariamente desativado;

• Discursão do Projeto Programa Saúde Comagente para os ACS e Agentes de Endemias;

• Discursão do novo decreto do Governo do Estado n° 34600/2022 sobre o uso da máscara;

#Educação 17/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação inicia a entrega dos livros da Educação Infantil

A Secretaria de Educação de Novo Oriente já começou a realizar a entrega dos Kits de Livros da Educação Infantil, tanto para alunos quanto para professores.

A compra dos itens foi feita com recursos próprios e faz parte de um plano maior para a educação municipal, que é dar qualidade e suporte na educação de base, para que desde cedo os estudantes tenham acesso a uma aprendizagem que possa extrair o máximo de seu potencial.

A coordenadora da Educação Infantil, Renata Cavalcante, destaca a importância desta ação: "Analisamos cuidadosamente o material do aluno e do professor em relação à qualidade e proposta. Os livros da Educação Infantil norteiam o trabalho para um ensino de qualidade. É um material estruturado, que trabalha a prática de forma lúdica e logo após a questão da escrita. Um material dinâmico que fortalece a prática pedagógica."

Essa é a primeira vez que uma gestão municipal distribui livros para a educação infantil. Dentre os itens estão livros didáticos e paradidáticos, confira abaixo a lista com a quantidade de materiais que alunos e professores irão receber:

Kit do professor:

- Bolsa

- Caderno de planejamento

- Proposta pedagógica

- Card para leitura

- Cartazes

- Manual do Professor

Mais de 100 kits para professores

Kit do aluno:

- 02 anos: Livro didático volume único e uma agenda

- 03 anos: Livro didático volumes 1 e 2 e uma agenda

- 04 anos: Livro didático volumes 1 e 2 e uma agenda

- 05 anos: Livro didático volumes 1 e 2 e uma agenda

Mais de 1.200 kits para estudantes

#Agricultura 26/01/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA Programa Hora de Plantar beneficia cerca de 3.500 agricultores em seis dias de distribuição de sementes

Por Aparecida Mota

A Prefeitura de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Ematerce, beneficiará cerca de 3.500 agricultores do município com o Programa Hora de Plantar. São seis dias de entrega divididos por distritos da cidade. As sementes distribuídas são Sementes de Milho Híbrido, Milho Variedade e Sorgo Forrageiro.

De acordo com o calendário das sementes do Hora de Plantar, o Distrito de Emaús iniciou o recebimento na quinta-feira (20), seguido do Distrito de São Raimundo, na sexta-feira (21). Hoje, segunda (24) é a vez do Distrito de Três Irmãos, terça-feira (25) segue com a localidade de Santa Maria, quarta-feira (26) é Palestina e a previsão de finalização da entrega é no dia 27 de janeiro com a distribuição para os residentes na sede.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudino Sales, é muito importante o recebimento dessas sementes devido ao fato de serem selecionadas. "São sementes de milho híbrido, são sementes fiscalizadas, um material de um poder genético excelente, são sementes com um poder de germinação muito alto", pontua o Secretário.

Além da distribuição de sementes via Programa Hora de Plantar, também é feito a distribuição de mudas de caju e sabiá para os apicultores e pecuaristas, distribuição de palmas, público do Programa Mais Leite, buscando incentivar a produção de leite, além do Programa Aração de Terras.

#Educação 24/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação Socioemocional: Um olhar para a saúde e autocuidado do professor na atualidade foi tema da palestra de abertura

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Educação iniciou neste dia 24 de janeiro a Jornada pedagógica 2022 cuja temática é:O Socioemocional no processo de Ensino Aprendizagem. A palestrante é a Profª Dra. Ana Maura Tavares.

Durante a transmissão, a palestrante abordou com a rede de ensino de Novo Oriente a Educação Socioemocional: Um olhar para a saúde e autocuidado do professor na atualidade. Foi transmitido no canal do youtube da Prefeitura de Novo Oriente CE, de forma virtual.

A Secretária de Educação, Cristiane Coutinho explicou que a escolha do tema se deu de acordo com a importância das habilidades enquanto profissionais de educação. "Precisamos trabalhar nossas habilidades, como ética, paciência, além disso o profissional do futuro precisa se adaptar e ter esse autocuidado com sua saúde, a palestrante vem para somar e ajudar nossos profissionais", destacou a Secretária.

A programação segue até dia 28 de janeiro com planejamento dos professores. Veja aqui o folder de programação:

#AssistênciaSocial 19/01/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Novo Oriente realiza ação para duas famílias em situação de vulnerabilidade social no município

Por Aparecida Mota

A Prefeitura de Novo Oriente, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizou a entrega de cestas básicas, roupas, calçados e acompanhamento familiar de duas famílias em situação de vulnerabilidade social no Bairro Alto da Colina. Uma das casas foi reformada devido a situação de risco para a família.

As equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Secretaria de Saúde irão acompanhar e dar suporte para o ambiente familiar. A ação beneficiou famílias que possuem pessoas com deficiência.

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Nirla Sampaio destacou a importância da ação e como é gratificante poder ajudar. "É um trabalho gratificante pois faz a diferença na vida das famílias mais vulneráveis, ver a alegria nos olhos recebendo o que para gente pode ser mínimo, mais que pra eles se torna muito é algo que faz todo o nosso trabalho valer a pena", pontuou.

A ação contou com apoio da Secretaria de Infraestrutura para realização da reforma.

#AssistênciaSocial 12/01/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeito Nenen Coelho participa da entrega de 300 Cestas Básicas, uma parceria com a Ação Brasileiros pelo Brasil A Ação Brasileiros pelo Brasil faz parte da Fundação do Banco do Brasil
#AssistênciaSocial 13/12/2021 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL A Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizará a entrega do Vale-gás no dia 17 de Dezembro

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizará a entrega do Vale-gás no dia 17 de Dezembro (sexta-feira), na Praça da Juventude, das 08h às 15hrs. É importante que todos os beneficiários compareçam no dia marcado para receber o benefício.

O vale-gás social é uma das medidas de auxílio às famílias vulneráveis no enfrentamento ao coronavírus. Foram contempladas com o benefício, as famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância; inseridas no Cadastro Único e beneficiárias do antigo programa Bolsa Família e os jovens inseridos no programa Superação.

A lista dos beneficiários aqui do município de Novo Oriente você confere no link abaixo:

#Cultura 13/12/2021 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER RESULTADO PRELIMINAR DA SEGUNDA CHAMADA LEI ALDIR BLANC É DIVULGADO

Devido à ausência do preenchimento de todas as vagas para inscrição de projetos no edital da Lei Aldir Blanc de Novo Oriente, uma segunda chamada foi aberta para preencher as vagas restantes.

A lista com o resultado preliminar da segunda chamada pode ser acessada no link abaixo:

#Cultura 10/12/2021 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER Resultado final do edital da lei Aldir blanc é definido

O resultado final do edital da Lei Aldir Blanc de Novo Oriente foi definido. Você pode conferir os contemplados na lista abaixo.

#Cultura 04/12/2021 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER Resultado do edital da Lei Aldir Blac de Novo Oriente é definido

O resultado preliminar do edital da Lei Aldir Blanc de Novo Oriente foi definido. Todas as vagas foram preenchidas e a classificação dos projetos se deu por nota. Confira abaixo a lista dos projetos aprovados.

#Infraestrutura 30/11/2021 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Prefeito Nenen Coelho dá inicio ao projeto Sinalize em Novo Oriente

Iniciamos no último dia 12 de novembro o projeto Sinalize. São 20 mil metros quadrados de asfalto que irão contemplar três bairros: Vila Feliz, Padre Joviniano e Conjunto Otávio Leite.

O asfaltamento começou pela Av. Ulisses Guimarães, e, posteriormente, seguirá para os bairros Conjunto Otávio Leite e Padre Joviniano. "Essa ação trará condições de acessibilidade para os moradores do bairro de Vila Feliz", afirma o Prefeito Nenen Coelho.

#Educação 30/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeito Nenen Coelho e Secretária de Educação Cristiane Coutinho realizam entrega dos kits do Programa Contexto

O Prefeito Nenen Coelho e a equipe gestora da Escola Eufrasino Neto realizaram no último dia 12 de novembro a entrega do Kits do Programa Contexto, na própria escola.

O Programa tem como objetivo ajudar os estudantes a manter os hábitos sanitários (distribuindo álcool em gel e máscaras) e combater a pobreza menstrual (doando absorventes). Outras escolas do município também irão receber os Kits do programa.

O encontro contou ainda com a participação da Vice-prefeita Jane Chaves, da Secretária de Educação Cristiane Coutinho e da Vereadora Vilani Jacó.

#Educação 30/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeito Nenen Coelho inaugura a revitalização da Escola Dr. José Maria Fernandes Leitão

A Escola Dr. José Maria Fernandes Leitão teve a inauguração de sua revitalização comemorada no último dia 12 de novembro.

Os estudantes preparam apresentações para o momento, tivemos uma performance artística de dança belíssima e uma demonstração do talento do time de futebol da escola.

Além de uma cerimônia para celebrar a reforma, o Prefeito Nenen Coelho anunciou que a escola ganhará um ginásio no próximo ano, uma notícia que foi muito bem recebida.

#Infraestrutura 30/11/2021 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Prefeito Nenen Coelho assina ordem de serviço da construção da cobertura do ginásio de Vila Feliz

O Prefeito Nenen Coelho assinou a ordem de serviço da construção da cobertura do ginásio do bairro de Vila Feliz no último dia 12 de novembro.

A obra tem o intuito de estimular ainda mais a prática de esportes, assim trazendo mais conforto para a comunidade.

#Infraestrutura 30/11/2021 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Prefeito Nenen Coelho inaugura a revitalização do São Francisco

O Prefeito Nenen Coelho realizou a entrega da revitalização e ampliação do São Francisco e de sua pracinha.

O espaço está agradável e aconchegante. Sua reforma foi pensada para melhor acomodar a população, temos bancos confortáveis e bem espaçados, vagas de estacionamento e vagas preferenciais, além de uma iluminação noturna na estátua do São Francisco.

#Cultura 30/11/2021 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER Prefeitura de Novo Oriente e o Prefeito Nenen Coelho entregam certificados do curso de confecção de flores com E.V.A

Realizamos no último dia 13 de novembro a entrega dos certificados do Curso de Confecção de Flores com E.V.A.

Um projeto que beneficia os novorientenses e de suma importância. Tivemos mais de 80 participantes capacitados.

Alguns dos participantes demonstraram até interesse em seguir uma carreira na área!

#Educação 30/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeito Nenen Coelho inaugura a revitalização da creche Antônia Rodrigues

A inauguração da revitalização da creche Antônia Rodrigues aconteceu no último dia 13 de novembro.

Entregamos um espaço reformado, ampliado e de muito conforto para os estudantes e educadores. Fomos recebidos na escola com carinho pela equipe e tivemos apresentações musicais e artísticas dos alunos, desde encenações até apresentações musicais.

Mais um espaço de conforto e qualidade para nossa população.

#Infraestrutura 30/11/2021 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Prefeito Nenen Coelho assina Ordem de Serviço na localidade Cavaco e conta com a presença de Vereadores de Novo Oriente

O Prefeito Nenen Coelho assinou, na localidade de Cavaco, a ordem de serviço da obra que realizará a Pavimentação em Pedra Tosca na região.

Esta é mais uma importante obra que trará mais conforto e qualidade de vida aos novorientenses! A obra, inclusive, já está sendo executada.

#Educação 29/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO O Prefeito Nenen Coelho realizou a entrega de mais 122 medalhas para os estudantes da rede pública de ensino

No dia 12 de novembro o Prefeito Nenen Coelho e a equipe da Secretaria de Educação realizaram a entrega de 122 medalhas para os estudantes da rede pública que foram vencedores na 12ª edição da Olimpíada Canguru de Matemática. Foram 27 medalhas de ouro, 18 de prata, 08 de bronze e 69 medalhas de honra ao mérito.

Além da premiação da Olimpíada Canguru, foram entregues medalhas da Olimpíada de Língua Portuguesa, premiados os formandos da Turma de Competências Digitais e os vencedores da Redação do Concurso Peteca e do Simulado Campeão.

Nossos estudantes, além de merecedores, são muito competentes. Parabéns!

#Cultura 22/11/2021 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER Prefeitura lança o edital da Lei Aldir Blanc

A Prefeitura de Novo Oriente deu início a execução da Lei Aldir Blan ao lançar o edital para participação dos novorientenses que se encaixam nas categorias contempladas. As Inscrições serão realizadas no setor de Licitação, na sede da Prefeitura. Para mais informações vejo o edital, o link para donwload está a baixo.

#Saúde 10/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE 52 mamografias foram realizadas em Novo Oriente no dia 08/11

Na última segunda-feira, 08/11, foram realizadas 52 mamografias em Novo Oriente, na Unidade Móvel de Mamografia, mais conhecida como caminhão amigo do peito.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e a Unidade Móvel de Mamografia. Foram realizadas 52 mamografias em mulheres acima de 50 anos.

Uma nova data para a vinda da Unidade Móvel ao município já está sendo avaliada. Quando for confirmada, avisaremos com antecedência.

#Agricultura 10/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA Novo Oriente inicia a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa

Começou a 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa ???? A vacinação é obrigatória para os animais com até 2 anos de idade! Após a compra da vacina, o produtor deve se deslocar à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou a Ematerce para fazer sua declaração de vacina.

Os produtores que não possuírem animais nessa idade devem declarar o rebanho total nos locais citados até 30 de novembro. Também estamos em campanha de vacinação contra a BRUCELOSE, essa consiste em vacinar somente as bezerras de 3 a 8 meses, até 31 de dezembro.

Para maiores informações procurem a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Novo Oriente.

#Saúde 10/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Escola Professor Francisco Edson de Oliveira é a primeira do município a receber o Selo Seguro da Sesa

A Secretária de Saúde do Ceará (Sesa) concedeu,na última segunda-feira (08), o selo Ensino Seguro à escola Professor Francisco Edson de Oliveira, localizada no distrito de Monte Alegre.

A escola foi a primeira instituição de ensino do município de Novo Oriente a receber a certificação! Certificação essa que tem como objetivo reconhecer o cumprimento de medidas de prevenção à Covid-19.

Para solicitar o Selo Ensino Seguro, a escola deve se cadastrar na plataforma Saúde Digital e cumprir os requisitos necessários.

#Educação 28/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Novo Oriente está entre as primeiras 30 cidades do país com o melhor desempenho no Ioeb

O Município de Novo Oriente está entre as primeiras 30 cidades do país com o melhor desempenho no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb)! Superamos a média estadual e nacional!

O Ioeb indica as oportunidades educacionais oferecidas para todas crianças e jovens em um município ou estado. Inclui tanto informações referentes à qualidade da oferta para alunos que frequentam as redes públicas e privadas, como também informações referentes àquelas crianças e jovens que não frequentam a escola.

Mesmo durante a pandemia, Novo Oriente se manteve e conseguiu aumentar a média do índice, você pode acompanhar nos gráficos nas imagens seguintes.

Este resultado é fruto de um grande esforço, um grande esforço coletivo, de gestores, professores, estudantes, famílias, profissionais escolares e todos aqueles que contribuem com a educação escolar.

A Secretária de Educação, Cristiane Coutinho, juntamente de toda a equipe da Secretaria de Educação, parabeniza todos os envolvidos nesta grandiosa conquista. Ela reforça seu compromisso com a educação do município, "Nossa meta é sempre ir além", declara.

Parabéns, novorientenses, por essa vitória!

#Educação 06/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Escola Francisco das Chagas Mota dará início amanhã (07/08) ao projeto Aula Itinerante

Devido ao momento pandêmico que estamos vivenciando há meses, a Escola Francisco das Chagas Mota teve a ideia de criar o Projeto Aula Itinerante. O projeto terá início amanhã, no sábado letivo (07/08) e se estenderá por mais doisencontros.

Como será o projeto? Os professores vão se deslocar em um ônibus escolar para determinadas regiões. Eles vão desenvolver atividades recreativas, de contação de histórias, criação de peças, jogos educativos e música. O objetivo da Aula Itinerante é levar a escola, fora do prédio escolar, para perto dos estudantes.

A escola selecionou três pólos, o primeiro polo será na região de Xique-xique, o segundo será em Ipueiras e o terceiro na Flor do Campo, no campo do Noelson, perto da sede dos pescadores.

#Saúde 03/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS Alto da Colina recebe hoje o médico da Unidade

O Dr. Davi Ferreira foi contratado como médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto da Colina, ele chegou hoje e foi recepcionado pela equipe de Estratégia de Saúde da Família e pela equipe da Secretaria de Saúde.

O médico fará o acompanhamento das famílias da região na Unidade, que tem como um dos propósito de atuar na prevenção de doenças, diagnósticos precoce e ter um contato mais direto com a população. "O Dr. Davi veio para somar com a equipe de Saúde da Família da UBS Alto da Colina", afirma a Secretária de Saúde, Paula Pinheiro.

"Eu vim contribuir com o Município, já tinham me falado que era um bom lugar de se trabalhar e eu resolvi vir para atender a população", declara o médico Davi Ferreira.

#Agricultura 02/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA Prefeito Nenen Coelho assina ordem de serviço para reforma do Abatedouro municipal em Novo Oriente-CE

Por Aparecida Mota

Na manhã desta segunda-feira (02), o Prefeito Municipal de Novo Oriente CE, Nenen Coelho assinou a ordem de serviço para reforma do Abatedouro Municipal. A reforma iniciará hoje e tem um prazo de 4 semanas para sua conclusão.

A empresa responsável pela obra é a CSK Gesso, localizada na R. Luis Bezerra - Boa Vista, Novo Oriente - CE, 63740-000. O representante da empresa, Kesley Mota, esteve presente no momento da assinatura da ordem de serviço.

"Será feito mudanças em toda a parte elétrica, pintura, piso, retelhamento e o forro PVC. queremos entregar a obra no máximo em 30 dias, se não houver nenhum empecilho", destacou Kesley.

O Prefeito Municipal de Novo Oriente-CE, Nenen Coelho declarou que a obra é 100% com recursos próprios. "Hoje estamos iniciando essa obra e ela está em comum acordo com o que é exigido pela justiça do município. Essa obra é de extrema importância e que a cada dia possamos buscar melhorias nos serviços públicos para os nossos munícipes", finalizou o Prefeito.

O abatedouro é um local destinado ao abate de animais com a finalidade do consumo público. Geralmente são localizados em locais mais reservados e próximos aos produtores locais.

#Saúde 01/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município de Novo Oriente-CE zera casos confirmados de Covid-19 no município

Por Aparecida Mota

A cidade cearense, localizada a 400km da Capital Fortaleza registrou na noite de ontem (31) nenhum caso de Covid-19 no município. Há cerca de sete dias o município monitorava apenas dois casos da doença.

No último dia do mês de julho foram feitos dois testes em casos suspeitos da doença e ambos foram negativos. Ao passo que os dois pacientes positivos receberam alta no mesmo dia, zerando todos os casos.

O Prefeito de Novo Oriente-CE, Nenen Coelho comemorou em sua rede social Instagram o município não ter nenhum caso confirmado da doença. Em trecho da legenda na publicação de comemoração ele pontua que "Foram sete dias com apenas dois pacientes positivos para o Coronavírus, em isolamento domiciliar. Hoje ambos receberam alta e estamos sem nenhum caso confirmado no momento da doença. Resultado de dedicação e medidas mais severas tomadas no decorrer desse primeiro semestre! A pandemia não acabou! Precisamos manter todos os cuidados sanitários para que logo, possamos retornar a nossa rotina normal.

No trecho da mensagem aos internautas em seu Instagram ele afirmou ainda que a unidade de covid continuará aberta para atender os que precisarem.

O boletim epidemiológico é postado todos os dias com informações detalhadas sobre os casos de Covid-19 no perfil oficial da Prefeitura Municipal de Novo Oriente-CE.

#Agenda 21/07/2021 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Prefeito Nenen Coelho participa de encontro das ações do Pacto contra à Covid-19 na cidade de Crateús

Por Aparecida Mota

Ontem pela manhã (20) houve o encontro das ações no Pacto contra o Coronavírus na cidade de Crateús. O pacto é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará que visa o auxílio no cadastramento com intuito de facilitar o acesso à vacinação de toda a população cearense.

O Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Deputado Evandro Leitão (PDT), junto aos parceiros, chegou a Crateús para fortalecer o cadastro da vacinação nas cidades do Interior.

"O Pacto contra o Coronavírus é uma união de esforços de 18 entidades que se juntaram com um único objetivo de salvar vidas. Estamos percorrendo as 14 macrorregiões do Estado do Ceará", ressaltou o Presidente da Assembleia.

O Prefeito de Novo Oriente-CE, Nenen Coelho (SOLIDARIEDADE) esteve no encontro e comentou sobre a importância do Pacto Contra o Coronavírus no interior do Estado.

