CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 18/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Dia Nacional do Livro Infantil

Hoje, 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil ?? A data foi escolhida para celebrar a literatura infantil nacional porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira ??

#Educação 14/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza etapa municipal dos Jogos Escolares 2024

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da secretaria de Esporte, Cultura, Juventude, Lazer, Turismo e Povos Indígenas, realizou hoje a etapa municipal dos Jogos Escolares 2024! Foram 25 equipes, masculinas e femininas, competindo em 8 categorias. Os jogos ocorreram durante todo o dia e premiaram as seguintes categorias:

Vice-Campeão Feminino (12 a 14 anos): Dr. João Rodrigues

Campeão Feminino (12 a 14 anos): Eufrasino Neto

Vice-Campeão Masculino (12 a 14 anos): Luiz Canuto

Campeão Masculino (12 a 14 anos): Eufrasino Neto

Vice-Campeão Feminino (15 a 17 anos): Coelho Mascarenhas

Campeão Feminino (15 a 17 anos): Eudes Veras

Vice-Campeão Masculino (15 a 17 anos): Eudes Veras

Campeão Masculino (15 a 17 anos): Coelho Mascarenhas

Parabéns à todos os competidores.

#Educação 18/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretarias de Educação e Assistência Social realizam o Dia “D” da Campanha Fora da Escola Não Pode!

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio das Secretarias de Educação e Assistência Social, realizou o Dia "D" da Campanha Fora da Escola Não Pode! O Dia D da Busca Ativa Escolar é uma iniciativa para combater a evasão escolar. Junte-se a essa causa!

#Educação 18/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realizou no NAPFS atendimentos Neurologista Núcleo de Atendimento Psicopedagógico, Fonoaudiológico e Social (NAPFS)
#Educação 27/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Novo Oriente tem 36 alunos premiados na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2023

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Educação, levou os estudantes da rede municipal de ensino para participar da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2023. Novo Oriente conquistou 11 medalhas de ouro, 06 medalhas de prata, 07 medalhas de bronze e 12 menções honrosas.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma competição científica realizada no Brasil que tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pelo estudo das ciências e promover a divulgação do conhecimento científico. Ela abrange áreas como física, química, biologia e astronomia, e é destinada a estudantes do ensino fundamental dos anos finais e ensino médio.

A ONC desempenha um papel importante na promoção da educação científica, no reconhecimento de talentos, no desenvolvimento das habilidades de aprendizagem e no trabalho em equipe. A Secretaria de Educação, reconhecendo a importância da Olimpíada, incentivou e preparou os estudantes para enfrentar essa etapa, como destaca Jayane Machado, Coordenadora de Ciências da Natureza (anos finais).

"Os preparamos e orientamos oferecendo materiais extras de estudo, suporte dos professores da área de ciências e simulações de provas anteriores da olimpíada. Facilitamos a formação de grupos de estudo para que compartilhassem conhecimentos, discutissem tópicos difíceis e praticassem juntos os conhecimentos adquiridos. Acompanhamos de perto o progresso de cada um deles e identificamos onde precisaram de mais suporte ou aprimoramento", declara Jayane.

A data para entrega da premiação será definida quando as medalhas forem recebidas, elas são enviadas pelo correio pelas instituições organizadoras da competição e não foi informada ainda a previsão de chegada.

Sete escolas foram premiadas, confiram abaixo:

ESCOLA FRANCISCO RUFINO

- 05 medalhas de ouro, 02 medalhas de prata, 01 medalha de bronze e 03 menções honrosas

ESCOLA MARIA DE SOUZA MARQUES

- 03 medalhas de ouro, 03 medalhas de prata, 01 medalha de bronze e 04 menções honrosas

ESCOLA DR. ANTONIO EUFRASINO NETO

- 03 medalhas de ouro, 01 medalha de prata, 01 medalha de bronze e 02 menções honrosas

ESCOLA DR. JOSÉ MARIA FERNANDES LEITÃO

- 01 medalha de bronze e 03 menções honrosas

ESCOLA EDVAL ARAUJO DA SILVA

- 01 medalha de bronze

ESCOLA FERNANDO COSTA

- 01 medalha de bronze

ESCOLA MANOEL LUIZ DA SILVA

- 01 medalha de bronze

#Educação 04/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola Francisco Rufino premia alunos destaques no primeiro semestre de 2023

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da escola de ensino fundamental, Francisco Rufino realizou um evento de premiação aos alunos destaques no primeiro semestre de 2023. Foram premiados 148 alunos de cinco categorias premiadas.