"Estivemos em Crateús, já para essa mobilização, através da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e também da imprensa. É uma mobilização para que todos tenham acesso e possa fazer seu cadastro, tendo maior facilidade em receber imunização contra à Covid-19", declarou.

A campanha para fortalecer o cadastro no interior do Estado é uma parceria entre Assembleia Legislativa, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e IDT. As ações do pacto no interior começaram na segunda-feira (19/07), por Sobral e Viçosa do Ceará, e seguiram para Crateús e Tauá, ontem (20/07).

#AssistênciaSocial 19/07/2021 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL 17 beneficiados recebem o cartão do Auxílio Cesta Básica hoje (19/07) em Novo Oriente

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria do Trabalho e de Assistência Social, está realizando hoje (19/07) a entrega dos cartões do Auxílio Cesta Básica. Ao todo 17 pessoas foram contempladas com o benefício.

Cinco mercantis da cidade aceitam o cartão, confira abaixo a lista de beneficiados e os locais onde o cartão do auxílio é aceito

Mercantil Menor Preço

Mercantil Hiper Box

Mercantil Avenida

Mercantil Center um

Mercantil Mercadinho Compre Bem

O Auxílio Cesta Básica é um benefício de 200 reais distribuído pelo Governo do Ceará. Dividido em duas parcelas de 100 reais. O público alvo são trabalhadores de transporte alternativo e escolar, feirantes, ambulantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativo, bugueiros, guias de turismo e despachante documentalista de trânsito.

#Agricultura 19/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente cria projeto para apoiar a Ovinocaprinocultura dos criadores do município

Na última sexta-feira (16/07) o município de Novo Oriente realizou um evento para dar início ao projeto que irá apoiar a Ovinocaprinocultura dos criadores do município.

Segundo a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Ovinocaprinocultura visa incentivar a produção e consumo de carne e leite de ovinos e caprinos por meio de um sistema de produção eficiente e rentável para tornar a atividade competitiva no mercado.

Os criadores de Novo Oriente irão receber assistência técnica para melhorar o rebanho através da sanidade dos animais, de uma alimentação mais adequada e do incentivo de ganhos genéticos do rebanho.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai destinar um Agente Rural para acompanhar os criadores e ensiná-los técnicas que possam otimizar o trabalho feito por eles.

#Saúde 12/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 818 famílias serão beneficiadas com a UBS Alto da Colina em Novo Oriente-CE

Por Aparecida Mota

Na manhã de hoje (12) foi inaugurado a Unidade Básica de Saúde, Alto da Colina. A UBS atenderá 818 famílias cadastraras no local. As instalações conta com consultório médico, de enfermagem, recepção, sala de triagem.

O Prefeito Municipal de Novo Oriente-CE, Nenen Coelho falou da importância da unidade para a população do bairro.

"Aqui beneficiará muitas famílias da nossa cidade. O espaço já está à disposição para servir e acolher todos do bairro", relatou o prefeito.

A Secretária de Saúde, Paula Pinheiro destaca a importância da unidade de saúde e frisou os atendimentos que serão realizados no local.

"A UBS é a porta de entrada do SUS. Aqui à comunidade vai ter acesso aos serviços básicos como médico, de enfermagem, vacinas entre outros", destacou a Secretária de Saúde, Paula Pinheiro.

A unidade de saúde fica localizada na rua Álvaro Coelho, bairro Colinas, n° 706.

#Infraestrutura 06/07/2021 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Novo Oriente lança projeto com ações de limpeza em todos os bairros da cidade

O programa Meu Bairro, Cuidar faz bem! iniciou nesta segunda-feira (05), com ações de limpeza e melhoria na infraestrutura dos bairros. A cada semana dois bairros receberão o projeto, até que todos sejam contemplados.

Ao todo serão 10 ações feitas nos bairros. Sendo elas: Saneamento básico, iluminação pública, serviços tapa buraco, limpeza e coleta de lixo, recuperação de asfalto no centro da cidade, recuperação das praças, poda de árvores, pintura de meio fio, sinalização nas ruas, redutores de velocidade.

O Secretário de Infraestrutura, Maury Coelho, destacou que as ações visam melhorias para todos os bairros da cidade. "Integrar os bairros com uma melhor infraestrutura, melhorar a qualidade de vida das pessoas e conscientizar a população de que mantendo o bairro limpo, conseguimos ter uma melhor qualidade de vida é um dos nossos objetivos com as ações", pontuou o Secretário.

De acordo com com o cronograma estabelecido pela prefeitura as ações se darão nesta sequência:

05 à 09 de julho: Açude Oriente I e Açude Oriente II

12 à 23 de julho: Vila Feliz e Várzea do Feijão

19 à 23 de julho: Lagoa do Tigre Sul , Vila Pereiros e Lagoa Norte

26 à 30 de julho: Anteros e Padre Joviniano

02 à 06 de agosto: Brisa do Oriente, Trecho Crateús e Vila Otávio Leite

09 à 13 de agosto: Alto Alegre, Trecho Tauá, Colinas e Centro

#AssistênciaSocial 06/07/2021 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Gestantes beneficiadas por programas sociais recebem kits de natalidade em Novo Oriente
#Educação 04/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Apae de Novo Oriente participa do Bazar Solidário em Sobral

O Bazar Solidário tem como propósito vender produtos doados pela Receita Federal para ajudar três Organizações Sociais. Esse ano as instituições ajudadas são a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Novo Oriente, a Sociedade de Apoio à Família Sobralense (Safs) e a Fazenda Esperança, também de Sobral.

A Secretária de Educação, Cristiane Coutinho, declara que esse é só o início das conquistas para a Apae de Novo Oriente "O Bazar Solidário é o pontapé inicial para que a instituição da nossa cidade consiga ter uma uma estrutura física adequado para melhor receber nossa comunidade", concluiu a Secretária.

Cada uma das três instituições participantes do Bazar Solidário foram escolhidas devido ao projeto apresentado por cada uma. A Apae de Novo Oriente pretende criar uma nova sede, pois a atual não comporta mais o contingente de estudantes; A Safs está desenvolvendo uma Padaria Escola que visa a capacitação das pessoas atendidas pela instituição e assim, futuramente, gerar recursos próprios que ajudem ela a se sustentar financeiramente; já a Fazenda da Esperança criou um projeto de sustentabilidade, a implantação de energia solar que pretende diminuir os gastos com energia elétrica das casas que acolhem os dependentes químicos cuidados pela instituição.

Toda a mercadoria arrecada é distribuída igualmente para as três instituições, em partes iguais, "Se sobrarem produtos eles serão divididos paras a três, que serão levados de volta para as instituições, onde serão vendidos", afirma Ana Clara, diretora da Apae de Novo Oriente.

As mercadorias são doadas pela Receita Federal, mas a responsabilidade de organização e realização do Bazar fica a cargo das três instituições beneficiadas com a doação. Elas ficam responsáveis desde o transporte da carga para o local do evento até o planejamento e execução do Bazar Solidário.

Márcia Mesquita, representante da Sociedade de Apoio à Família Sobralense (Safs), uma das três organizadoras do Bazar Solidário, afirma que ele está sendo feito com muito cuidado e satisfação. "Nós inscrevemos um projeto para poder cuidar da parte da sustentabilidade da Safs, uma Padaria Escola. Que se deus quiser, ao final de todo esse processo, queremos construir num espaço próprio da Safs, uma Padaria Escola que vai nos ajudar, não só na questão da formação dos nossos adolescentes e jovens, na formação de uma profissão, mas também na sustentabilidade na nossa instituição", declara Márcia.

A Diretora da Fazenda Esperança, Francisca Franciene, uma instituição filantrópica que trabalha na recuperação de dependentes químicos, está criando um projeto de sustentabilidade para implantar a energia solar. "Assim a gente aproveita a energia do sol e diminui os custos mensais da energia que a gente paga todos os meses, porque, atualmente, nós temos seis casas em três locais. Então vamos ver se essa energia solar se estende aos três locais, dessa forma a gente diminui o custo mensal e também contribuímos para o meio ambiente, respeitando e zelando pela natureza", afirma Francisca.

A Fazenda da Esperança, além do acolhimento, realiza uma ressocialização dos seus residentes para o mercado de trabalho. A Fazenda possui uma padaria, uma marcenaria, trabalha na criação de animais, no plantio e na colheita. Ela possui cursos de profissionalização e conta com o apoio de empresas locais para dar uma oportunidade a eles no mercado de trabalho.

O Bazar Solidário se encerrará na terça-feira (06/07), às 16:00, e há mais a necessidade de marcar horário para entrar no Bazar, você pode ir em qualquer horário entre a abertura e o fechamento do evento.

#Infraestrutura 02/07/2021 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Prefeitura reforma sete creches de Novo Oriente (Ce)

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente (Ce), por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou a reforma das creches do município. Ao todo são sete creches municipais que estão passando por reformas.

O Secretário de Infraestrutura, Maury Coelho, destacou que as reformas das creches estão acontecendo de forma gradativa. "A reforma concluída no momento é da creche Antônio Claudino. Estamos trabalhando na Crescendo Brincando, Três Irmãos e vamos iniciar a do São Raimundo", pontuou o Secretário.

Ele destacou ainda que as reformas estão previstas desde o início do ano devido a situação que a gestão recebeu as unidades e com o retorno das aulas devido a pandemia, a educação tem um plano do governo do estado a cumprir para uma volta às aulas segura.

As obras estão acontecendo nas creches infantis tanto na área urbana como rural. As unidades de ensino infantil do município que estão passando pelo processo de reforma são elas:

Creche Crescendo Brincando (Trecho Tauá)

Creche Castelo dos Sonhos (Três Irmãos)

Creche Maria José Bezerra de Melo (Vila Feliz)

Creche Antônia Rodrigues (Próximo ao Santo)

Creche Otávio Rodrigues (Sede)

Antônio Claudinho (Macacos)

Creche Edival Araujo (São Raimundo)

#Infraestrutura 01/07/2021 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Oito comunidades da região serrana de Novo Oriente-CE serão beneficiadas com projeto que levará água até 13 de julho

O Prefeito Municipal de Novo Oriente-CE, Nenen Coelho esteve reunido com representantes da Enel e Pró Energy para decidir a data de início do projeto Serra que levará energia trifásica para a Torre Anemométrica e para o sistema de abastecimento da região serrana. Oito comunidades serão beneficiadas com o projeto até 13 de julho.

"É um compromisso nosso trazer o mais breve possível água para as residências dessas famílias. Esse projeto de energia está avaliado em mais de 700 mil reais, e é uma luta nossa, juntamente dos Deputados Evandro Leitão e Genecias Noronha e do Governador Camilo Santana", declarou o Prefeito.

As oito comunidades beneficiadas com o projeto são das regiões da Gameleira, Carrasco, Baixa Fria, Caldeirão, Trincheiras, Liberdade, Lagoa e Barra do Vento.

"A Energia Trifásica, que sairá da comunidade Emaús para a Serra da Gameleira, é o que irá viabilizar o bombeamento de água para a casa dos moradores dessas comunidades. Nosso trabalho é levar água a todas as suas residências, contem com a gente", finalizou o Prefeito.

A região da Gameleira também receberá a CE que ligará o Ceará ao Piauí, permitindo um melhor tráfego entre os Estados.

#Saúde 01/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novo Oriente-CE recebe 415 doses extras de imunizante contra à Covid-19

O município de Novo Oriente-CE recebeu hoje (01), 415 doses extras de imunizantes contra a Covid-19. O público alvo das doses serão adultos de 40 a 42 anos de idade cadastrados no saúde digital do governo do Ceará.

As doses do imunizante são AstraZeneca enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde. A Secretária de Saúde, Paula Pinheiro explica sobre a chegada das doses e importância desse recebimento para a vacinação do município."É de grande importância essas doses para que o município possa continuar avançando no processo de vacinação" relatou a secretária.

A secretária pontua ainda que segue aguardando para amanhã a chegada de novas doses de imunizantes contra à Covid-19 para dar seguimento a rotina de vacinação.

A cidade possui mais de 15 mil pessoas vacinadas com primeira e segunda dose da vacina contra à Covid-19.

#Saúde 24/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novo Oriente aplica primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 1.721 pessoas em dois dias

A Prefeitura de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Saúde, vacinou 1.721 pessoas em 48h. Os munícipes receberam a primeira dose do imunizante sábado (19) e domingo (20) no Arraiá da vacinação.

O local escolhido para o Arraiá da vacinação foi o Colégio Francisco Rufino, devido ao amplo espaço para comportar as pessoas que foram imunizadas. Já são mais de 33% da população vacinada na cidade com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

A população que recebeu a primeira e a segunda dose somam 4.154 munícipes, porcentagem de 14% dos novorientenses. Ao todo no município já foram 7.795 doses aplicadas.

ASCOM PMNO - Edinardo Cavalcante

#Agricultura 24/06/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA Novo Oriente lança o edital do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, lançou o edital do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com doação simultânea.

Esse programa consiste na venda de produtos agrícolas dos agricultores familiares onde esses mesmos produtos vão ser doados para instituições sociais do município de Novo Oriente como Creches, CRAS e Apae.

Para mais informações leia o edital abaixo.

#Educação 17/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Prefeitura de Novo Oriente realiza novamente o evento Célula de Mediação de Conflitos, Justiça Restaurativa e Cultura

A Célula de Mediação de Conflitos, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, é um projeto que promove um ambiente escolar mais seguro e democrático por meio de seminários, palestras e metodologias e práticas circulares.

A Célula existe no Ceará desde 2017 e foi implementada no Município de Novo Oriente em 2018. Por vivermos em uma sociedade cada vez mais violenta, com índices que crescem cada vez mais, uma das formas de combater esse problema é construir, juntamente com os jovens no seu ambiente escolar, soluções para resolver conflitos de forma respeitosa, segura e acolhedora.

A atuação da Célula ocorre de forma intersetorial, unindo as Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde. "Políticas públicas, para serem bem-sucedidas, devem ser trabalhadas unindo toda a rede de garantia de direito, pois cada setor administrativo irá contribuir dentro da sua capacidade técnica e suas especificidades", afirma o psicólogo Pedro Monteiro, mediador da Célula em Novo Oriente desde 2018 e atual presidente da comissão intersetorial responsável por ela aqui no município.

Os círculos terapêuticos e as mediações de conflitos são exclusivos para os membros que compõem a comunidade escolar, gestores, professores, alunos, demais funcionários da educação e familiares dos estudantes. Ao todo foram três encontros, o primeiro com os coordenadores da Secretaria de Educação, o segundo com os coordenadores escolares da sede e o terceiro com os coordenadores escolares da zona rural.

Devido a pandemia da Covid-19 os encontros foram realizados apenas para os coordenadores, mas o objetivo da "Célula" é abranger todo o ambiente educacional. Futuramente os encontros serão realizados nas escolas, para todos os profissionais que compõem o quadro profissional, estudantes e suas famílias.

#Agricultura 15/06/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA Prefeito Nenen Coelho visita a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para acompanhar os programas desenvolvidos

O Prefeito Nenen Coelho visitou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente onde se reuniu com o Secretário Claudino Sales para avaliar os programas sociais que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria.

Foram discutidas a realização e possíveis melhorias para os projetos desenvolvidos pela pasta. Atualmente a secretaria executa os seguintes programas: Resíduos Sólidos, Silagem, Apicultura e Apoio aos produtores de leite do município.

Para mais informações, procure a sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou entre em contato pelo número 9 9963-0934.

#Saúde 11/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde conta com atendimento especializado em Pediatria em Novo Oriente

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Saúde, agora conta com atendimento especializado em pediatria. O município está oferecendo atendimentos especializados por meio de agendamentos com a Dra. Rejane Silveira.

Os pacientes devem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para serem avaliados pelo médico que estará atendendo na unidade. Após a avaliação eles serão encaminhados à especialista em pediatria.

A Central de Marcação irá entrar em contato com os pacientes para avisar o horário e o local da consulta.

#Saúde 04/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde mantém 100% de cobertura dos profissionais da Atenção Básica em Novo Oriente

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Coordenação de Atenção Básica informa que todas as Unidades Básicas de Saúde possuem equipe de Estratégia de Saúde Família (ESF) completas. Três novos médicos chegaram para dar assistência à saúde do município.

Ao todo são 13 Postos de Saúde no município de Novo Oriente, 12 de responsabilidade da gestão municipal e uma estadual (sede Indigena). São equipes compostas de Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde.

A unidade de Saúde Indigena é de responsabilidade do Estado, mas o município dá suporte e auxilia nas ações desenvolvidas no local.

As Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) estão distribuídas em entre zona urbana e rural:

- Emaús

- Lagoa Norte

- Agrovila

- Santa Maria

- Três Irmãos

- Açude Oriente

- Centro de Saúde

- Sede III

- São Raimundo

- Palestina

- Alto da Colina

- Monte Alegre

- Saúde Indigena

#Agricultura 27/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA Secretaria de Agricultura e Meio ambiente abre inscrições de linhas de crédito para agricultura familiar e comerciantes

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente em parceria com o Governo do Ceará e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente abriu as linhas de crédito para agricultura familiar que é o CearáCredi. A população que pode participar são os microempreendedores Individuais (MEI), empreendedor informal, trabalhador autônomo e desempregado.

O Ceará Crédi é um programa de microcrédito para empreender e melhorar a vida. As linhas de crédito disponíveis são a Capital de Giro de até R $3.000,00 (três mil reais) e Investimento de até R $5.000,00 (cinco mil reais).

As inscrições estão disponíveis tanto para os agricultores familiares, como para os comerciantes locais que desejam fazer um investimento. Para acessar e fazer sua inscrição basta clicar nesse link : https://cearacredi.ce.gov.br/. Em caso de dúvidas os agricultores familiares devem procurar a sede da Secretaria de Meio Ambiente na rua Avenida São Francisco, nº 50 e os comerciantes e empreendedores devem procurar a sala do Empreendedor na rua Travessa 10 de outubro, Nº 54, centro, que um profissional irá tirar suas dúvidas e lhe ajudar pessoalmente a solicitar sua linha de crédito.

#AssistênciaSocial 20/04/2021 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CREAS de Novo Oriente realizará serviço de abordagem social para pessoas em situação de rua e/ou moradores de rua

A Secretária de Trabalho e Assistência Social, em articulação com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), começará a realizar um atendimento de abordagem social para pessoas em situação de rua e/ou moradores de rua.

O serviço de abordagem social, dentre suas funções, tem o objetivo de identificar o público de pessoas em situação de rua e/ou moradores de rua, visando à orientação e promoção à saúde, assim como também a inserção destes em serviços ofertados pela política de Assistência Social.

A população em situação de rua pode ser definida como um grupo populacional que tem em comum a pobreza, vínculos familiares quebrados ou interrompidos, vivência de um processo de desfiliação social pela ausência de trabalho assalariado e das proteções derivadas ou dependentes dessa forma de trabalho, sem moradia convencional regular e tendo a rua como o espaço de moradia e sustento. Naturalmente, existem muitas outras especificidades que perpassam a população de rua e devem ser consideradas, como gênero, raça, cor, idade e deficiências físicas e mentais.

Já a denominação "moradores de rua", se dá para grupos de pessoas que vêm de diferentes vivências e que estão nessa situação pelas mais variadas razões. Há fatores, porém, que os unem: a falta de uma moradia fixa, de um lugar para dormir temporária ou permanentemente, e vínculos familiares que foram interrompidos ou fragilizados.

Aproximando-se da realidade do Município de Novo Oriente, é comum visualizar pessoas em logradouros públicos, como nas proximidades da Câmara Municipal, Hospital e adjacências, chegando muitas vezes a dormirem nesses espaços. No entanto, é possível identificar que muitos casos tratam-se de pessoas que contam com famílias e residem no município, nestas situações, é necessário buscar ações interventivas para deixá-los no convívio de suas famílias, pois, não configura pessoas em situação de rua.

O CREAS está à disposição para identificar as diversas demandas que se apresentam no município e dá os devidos encaminhamentos, sempre respeitando o direito de ir e vir da pessoa, conforme previsto no art. 5º, da Constituição Federal.

Conhece alguém que está em situação de rua ou morando na rua? Entre em contato conosco!

O CREAS está localizado na Rua Coelho da Silva, 90, funciona de segunda a sexta-feira das 07h às 12h, horário reduzido decorrente do período de pandemia Covid-19. O telefone é (88) 99834-6452 (WhatsApp).

#Finança 13/04/2021 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Cadastramendo dos Feirantes e Ambulantes de Novo Oriente acontecerá na Escola Francisco Rufino amanhã (14/04)

A Prefeitura de Novo Oriente informa que todos os feirantes e ambulantes que residem no município precisam fazer um novo cadastro. O local onde o cadastro será realizado será na Escola Francisco Rufino, no dia 14 de abril, das 07:30 às 11:00 e das 13:00 às 16:00. Somente o titular poderá realizar o cadastro. Os dados que precisam ser apresentados são:

Nome Completo

Gênero

Telefone

Esse telefone é WHATSAPP

Endereço Residencial

CPF

Endereço de e-mail

Possui algum benefício social?

Nome do benefício

Quantas pessoas dependem de você?

Qual a renda total da sua família?

Qual seu nível de escolaridade?

Tem CNPJ?

CNPJ:

Local de trabalho

Local de trabalho é fixo?

Qual tipo de produto você comercializa?

Descreva o tipo de produto que você comercializa.

É permissionário?

Onde?

#AssistênciaSocial 07/04/2021 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Novo Oriente realizará a entrega do Vale Gás

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria do Trabalho e de Assistência Social, realizará a entrega do vale gás para 1.438 famílias novorientenses. A entrega será feita na sede da Secretaria de Assistência Social e no CREAS. O horário de entrega será das 08h às 15h.

O primeiro lote beneficiará 719 famílias e o segundo lote mais 719 lares da cidade. As entregas serão feitas entre os dias 08 e 12 de abril. Segue a programação:

Quinta-feira (08/04) Letra A na sede da Secretaria de Assistência Social e letras B, C e D no CREAS

Sexta-feira (09/04) é a vez da letra F, na Secretaria de Assistência Social e letra E no CREAS

Segunda-feira (12/04) acontece a entrega das letras G, H, I, J, K na sede da Secretaria de Assistência Social.

Os beneficiários foram selecionados pelo Governo do Estado. Foram contempladas com o benefício as famílias do Cartão Mais Infância, as famílias inseridas no Cadastro Único, as beneficiárias do programa Bolsa Família com renda per capita igual ou inferior a R$89,34 e os jovens inseridos no programa Superação. Os beneficiários terão direito apenas a UM vale-gás. A entrega do benefício foi dividida em dois lotes no município de Novo Oriente, sendo 719 famílias do lote 1 e 719 famílias do lote 2.

O vale-gás social é uma das medidas de auxílio às famílias vulneráveis no enfrentamento ao coronavírus e está sendo executado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (Estadual), em parceria com os municípios.

A Secretaria de Assistência Social fica localizada na rua Dona Joana n. 104 e o CREAS fica na rua Coelho da Silva próximo ao Banco do Brasil.

Confira lista de beneficiados do 1° e 2° lote:

#Saúde 04/04/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Jovem faz uso de Capacete Elmo para tratar insuficiência respiratória

Por Aparecida Mota

O paciente Francisco Fernando, de 28 anos, foi diagnosticado com à Covid-19 e precisou ser internado na UTI do hospital São Lucas em Crateús. Durante quatro dias fez uso do Capacete Elmo, após alta hospitalar, o jovem adulto recebeu suporte da equipe de fisioterapia do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) de Novo Oriente para o início da fisioterapia respiratória.

O objetivo do acompanhamento foi de melhorar a capacidade de respiração e, consequentemente, o quadro respiratório pós-Covid-19.

O paciente relata que agradece os cuidados dos profissionais e o resultado alcançado. "Agradeço pelos atendimentos que prestaram a mim e por todas orientações. Antes de iniciar a fisioterapia respiratória eu achava que já estava bem. No primeiro atendimento quando a fisioterapeuta me apresentou o primeiro exercício respiratório, eu notei o quanto meu pulmão ainda estava debilitado, tive dificuldade de "puxar" o ar, cansei facilmente... Foi um choque notar que eu não estava tão bem quanto eu pensava e que precisava continuar me cuidando", revelou Fernando.

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) do município conta com profissionais capacitados para atender a população que necessitar desse atendimento de fisioterapia, o NASF fica localizado na UAPS Sede III.

#Saúde 12/03/2021 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura realiza fiscalização e orientação sob o Decreto Estadual do Governo do Ceará em Novo Oriente

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Assistência Social, Vigilância Sanitária, DEMUTRAN e Guarda Municipal estão realizando uma campanha de visitas, conscientização e fiscalizações nos estabelecimentos comerciais da cidade.

O objetivo da ação é garantir que as medidas sanitárias estabelecidas no Decreto Estadual do Governo do Ceará sejam cumpridas. Estão sendo realizados distribuição de álcool gel, pedidos de uso obrigatório de máscaras e conscientização acerca dos protocolos sanitários.

Todos os comércios da cidade foram visitados. Os estabelecimentos comerciais que descumprirem as medidas sanitárias são primeiramente interditados no prazo de sete dias, caso haja descumprimento durante a interdição, o estabelecimento é multado ou o dono será conduzido à delegacia de polícia civil para a autuação de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

#Agricultura 10/03/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA Resultado da Seleção dos Agentes Jovens Ambientais para Novo Oriente foi divulgada

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) divulgou o resultado preliminar do programa Agente Jovem Ambiental, foram 44 vagas para o município de Novo Oriente e algumas vagas para o cadastro reserva caso algum dos selecionados não possa assumir a vaga. Confira abaixo a lista dos candidatos aprovados, anexamos um link para que todos possam ter acesso a lista dos aprovados e dos candidatos no cadastro reserva.

Cintia Severo Alves

Aparicio Rodrigues Silva

Manoel Nonato Da Costa Neto

Aline Lima Oliveira

Antonia Izabel De Oliveira

Ana Letícia Sousa Lima

Manueala Fernandes De Souza

Gilvan Silva Barros Junior

Ana Caroline Sales Macedo

Laysla Maria Da Silva

Rai Leite De Sousa

Joelma Facundes De Anchieta

Estefani Alves Pontes Costa

Debora Alves Ponte

Sthefany Victória Sampaio De Sousa

Ana Gabriela Silva

Vitor Manoel Araújo Farias

João Victor Araújo

Bianca Coelho Soares

Ketelly Greyck Alexandre Barrozo

Ana Beatriz Santos Silva

Carlos Felipe Sales Silva

Erlandia Macedo Batista

Aline Sousa Silva

Maria Eduarda De Oliveira Gomes

Juliana Nobre Santos

Rosangela Araújo Vieira

Francisco Jakson Romualdo Soares

Maria Alice Freitas Gomes

Deborah Leticia Mota Sousa

André Victor Silva Macedo

Gustavo Henrique Batista De Assis

Pedro Victor Silva Sousa

Maria Rayllane Soares De Araújo

Jose Wellington Nascimento Macedo

Danilo Pereira Nascimento

Maria Tainara Nascimento Macedo

Antonio Jociel Da Silva Pereira

Jeone Andrade De Luna Júnior

Rian Aurelio Souza Araujo

Katielly Freitas De Araújo

Letícia Thaís Claudino Martins

Kaiany Alves Da Silva

Francisca Brenda

Ferreira De Macedo

#Saúde 26/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Novo Oriente restabelece a distribuição de medicamentos para população

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Saúde, conta com mais de 100 tipos de medicamentos para a população. A Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) possui medicamentos da classe anti-hipertensivo, antidepressivo, antibióticos, antirretrovirais, entre outros.

Ao todo a CAF recebe quatro vezes ao ano a Programação Pactuada e Integrada (PPI) para abastecimento farmacêutico. Cada remessa de remédios dura em média três meses para suprir a demanda da população.

A PPI engloba os remédios da Atenção Básica, que vão desde anti-hipertensivos à antibióticos e também alguns medicamentos da Atenção Secundária, que são chamados de alto custo.

O Coordenador da Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) explicou que os medicamentos são distribuídos para as Unidades Básicas de Saúde e também podem ser retirados na própria CAF.

"É feita a distribuição para as unidades de saúde e também é feita a dispensação na farmácia da CAF. Para pegar os remédios direto na central é preciso estar com a receita. Para aqueles medicamentos que exigem a retenção da receita o paciente precisa estar com ela dentro do período de validade e apresentar o cartão SUS", afirma o Coordenador Wilson Aragão.

A CAF fica localizada na rua Deocleciano Aragão, ao lado da sede da Secretaria de Saúde.

#Agricultura 17/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA Prefeitura de Novo Oriente oferta 44 vagas para o programa Agente Jovem Ambiental (AJA)

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está selecionando 44 jovens para o Programa Jovem Ambiental (AJA). O AJA selecionará jovens entre 15 e 29 anos da cidade, que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Para participar da seleção é necessário estar cursando ou ter terminado o ensino médio em uma escola pública. Além disso, os participantes precisam comparecer à sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, entre às 7h e 13h, ou acessar do site do Governo do Estado www.sema.ce.govbr/incricao-aja para realizar a inscrição no programa

Os interessados devem apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço atualizado ou auto declaração do jovem; N° de inscrição atualizado do Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico; Certificado de conclusão do ensino médio ou declaração atualizada da instituição de ensino que comprove estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudino Sales, explicou a importância do programa para os jovens de Novo Oriente, ele salientou que o objetivo do programa Agente Jovem Ambiental é desenvolver políticas no município voltadas para a questão do meio ambiente.

Dentre as funções desenvolvidas serão realizadas o plantio de mudas, palestras nas escolas, orientação aos agricultores sobre o uso de produtos naturais sem fazer ou usar agrotóxicos. Esses jovens também vão desenvolver trabalhos para evitar as queimadas na zona rural. Além disso, irão orientar as hortas nas escolas utilizando adubo orgânico e compostagem.

Esses jovens serão um elo de ligação entre a cidade e o meio ambiente.

#Administração 15/01/2021 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO A Prefeitura de Novo Oriente convoca todos os servidores efetivos do município para fazerem o Recadastramento Funcional
#Educação 14/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Novo Oriente disponibilizará transporte para estudantes que realizarão a prova do Enem Fiquem atentos aos pontos de referência, horários e rotas para não perder o ônibus que estará na parada às 09h, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.
#Agricultura 08/01/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA Secretaria de Agricultura de Novo Oriente realiza evento com os Produtores de Leite do Município
#Infraestrutura 04/07/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Salto no desenvolvimento: 3,5 milhões de investimento. Várias ruas serão asfaltadas, Inclusive na Vila Feliz
#Agenda 02/07/2020 SECRETARIA DE GOVERNO 3, 5 milhões em obras para Novo oriente O anúncio acontecerá amanhã em uma live, as 17h
#Saúde 02/07/2020 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Novo Oriente recebe 27 mil máscaras reutilizáveis. As máscaras foram doadas pelo governo do estado do Ceará para distribuição á população.
#FolhaDePagamento 02/07/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Pagamento dos servidores públicos municipais de Novo Oriente - Junho de 2020

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente autorizou nesta quarta-feira (01) o pagamento dos servidores públicos municipais, através da Secretaria de Administração e Finanças, referente ao mês de junho.

Qualquer problema ou dúvida, a Secretaria Municipal de Administração e Finanças deve ser procurada.

#Educação 26/06/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E LAZER Estudo nacional "Educação que faz a Diferença" reconhece 19 redes públicas de ensino fundamental do Ceará. Novo Oriente é um dos destaques na categoria " Bom Percusso"
#DireitosHumano 26/06/2020 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS define estratégias de acompanhamento de usuários atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende crianças e adolescentes, grupos de 4 a 16 anos.
#Educação 23/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação, Desporto e Lazer dar proseguimento as formações online MaisPaic Mesmo em época de pandemia, a educação de Novo Oriente não para.
#Agricultura 22/06/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Projeto que ara a terra é destaque no setor em Novo Oriente Hora Máquina: projeto da Prefeitura de Novo Oriente já beneficiou mais de 500 agricultores
#Educação 22/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Novo Oriente é destaque em vídeo do Projeto Contexto Projeto Contexto é um dos destaques da educação em Novo Oriente
#Segurança 22/06/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Prefeito Vanaldo Moura entrega kits completos de uniformes para Guarda Civil Municipal O fardamento, além de proporcionar melhores condições de trabalho, é importante para a identificação e a proteção dos agentes.
#Turismo 22/06/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Trilha do Minador é destino ainda ser explorado em Novo Oriente. Situado em uma comunidade quilombola, Minador é rica em tradição e monumentos naturais
#Saúde 20/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Sala de parto já atendeu mais de 40 mulheres A instalação da unidade foi uma das grandes conquistas para a saúde da mulher em Novo Oriente
#Educação 19/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Selo UNICEF: reunião define Relatório de Transparência Pública com ações intersetoriais A reunião remota, aconteceu ontem, dia 18
#Infraestrutura 19/06/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Prefeitura Intensifica recuperação de estradas O trabalho está sendo realizada nas estradas vicinais da zona rural
#Saúde 18/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de vacinação contra a Influenza segue até o dia 30 de junho Iniciada no dia 23 de março, a campanha vacinou na primeira fase grupos prioritários de Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde.
#AssistênciaSocial 18/06/2020 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Programa Criança Feliz atende mais de 300 crianças em Novo Oriente O programa Criança Feliz prioriza gestantes e crianças de zero a três anos de idade.
#Educação 18/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação entrega apostilhas a alunos da EJA A educação de jovens e adultos em Novo Oriente tem alcançado ótimos resultados
#Educação 17/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação alia plano para retorno presencial das aulas A reunião foi com gestores estaduais e profissionais da saúde
#Saúde 17/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde dar continuidade a distribuição de mascáras Esta ação foi realizada nos bairros Açude Oriente I e II
#Saúde 17/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza testagem em massa A meta é testar todos os profissionais da saúde
#AssistênciaSocial 17/06/2020 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Entrega do vale gás segue até o próximo dia 19 O recebimento acontece no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social
#AssistênciaSocial 17/06/2020 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Conta Paga se destaca entre os programas sociais Programa municipal paga contas de água e luz de famílias carentes
#Saúde 17/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAMU de Novo Oriente já está funcionando A unidade está localizada no trecho Tauá
#Saúde 19/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
#Educação 18/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITO VANALDO ASSINA PROGRESSÃO DE PROFESSOR QUE CONCLUIU MESTRADO NESTA SEGUNDA-FEIRA (18/11), O PREFEITO VANALDO MOURA ASSINOU A CONCESSÃO DE ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO PARA O PROFESSOR LUCIVÂNIO LOURENÇO, QUE CONCLUIU O CURSO DE MESTRADO.

O PROFESSOR LUCIVÂNIO, SERVIDOR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MUNICIPAL, CONCLUIU O CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, NA UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE PORTUGAL, TENDO APRESENTADO SUA DISSERTAÇÃO COM O TEMA: "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2". SUA PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA QUILOMBOLA DO MUNICÍPIO DE NOVO ORIENTE.

PARA O PROFESSOR LUCIVÂNIO: "A PESQUISA MOSTROU QUE O MUNICÍPIO TEM TRABALHADO A QUESTÃO AFRO, BUSCANDO MELHORAR O RELACIONAMENTO ÉTNICO RACIAL NA ESCOLA E COMUNIDADES ENVOLVIDAS, BEM COMO EM TODO O MUNICÍPIO, A RESPEITO DAS DIFERENÇAS DE RAÇA, COR E CREDO RELIGIOSO, BEM COMO INSTIGANDO A AUTO DECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NOS ALUNOS. O MEU SENTIMENTO É DE GRATIDÃO! GRATIDÃO A DEUS PELA FORÇA CONCEDIDA E A TODOS OS QUE CONTRIBUÍRAM PARA QUE ESTA CONQUISTA FOSSE POSSÍVEL. A TODOS, MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS”.

NAS PALAVRAS DO PREFEITO VANALDO MOURA: "É UM MOMENTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS O LUCIVÂNIO É O PRIMEIRO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL A CONCLUIR O CURSO DE MESTRADO, E ISSO REFLETIRÁ NA PRESTAÇÃO DE UM SERVIÇO PÚBLICO DE MAIS QUALIDADE, BEM COMO DEMONSTRA A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES DO MAGISTÉRIO, INCETIVANDO-OS À QUALIFICAÇÃO CONTINUADA".



#AssistênciaSocial 06/10/2019 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PUBLICADO RESULTADO FINAL DA ELEIÇÃO DE CONSELHEIRO TUTELAR APÓS APURAÇÃO DE VOTOS, FOI PUBLICADO O RESULTADO FINAL DOS ELEITOS E RESPECTIVOS SUPLENTES PARA O CARGO DE CONSELHEIRO TUTELAR, PARA O QUADRIÊNIO 2020/2023.
#DireitosHumano 18/09/2019 GABINETE DO PREFEITO "DECON VIAJANTE" ESTARÁ EM NOVO ORIENTE O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ, POR MEIO DO NÚCLEO DE PROTEÇÃO E DEFESA AO CONSUMIDOR, EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO ORIENTE, TRARÁ AO MUNICÍPIO O PROJETO "DECON VIAJANTE".

EM UM VEÍCULO ADAPTADO, SERVIDORES DO DECON RECEBERÃO OS CONSUMIDORES PARA TIRAR DÚVIDAS, PROMOVER A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E ORIENTÁ-LOS SOBRE SEUS DIREITOS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO, DESCENTRALIZANDO O ATENDIMENTO DO DECON.

A AÇÃO OCORRERÁ NO DIA 23/09 (SEGUNDA-FEIRA), DAS 08:00 ÀS 14:00 H, NA PRAÇA DA JUVENTUDE, LOCALIZADA NA AV. ALCIDES SALES TEIXEIRA, BAIRRO: LAGOA DO TIGRE NORTE.

MAIORES INFORMAÇÕES PODERÃO SER OBTIDAS NA SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, OU NA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE NOVO ORIENTE.
#Educação 20/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE RECEBERÁ DELEGAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA O Município de Novo Oriente, Através da Secretaria de Educação, Desporto e Lazer, receberá no dia 21 de agosto, uma delegação da União Europeia. Esta ação faz parte do Projeto Contexto, presente em 05 escolas do município. O projeto passará por uma visita de monitoramento da União Europeia, seu cofinanciador.
Em Novo Oriente a delegação visitará à Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto, Participará da abertura do encontro de formação “Sociedade do bem viver: “Desigualdade entre as pessoas e enfrentamento à violência contra a mulher”; reunião com poder público local - o Prefeito Vanaldo Carlos Moura; a Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães e com o grupo de onze vereadores/as da Câmara - além da roda de conversa com representantes dos Grupos de Trabalhos Municipais (GTM’s).
#Prefeito 12/07/2019 GABINETE DO PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONA COM VETOS PROJETO DA LDO-2020 O PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONOU COM VETOS PARCIAIS, O PROJETO DE LEI DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2020.

FOI VETADO O PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 26 E O "CAPUT" DO ART. 27 DO MENCIONADO PROJETO DE LEI, POIS SÃO INCOMPATÍVEIS COM O ORDENAMENTO JURÍDICO E CONTRÁRIOS AO INTERESSE PÚBLICO.
#AssistênciaSocial 09/07/2019 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PUBLICADO RESULTADO FINAL DA PROVA DE CONSELHEIRO TUTELAR FOI PUBLICADO NA DATA DE HOJE, O RESULTADO PRELIMINAR DOS CLASSIFICADOS/DESCLASSIFICADOS, APÓS A PROVA DE CONHECIMENTOS PARA A FUNÇÃO DE CONSELHEIRO TUTELAR.
#AssistênciaSocial 08/07/2019 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PUBLICADO GABARITO OFICIAL DA PROVA DE CONSELHEIRO TUTELAR FOI PUBLICADO NA DATA DE HOJE (08/07), O CADERNO DE QUESTÕES E O GABARITO OFICAL DA PROVA DE CONHECIMENTOS PARA OS PRÉ-CANDIDATOS À FUNÇÃO DE CONSELHEIRO TUTELAR.

O RESULTADO PRELIMINAR SERÁ PUBLICADO NA DATA DE AMANHÃ (09/07).
#Esporte 05/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COLÔNIA DE FÉRIAS DA PRAÇA DA JUVENTUDE MOVIMENTA NOVO ORIENTE
#AssistênciaSocial 05/07/2019 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PROVA PARA CONSELHEIRO TUTELAR SERÁ DIA 07/07. SERÁ REALIZADA NO PRÓXIMO DIA 07/07 (DOMINGO), NO PERÍODO DA MANHÃ, A PROVA DE CONHECIMENTOS (ECA, LEI MUNICIPAL Nº 784/2019, RES. Nº 170/14-CONANDA, LEI DO SINASE, E CORRELATAS) QUE POSSUI CARÁTER ELIMINATÓRIO, PARA OS PRÉ-CANDIDATOS À FUNÇÃO DE CONSELHEIRO TUTELAR DESTE MUNICÍPIO.

A PROVA POSSUI PREVISÃO NA LEI MUNICIPAL Nº 784/2019, E SE DESTINA A AFERIR SE O PRÉ-CANDIDATO POSSUI CONHECIMENTOS MÍNIMOS ACERCA DA LEGISLAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

SOMENTE OS CANDIDATOS APROVADOS NESTA PROVA PODERÃO PARTICIPAR DO PROCESSO ELEITORAL, QUE OCORRERÁ NO DIA 06/10/2019.
#Educação 19/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONA LEI DE REAJUSTE DO MAGISTÉRIO. O PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONOU, NA DATA DE HOJE (19/06), A LEI MUNICIPAL Nº 790/2019, QUE CONCEDE REAJUSTE SALARIAL PARA OS INTEGRANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO (PROFESSORES E AUXILIARES TÉCNICOS PEDAGÓGICOS).