Foram seis categorias de premiações: Alunos Superação da Educação Inclusiva, Aluno Leitor, CANGURU da Matemática, OBMEP e Aluno nota 10 SPAECE 2022.

O objetivo do evento é reconhecer o esforço que o aluno faz para melhorar e avançar no seu conhecimento; Incentivar os demais colegas de classe para que se esforcem em busca do reconhecimento; Servir de referência para os demais colegas; Destacar, valorizar e reforçar a auto-estima do aluno, pelo seu esforço, empenho e dedicação nas atividades do bimestre.

Foram premiados por notas 77 alunos, Superação 25 alunos, Aluno Leitor 11 alunos, CANGURU da Matemática 23 alunos de Ouro, OBMEP 12 alunos, SPAECE 2022.

O evento aconteceu dia 28 de junho de 2023.

#Educação 20/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Novo Oriente possui a melhor educação da CREDE 13, com 11 turmas premiadas com Nota Dez no SPAECE 2022

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Educação, foi premiado com onze turmas, de nove escolas, com nota 10 pelo Governo do Estado do Ceará. Ser uma escola nota 10 significa estar entre as escolas públicas com os melhores resultados de aprendizagem no Estado.

A premiação ocorre por meio de uma avaliação do Ensino Fundamental no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) referente ao ano de 2022. Será a primeira depois da pandemia.

Essa é uma importante conquista para Novo Oriente, é fruto do trabalho e esforço de toda a equipe educacional do município, é o reconhecimento pelo trabalho de alfabetização e a culminância das ações desenvolvidas durante todo o ano letivo. Foi realizada uma série de práticas educacionais essenciais para alcançar esse resultado, como declara a Gerente de Ensino da Secretaria de Educação, Antonilda Timótio:

"Realizamos intervenções e acompanhamentos pedagógicos regulares, planejamento em rede, projetos multidisciplinares, capacitações para uma gestão qualificada e valorização profissional". A Gerente ressalta como esses resultados são importantes para comunidade e os estudantes, eles comprovam a eficácia do ensino ofertado e se tornam fator motivador para o desenvolvimento de práticas educacionais.

Com esse resultado o município adquire recursos que serão investidos nas unidades escolares. O investimento continuará a ser aplicado na melhoria da qualidade do ensino e no processo de alfabetização das crianças e adolescentes. Confira abaixo quais escolas foram premiadas com nota 10.

2º ANO

E.E.F. Dr. José Maria Fernandes Leitão

E.E.F. Francisco Alexandre

E.E.F. Francisco Rufino

C.E.I.F. Otávio Rodrigues Cavalcante

5º ANO

E.E.I.F. Fernando Costa

E.E.F. Manoel Luiz da Silva

E.E.F. Marcelino Tavares

C.E.I.F. Otávio Rodrigues Cavalcante

9º ANO

C.E.I. Edval Araújo da Silva

E.E.F. Francisco Severiano Sousa

E.E.F. Marcelino Tavares

#Educação 08/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 288 alunos da educação municipal são medalhistas na olimpíada Canguru de Matemática

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria de Educação, teve 288 alunos municipais premiados com medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática. O evento de premiação está previsto para o segundo semestre de 2023.

As medalhas são de Honra ao Mérito 153 medalhas, 48 medalhas Bronze, 41 medalhas de Prata e 46 medalhas Ouro.

O Coordenador Alessandro Matias, ressaltou que o objetivo principal é avaliar a qualidade da educação que é oferecida pelo nosso município aos nossos estudantes, bem como buscar prepará-los da melhor possível para ações futuras que o mundo educacional exige.

Além disso é fundamental a participação em concursos e olimpíadas de níveis nacional e internacional, no caso do Canguru de Matemática, que acontece em mais de 80 países.