APÓS NEGOCIAÇÕES COM O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO, O EXECUTIVO MUNICIPAL ENVIOU O PROJETO DE LEI AINDA NO MÊS DE MAIO, E FORA APROVADO AGORA.

O REAJUSTE FOI NO PERCENTUAL DE 4,17%, RETROATIVOS A 1º DE JANEIRO DE 2019.

PARA VANALDO MOURA, "A APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS VALORIZA O TRABALHO DESSES PROFISSIONAIS, ALÉM DE DAR CONTINUIDADE À POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS IMPLANTADA POR NOSSA GESTÃO".
#AssistênciaSocial 11/06/2019 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PUBLICADO RESULTADO DAS INSCRIÇÕES PARA CONSELHEIROS TUTELARES FOI PUBLICADO NA DATA DE HOJE (11/06), O RESULTADO FINAL DOS PEDIDOS DE REGISTRO DOS CANDIDATOS À FUNÇÃO DE CONSELHEIROS TUTELARES DO MUNICÍPIO DE NOVO ORIENTE.

DESTA DECISÃO DA COMISSÃO ELEITORAL, CABE RECURSO NO PRAZO DE 03 (TRÊS) DIAS.
#Esporte 20/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE REALIZA COM SUCESSO O JOGOS ESCOLARES 2019 A edição do Jogos Escolares do Ceará 2019 - Edição Municipal Foi um sucesso. O evento bastante prestigiado nos seus 2 dias de realização, reuniu atletas, professores e comunidade em geral que torceram e vibraram pelas suas equipes. Foi uma grande festa do esporte local. A escola Dr. Antonio Eufrasino Neto, foi a grande campeão, em duas categorias ( Futsal Feminino e Masculino - categoria de 12 a 14 anos ). A Administração Renasce Novo Oriente organizou toda uma estrutura para receber e proporcionar um grande espetáculo.
#AssistênciaSocial 05/04/2019 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PUBLICADO EDITAL DE ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR FOI PUBLICADO NA DATA DE HOJE (05/04), O EDITAL Nº 001/2019-CMDCA, EM QUE É CONVOCADA A REALIZAÇÃO DE PROCESSO ELEITORAL PARA A ESCOLHA DE CONSELHEIROS TUTELARES DE NOVO ORIENTE.

MAIORES DETALHES PODEM SER OBTIDOS NA ÍNTEGRA DO EDITAL, BEM COMO NAS RESOLUÇÕES DE Nº 01, 02 E 03, AMBAS DO CMDCA, CONFORME LINKS ABAIXO.
#Finança 19/12/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONA COM VETOS A LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019 O PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONOU, COM VETO PARCIAL, A LEI MUNICIPAL Nº 779/2018, QUE TRATA DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL PARA O ANO DE 2019.

A LEI ORÇAMENTÁRIA ESTIMA A RECEITA, E FIXA AS DESPESAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO PARA O EXERCÍCIO DE 2019.

APÓS CONSULTAS TÉCNICAS, VANALDO MOURA DECIDIU VETAR DISPOSITIVO DA LEI ORÇAMENTÁRIA, QUE FOI EMENDADO DURANTE A TRAMITAÇÃO DO PROJETO NA CÂMARA MUNICIPAL, POR ENTENDER QUE O MESMO PADECIA DE INCONSTITUCIONALIDADE E ERA CONTRÁRIO AO INTERESSE PÚBLICO.

TENDO EM VISTA QUE A CÂMARA MUNICIPAL SE ENCONTRA FECHADA (19/12), EM RAZÃO DO RECESSO DECRETADO (PORTARIA Nº 14/2018), AS COMUNICAÇÕES DO VETO FORAM ENVIADAS VIA CORREIOS E POR E-MAIL, E QUANDO POSSÍVEL, SERÁ PROTOCOLIZADA EM MÃOS NA SECRETARIA DA CASA.

APÓS ISSO, A CÂMARA MUNICIPAL DEVERÁ SE REUNIR PARA APRECIAR OS VETOS DO PREFEITO MUNICIPAL AO PROJETO DA LEI ORÇAMENTÁRIA.
#FolhaDePagamento 18/12/2018 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PREFEITURA PAGA HOJE 13º SALÁRIO DE COMISSIONADOS E CONTRATATADOS Estará depositado nas devidas contas salariais, nesta terça-feira 18/12, o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores comissionados e contratados da Administração Renasce Novo Oriente. Os demais funcionários concursados, já vêem recebendo o décimo terceiro, no mês subsequente ao seu aniversário, desde o primeiro mês da nova administração.
Sendo assim os Prefeitos Vanaldo Moura e Valdecy Coelho, cumprem rigorosamente com as obrigações salariais junto aos servidores municipais.
Salário em dia é direito do servidor e obrigação do município.
#Educação 27/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONA LEI DO "NOVO MAIS EDUCAÇÃO". NA DATA DE HOJE (27/09), O PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONOU E ENTROU EM VIGOR A LEI MUNICIPAL Nº 778/2018, QUE REGULAMENTOU NO MUNICÍPIO DE NOVO ORIENTE O "PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO".

REFERIDO PROJETO É UMA ESTRATÉGIA DO GOVERNO FEDERAL QUE OBJETIVA MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL, POR MEIO DA AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

PARA O PREFEITO VANALDO MOURA, A SANÇÃO DA LEI É DE “GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS IRÁ POSSIBILITAR UM MAIOR AVANÇO NO ENSINO MUNICIPAL, FAZENDO COM QUE OS ÍNDICES DE AVALIAÇÃO DO MUNICÍPIO PROGRIDAM, BEM COMO A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO”.

#Juventude 07/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA ENTREGA PARA A POPULAÇÃO A PRAÇA DA JUVENTUDE A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, Inaugurou no último dia 31/08/2018 a praça da juventude. Prestigiado por milhares de pessoas que lotaram o espaço, o Prefeito, Vanaldo Moura, falou que o sonho de muitos anos, da população do bairro Lagoa do Tigre Norte, finalmente se tornou realidade, ganhando um equipamento que será sem dúvidas o grande cartão postal do bairro. O complexo, que será administrado pela Secretaria de Educação,Desporto e Lazer, é o maior centro de arte, cultura e lazer da cidade. Conta com areas para exposições, Centro Digital, Sala de Video, Sala de Música, Lanchonete, Ginásio Poliesportivo, Pista de skate, Quadra de Volei, Campo de futebol Socyet e area de convivência.
#Administração 29/08/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONA LEIS DE INTERESSE DO MUNICÍPIO Na data de 29/08, o Prefeito Municipal Vanaldo Moura sancionou Leis de interesse do município:

- Lei nº 776/2018, que "Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2019 e dá outras providências", com os vetos do Executivo Municipal (art. 26, caput e § 3º; art. 27);

- Lei nº 777/2018, que "Denomina de Francisco de Oliveira Silva (Gatin Real), o equipamento público que especifica, e dá outras providências".

#DireitosHumano 17/08/2018 GABINETE DO PREFEITO NOVO ORIENTE REALIZA HOJE O I FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF O Municipio de Novo Oriente, realiza no dia de hoje (17) o I FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF - MUNICIPIO APROVADO - EDIÇÃO 2017-2020. O evento será realizado no Sinopse, das 08h ás 17h. O I Fórum Comunitário é o espaço em que efetivamente a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao selo unicef e contribui na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes. com um resultado prático: Um plano de ação para enfrentar os principais problemas , que devem ser implementado pela gestão municipal ao longo dos 4 anos do ciclo do selo unicef. No evento será apresentado o o diagnóstico social, com os principais desafios a serem superados. Toda a administração municipal participa ao lado da sociaedade civil, com o objetivo de construir uma politica de apoio a criança e adolescentes. O prefeito municipal, Vanaldo Moura e todos os Secretários, participam do evento.
#Educação 14/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, LANÇA O SELO JOVENS ESCRITORES
#Educação 07/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA EMOCIONA NOVOORIENTENSES A Administração Renasce Novo Oriente, resgatou a tradição dos desfiles de 07 de setembro, depois de vários anos ausente da programação oficial do municipio.
#Festa 30/06/2018 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER FESTIVAL JUNINO DE NOVO ORIENTE O Festival que aconteceu em 2 dias, foi uma celebração a nossa cultura popular.
#Educação 29/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA, SIMONE MAGALHÃES LANÇA PROJETO JOVENS AUTORES. O Projeto publicará obras de alunos das escolas da rede municipal.
#Obra 24/06/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA PROJETO SINALIZE TERÁ INICIO AMANHÃ

As máquinas da empresa AL TEIXEIRA já estão em Novo Oriente para iniciarem os trabalhos de pavimentação asfáltica do projeto Sinalize do Governo do Estado do Ceará. Inicialmente serão 20.000 metros quadrados, conforme anunciou o secretário chefe da Casa Civil Nelson Martins em visita a nossa cidade. Conforme o prefeito Vanaldo Moura, a primeira rua a ser asfaltada será a Luis Bezerra. O Projeto contempla inicialmente também as ruas Clarindo Xavier, Dona Joana e João Dona. " Nosso compromisso é asfaltar muito mais ruas, isto é só o começo". Disse Vanaldo, que anunciou também o início da constrição da Areninha no bairro Acude Oriente 2, ainda esta semana. A equipe da secretaria de Infraestrutura através do Secretário Antonio Soares, Dr, Alex engenheiro e do sub-secretário Neguinho da Oficina, acompanhou o prefeito Vanaldo na vistoria final das ruas que serão asfaltadas.
#Educação 23/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, SIMONE MAGALHÃES PARTICIPA DE ABERTURA DE FEIRA CULTURAL. A Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães, participou na noite da última quinta-feira (21) da abertura da I FEIRA CULTURAL CONEXÃO DO CONHECIMENTO, Na escola Francisco Rufino. Na oportunidade, Simone, parabenizou a todo o núcleo gestor pela organização e destacou o trabalho sério e comprometido daquela instituição com a educação de qualidade de Novo Oriente. O evento se estendeu até ontem (22) e teve o objetivo de integrar o conhecimento nas diversas áreas de forma ludo-pedagógica, favorecendo a ampliação da aprendizagem.
#Educação 23/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA FRANCISCO RUFINO REALIZA FEIRA CULTURAL A Escola Francisco Rufino realizou nos dias 21 e 22/06, a I FEIRA CULTURAL CONEXÃO DO CONHECIMENTO. A programação que encantou a todos que visitaram as várias salas temáticas, com trabalhos do 1º ao 9º ano, tem o objetivo de integrar o conhecimento nas diversas áreas: Geografia, Matemática, Português, História, Ciências, além do mundo encantado dos clássicos infantis. Destaque para as salas MATH CASSINO e O PEQUENO PRINCIPE, pela cenografia caprichada e a interação com o público. O evento se encerrou ontem (22) ás 21h.
#Festa 23/06/2018 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER FESTIVAL JUNINO DE NOVO ORIENTE COMEÇA DIA 28
#Educação 21/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA FINAL DO CONCURSO DE REDAÇÃO A Secretaria de Educação, Desporto e Lazer, realizou na manhã de terça-feira( 19) a final do I CONCURSO DE REDAÇÃO DA REDE MUNICIPAL. A prova aconteceu na Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto, 49 alunos participaram, de 13 escolas. O resultado com as cinco melhores redações de Novo oriente, deve sair até o final do més.
#MeioAmbiente 21/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INAUGURADO SISTEMA DE REUSO EM PALESTINA O Sistema Bioágua de Palestina, Uma parceria da Prefeitura Municipal de Novo Oriente/Secretaria de Educação, Desporto e Lazer e IBV, foi inaugurado no último dia 14/06 . O equipamento de reuso de água, além de beneficiar famílias com a produção de frutas e hortaliças, servirá também como laboratório para aulas de campo da escola. Atualmente o município conta com dois Bioágua, Agrovila e Palestina
#Educação 20/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MARCELINO TAVARES É DESTAQUE NA OBMEP O Aluno, Pedro Thiago Sousa Coelho, recebeu pela Escola Marcelino Tavares, Medalha de Bronze nivel 02. Premiação é referente ao ano de 2017.
#Saúde 13/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOVO ORIENTE RECEBE SELO BRONZE DO "QUALIFICA APSUS".
#Administração 22/05/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONA LEIS DOS REAJUSTES SALARIAIS O Prefeito Vanaldo Moura sancionou as Leis que concedem reajuste salarial aos servidores ocupantes de cargos efetivos no Município de Novo Oriente.

A Lei municipal nº 773/2018, concedeu 5% de reajuste aos profissionais do Magistério (Professores e Auxiliares Técnicos Pedagógicos).

A Lei municipal nº 774/2018, concedeu reajuste salarial para diversos cargos de nível fundamental, médio e técnico, em conformidade com indíce de reajuste do salário mínimo nacional.

A Lei municipal nº 775/2018, também concedeu reajuste salarial para os Inativos (aposentados, pensionistas e pensionistas judiciais), vinculados ao extinto fundo de previdência municipal, em conformidade com indíce de reajuste do salário mínimo nacional.

Vanaldo Moura ressaltou que os valores retroativos das diferenças salariais (Janeiro a Abril) do profissionais do Magistério deve ser pago até a próxima Sexta-Feira (25/05).
#Educação 19/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA I CONCURSO DE REDAÇÃO DA REDE MUNICIPAL. A Secretaria de Educação, Desporto e Lazer, realiza na segunda-feira (21), em todas as escolas da rede municipal o I CONCURSO DE REDAÇÃO DA REDE MUNICIPAL, direcionado aos alunos que estão cursando o 8º ano. A aplicação acontece de 07h as 09h e das 13h as 15h.
#Educação 16/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE É DESTAQUE COM 11 PRÊMIOS NOTA 10 Os Prefeitos, Vanaldo Moura e Valdecy Coelho e a Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães, participam amanhã (17) da cerimônia de entrega do Prêmio Escola nota Dez 2017, em Fortaleza. Ao todo 08 escolas foram premiadas.
Escola Manoel Luiz - Três Irmãos - 2º e 5º ano.
Escola Francisco Alexandre - Sede - 2º e 5º ano.
Escola Francisco Rufino - Sede - 2º e 5º ano.
Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto - Sede - 2º ano.
Escola Francisco Severiano - Santa Maria - 2º ano.
Escola Francisco Edson de Oliveira - Monte Alegre - 5º ano.
Escola Edval Araújo da Silva - São Raimundo - 5º ano.
CERU - Lagoa da Areia - 5º ano.
#Juventude 16/05/2018 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO ORIENTE REALIZA CONFERÊNCIAS LIVRES O Município de Novo Oriente realizou na Terça-Feira (15/05), suas "I Conferências Livres pelos Direitos da Criança e do Adolescente". Os eventos aconteceram simultaneamente, na sede do Município e em distritos pólos, escolhidos de acordo com critérios de acesso geográfico.

Foram utilizadas como metodologia as orientações estabelecidas, aliadas à didática lúdica e interativa pautada em oportunizar “vez e voz “ aos adolescentes e crianças presentes.

O NUCA esteve atuante em massa, inclusive com mediadores(as) de eixos.

O objetivo proposto é empoderar nossos(as) protagonistas para as conferências Municipais, Regional, Estadual e Nacional, vindouras.
#AssistênciaSocial 15/05/2018 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL COORDENAÇÃO DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ DE NOVO ORIENTE PARTICIPA DE OFICINA DE INTEGRAÇÃO EM BRASÍLIA. A Coordenadora do Projeto Criança Feliz, Gessyka Alves, juntamente com a Coordenadora Lucirlene Alves, estão em Brasília para participar da Oficina de Integração SUAS e Criança Feliz, que ocorre nos dias 15 e 16 de Maio.

O Município de Novo Oriente foi destaque com a apresentação da experiência exitosa do Comitê Gestor Municipal e das atividades desenvolvidas pela Equipe do referido Programa, e em razão disso, houve o convite para participar da Oficina de Integração na capital Federal.

A Secretária de Trabalho e Assistência Social, Vanube Moura, ressalta o empenho e dedicação de todos que compõem a equipe, com o objetivo de tornar o Município de Novo Oriente modelo no atendimento das crianças, por meio do Programa Criança Feliz.
#AssistênciaSocial 08/05/2018 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO ORIENTE É DESTAQUE COM O PROGRAMA CRIANÇA FELIZ A Secretária de Trabalho e Assistência Social, Vanube Epifanio Moura, juntamente com a Coordenadora do Programa Criança Feliz, Gessyka Alves, e os representantes do Comitê Gestor Municipal, participaram do "Seminário Mais Infância Ceará- Primeira Infância no SUAS, Fortalecendo a Interdisciplinaridade em prol do Desenvolvimento Infantil", que ocorreu em Fortaleza, no dia 07/05 (Segunda-Feira).

O Município de Novo Oriente foi destaque com a apresentação da experiência exitosa do Comitê Gestor Municipal e das atividades desenvolvidas pela Equipe do referido Programa, que tem por objetivo consolidar os vínculos entre as crianças, na faixa etária de 0 a 6 anos, e suas familias, contribuindo para o seu desenvolvimento biopsicossocial.

A Coordenadora do Projeto Criança Feliz, Gessyka Alves, juntamente com a Coordenadora Lucirlene Alves, irão para Brasília nos dias 15 e 16 de Maio, representar o Estado do Ceará e o Município de Novo Oriente, participando da Oficina de Integração SUAS e Criança Feliz.
#FolhaDePagamento 05/05/2018 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PAGAMENTO EM DIA A Prefeitura Municipal de Novo Oriente-CE. através da Secretaria de Finanças informa que o pagamento referente ao més de abril já se encontra nas respectivas contas da agência do Bradesco.
Pagamento em dia é dever do município e direito do servidor.
Compromisso de Vanaldo Moura e Valdecy Coelho.
#Obra 05/05/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA GOVERNADOR CAMILO SANTANA ANUNCIA PAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA DO SÃO RAIMUNDO.

O Prefeito de Novo Oriente Vanaldo Moura, recebeu na tarde desta sexta-feira, convite do Secretario Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Nelson Martins, para se fazer presente na solenidade de assinatura da ordem de serviço de um conjunto de Obras estruturantes. O evento acontecerá nesta segunda-feira 07/05, às 09:00 hs Palácio da Abolicao. Dentre as obras a serem anunciadas estarão, a Estrada Tucuns e Realejo em Crateús e a pavimentação asfáltica da Estrada Novo Oriente ao distrito de São Raimundo.
Estará presente também o prefeito Valdecy Coelho.
Para Vanaldo Moura será a realização do sonho daquela comunidade, esperada a tanto tempo.
"Estou muito feliz por estar governando meu município e poder realizar este sonho do meu povo", disse Vanaldo. "Agradeço ao Governador Camilo Santana pelo compromisso assumido e que será cumprido em breve" completou o prefeito. Não podemos esquecer o empenho do Deputado estadual Dr. Carlos Felipe pela luta para realização desta obra.
#Festa 01/05/2018 GABINETE DO PREFEITO NOVO ORIENTE CELEBRA O DIA DO TRABALHADOR A tradição se renova e a Administração Renasce Novo Oriente realiza neste dia primeiro de Maio mais uma grande festa em homenagem ao trabalhador. Da programação consta a celebração de missa na abertura do evento, às 16:00 h na praça da Matriz, celebrada pelo padre Franciso José. Em seguida artesãos e agricultores familiares irão expor seus produtos, a secretaria de saúde estará presente com serviços de aferição de pressão, teste de glicemia e outros. Serão sorteados diversos prêmios, dentre eles, geladeira, bicicleta, liquidificadores, ventiladores, implementos agrícolas, etc. oferecidos pelo comércio local e fornecedores da administração. Este ano a festa tem a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Novo Oriente.
O Prefeito Vanaldo Moura garantiu o sorteio de uma moto Fan 125 O km. E pra coroar a festa do trabalhador de Novo Oriente, às 20:00 h teremos a apresentação do cantor Luizinho de Irauçuba e banda. Os Prefeitos Vanaldo Moura e Valdecy Coelho convidam toda a população para participar desta grande festa.
#Educação 28/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CARAVANA AÇÃO CAATINGA SE APRESENTA EM MONTE ALEGRE Ação do projeto Ação Caatinga, a caravana percorre todas as escolasda rede municipal.
#Esporte 28/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMEÇOU HOJE O TORNEIO DO TRABALHADOR 2018
#Cultura 28/04/2018 SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO, JUVENTUDE E ESPORTE LUISINHO DE IRAUÇUBA ANIMARÁ A FESTA DO TRABALHADOR 2018 A tradição se renova e a Prefeitura Municipal de Novo Oriente realiza neste dia primeiro de Maio mais uma grande festa em homenagem ao trabalhador. Da programação consta a celebração de missa na abertura do evento, às 16:00 h na praça da Matriz, celebrada pelo Padre Franciso José. Em seguida artesãos e agricultores familiares irão expor seus produtos, a Secretaria de Saúde estará presente com serviços de aferição de pressão, teste de glicemia e outros. Serão sorteados diversos prêmios, dentre eles, geladeiras, bicicleta, liquidificadores, ventiladores e implementos agrícolas. oferecidos pelo comércio local e fornecedores da administração. Este ano a festa tem a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Novo Oriente.
O Prefeito Vanaldo Moura garantiu o sorteio de uma moto Fan 125 O km. E pra coroar a festa do trabalhador de Novo Oriente, às 20:00 h teremos a apresentação do cantor Luizinho de Irauçuba e banda. Os Prefeitos Vanaldo Moura e Valdecy Coelho convidam toda a população para participar desta grande festa.
#Educação 23/04/2018 GABINETE DO PREFEITO NOVO ORIENTE PARTICIPA DO DIA D DA BUSCA ATIVA ESCOLAR. A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, participa dia 25 de abril, do DIA D, da Busca Ativa Escolar, Uma ação conjunta de governo, como parte do compromisso da gestão renasce Novo Oriente, todos na escola. A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas - Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento - dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.
#Educação 23/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA, SIMONE MAGALHÃES LANÇA AMANHÃ (23) I CONCURSO DE REDAÇÃO O I Concurso de Redação da Rede Municipal de Ensino, Será lançado amanhã na Escola Luis Canuto, em Lagoa dos Neres.
#Cultura 12/04/2018 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER MUNICIPIO DE NOVO ORIENTE TERÁ MAIS 03 AGENTES DE CULTURA. Município de Novo Oriente terá mais 03 agentes de leitura na parceria com o Governo do Estado.

A parceria da Administração Renasce Novo Oriente e o Governo do estado do Ceará continua rendendo frutos importantes. Em reunião ocorrida nesta quarta-feira 11/04 na Secretaria de Cultura de Novo Oriente, foram apresentados os novos agentes de leitura selecionados para nosso município.
Os novos agentes irão participar de uma capacitação de 03 dias em Fortaleza no mês de maio. O secretário Tulio Cesar parabenizou os novos agentes e também falou do empenho dos prefeitos Vanaldo Moura e Valdecy Coelho juntamente com o Deputado Carlos Felipe, para que os novos agentes de leitura fossem convocados.
O Projeto Agentes de Leitura do Ceará, pioneiro no Brasil, é, originalmente, uma ação da Secretaria de Cultura do Estado/SECULT junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP, que, desde 2006, vem promovendo a democratização do acesso ao livro e à leitura por meio de diversas atividades mediadoras ancoradas em acervos bibliográficos que, mais tarde, são integrados ao acervo das bibliotecas públicas municipais e/ou comunitárias. 

No Projeto, cada Agente acompanha o processo leitor de 25 famílias por ele cadastradas, dentre as escolhidas pelas secretarias municipais de Educação, em 41 municípios em 188 localidades de grande vulnerabilidade social no interior do Estado, determinados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP, com base nos critérios técnicos e no Índice de Focalização dos Agentes de Leitura/IFAL elaborados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará/IPECE.
#Esporte 07/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JOGOS ESCOLARES MUNICIPAIS 2018 Aconteceu, hoje (07) no Ginásio Airton Ximenes a abertura dos Jogos Escolares Municipais 2018. Ao todo 10 escolas participam da competição.
JOGOS DE HOJE:
Categoria: 12 á 14 anos - Masculino

8h - Escola José Maria Fernandes Leitão X Ceif Otávio Rodrigues.

08h30 - EEF Edval Araújo X EEB Dr Antonio Eufrasino Neto

09h -EEF Francisco Rufino X EEF Francisco Edson de Oliveira

09h30 - EEF Francisco das Chagas Mota X EEF Franisco Severiano de Sousa.

Categoria: 12 a 14 anos - Feminino

10h - EEF José Maria Fernandes Leitão X EEF Francisco Rufino

10h30 - Ceif Otávio Rodrigues X EEF Francisco das Chagas Mota

11h - EEB Eufrasino Neto X EEF Edval Araújo da Silva
#MeioAmbiente 07/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE É DESTAQUE. Aconteceu na última quinta- feira (05), a visita do I Fórum Cearense pela vida no Semiárido ao município de Novo Oriente. Ao todo 50 representantes de 28 municípios do estado do Ceará integraram a comitiva, além de técnicos da Cáritas Diocesana de Crateús ( Educação Contextualizada) e Diretores de várias Instituições do estado. O Objetivo foi conhecer o modelo adotado da Educação Contextualizada em Novo Oriente. O evento teve como palco a Escola Francisco das Chagas Mota, na Agrovila.
#novooriente10
#FolhaDePagamento 04/04/2018 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS SALÁRIO DE MARÇO JÁ ESTÁ NAS CONTAS DOS SERVIDORES. A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, através da Secretaria de Finanças, Informa:
Que o pagamento referente ao mês de Março/2018 está creditado nas respectivas contas da agência do Bradesco.
Pagamento em dia é dever do municipio e direto do servidor.
#MeioAmbiente 28/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITOS VISITAM CONSTRUÇÃO DE BIOÁGUA, NA PALESTINA. Os Prefeitos, Vanaldo Moura e Valdecy Coelho visitaram no último dia 23/03, um dos sistemas Bioágua que está sendo implantado no município, em Palestina. Quando funcionando, o sistema irá fazer todo o reaproveitamento das águas da residencia e tratar-las para o uso de irrigação, produzindo alimentos. Além de Palestina, Agrovila também foi beneficiada.
O Projeto Quintais Produtivos são mantidos pelo Sistema Bioagua Familiar sob a gestão e coordenação do Instituto Bem Viver conta com apoio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais, coordenado pelo Instituto Sociedade População e Natureza - ISPN e financiado pelo Fundo Mundial para o Ambiente - GEF e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e realiza-se em parceria com Cáritas Diocesana de Crateús, Secretarias de Educação,Desporto e Lazer de Novo Oriente
#Educação 22/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REPRESENTANTES DA UNIÃO EUROPEIA VISITAM NOVO ORIENTE A visita acontece amanhã (23)
#MeioAmbiente 15/03/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE NOVO ORIENTE PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO AMBIENTAL
#Educação 15/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, VISITA CONSTRUÇÕES DO SISTEMA BIOÁGUA A Secretária de Educação, Simone Magalhães, Secretária Adjunta, Vanda Moreira e Mardones Servulo, Técnico do IBV - Instituto Bem Viver, visitaram na manhã de ontem (14) as construções dos Sistemas BIO ÁGUA no município de Novo Oriente e puderam ver de perto a evolução dos trabalhos. Palestina e Agrovila receberão o equipamento que é direcionado para produção de alimentos para as famílias e laboratório de pesquisa para as escolas que adotaram a Educação Contextualizada nas suas comunidades.
O Projeto Quintais Produtivos são mantidos pelo Sistema Bioagua Familiar sob a gestão e coordenação do Instituto Bem Viver conta com apoio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais, coordenado pelo Instituto Sociedade População e Natureza - ISPN e financiado pelo Fundo Mundial para o Ambiente - GEF e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e realiza-se em parceria com Cáritas Diocesana de Crateús, Secretarias de Educação e Agricultura de Crateús e Secretaria de Educação de Novo Oriente.
#Educação 09/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER A Prefeitura Municipal de Novo Oriente realizou uma programação especial para homenagear as mulheres no seu dia Internacional. Foi um dia inteiro de atividades culturais, esportivas e de lazer, acompanhadas de perto pelos prefeitos Vanaldo e Valdecy Coelho, secretários municipais e vereadores. Foram distribuídas rosas naturais para as mulheres na sede da Prefeitura Municipal, no Hospital Municipal, na secretarias de Assistência Social e de educação , no CRAS, no Centro de saúde e nos postos de saúde do Programa Saúde da Família, da sede e do interior. A secretaria de saúde programou palestras especiais para as mulheres em todos os postos de saúde da cidade e do interior, com distribuição de rosas e lembrancinhas para todas. Na educação, foi servido um café da manhã, com lindas homenagens e entrega de brindes às funcionarias.
Na Assistência Social, foi servido café da manhã e aconteceu também o dia da beleza, com profissionais realizando cortes de cabelo e maquiagem, nas mulheres usuárias do CRAS. À tarde apresentações culturais com crianças usuárias do CRAS.
O departamento de Esportes realizou torneio de futebol feminino na Arena Society, com grande participação popular para assistir as disputas.
E o ponto alto das comemorações do dia Internacional da Mulher em Novo Oriente foi Caminhada com acompanhamento de profissionais de educação física, às 16 horas, com saída da Praça da Juventude e encerramento na Praça da Matriz, com aula de Zumba e sorteio de diversos prêmios, o Prefeito Vanaldo Moura que participou ativamente de todas as homenagens, agradeceu o engajamento de todos os setores da Administração e disse que espera melhorar a cada ano está linda festa. '“As mulheres de Novo Oriente merecem”, disse Vanaldo.
#Esporte 08/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO II CAMINHADA DA MULHER O evento já em sua segunda edição, já se tornou referência no dia internacional da Mulher, em Novo Oriente.
#Educação 08/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA SIMONE MAGALHÃES PARTICIPA DE HOMENAGEM AS MULHERES. A Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães participou na manhã de hoje (08) das comemorações ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER. O evento contou com a participação de todos os funcionários da educação, além do Prefeito, Vanaldo Moura. Durante a sua fala, ela destacou a importância do trabalho coletivo e esforço para se construir uma educação de qualidade. Logo após ela seguiu em caravana pelas escolas da sede, onde foram distribuidos brindes e flores.
#FolhaDePagamento 07/03/2018 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS SALÁRIO DE FEVEREIRO ESTARÁ NAS CONTAS DOS SERVIDORES PÚBLICOS NESTA QUARTA-FEIRA : A Prefeitura Municipal de Novo Oriente em respeito aos servidores públicos, informa:
O pagamento referente ao mês de Fevereiro/2018 estará creditado nas respectivas contas da agência do Bradesco, nesta quarta-feira dia 07/03.
Pagamento em dia é dever do municipio e direto do servidor.
Compromisso de Vanaldo Moura e Valdecy Coelho.
#Educação 07/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA, SIMONE MAGALHÃES VISITA MUNICIPIO DE IPUEIRAS PARA CONHECER MODELO DE GESTÃO ESCOLAR. A equipe foi conhecer modelos de Gestão escolar e Sistema Municipal de Educação.
#MeioAmbiente 07/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGIA Palestina e Agrovila serão beneficiadas
#MeioAmbiente 07/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ALUNOS PARTICIPAM DE AÇÃO AMBIENTAL NA AGROVILA. Ação faz parte do plano de ação do curso de Multiplicadores em Educação Ambiental.
#Educação 26/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CARAVANA DO PROJETO AÇÃO CAATINGA PERCORRE ESCOLAS A Ação derivado do Projeto Ação Caatinga, leva arte e cultura aos alunos da rede municipal
#Educação 26/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A FORÇA DA MATEMÁTICA. A Secretaria de Educação, Desporto e Lazer, vem realizando ações que estimulem o aprendizado e desenvolvimento da matemática nas escolas da rede municipal, Entre elas: O Campeonato da Tabuada. O objetivo é dinamizar as aulas de matemática de modo que alunos participem ativamente construindo seus conhecimentos de forma lúdica.
#MeioAmbiente 06/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL O Curso ministrada pela SEMA - Secretaria de Meio Ambiente do estado do Ceará é um dos frutos da parceria firmada através do Projeto Ação Caatinga.
#Educação 06/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMUNICADO DO TRANSPORTE ESCOLAR A Secretaria de Educação, Desporto e Lazer de Novo Oriente informa aos universitários que se dirigem diariamente para Crateus no transporte disponibilizado pelo município, que o serviço foi suspenso temporariamente. Outrossim informa também, que o transporte de alunos será retomado na próxima semana, após preenchimento de cadastro que está sendo elaborado por esta secretaria.
Tal providência se deu para que se corrijam imperfeições observadas no decorrer do ano de 2017.
Ainda esta semana será disponibilizado um link na página da SME- Secretaria Municipal de Educação, com instruções para preenchimento do referido cadastro.
Desde já agradecemos a compreensão de todos.
Ats. Simone Magalhães Moura
Secretária Municipal de Educação, Desporto e Lazer

O Link do Cadastro do Transporte Escolar/Universitário já está disponível acesse:
https://docs.google.com/…/1FAIpQLSem2wdpWA6XNs99II…/viewform
#Saúde 05/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha Fevereiro Laranja. Uma vez que este mês foi escolhido como o Mês de Combate Mundial à Leucemia.
#FolhaDePagamento 05/02/2018 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO INICIA RECADASTRAMENTO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS Teve início nesta Segunda-Feira (05/02), o Recadastramento dos Aposentados(as) e Pensionistas vinculados ao extinto Fundo de Previdência do Município de Novo Oriente, que se encerrará na próxima Sexta-Feira (09/02).

Por meio do Decreto nº 003, de 10/01/2018, determinou-se a realização do recadastramento, em obediência à Instrução Normativa nº 01/2017, do extinto TCM-CE.

Para realizar o recadastramento, os beneficiários deverão comparecer pessoalmente, munidos de documento de identificação, CPF, Comprovante de Endereço e dados bancários.

Aqueles beneficiários que não realizarem o recadastramento, terão seus proventos suspensos temporariamente.
#FolhaDePagamento 02/02/2018 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS SALÁRIO DE JANEIRO ESTARÁ NAS CONTAS DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE NOVO ORIENTE NESTE SÁBADO A Administração Renasce Novo Oriente continua cumprindo rigorosamente o calendário de pagamento dos servidores municipais. Sendo assim a Secretaria de Finanças confirma que o pagamento referente ao mês de Janeiro/2018 será creditado nas respectivas contas neste såbado dia 03.
Pagamento em dia é dever do municipio e direto do servidor.
Compromisso de Vanaldo Moura e Valdecy Coelho.
#Educação 30/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMEÇOU O ANO LETIVO 2018 Ontem (29) começaram as aulas em todas as escolas da rede municipal de ensino.
#MeioAmbiente 26/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SISTEMAS DE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA SERÃO IMPLANTADOS EM NOVO ORIENTE. O Projeto com tecnologia de energia solar irá beneficiar familias da Zona Rural.
#Educação 24/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR NINO PAIXÃO ABRE SEMANA PEDAGÓGICA 2018 O evento da Secretaria de Educação, Desporto e Lazer acontece até o dia 26.
#Educação 24/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA, SIMONE MAGALHÃES ENALTECE PARCERIA FAMÍLIA/ESCOLA NA ABERTURA DA SEMANA PEDAGÓGICA 2018. Para uma platéia lotada, Simone Magalhães falou ainda dos desafios e conquistas da educação em 2017.
#Agricultura 11/01/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL AGRICULTORES DE NOVO ORIENTE RECEBERAM TÍTULOS DE PROPRIEDADE RURAL ONTEM.

Aproximadamente 200 títulos de propriedade rural foram entregues nesta quarta-feira , 10/01, às 09 horas, à famílias de agricultores do município de Novo Oriente. A solenidade aconteceu na Escola Francisco Rufino, localizada na Praça da Matriz.
Até novembro do ano passado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), o Governo já entregou 9.475 títulos de terra em 83 municípios contemplados com o Programa de Regularização Fundiária. A iniciativa é executada pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace).

O Programa é uma parceria com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, da Casa Civil da Presidência da República. Estiveram presentes várias autoridades dentre elas o Deputado Federal Genecias Noronha, a deputada estadual Adelânia Noronha, além do superintendente do IDACE, Cirilo Pimenta, o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Dedé Teixeira, vereadores, e secretários municipais, ao lado dos prefeitos Vanaldo Moura e Valdecy Coelho.
O Prefeito licenciado Vanaldo Moura agradeceu ao governo do estado pela parceria e também agradeceu ao Deputado Federal Genecias Noronha e a Deputada Aderlânia Noronha pelo empenho de ajudar Novo Oriente com emendas que serão aplicadas em melhorias de estradas, saúde, asfaltamento das ruas da cidade e outras. Já o deputado Genecias Noronha prestou contas da sua atuação em benefício de Novo Oriente. "Neste primeiro ano da Administração Renasce Novo Oriente, conseguimos empenhar recursos da ordem de R$ 3.225.000,00 (três milhões, duzentos e vinte e cinco mil reais), e tenho certeza que serão bem empregados pelos prefeitos Vanaldo Moura e Valdecy Coelho", disse Genecias Noronha.
#FolhaDePagamento 03/01/2018 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PAGAMENTO DE DEZEMBRO JÁ ESTÁ NAS CONTAS DOS SERVIDORES. A Prefeitura Municipal de Novo Oriente continua cumprindo rigorosamente o calendário de pagamento dos servidores municipais. Sendo assim a secretaria de finanças confirma que o pagamento referente ao mês de Dezembro já está creditado nas respectivas contas, hoje (03).
Pagamento em dia é dever do municipio e direto do servidor.
#Educação 03/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MATRÍCULAS 2018 Todos na Escola
#FolhaDePagamento 19/12/2017 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS 13º SALÁRIO

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente informa através da Secretaria de Finanças que amanhã (20) estará nas contas o pagamento referente ao décimo terceiro salário dos servidores municipais. Todos os concursados e contratados, serão contemplados nesta etapa de pagamentos. Os Prefeitos Vanaldo Moura e Valdecy Coelho cumprem compromisso e mantém em dia as obrigações financeiras com os servidores municipais. Lembrando que o décimo terceiro já vem sendo pago desde janeiro para os aniversariantes de cada mês.
#Festa 17/12/2017 SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO, JUVENTUDE E ESPORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO ORIENTE ABRE HOJE O NATAL DE LUZ COM A CHEGADA DE PAPAI NOEL. Será logo mais às 20:00 hs, na Praça da Matriz de Novo Oriente o lançamento do Natal de Luz, com a chegada do Papai Noel e a primeira apresentação da banda de música do município, que voltou às suas atividades no início deste ano, composta por jovens estudantes das nossas escolas públicas, sob a regência do maestro André Diógenes. Será um momento especial, onde o público poderá acompanhar o clima e a magia natalina através dos nossos talentos.
#Transparência 14/12/2017 CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO DE NOVO ORIENTE SE MANTÉM BEM AVALIADO EM TRANSPARÊNCIA, PELO TCE/CE. O Tribunal de Contas do Estado (TCE/CE), divulgou na data de ontem (13/12), o resultado do Índice de Transparência Municipal-ITM.

O ITM é uma escala de notas baseada no nível de conformidade à Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).

Segundo os critérios estabelecidos pelo TCE/CE, a nota de cada portal é obtida pela soma dos requisitos para cumprimento da transparência pública. Os requisitos estão organizados em: Endereço Eletrônico, Transparência da Gestão Fiscal (instrumentos, despesas e receitas) e Acesso às Demais Informações.

No ano de 2016, a Prefeitura de Novo Oriente obteve a nota 7,60. Já neste ano de 2017, obteve-se a histórica nota de 9,75.

Este resultado reflete o compromisso e o trabalho que vem sendo realizado pela atual Administração, no que diz respeito à efetiva implementação de uma gestão pública transparente.
#Finança 12/12/2017 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS REFIS MUNICIPAL Foi sancionada, na data de 24/11/2017, a Lei Municipal nº 767/2017, que instituiu o REFIS MUNICIPAL-2017, que possui a finalidade de estimular os cidadãos que estão em débito com tributos municipais, a realizarem acordos para quitação dos mesmos.