São 288 alunos premiados em 15 escolas municipais e 1 escola estadual indígena que é acompanhada pelo o município.

Lista de escolas:

Dr. Antônio Eufrasino Neto PRATA:26; OURO:12; TOTAL:38

Otávio Rodrigues Cavalcante HONRA:35; BRONZE:04; PRATA:01; TOTAL:40

Francisco Rufino OURO:23; TOTAL:23

Dr. José Maria F. Leitão HONRA:09; BRONZE:09; PRATA:04; TOTAL:22

Manoel Luís HONRA:13; BRONZE:02; PRATA:01; TOTAL:16

Fernando Costa HONRA:03; BRONZE:07; OURO:03; TOTAL:13

Luiz Canuto HONRA:11; TOTAL:11

Centro Educacional Rural-CERU HONRA:13; BRONZE:03; PRATA:01; OURO:01; TOTAL:18

Marcelino Tavares HONRA:03; PRATA:02; OURO:05; TOTAL:10

Maria de Sousa Marques HONRA:08; BRONZE:01; PRATA:01; OURO:01; TOTAL:11

Francisco Edson HONRA:18; BRONZE:10; PRATA:01; TOTAL:29

Edval Araújo; Medalhas: HONRA: 09; PRATA:03; TOTAL:12

Francisco das Chagas Mota; Medalhas:HONRRA:15; BRONZE:05; OURO:01;TOTAL:21

Francisco Severiano; Medalhas: HONRA:07 BRONZE; 04 PRATA; 01 TOTAL:12

Francisco Alexandre; Medalhas: HONRA: 05 BRONZE: 02 TOTAL:07

Antônio Gomes; Medalhas: HONRA:04; BRONZE:01; TOTAL:05

#Educação 02/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola Otávio Rodrigues realiza seu Arraiá de Festa Junina

A Escola Otávio Rodrigues realizou, na última sexta-feira (02), seu Arraiá de Festa Junina! Foram realizados desfiles e quadrilhas dos estudantes da Creche Crescendo e Brincando e da Creche e Escola Otávio Rodrigues.

Todos tiveram seu momento para brilhar, inclusive os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que deram um show em sua apresentação. A celebração contou, é claro, com muita comida típica: cuscuz, farofa, canja, mungunzá, canjica e bolos dos mais variados tipos.

#Educação 07/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Novo Oriente investe em materiais escolares para os professores

A Secretaria de Educação realizou a compra de kits pedagógicos para os professores da rede infantil. A compra foi realizada com recursos próprios, cada kit contém a proposta pedagógica, um caderno de planejamento, flash cards, o manual do professor, cartazes, uma bolsa e uma agenda.

Esse material é importante para o desenvolvimento da prática pedagógica, é um material didático que ocupa um espaço fundamental no processo de ensino e aprendizagem das crianças da educação infantil. Ele funciona como um fio condutor para as interações em sala de aula, como uma ferramenta potencializadora da relação entre professores e estudantes.

A coordenadora da Educação Infantil, Renata Cavalcante, ressalta como esse material dá um importante suporte para os professores. "Os kits são todos estruturados à luz de documentos de referencias teóricos, como a BNCC, então é realmente um material muito rico e importante que veio para contribuir muito para a prática pedagógica dos nossos professores. Eles foram comprados com recursos próprios, a Secretária de Educação, Cristiane Coutinho, e o Prefeito Nenen Coelho não medem esforços para dar essa qualidade aos nossos alunos", ressalta Renata.

O material será utilizado diariamente nas salas de aula, alinhado aos planejamentos trará a assistência necessária para a construção de rotinas para as vivências em salas de aulas.

#Educação 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação recebe o certificado de participação do projeto PREVINE - Violência nas Escolas, não!

Na manhã desta terça-feira a Secretária de Educação, Cristiane Coutinho, recebeu o certificado de participação do projeto "PREVINE - Violência nas Escolas, não!".

O projeto tem como propósito fomentar e acompanhar a implementação das Comissões de Proteção e Prevenção à Violência contra crianças e adolescentes nas escolas da rede pública e privada do Estado do Ceará. Ruth Torres, umas das coordenadoras da implementação do PREVINE no município, explica como foi o processo de implementação:

"Passamos por quatro etapas para conseguir a certificação. A Assinatura dos termos, a criação das comissões nas escolas, o curso ofertado pelo ministério público e a elaboração do plano de ação. Cada escola elaborou seu plano de acordo com as necessidades vivenciadas no dia a dia, ele será executado ao longo do ano escolar", declara Ruth.