Conforme a Lei do REFIS, podem ser objeto do acordo, débitos relativos a IPTU, ISS, ITCMD, Taxas, em até 36 (trinta e seis) parcelas. Contudo, a depender da quantidade de parcelas, o contribuinte pode obter até 100% de desconto em juros e multa.
#Município 08/12/2017 GABINETE DO PREFEITO SEMANA DO BEBÊ EM NOVO ORIENTE SE ENCERRA COM UMA LINDA FESTA. Depois de uma semana inteira de atividades intersetoriais, aconteceu nesta sexta-feira, 08/12, a culminância da "Semana do bebê" em Novo Oriente. O Prefeito Valdecy Coelho esteve presente ao lado da primeira dama e Secretaria Municipal de Assistência Social, Vanube Epifânio, além dos secretarios de Saúde Maria do Socorro Fernandes, de Infraestrutura Antonio Soares, a Chefe de Gabinete Ivane Sales, da Sub-secretária de Educação Vanda Moreira e representantes de todas as secretarias do Município e profissionais de saúde e da assistência social. Dezenas de mães com seus bebês compareceram ao evento. Vários stands foram montados com temas relacionados ao objetivo da semana. Em seu pronunciamento o prefeito Valdecy trouxe o abraço do companheiro Vanaldo Moura, licenciado para tratamento de saúde. E disse "a administração Renasce Novo Oriente está cumprindo seus compromissos com o nosso povo, buscando sempre oferecer serviços de saúde, educação, assistência Social, etc. de qualidade. Essa é nossa obrigação, desde o mais simples ao mais graduado servidor, deve respeitar e atender bem à população". Valdecy parabenizou os organizadores do evento e se disse otimista com relação à conquista do Selo Unicef.
#FolhaDePagamento 05/12/2017 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PAGAMENTO A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, através da Secretaria de Finanças confirma o pagamento relativo ao mês de Novembro para amanhã dia 06/12.
Pagamento em dia, compromisso de Vanaldo e Valdecy, Administração Renasce Novo Oriente.
#AssistênciaSocial 04/12/2017 GABINETE DO PREFEITO PRIMEIRO DIA DA SEMANA DO BEBÊ O Primeiro dia da Semana do Bebê em Novo Oriente foi bastante movimentada, com a participação de várias secretarias e comunidade. pela manhã, as 09h, aconteceu reunião intersetorial para planejar e traçar o cronograma de ação: palestras, ensaio fotografico, entrevistas no rádio e campanha de marketing. A tarde, exposição dialogada com a Dra Luana Albuquerque para Mães e Professoras sobre acidentes domésticos na primeira infância. a ação se estende até o dia 08 envolvendo todas as secretarias.
#AssistênciaSocial 02/12/2017 SECRETARIA DE TRABALHO E EMPREENDEDORISMO NOVO ORIENTE REALIZA A SEMANA DO BEBÊ A ação integrada com várias Secretarias Municipais acontece de 04 a 08 de dezembro.
#Educação 01/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EQUIPE DA SME PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL DA UNDIME/APRECE. A Secretaria de Educação, Desporto e Lazer de Novo Oriente, esteve representada pela Secretária Adjunta, Vanda Moreira e equipe: Valdo Vale, Gerente de Comunicação, Orion Chaves, Coordenador de transporte Escolar e Mirla Tôrres, Secretária Executiva no II ENCONTRO REGIONAL DA UNDIME/APRECE 2017, em Horizonte. O evento contou com a presença de mais de 50 gestores educacionais do Ceará e debateu questões como: Projeto Cidades Educadoras, Mediação de conflitos na escola, Termo de responsabilidade do transporte escolar e lançamento da obra " Artigos que retratam o cotidiano da SME de Horizonte. Várias apresentações culturais abrilhantaram o evento.
#Município 01/12/2017 GABINETE DO PREFEITO VICE PREFEITO, VALDECY COELHO ASSUME A PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO ORIENTE. Câmara Municipal de Novo Oriente empossou Vice prefeito Valdecy Coelho, opós afastamento do titular Vanaldo Moura para tratamento de saúde
#Educação 30/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ÚLTIMO DIA DE APLICAÇÕES DO SPAECE 2017 Continuam nesta quinta-feira (30) as aplicações do Spaece 2017 no município de Novo Oriente. Ao todo serão avaliados 346 alunos, em 18 escolas da Rede Municipal.

#Educação 29/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEGUNDO DIA DO SPAECE 2017 Continuam no dia de hoje (29) as avaliações do Spaece 2017. Ao todo serão avaliados no municipio de Novo Oriente 416 alunos do 5º ano, distribuidos em 19 escolas. Amanhã acontecerá a avaliação do 2º ano, em 18 escolas da rede municipal.

CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO
Escola Francisco Rufino
Manhã/Tarde
Escola Otávio Rodrigues Cavalcante
Manhã/Tarde
Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto
Manhã/Tarde
Escola Francisco Severiano Sousa
Tarde
Escola Indígena Potyguara
Tarde
Escola Maria de Sousa Marques - Cavaco
Tarde
Escola Francisco Edson de Oliveira
Tarde
Escola Manoel Luiz
Tarde
Escola José Maria Fernandes Leitão
Tarde
Escola Edval Araújo da Silva
Manhã
Escola Jorge Hildo
Tarde
Escola Marcelino Tavares
Manhã
Escola Francisco Alexandre
Manhã
Centro de Educação Rural
Tarde
Escola Luis Canuto
Tarde
#Educação 29/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EQUIPE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL DA UNDIME EQUIPE DA SME PARTICIPA DE ENCONTRO DA UNDIME.
Uma equipe da Secretaria de Educação, Desporto e Lazer, tendo a frente a Secretária Adjunta, Vanda Moreira, Participará no dia 1 de dezembro do II ENCONTRO REGIONAL DA UNDIME/APRECE. O evento acontece na Cidade de Horizonte.
08h Credenciamento – Café com Prosa
09h Apresentação Cultural - Espetáculo Quebra
Cocos
Academia de Artes Marciais
Vania Dutra
09h15min Abertura Oficial Autoridades
09h50min - Palestra sobre Cidades Educadoras Paulo Louro
10h50min Perguntas
11h20min Mediação de Conflitos na Escola Hugo Mendonça
12h Almoço Apresentação Musical de Alunos
13h20min Termo de Responsabilidade do Transporte
Escolar
14h30min Lançamento do Livro – 11 Artigos que retratam
o cotidiano da SME de Horizonte (Experiência
Exitosa e reconhecida pelo INEP).
15h30min Informes Gerais
16h Encerramento e Autógrafos
#Educação 28/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AVALIAÇÕES COMEÇAM HOJE Começou hoje as aplicações das provas do SPAECE 2017. Serão avaliados no Município cerca de 1 216 alunos em 16 escolas nas turmas de 2º ano, 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental para identificar as competências e habilidades dos alunos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

CRONOGRAMA DE HOJE - 9º ano.
Escola Francisco Rufino - Manhã e Tarde
Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto - Manhã e Tarde
Escola Otávio Rodrigues Cavalcante - Manhã e tarde
Escola Francisco das Chagas Mota - Manhã
Escola Dr. José Maria Fernandes Leitão - Tarde
Escola Maria de Sousa Marques - Tarde
Escola Marcelino Tavares - Tarde
Escola Edval Araújo da Silva - Tarde
Escola Manoel Luiz - Tarde
Escola Francisco Severiano Sousa - Tarde
Escola Indigena Potyguara - Tarde
Escola Luis Canuto - Tarde
Escola Francisco Edson de Oliveira - Tarde
#Educação 24/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, NOVO ORIENTE GANHA MEDALHA DE BRONZE NA 13º OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Pedro Thiago Sousa Coelho, da Escola Marcelino Tavares, do Olho d´água, ganhou a Medalha de Bronze.
#Educação 23/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REUNIÃO:
O Conselho Municipal de Educação de Novo Oriente se reuniu na tarde de hoje (22) em reunião extraordinária. Na pauta: criação do Fórum Municipal de Educação e a realização da Conferência Municipal de Educação.
#Educação 23/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SOMOS TODOS SPAECE 2017 A Secretaria de Educação, Desporto e Lazer, reuniu na manhã de ontem (22) Diretores de todas as Escolas da rede municipal. na pauta: Calendário do final do ano letivo e avaliação do Spaece 2017. A Gerente de Ensino, Nazira Vieira, intermediou todas as discussões na roda de conversa.
#Administração 23/11/2017 GABINETE DO PREFEITO Em dias com Lei Complementar n° 131 de acordo com a fiscalização do TCE\CE (Mês Referência Outubro/2017) A Lei Complementar nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) dispõe em capítulo específico sobre a TRANSPARÊNCIA, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO, seguindo-se sua Primeira Seção sobre o tema Transparência da Gestão Fiscal.

O caput do art. 48 da LRF define os instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais deve ser dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF).

A Lei Complementar n° 131, de 27 de maio de 2009, conhecida como Lei da Transparência, trouxe inovações à Lei de Responsabilidade Fiscal, dispondo que esta transparência deva ser assegurada, também, mediante liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público, e adoção de sistema integrado de administração financeira e controle que atenda a padrão mínimo de qualidade, tudo conforme regula o Decreto Federal nº 7185/2010 e o art. 48-A da LRF.

A fiscalização contempla, dentre outros aspectos, as prerrogativas do art. 63 da LRF, que faculta aos Municípios com população inferior a 50 mil habitantes e que se encontrem dentro dos limites relativos à despesa total com pessoal ou à dívida consolidada, a possibilidade da divulgação do Relatório de Gestão Fiscal - RGF na periodicidade semestral. A periodicidade abrange indistintamente os Poderes Executivo e Legislativo e deve ser obedecida por todo o exercício. Registra-se que o enquadramento dos municípios ocorreu a partir da análise dos dados das Prestações de Contas em Meio Informatizado do SIM, mesma base utilizada na confecção do Relatório de Acompanhamento Gerencial - REAGE.

Nesse sentido, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará - TCE Ceará, no uso de suas atribuições legais, realiza o acompanhamento mensal nos sítios eletrônicos e Portais da Transparência dos Poderes Executivo e Legislativo municipais, a fim de verificar o cumprimento do disposto nos art. 48 e 48-A da LRF, bem como ao que determina o Decreto Federal n.º 7.185/2010.
#Educação 20/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SPAECE 2017 Na reta final para a aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará-SPAECE 2017, a Secretaria de Educação, Desporto e Lazer de Novo Oriente, segue preparando os estudantes para os dias das avaliações marcadas para os dias 28, 29 e 30 de novembro. Serão avaliados no Município cerca de 1 216 alunos em 16 escolas nas turmas de 2º ano, 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental para identificar as competências e habilidades dos alunos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
O Spaece também inclui questionários voltados ao aluno para obter dados sobre o perfil socioeconomico e sua trajetória escolar; assim como ao professor e ao diretor, com a finalidade de traçar o perfil e a prática docente e de gestão desses profissionais.
A avaliação do sistema educacional no Ceará é uma estratégia fundamental para identificar os processos de aprendizagem na educação básica.
#Saúde 17/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TODOS CONTRA O AEDES EGYPT A Secretaria de Saúde de Novo Oriente, Juntamente com o Comitê Intersetorial de Enfrentamento das Arboviroses, realizou hoje ( 17) grande Mutirão no bairro Boa Vista. Depois de um momento na Unidade Primária da Saúde (PSF) do bairro Boa Vista, As equipes visitaram casas do bairro coletando lixo e materiais que possam acumular água e criadouros do mosquito Aedes Aegypti e distribuição de folhetos com Informação e orientação sobre a importância da limpeza de seus quintais, através do projeto: 10 minutos salvam vidas. Participaram desta ação as Secretarias de Saúde, Secretaria de Educação, Desporto e Lazer, Secretaria de Cultura e Juventude e Secretaria de Infra estrutura.
#Segurança 17/11/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA GUARDA MUNICIPAL DE NOVO ORIENTE COMPLETA 16 ANOS COM CAFÉ DA MANHÃ.
Agentes da Guarda Civil Municipal GCM, de Novo Oriente comemoraram na manhã desta sexta-feira (17/11) dezesseis anos de existência da guarnição. Na oportunidade foi servido um café da manhã que contou com a presença de autoridades, dentre elas, o Prefeito Valdecy Coelho, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Dr. Hélio Coutinho, vereadores Vilanir Jacó, Arnaldo Bezerra, Ciné Galvão, Euládio Gomes, Josivânio Carlos e Dayana Gouveia, o comandante da COM, José Bezerra Sampaio (Derrim), secretários municipais, familiares dos agentes e convidados. O Prefeito Valdecy agradeceu o empenho de todos e parabenizou pelo belo trabalho realizado pela equipe, em nome da Administração Renasce Novo Oriente. O presidente da Câmara Vereador Hélio falou em nome do legislativo, também parabenizando a todos pelos 16 anos de existência da GCM. Ao final houve o corte do bolo e a Agente Aparecida recebeu a primeira fatia representando todos os 17 membros da Guarda que estão na ativa.
#Educação 13/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE CELEBRA O DIA DA GENTILEZA Hoje foi o dia de celebrar a gentileza, os bons sentimentos. A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, através de todas as secretarias promovem várias atividades durante o dia para comemorar o DIA DA GENTILEZA. A ideia de criar um dia dedicado aos atos de gentileza surgiu em 1996, numa conferência em Tóquio. O grupo Movimento das Pequenas Gentilezas do Japão reuniu diversos grupos de diferentes países que propagavam a gentileza em suas nações e apresentou a proposta. Em 2000, foi oficializado o Movimento Mundial pela Gentileza.
#Educação 07/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMINÁRIO Está acontecendo desde ontem (06)e se estende até quinta-feira o Seminário sobre Interlocuções entre o Centro de atenção Psicossocial e Educação Infantil. a ação foi realizada na Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto e contou com a participação de professores da Educação Infantil e Coordenadores de Ensino.
#Educação 07/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SPAECE 2017 O SPAECE 2017 vai avaliar o nível de leitura dos estudantes de todas as etapas envolvidas na aplicação (2º, 5º e 9º anos ensino fundamental, 1ª e 3ª série do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensino médio), analisando o domínio das competências e habilidades esperadas para cada etapa de escolaridade na disciplina de língua portuguesa. Já o domínio das competências e habilidades esperadas na disciplina de matemática é avaliado somente a partir do 5º ano do ensino fundamental. A avaliação acontece nos dias 28,29 e 30 de novembro.
#Educação 25/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MELHORES RECEITAS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. Já está na reta final o concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar. As 15 merendeiras selecionadas na etapa regional se reúnem na próxima quarta-feira, 25, em Brasília, para preparar, ao vivo, as receitas que fazem sucesso em suas regiões. O concurso é promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC.
“Além de destacar o trabalho de quem tanto se esforça para garantir uma alimentação adequada às nossas crianças, queremos mostrar o quanto o Brasil é rico em variedades de alimentos que podem ser oferecidos de maneira saudável e criativa nas escolas”, atenta o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro. “Acreditamos que as receitas apresentadas poderão inspirar profissionais que trabalham com a merenda nos mais variados lugares do país”. Vanusa Fernandes Cordeiro, da Escola Dr. José Maria Leitão é uma das 15 finalistas. Serão escolhidas cinco merendeiras, uma de cada região. As vencedoras ganharão, além de uma viagem internacional, um prêmio no valor de R$ 6 mil. A cerimônia de premiação será na quinta-feira, 26, no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília, com participação do presidente do FNDE e do Ministro da Educação, Mendonça Filho.
#Obra 25/10/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA ASFALTO O Engenheiro do DER, Dr. Diego Torres, está na cidade, já conversando com o Prefeito Valdecy Coelho, juntamente com o secretário de Obras, Antonio Soares e outras autoridades, cuidando da identificação das ruas e preparação do asfaltamento da cidade e rotatória da entrada de Novo Oriente pelo trecho Crateús. Serão mais de 100.000 metros quadrados de asfalto entre, DER e DETRAN. As obras deverão estar concluídas antes do Natal de 2017.
#MeioAmbiente 25/10/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE NOVO ORIENTE REALIZA SEMINÁRIO DE FORTALECIMENTO DO SELO VERDE Foi realizado ONTEM (24) o XII Seminário Regional de Fortalecimento do Selo Município Verde , o evento é uma realização do Governo do estado do Ceará, através da Sema - Secretaria do meio Ambiente do Ceará e Prefeitura Municipal de Novo Oriente. O Vice - Prefeito, Valdecy Coelho participou da abertura oficial. O evento aconteceu na Escola Maria Eudes Veras.
#Educação 25/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EXPOSIÇÃO QUE CELEBRA "60 ANOS" DE NOVO ORIENTE IRÁ PARA TODOS AS ESCOLAS. A Exposição " 60 anos " de Novo Oriente com paisagens e tipos humanos do municipio irá percorrer todas as escolas da Rede Municipal. O objetivo é socializar conhecimento á cerca dos patrimônios, quase desconhecidos pela população, além do fortalecimento do trabalho de Educação Ambiental. A Exposição faz parte do Projeto AÇÃO CAATINGA, com registros de Valdo Vale.
#Festa 14/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA A MAIOR FESTA DO PROFESSOR DE TODOS OS TEMPOS. O evento está acontecendo no Clube JH
#Município 10/10/2017 GABINETE DO PREFEITO PARABÉNS NOVO ORIENTE! A Nossa amada terra completa hoje 60 nos de emancipação politica.
#MeioAmbiente 10/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE REALIZOU ONTEM O MAIOR EVENTO AMBIENTAL DO INTERIOR DO CEARÁ. Com a particicipação do Poeta, Antonio Francisco no Painel de Cultura Popular, o evento se consagrou como um dos mais importantes do estado.
#Agenda 10/10/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO VANALDO MOURA PARTICIPA DE CULTO DE AÇÃO DE GRAÇA. Promovido pelas Igrejas Evangelicas da Cidade, a celebração aconteceu na Praça da Matriz e contou com um grande público presente. O vice Prefeito, Valdecy Coelho e as Secretárias de Educação, Desporto e Lazer,, Simone Magalhães, Secretária do Trabalho e assistência Social, Vanube Epifanio, participaram do evento.
#Educação 10/10/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E LAZER AÇÕES FORTALECIDAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA.
Os Prefeitos, Vanaldo Moura e Valdecy Coelho, participaram na tarde de hoje (10) da entrega de kits de brinquedos as famílias assistidas pelo PADIN - Programa de apoio ao Desenvolvimento Infantil, Uma parceria do governo do estado do Ceará com a Prefeitura Municipal de Novo Oriente.
#Educação 10/10/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E LAZER PREFEITO, VANALDO MOURA REINAGURA ESCOLA. Os Prefeitos, Vanaldo Moura e Valdecy Coelho reinaguraram na tarde de hoje (10) a Nova Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto. Depois de passar por uma grande reforma na parte elétrica e Hidráulica, as novas instalações contam com novas carteiras em todas as salas, sala de professores, Salas de aula com armários todos recuperados ,Centro Digital, Biblioteca, climatização em algumas salas e casa de mudas, integrada as ações de educação ambiental, Além da iluminação da quadra poliesportiva.
#renascenovooriente
#Festa 10/10/2017 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL MISS NOVO ORIENTE 2017. Livia Lima recebeu a faixa agora á pouco no palco da festa dos 60 anos de emancipação politica de Novo Oriente.
#Festa 10/10/2017 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER SHOW - 60 ANOS DE NOVO ORIENTE. Shows musicais com Luan Estlizado e Filipão, na praça da Matriz.
#Cultura 03/10/2017 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER Correios lançam selo e carimbo alusivos aos 60 anos de Novo Oriente. Neste dia 10 de outubro, quando se comemora o aniversário dos 60 anos de emancipação política de Novo Oriente-Ce, a Empresa Brasileira de Correios irá lançar um Selo e um Carimbo comemorativos. O evento acontecerá à 18 horas, defronte a biblioteca Municipal Emilio Alexandre Costa, que foi totalmente reformada em parceria com o Governo do Estado do Ceará. Os Prefeitos Vanaldo Moura e Valdecy Coelho, receberão as homenagens juntamente com outras personalidades de Novo Oriente, das mãos do Superintendente Regional dos Correios, Érico Jovino Sales.
#Cultura 03/10/2017 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER Biblioteca de Novo Oriente recebe mobiliário novo do Governo do Estado. Graças ao trabalho do secretário de Cultura do município de Novo Oriente, Tulio Cesar, a biblioteca municipal Emilio Alexandre da Costa está recebendo novo mobiliário. A ação faz parte da parceria entre a Administração Renasce Novo Oriente e o Governo do Estado do Ceará. Foram liberados pela sSECULT, os seguintes ítens:
14 Cadeiras, 3 prateleiras dupla face, 1 gelagua, 2 lixeiras, 1 birô, 2 computadores e 1 armário.
Os prefeitos Vanaldo e Valdecy têm feito incursões e visitas a várias Secretarias do Governo e os frutos estão chegando. "Agradecemos ao governador Camilo Santana pelo atendimento aos nossos pleitos", disse o prefeito Vanaldo Moura.
#Cultura 03/10/2017 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER Instrumentos da Banda Municipal de Novo Oriente foram recuperados e serão utilizados novamente na escola de música Vários instrumentos musicais dentre eles, 05 Clarinetes, 02 Saxofones, 02 Trompetes, 02 Trombones, 01 Bombardino e 01 Bombardão, foram completamente recuperados por um profissional em Fortaleza e estão sendo reintegrados ao acervo da Secretaria de Cultura de Novo Oriente. No início desta gestão os referidos foram encontrados abandonados e sem condições de uso. Os prefeitos Vanaldo e Valdecy, autorizaram a restauração dos mesmos como também o início das aulas de música, que estão sendo ministradas pelo Maestro André Diógenes. " Aos poucos nossa banda de música está voltando a se organizar e será o orgulho do povo novamente"disse o Secretário de Cultura Tulio Cesar.
#FolhaDePagamento 03/10/2017 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PAGAMENTO Prefeitura de Novo Oriente confirma o pagamento de todos os servidores para esta terça-feira (03) de outubro.

A Prefeitura de Novo Oriente,continua cumprindo o compromisso do pagamento em dia dos servidores municipais. O pagamento referente a setembro,Estará sendo pago nesta terça-feira. Sendo assim, todos passarão o feriado do nosso padroeiro São Francisco com seus salários em conta.
A Administração Renasce Novo Oriente mantém portanto seu compromisso com os servidores e consequentemente com o comercio local.
#MeioAmbiente 03/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INSCRIÇÕES ESGOTADAS PARA TODOS OS PAINÉIS DO AÇÃO CAATINGA 2017 As inscrições se encerraram nesta segunda-feira (02) com recorde em todos os painéis. O evento acontece dia 09 de outubro e faz parte das comemorações dos 60 anos de emancipação politica de Novo Oriente.
#Educação 16/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SÁBADO É DIA DE MATEMÁTICA Nesta edição foi batido o recorde de instituições de ensino inscritas, totalizando 53.230, atingindo 99,6% dos municípios brasileiros.
#MeioAmbiente 16/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MARIA DIAS CAVALCANTE FARÁ ABERTURA OFICIAL DO AÇÃO CAATINGA 2017. O Evento acontece dia 09 de Outubro e é considerado o maior evento ambiental do interior do Ceará.
#MeioAmbiente 16/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO AÇÃO CAATINGA 2017 O Evento acontece dia 09 de Outubro em Novo Oriente e é considerado o maior evento ambiental do interior do Ceará.
#Gestão 15/09/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO VANALDO MOURA SE ENCONTRA O SENADOR EUNICIO OLIVEIRA E ELE GARANTE RECURSOS PARA NOVO ORIENTE.

A convite do Deputado Federal Genecias Noronha, os prefeitos de Novo Oriente Vanaldo Moura e Valdecy Coelho, estiveram nesta quinta-feira participando das festividades alusivas aos 61 anos de emancipação política e Parambú. Na oportunidade estava presente o senador Eunício Oliveira que manteve longa conversa com os prefeitos na qual agradeceu a excelente votação que obteve nos dois turnos das eleições para governador em 2014. Eunício disse que é muito grato ao povo de Novo Oriente a ao amigo Vanaldo Moura pelo empenho do seu grupo político naquele pleito. Vanaldo e Valdecy aproveitaram a oportunidade para pedir ao Senador, apoio para a Adm. Renasce Novo Oriente. O Senador Eunício Oliveira atendeu prontamente à solicitação e assumiu compromisso de liberar recursos para Novo Oriente, deixando a critério de Vanaldo Moura, a escolha do setor a ser atendido. Imediatamente Vanaldo Moura solicitou os recursos para a área de esportes, visando atender os anseios da nossa juventude. Em seguida o Deputado Federal Genecias Noronha reforçou o pleito ao Senador e agradeceu a Eunício pelo apoio a Novo Oriente. Ao final do encontro o Presidente do Congresso Nacional concedeu entrevista a reportagem da Rádio Flor do Campo.
#Educação 15/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE RECEBE 30 KITS DE BRINQUEDOS DO GOVERNO DO ESTADO
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, realizou, nesta quinta-feira (14), às 9h, a solenidade de entrega dos kits de brinquedos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin). O evento, ocorreu no pátio interno da Seduc, com a presença do secretário da Educação, Idilvan Alencar, e da primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana. A Secretária Adjunta, Vanda Moreira, A coordenadora do PADIN, Darciane Vieira e a Coordenadora do EJA, Franskinha Epifanio, estiveram na solenidade.
Na solenidade, cada um dos 35 municípios atendidos pelo Padin vai recebeu quatro kits, contendo conjuntos de brinquedos e artesanatos populares e coleções de literatura infantil para crianças da faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses de idade. Estes materiais serão usados durante os encontros coletivos e comunitários e as visitas domiciliares às famílias atendidas pelo Programa, possibilitando o desenvolvimento integral das crianças por meio do estímulo de processos de aprendizagem e de cuidados. Foi investido cerca de R$ 1 milhão na aquisição dos kits.
Lançado em junho de 2016, o Padin tem como finalidade formar competências familiares necessárias para garantir o bem-estar físico, emocional, social, cultural, a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades de comunicação e os conhecimentos gerais na primeira infância.
A iniciativa está inserida em um dos eixos do Programa Mais Infância Ceará, desenvolvido pelo Gabinete da Primeira-Dama do Estado, que consiste em três pilares: “Tempo de Brincar”, “Tempo de Crescer” e “Tempo de Aprender”.
O Padin está dentro do “Tempo de Crescer”, que visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários por meio de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores. A ação prevê visitas domiciliares, encontros coletivos e comunitários para acompanhar e orientar as mães, os pais e/ou os cuidadores das crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.
#Controladoria 11/09/2017 CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO TCE/CEARÁ ATESTA QUE PREFEITURA DE NOVO ORIENTE CUMPRE A LEI DA TRANSPARÊNCIA O Tribunal de Contas do Estado do Ceará divulgou, na sexta-feira (8/9), a relação das Prefeituras e Câmaras municipais que estão em situação REGULAR com a Lei Complementar nº 131/2009, a Lei da Transparência. A consulta refere-se ao mês de Agosto de 2017.

O TCE/CE analisa a disponibilização dos instrumentos de transparência da gestão fiscal, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF).

Após análise, ficou constatado que a Prefeitura de Novo Oriente vem cumprindo integralmente com a Lei de Acesso à Informação, comprovando o compromisso com a transparência e legalidade no uso dos bens e recursos públicos.

O Prefeito Vanaldo Moura afirmou que "é um dos compromissos de campanha tornar a Gestão Pública transparente, de forma que os cidadãos novorientenses possam saber o que estamos fazendo com cada centavo que chega aos cofres públicos do Município".
#Educação 09/09/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E LAZER SÁBADO É DIA DE APRENDER MATEMÁTICA. A Secretaria de Educação, Desporto e Lazer, Promoveu na manhã deste sabádo( 09) um aulão para os alunos da Rede Municipal na Escola Otávio Rodrigues Cavalcante, O Objetivo é preparar os alunos para a segunda fase da OBMEP - Olimpida Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
#Educação 09/09/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E LAZER SEMANA DA PÁTRIA.
#Infraestrutura 06/09/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA ÁGUA. CAGECE ESTÁ TRABALHANDO NA INTERLIGAÇÃO DE POÇOS DO AÇUDE FLOR DO CAMPO Á ADUTORA DE NOVO ORIENTE.
Na manhã desta quarta-feira (06/09) o Prefeito Valdecy Coelho juntamente com o secretário de obras Antonio Soares, estiveram visitando a área de captação de água do açude Flor do Campo, onde estão perfurados 08 poços profundos que serão novamente interligados ao sistema adutor da cidade. Ao todo são 10 poços, porque outros 02 estão às margens da CE 187. A equipe da CAGECE, coordenada por Fernando Amorim, trabalha na instalação da energia para as bombas e tubulação dos poços. Segundo Fernando, até domingo os serviços deverão estar concluídos. O coordenador ressaltou a parceria da COGERH e da Prefeitura de Novo Oriente para a agilização dos trabalhos. Serão injetados na rede, 160.000 litros/hora, o que supre as necessidades da cidade de Novo Oriente. O prefeito Valdecy agradeceu o trabalho da CAGECE, e o empenho do Deputado Carlos Felipe para que as obras fossem realizadas. "Com essa obra nos sentimos mais aliviados, porque o abastecimento de Novo Oriente está assegurado até o próximo inverno", disse Valdecy.
#renascenovooriente
#Segurança 06/09/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO ORIENTE ENTREGA FARDAMENTO AOS AGENTES DO DEMUTRAN.

Os prefeitos de Novo Oriente, Vanaldo Moura e Valdecy Coelho se reuniram hoje pela manhã com a equipe que faz o DEMUTRAN. Na oportunidade Vanaldo Moura agradeceu à equipe pelo empenho, mesmo reconhecendo o pequeno contingente de servidores. A reunião serviu também para a entrega do novo fardamento dos Agentes de Trânsito. O kit consta de: duas calças, duas camisas, uma camiseta, dois bonés, um par de coturnos, cinto e apito.
O diretor do Demutran, Francisco Soares (Tico), agradeceu à administração pelo atendimento do pleito dos agentes e aproveitou para solicitar uma viatura para os serviços do órgão. Participaram da reunião, policiais militares de nossa cidade, secretários municipais e demais convidados.
#renascenovooriente

#MeioAmbiente 06/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AÇÃO CAATINGA 2017 NO MAPA CULTURAL DO CEARÁ. Arte, Cultura e Meio Ambiente.
#FolhaDePagamento 05/09/2017 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PAGAMENTO EM DIA
A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, Através da Secretaria de Finanças, Informa que o pagamento referente ao més de agosto estará disponível a partir de amanhã (06) .
#Desenvolvimento 05/09/2017 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL CENSO AGRO 2017 A partir de outubro de 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai a campo para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro.

É o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017, principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, que irá mobilizar milhares de pessoas desde a fase de seu planejamento até a divulgação dos resultados.

O Censo Agropecuário terá a coleta de dados executada de outubro de 2017 a fevereiro de 2018, adotando-se como referência o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, ao qual deverão estar relacionados os dados sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, etc. A data de referência adotada para a pesquisa é 30 de setembro de 2017, à qual estarão referidas as informações sobre estoques, efetivos da pecuária, da lavoura permanente e da silvicultura, entre outras totalizações.
#MeioAmbiente 05/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE IRÁ SEDIAR O MAIOR EVENTO AMBIENTAL DO INTERIOR DO CEARÁ O evento faz parte das comemorações dos 60 anos de emancipação do municipio.
#Educação 31/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA NOTA 10 Visita da Escola Joaquim Chagas Barreto, do município de Tejuçuoca. Escola apoiada pelo Município de Novo Oriente ( Escola Jorge Hildo Furtado ). Fazem parte da equipe: Diretora, Eluina, o Coordenador, Ernanes e a Professora, Ariane.
#Educação 31/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EJA A Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães, participou ontem (30) da Culminância do EJA - Educação de Jovens e adultos. O evento contou com massiva participação de alunos, professores e comunidade em geral que prestigiaram e aplaudiram as apresentações. Na sua fala, Magalhães ressaltou o compromisso da gestão municipal com uma educação de inclusão, onde todos possam participar da construção deste processo.
#Educação 31/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PADIN - PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL A Coordenadora do eixo de Educação Infantil da SEDUC - Secretaria de Educação do estado do Ceará, Benildes Uchôa Visitou nesta manhã (30) o município de Novo Oriente. O objetivo: acompanhar as ações desenvolvidas no município através do PADIN - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil .
#Agenda 24/08/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO VANALDO MOURA VISITA CÂMARA MUNICIPAL A reunião informal aconteceu na sala de reuniões da Câmara Municipal de Novo Oriente, na manhã desta quinta-feira (24/09). A pedido dos vereadores o Presidente Dr. Hélio Coutinho convidou o Prefeito para que os parlamentares apresentassem uma pauta de reivindicações do interesse do povo de Novo Oriente. Assuntos como: atendimento com carros-pipa a localidades isoladas da sede; melhoria do Matadouro público, reforma do estádio municipal, reabertura do Centro de Feiras, operação tapa-buracos nas ruas da cidade, ampliação do cemitério, etc. Para cada questionamento levantado o prefeito Vanaldo apresentou argumentos no sentido de resolver no mais breve espaço de tempo possível. Segundo Vanaldo, a operação tapa-buracos já foi iniciada e os laudos do Corpo de Bombeiros já foram solicitados para reabertura do Centro de Feiras.
Participaram da reunião Vereadores e Vereadoras de situação e oposição. O presidente da casa Vereador Hélio Coutinho agradeceu a presença do prefeito e disse que a Câmara está pronta para votar projetos que tragam benefícios para Novo Oriente, independente de posição política.
#MeioAmbiente 23/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA CONVIVÊNCIA NO SEMIÁRIDO.
#Segurança 23/08/2017 GABINETE DO PREFEITO NOVA VIATURA DA PM JÁ ESTÁ À DISPOSIÇÃO DO POVO DE NOVO ORIENTE.
O prefeito de Novo Oriente Vanaldo Moura, acompanhado do delegado de policia civil, Dr. Emerson Farias, do presidente da Câmara, vereador Hélio Coutinho, secretários municipais, assessoria jurídica, imprensa da região, receberam na tarde desta quarta-feira (23/08) o comandante do 7* BPM Coronel Hermilson. O objetivo da visita foi a entrega simbólica da nova viatura para o destacamento de Novo Oriente. A entrega foi antecipada graças ao contato do prefeito Vanaldo com o comandante geral da Policia Militar do Ceará, Coronel Viana. O Coronel Hermilson reiterou sua disposição de trabalhar pela segurança da região. Já Vanaldo Moura colocou a administração à disposição para apoiar o nosso destacamento e a Polícia. Civil. Participaram também do evento os Vereadores Arnaldo Bezerra e Vilani Jacó, além do comandante do nosso destacamento, Sargento Cláudio.
#Cultura 21/08/2017 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER PREFEITOS VANALDO MOURA E VALDECY COELHO PARTICIPAM DE LANÇAMENTO DE PROJETO DE MÚSICA.
#Segurança 21/08/2017 SECRETARIA DE GOVERNO COMANDANTE DO 7º BPM, CONFIRMA NOVA VIATURA PARA O DESTACEMENTO DE NOVO ORIENTE Os prefeitos de Novo Oriente Vanaldo Mora e Valdecy Coelho, foram comunicados hoje pela manhã que a viatura destinada ao nosso município estará disponível em Crateús ainda esta semana. Em contato telefônico com Valdecy Coelho, foi marcada para esta quarta-feira (23/08) uma reunião em Crateús para a definição da entrega da mesma ao destacamento local. A Polícia Militar do Ceará atende portanto o pleito feito pela administração municipal, juntamente com o Deputado Carlos Felipe. "Agradecemos o empenho do Coronel Viana, comandante geral da PM-CE, que antecipou a entrega da viatura para Novo Oriente", disse Vanaldo Moura.
#Educação 17/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA INTEGRAL A Equipe da CREDE 13, visitou na manhã de hoje (17) a Escola Francisco Rufino, que implantou o sistema integral com ações de arte e cultura e reforço. O Vice Prefeito, Valdecy Coelho e a Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães e equipe, participaram do momento
#Melhoria 17/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ENTREGA DE CARTEIRAS ESCOLARES Prefeitura Municipal de Novo Oriente entrega mais de 750 Kits de carteiras para a Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto.
#MeioAmbiente 17/08/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE MUNICÍPIO DE NOVO ORIENTE RECEBE SELO VERDE O SELO VERDE, é conferido a órgãos públicos, entidades do terceiro setor e a iniciativa privada, que buscam a sustentabilidade em todos os seus negócios.
#Educação 12/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE AÇÃO CULTURAL Arte e Cultura nas Escolas.
#Infraestrutura 11/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MARIA DE SOUSA MARQUES RECEBE ENERGIA ELÉTRICA. Mais uma ação de compromisso da Prefeitura Municipal de Novo Oriente.
#Educação 11/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIA DO ESTUDANTE Todas as Escolas da rede municipal realizaram programação especial em homenagem ao dia do estudante.
#Obra 07/08/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E LAZER GOVERNO EM AÇÃO Creche do Trecho Tauá volta a funcionar após 4 anos de abandono
#MeioAmbiente 04/08/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E LAZER PROJETO AÇÃO CAATINGA REINICIA DIA 10. Projeto AÇÃO CAATINGA.
O PROJETO AÇÃO CAATINGA terá suas atividades reiniciadas dia 10 (quinta-feira) com Oficinas de ARTES CÊNICAS, PRODUÇÃO AUDIOVISUAL e CICLO DE LEITURA. Ao todo 11 escolas participam do projeto, incluindo, Escola Dr. José Maria Leitão - Açude Oriente II e CERU - Centro de Educação Rural - Lagoa da areia.
#Educação 04/08/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E LAZER QUALIDADE NA MERENDA ESCOLAR. A Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães, participou hoje de reunião com o setor de merenda escola , em pauta: " ARTICULAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA - NUTRISUS " , Participaram, Gestores escolares e setores da saúde e assistência social.
#Cultura 04/08/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E LAZER FEIRA DE ARTESANATO. A Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães, acompanhada da equipe da SME, visitou nesta manhã a Feira de Artesanato, ação de incentivo a economia criativa, da Secretaria de Cultura e Juventude. Magalhães conversou com populares e recebeu uma homenagem do grupo de idosos do CRAS - Centro de referência da Assistência Social.
#Saúde 03/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAUDE REALIZA CONFERÊNCIA. A Secretaria de Saúde de Novo Oriente realizou hoje ( 03) a VIII Conferência Municipal de Saúde, com o tema " O papel da atenção primária na organização das redes de atenção á saúde, Fortalecendo e garantindo aos usuários do SUS resolubilidade e integralidade na assistência ". Os Prefeitos, Vanaldo Moura e Valdecy Coelho, estiveram na abertura oficial, além de Secretários, Vereadores e representantes de associações e movimentos sociais.O evento se encerrou as 13h de hoje.
#Educação 03/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO VISITA A NOVA ESCOLA DR.ANTONIO EUFRASINO NETO. A Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães visitou hoje (03) a tarde a Nova Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto. Depois de uma reforma que deu outra cara a escola, com pintura e revitalização de todos os espaços, a secretária, conversou com alunos sobre o zelo e cuidado com o ambiente escolar, Segundo ela, todas as salas receberão até o final de setembro, carteiras e mesas novas, proporcionando mais conforto aos alunos.
#Gestão 02/08/2017 GABINETE DO PREFEITO NOVO ORIENTE PARTICIPA DE SEMINÁRIO DO PPA O Município de Novo Oriente, se fez representado nesta manhã de quarta-feira (02) através das secretarias de Educação, Desporto e Lazer, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Cultura e Juventude, na OFICINA REGIONAL DE MONITORAMENTO DO PLANO PLURIANUAL 2016/2019. O evento é uma ação de planejamento que orienta as escolhas das politicas públicas do estado adotando as seguintes premissas: Gestão pública para resultados, participação cidadã, promoção do desenvolvimento territorial e intersetorialidade. Estiverem presentes, além de Novo Oriente, Os municípios de Crateús, Ararendá, Poranga, Ipaporanga, Tamboril, Santa Quitéria, Catunda, Hidrolândia, Independência, Nova Russas, Ipueiras e Monsenhor Tabosa. A oficina aconteceu em Crateús, no horário de 8h ás 16h.
#FolhaDePagamento 02/08/2017 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PAGAMENTO EM DIA. A Prefeitura Municipal de Novo Oriente continua cumprindo o compromisso de respeito aos seus servidores. A Secretaria de Finanças informa que nesta quinta-feira (3) os pagamentos relativos ao mês de Julho, estarão nas devidas contas. Ainda esta semana a Secretaria de Finanças deverá depositar também o décimo terceiro dos aniversariantes do mês.
#Educação 02/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEGUNDO SEMESTRE A Secretaria de Educação, Desporto e Lazer reiniciou hoje (02) as aulas em todas as escolas da rede municipal de ensino.
#Educação 01/08/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E LAZER SECRETÁRIA SIMONE MAGALHÃES PARTICIPA DE PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, FUNDAMENTAL I E II, EJA E EDUCAÇÃO ESPECIAL. A Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães, participou na manhã de hoje (01) da abertura oficial do Planejamento da Educação Infantil, Fundamental I e II, Eja e Educação Especial. Na sua fala, para um Ginásio lotado, ela pediu o empenho e engajamento de todos na construção de resultados concretos para a educação de Novo Oriente, O investimento próprio do município na escola de tempo integral, do compromisso do Prefeito, Vanaldo moura em honrar o salário em dia do funcionalismo e reafirmou o compromisso com a Educação Cidadã, onde todos possam ser inseridos e respeitados. O Planejamento, está acontecendo na Escola Otávio Rodrigues Cavalcante e se encerra as 17h de hoje.
#Obra 17/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER, VISITA OBRA 100% CONCLUÍDA. A Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães visitou na manhã de hoje (17) as obras já 100% concluídas da Creche Crescendo e Brincando. No local também funcionará um projeto da Secretária do Trabalho e Assistência social ,integrado as ações da primeira infância da Secretaria de Educação, Desporto e lazer.
#Melhoria 17/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA, SIMONE MAGALHÃES VISITA OBRA DE REFORMA DA ESCOLA EUFRASINO NETO. SECRETÁRIA, SIMONE MAGALHÃES VISITA OBRA DE REFORMA DA ESCOLA EUFRASINO NETO.
A Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães, visitou na manhã de hoje (17) as obras de reforma da Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto. Na oportunidade conversou com operários, pediu informações sobre a obra e visitou todos os setores da escola, ouvindo os técnicos e dando sugestões. A Escola passará por um grande processo de intervenção com reformas de todas as salas de aula, Biblioteca, Sala Digital, Banheiros, Patio, Praças Centrais , Casa de Mudas para aulas de Educação Ambiental e fachada, que receberá mudas de arvores nativas, além de climatização de algumas salas e reforma elétrica e hidraúlica. Todas as salas receberão novas carteiras e reforma nos armários de professores que são integrados as salas de aula.
#Melhoria 17/07/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA ILUMINAÇÃO PÚBLICA Após longo processo de licitação, a Prefeitura Municipal de Novo Oriente está anunciando o início dos trabalhos de reposição das lâmpadas da iluminação das vias e praças da cidade. O prefeito Vanaldo Moura, agradece a compreensão de todos e ressalta, "na nossa administração estamos fazendo tudo dentro da legalidade, este serviço demorou mas à partir de agora será permanente. Para Valdecy Coelho, as cobranças da população são justas, já que todos pagam a taxa. "Nosso governo tem compromisso com o povo e estamos cumprindo com responsabilidade", ressaltou.
#Educação 16/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CAPACITAÇÃO A Equipe de Ensino da Secretaria de Educação, Desporto e Lazer e Coordenadores das Escolas; Fernando Costa, Dr. Antonio Eufrasino Neto e Francisco das Chagas Mota, participaram nos dias 13 e 14/07 do Encontro de Formação com Técnicos e Gestores da Educação, em Crateús.
Pauta: PPP, Definindo um caminho metodológico e propondo instrumentos para o trabalho, PPP como instrumento de implementação da ECSA e PPP, construindo concepções, princípios e fundamentos.

#Obra 08/07/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA PRAÇA DA JUVENTUDE - 56% DAS OBRAS CONCLUÍDAS A Praça da Juventude, simbolo do renascimento de Novo Oiente já se encontra com 56% das obras concluidas, com uma grande estrutura, o novo equipamento reune num único espaço: Ginásio Poliesportivo, Quadra de Volei de areia, Campo de futebol gramado, pista de skate, anfiteatro, pista para caminhada, espaço para exposições, Biblioteca, Centro Digital e área de convivência.
#Obra 08/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PRIMEIRA INFÂNCIA Mais um equipamento recuperado que será entregue brevemente a população de Novo oriente. Um espaço onde a criança vai poder brincar, aprender e interagir com ações voltadas para a primeira infância das Secretarias de Educação e Desporto e Secretaria de Trabalho e Assistência Social. com 98% das obras concluídas, a Creche Crescendo Brincando, marca o inicio das reformas das escolas municipais.
#renascenovooriente
#Educação 08/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMEÇA REFORMA DA ESCOLA DR. ANTONIO EUFRASINO NETO A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, através da Secretaria de Educação e Desporto e Secretaria de Infraestrutura, Deu inicio ontem (08) a reforma da Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto. O cronograma da obra deverá se estender por todo o més de julho, viabilizando todo o processo de intervenção até o reinicio das aulas. A escola receberá pintura, reforma de ambientes especiais como: Biblioteca e Centro Digital, além de um trabalho detalhado na parte elétrica e hidráulica.
#renascenovooriente
#MeioAmbiente 08/07/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE OBRAS DO LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS NATURAIS SEGUE EM RITMO ACELERADO. A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, está finalizando a reforma do Centro de Produção de Medicamentos Naturais, que será reativado. Com 90% das obras concluídas, no espaço funcionará além do laboratório de produção de medicamentos naturais, Uma casa de mudas e um centro de distribuição de mudas de arvores e plantas nativas para arborização dos espaços públicos da cidade. A gestão do espaço será realizada pelas Secretarias de Educação e Desporto, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Secretaria de Saúde. Toda a parte de Educação ambiental e aulas de campo, serão realizadas no espaço, que será totalmente integrado a Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto .
#renascenovooriente
#FolhaDePagamento 04/07/2017 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PAGAMENTO EM DIA. A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, através da Secretaria de Finanças informa aos servidores(as) do município que nesta terça-feira (04) os salários referentes ao mês de Junho estarão creditados nas respectivas contas. Também estarão creditados os valores referentes ao terço das férias, nas contas dos servidores efetivos da Secretaria de Educação e Desporto.
EM TEMPO: Ainda esta semana informaremos sobre o crédito do Décimo Terceiro, para os aniversariantes do mês.
#Educação 04/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INCLUSÃO CULTURAL FAZ A DIFERENÇA. O Projeto AÇÃO CAATINGA parceria da Prefeitura Municipal de Novo Oriente, via Secretaria de Educação e Desporto, através do Polo Audiovisual de Santa Rita, Artmedia e UGN, realizou a culminância do primeiro modulo de PRODUÇÃO AUDIOVISUAL nas Escolas: Dr. Antonio Eufrasino Neto, Francisco Rufino, Luis Canuto e Otávio Rodrigues Cavalcante. Para o segundo semestre o projeto chegará as escolas Dr. José Maria Leitão e Edval Araújo, em São Raimundo. O AÇÃO CAATINGA é uma ferramenta de inclusão cultural nas escolas através de ações de leitura, artes cênicas e cultura digital, incentivando os alunos a desenvolverem conteúdos e protagonizarem suas póprias experiencias. Para a Secretária, Simone Magalhães, sao projetos como esse e outros atualmente desenvolvidos nas escolas, que vão contribuir diretamente para formar a escola que queremos.
#Segurança 04/07/2017 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO.
O DEMUTRAN de Novo Oriente, informa aos senhores motociclistas que o uso do capacete passa a ser obrigatório à partir de hoje(04) em nossa cidade. Os agentes de trânsito realizarão Blitz educativas em vários pontos da cidade, retendo o veículo até a volta do proprietário com o capacete.
Segundo o diretor, Antonio Francisco, a determinação da Prefeitura Municipal de Novo Oriente, visa diminuir os traumas em virtude de acidentes envolvendo motocicletas. "Vamos cumprir a lei, esse é o nosso dever. Esperamos que os condutores compreendam. Neste primeiro momento não serão lavradas infrações (multas)". garantiu Tico.
As abordagens contarão com o apoio do comando do Policiamento Militar da região de Crateús e fazem parte das ações determinadas pelo governo municipal, no sentido de organizar e disciplinar o trânsito em nossa cidade.
#Cultura 03/07/2017 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER ÚLTIMA NOITE DO XXVII FESTIVAL JUNINO DE NOVO ORIENTE FOI EMOCIONANTE! O XXVII FESTIVAL JUNINO DE NOVO ORIENTE foi um sucesso absoluto, com apresentações emocionantes e recorde de público na última noite (02). Paralelo ao evento aconteceu a Feira da Agricultura familiar e artesanato, criando assim uma rede em torno da cadeia produtiva cultural. Sara do Acordeon e Julio Cêsar - Conexão do Forró encerraram a noite. O evento marcou a reativação do circuito de eventos que deverá contar a partir de agora com um calendário com ações voltadas para o setor da economia criativa.
#Educação 03/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIÁLOGO A Secretária adjunta, Vanda Moreira, se reuniu na manhã de hoje (03) com motoristas de ônibus escolares. O objetivo do encontro é estabelecer uma sincronia para melhor atender aos alunos, buscando sempre a melhoria dos serviços prestados.
#Cultura 02/07/2017 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER SUCESSO! O Primeiro dia do XXVII FESTIVAL JUNINO DE NOVO ORIENTE foi um sucesso. com emocionantes apresentações das quadrilhas e a grande participação popular que lotou a praça da matriz. ontem se apresentaram as quadrilhas das sequintes escolas: Escola Otávio Rodrigues Cavalcante, Escola Maria de Souza Marques - Cavaco, Escola Francisco Edson de Oliveira - Monte Alegre, Escola Manoel Luis da Silva - Trés Irmãos e Escola Marcelino Tavares, de Olho d água. O evento tem prosseguimento hoje (02) com apresentações das quadrilhas: Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto, Escola Francisco das Chagas - Agrovila, Tiquin de tudo, Girassol e Amor Junino. Hoje ainda acontece a Feira da agricultura familiar e artesanato, portanto uma noite com muitas atrações que ainda fecha com os shows regionais de Sara do Acordeon e Julio Cesar - Conexão do Forró.
#Cultura 01/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO XXVII FESTIVAL JUNINO DE NOVO ORIENTE COMEÇA HOJE O XXVII FESTIVAL JUNINO DE NOVO ORIENTE começa hoje(01) e se estende até amanhã (02)com apresentações de quadrilhas, Feira da agricultura familiar, artesanato e shows musicais com Sara do acordeon e Julio Cesar - Conexão do forró. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Novo Oriente, através da Secretaria de Cultura e Juventude e Secretaria de Educação e Desporto.
#Educação 21/06/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E LAZER SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE SEMINARIO DE 10 ANOS DO PAIC A Secretária de Educação e Desporto, Simone Magalhães e equipe da SME participam hoje e amanhã (22) das comemorações alusivas aos 10 anos do PAIC. Hoje, Magalhães participa do seminário: UM REGIME DE COLABORAÇÃO COM FOCO NO APRENDIZAGEM - MAIS PAIC. Amanhã ao lado do Prefeito, Vanaldo Moura e gestores de escolas, participará da solenidade de entrega do Prêmio Escola Nota 10, as escolas de Novo Oriente. Em entrevista a Secretária, destacou que hoje todos os trabalhos na estrutura da Secretaria de Educação e Desporto, estão sendo montados para garantir uma escola de qualidade e cidadã, onde a participação de todos possa garantir melhores indicativos através de uma avaliação sistemática, séria e com compromisso com o ensino aprendizagem e que os bons resultados irão aparecer, consolidando assim o trabalho que vem sendo desenvolvido por toda uma equipe que vai fazer diferença “ 2018, com certeza, faremos o nosso caminho, com foco nas nossas próprias conquistas, sempre pensando no bem de Novo Oriente, como um todo” finalizou.
#AssistênciaSocial 21/06/2017 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL A Secretaria de Trabalho e Assistência Social, realizou hoje a 8º Conferência Municipal de Assistência Social A Secretaria de Trabalho e Assistência Social, realizou hoje a 8º Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi bastante prestigiado. Participaram da abertura oficial, o Vice- Prefeito, Valdecy Coelho, Vereadores, Secretários e demais lideranças do município. A Secretária, Vanube Epifanio, destacou a importância da participação de todas na construção de politicas públicas e a garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS.
#Educação 17/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FESTIVAL JUNINO NAS ESCOLAS ANIMA NOVO ORIENTE A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, através da Secretaria de Educação e Desporto, realiza durante todo o més de Junho o FESTIVAL JUNINO NAS ESCOLAS: Desfile de reis e rainhas, apresentação de quadrilhas, barracas de comidas tipicas e a grande participação popular tem tornando o Festival um grande sucesso. Todas as escolas da rede municipal estão realizando seus eventos. A Secretaria de Educação e Desporto, Simone Magalhães, tem prestigiado todos os eventos. O Festival se encerra dia 28.
#MeioAmbiente 17/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AÇÃO CAATINGA REALIZA CULMINÂNCIA NAS ESCOLAS DO INTERIOR. O Projeto AÇÃO CAATINGA realizou a culminância do Modulo 01 na última terça-feira (13) nas escolas, Luis Canuto, em Lagoa dos Neres e Fernando Costa, em Palestina. As atividades envolveram produção de videos baseado na obra do Poeta, Antonio Francisco, Oficina de criação coletiva sobre sustentabilidade na Caatinga e produção de conteúdo para ações na area de educação ambiental.
#Cultura 02/06/2017 SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE E LAZER 27º FESTIVAL JUNINO DE NOVO ORIENTE O Secretário de Cultura e Juventude, Túlio Cêsar, se reuniu na manhã de hoje (02) com parceiros do 27º FESTIVAL JUNINO DE NOVO ORIENTE. Na pauta: Numero de quadrilhas que irão participar, Incentivo, estrutura e decoração de todo o ambiente do Festival. Participaram da reunião a Secretária de Educação e Desporto, Simone Magalhães, Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Everaldo Aguiar, Além de representantes da Prefeitura Municipal e Secretaria de Trabalho e Assistência Social.
#MeioAmbiente 02/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA A Secretária de Educação e Desporto, Simone Magalhães e a Coodernadora da Educação Contextualizada em Novo Oriente, Silvaneide Oliveira, Participaram na manhã de hoje (02) da Culminância da Educação Contextualizada na Escola Francisco das Chagas - Agrovila. Ao todo outras tres escolas estão inseridas no projeto.
#MeioAmbiente 01/06/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS SERÁ REATIVADO A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Desporto e Secretaria de Saúde, estão reativando o laboratório de produção de medicamentos naturais. O projeto já em andamento, já teve avaliação técnica do instituto Bem Viver, que fez o diagóstico para investimento em toda a estrutura do projeto, como: Reforma da casa de mudas e requalificação do espaço fisico, incluindo a reforma do prédio anexo.
#DireitosHumano 01/06/2017 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITO, VANALDO MOURA, PARTICIPA DO ENCERRAMENTO DA CAMPANHA " FAÇA BONITO" O Prefeito, Vanaldo Moura, participou na última terça-feira (30) no CRAS - Centro de referência da Assistencia Social, do encerramento da campanha FAÇA BONITO, Participaram do evento, Secretários, vereadores e profissionais ligados a assistencia social. o slogan FAÇA BONITO - Proteja nossas crianças e adolescentes quer chamar a sociedade para a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no brasil. O prefeito, Vanaldo Moura, na sua fala, elogiou o trabalho realizada pela Secretaria de Trabalho e Assistência social e reafirmou o apoio do municipio a estas ações.
#Festa 01/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 27º FESTIVAL JUNINO DE NOVO ORIENTE A Secretária de Educação e Desporto, Simone Magalhães se reuniu nesta manhã de quinta-feira(01) com o Secretário de Cultura e Juventude, Tulio Cesar, em pauta a organização e realização do 27º Festival Junino de Novo Oriente.
#FolhaDePagamento 01/06/2017 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PAGAMENTO EM DIA. A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, através da Secretaria de Finanças, mantém pagamentos dos servidores públicos em dia. Nesta Sexta-feira (02), os proventos relativos ao més de maio, estarão nas devidas contas, assim como o 13º salário antecipado para os aniversariantes do més de referência.
#Esporte 31/05/2017 GABINETE DO PREFEITO DIA DO DESAFIO MOVIMENTA NOVO ORIENTE Mais de 3, 5 mil cidades em 18 paises estão participando hoje do DIA DO DESAFIO. A ideia é mobilizar a população contra o sedentarismo em uma competição saudavel entre cidades. Ganha que contabilizar o maior numero de pessoas que tenham praticado pelo menos 15 minutos de atividade fisica, entre a 0h e 21h do dia 31 de maio. No Brasil participam, 1. 886 cidades, entre elas, Novo Oriente que desde as 06 da manhã, se movimenta com a prática de várias modalidades esportivas.
#Educação 31/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ENTREGA NOVA REMESSA DA MERENDA ESCOLAR A PARTIR DE HOJE. A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, através da Secretaria de Educação e Desporto, entrega a partir de hoje, Uma nova remessa da merenda escolar. a distribuição nas escolas, ocorrerá até esta quinta-feira (01).
#Obra 29/05/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA OBRAS DA PRAÇA DA JUVENTUDE, EM RITMO ACELERADO. As obras da Praça da Juventude, no bairro Lagoa do Tigre Norte, continuam em ritmo acelerado, aos poucos a paraça ganha contornos e formas dos vários espaços esportivos e culturais que estarão a disposição da população de Novo Oriente.
#Obra 29/05/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO ORIENTE, INTENSIFICA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS. A Secretaria de Infraestrutura tem colocado como meta nestas últimas semanas, a recuperação das estradas vicinais. Até agora já são mais de 130 Km recuperados, em diversas regiões do municipio. No dia de hoje (29) os trabalhos estão sendo executados em toda a região de Santa Maria.
#Educação 12/04/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ALUNOS DA REDE MUNICIPAL NA XII BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO A Prefeitura Municipal de Novo Oriente através da Secretaria de Educação e Desporto participará da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que se realizará de 14 a 23 de abril. A visita dos alunos da Rede Municipal de Novo Oriente, Acontecerá dia 20 ( Quinta-Feira) , onde poderão visitar stands, Projetos de Leitura, Planetário, Participar de seminários e ações de desenvolvmento da leitura. Ao todo 21 alunos e 20 professores participarão da ação. Os alunos escolhidos participam de projetos como o AÇÃO CAATINGA e outras ações de desempenho desenvolvida nas escolas.
#Saúde 22/02/2017 GABINETE DO PREFEITO AO LADO DO POVO! Os Prefeitos, Vanaldo Moura e Valdecy Coelho, acompanhados dos Vereadores, Ciné Galvão, Vilany Jacó, Arnaldo Bezerra, Josivânio Carlos e Dayana Gouveia, Secretário, Antonio Soares e outros amigos, Visitaram a feira livre de Novo Oriente no último domingo (19). Na oportunidade as autoridades ouviram os feirantes quanto a taxa de utilização do espaço, O que ficou comprovado é que todos, que foram ouvidos disseram-se satisfeitos. Populares que frequentam a feira ficaram felizes de verem os Prefeitos e os vereadores atuantes nas questões da Cidade.

OPINIÃO
"Prefeito que não se esconde, Faz assim, vem pro meio do povo"
Mocitônio Sales - Agricultor
#Educação 16/02/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VISITA A APAE A Secretária de Educação, Simone Magalhães, Visitou nesta manhã (16) a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Novo Oriente. Na visita ela visitou todas as instalações, conversou com funcionários, Pais de alunos e reafirmou a parceria e apoio do municipio a entidade.
#Saúde 12/04/2016 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA CELEBRA CONVÊNIO COM ESCOLA PROFISSIONAL MARIA EUDES VERAS E BENEFICIA ALUNOS DO CURSO DE TÉCNICO DE ENFERMAGEM Em encontro promovido pela Prefeitura dia 12/04, entre Prefeito Godofredo, Secretária de Educação Ana Cynthia, Diretora da Escola Profissional Carla Cristina Melo, Coordenadora Escolar Izabel Vidal e a Maria Aparecida Pinho Coordenadora de Estágio celebrou o termo de compromisso de Estágio Obrigatório das Escolas Estaduais de Educação Profissional - TCE e, que irá proporcionar aos alunos regularmente matriculados no 3º ano do curso TÉCNICO DE ENFERMAGEM o desenvolvimento de competências da atividade profissional do referido curso.

Essa parceria entre a prefeitura de Novo Oriente e a Escola Profissional Maria Eudes Veras tem dado certo, e esse convênio proporciona mais oportunidades no campo de estágio, fortalecendo as ações no âmbito da saúde.

Para o Prefeito Godofredo essa iniciativa da Prefeitura em oportunizar o estágio é de suma importância para o crescimento profissional do estudante e a prefeitura de Novo Oriente contribui de maneira efetiva para isso com a assinatura deste convênio, oferecendo melhores condições para os estudantes novorientenses que estejam regularmente matriculados no curso.

De acordo com a Secretária de Educação Ana Cynthia o intuito da administração é buscar cada vez mais parcerias que possam melhorar as condições de quem está estudando e ampliar o acesso para quem encontrava dificuldade para entrar na faculdade ou se especializar.

#ComunicaçãoEmAção
#Obra 12/02/2016 SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTES E SERVIÇOS PÚBLICOS URBANOS E RURAIS Obras no municipio de Novo Oriente Prefeito Godofredo deflagrou uma frente de trabalho no patrolamento das estradas vicinais do município, onde acompanha e orienta pessoalmente sua equipe nos serviços que estão sendo realizados.

É assim que se faz uma boa administração!

?#?ComunicaçãoEmAção?
#Obra 11/02/2016 SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTES E SERVIÇOS PÚBLICOS URBANOS E RURAIS PREFEITURA DE NOVO ORIENTE RETOMA SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO DE ESTRADA NO MUNICÍPIO PREFEITURA DE NOVO ORIENTE RETOMA SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO DE ESTRADA NO MUNICÍPIO

Conhecendo a lida do homem do campo e sabendo das suas necessidades, dentre elas, de ter estradas transitáveis, Prefeito Godofredo determinou que os serviços de recuperação das estradas fossem retomadas.

A incansável equipe de Infraestrutura sob o comando do Coordenador de Obras Gerardo Bonfim retomaram os serviços de recuperação das estradas rurais do município, nessa etapa foram recuperados trechos importantes que interligam a comunidade de Minador, onde todos ficaram bastante satisfeitos após a conclusão da estrada.

É assim que se faz uma boa administração!

?#?ComunicaçãoEmAção?
#Obra 01/02/2016 SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTES E SERVIÇOS PÚBLICOS URBANOS E RURAIS PREFEITURA DE NOVO ORIENTE CONTINUA COM OS TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO E DRENAGEM DE ESTRADAS DANIFICADAS NESSE PERÍODO DE CHUVAS NO MUNICÍPIO PREFEITURA DE NOVO ORIENTE CONTINUA COM OS TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO E DRENAGEM DE ESTRADAS DANIFICADAS NESSE PERÍODO DE CHUVAS NO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Novo Oriente através da Secretaria de Obras realizou recuperação da PAREDE DA LAGOA DO TIGRE NORTE que se encontrava danificada pelo período chuvoso, esse trabalho faz parte do compromisso firmado entre o Prefeito Godofredo e a comunidade do bairro garantindo o acesso no deslocamento de todos.

O Prefeito Godofredo reconhece que a extensão territorial do município, está exigindo muito esforço da gestão municipal para recuperar e manter as estradas vicinais em boas condições de trafegabilidade, contudo a administração vem proporcionando de forma continua a manutenção e recuperação das estradas em benefício da coletividade, mantendo o compromisso com o povo novorientense.

?#?ComunicaçãoEmAção?
www.novooriente.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 06:00:34