As ações foram, e são, criadas de acordo com a realidade das escolas. As comissões são responsáveis pelas notificações às autoridades, como conselho tutelar, caso haja necessidade. O projeto protege os estudantes de violência tanto no âmbito escolar quanto familiar.

Esta é uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

O município concluiu com êxito todas as etapas exigidas pelo projeto. Novo Oriente reforça, por meio das ações propostas nos planos realizados em cada instituição escolar, que prevenir qualquer tipo de violência será sempre prioridade em nossas escolas.

#Educação 27/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação informa que as inscrições para a OBMEP 2023 podem ser realizadas até o dia 17 de março

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Educação, informa que as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2023 podem ser realizadas até o dia 17 de março.

Estão disponíveis as inscrições para os níveis 1 e 2. O nível 1 corresponde aos alunos do 6° e 7° ano e os de nível 2 correspondem aos estudantes do 8 e 9° ano. A novidade é que em 2023 Novo Oriente irá participar, pela primeira vez, da OBMEP Mirim, onde quem compete são os alunos do 2° ao 5°.

O Coordenador Pedagógico interno de matemática do 6° ao 9°, Alessadro Matias, destaca como é importante a participação dos estudantes na OBMEP, uma avaliação de nível nacional é uma oportunidade de conhecer e avaliar os níveis educacionais dos nossos alunos, ele afirma:

"É nítida a evolução do ensino e da aprendizagem que os profissionais de educação proporcionam aos estudantes de toda rede municipal, já que as medalhas têm sido conquistadas ano após ano, em disputas com as melhores estudantes das escolas públicas do Brasil", declara Alessandro.

Os resultados são também, além de uma forma de incentivar os estudantes pelos resultados obtidos, um medidor da qualidade do ensino. Por ele podemos ajustar algumas etapas do aprendizado.

#Educação 19/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Oito escolas possuem ensino integral na educação municipal de Novo Oriente-Ce

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), vai implantar o ensino integral em mais sete escolas do município neste ano de 2023.

As escolas que passarão a ter ensino integral são: Manoel Luiz, Fernando Costa, Maria de Souza, Francisco Edson, Edval Araújo, Francisco das Chagas (para os 9º anos) e Otávio Rodrigues (para os 5º anos)

O Coordenador do Ensino Integral, Paulo Henrique falou da expectativa para o ano de 2023. "Enquanto coordenador, acredito que o ano de 2023 será de grandes conquistas, assim como de grandes desafios, pois nossos alunos passarão por duas avaliações externas, como SAEB e SPAECE", declarou.

Ele continuou afirmando ainda que uma das metas é a qualidade do ensino e, consequentemente, manter o IDEB de 2021, no qual Novo Oriente é destaque a nível nacional, ou elevá-lo. "Para isso, a Secretária de Educação, Cristianne Coutinho, também não tem medido esforços para dar subsídios a sua equipe. Uma das últimas ações foi a aquisição de livros com foco nas habilidades dessas avaliações.", finalizou.

A Escola Eufrasino Neto, no ano de 2022, foi piloto no Ensino Integral com duas turmas de 9º ano. Em 2023 a ampliação acontecerá para três turmas.

#Educação 15/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza entrega de livros didáticos da educação infantil em Novo Oriente-Ce

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a entrega dos livros didáticos da Educação Infantil nesta quarta-feira (15). O evento aconteceu às 16h, na quadra poliesportiva da Vila Feliz.

Foram entregues hoje livros para as creches da sede e bairros, sendo elas: Otávio Rodrigues, Crescendo Brincando, Antônia Rodrigues, Maria José Bezerra de Melo e Manoel Coelho.

As coordenadoras da Educação Infantil, Silvia Gouveia e Renata Cavalcante, organizaram junto a equipe o evento na quadra de esportes, para aproximar as famílias e escola.

"O momento é uma forma simbólica de mostrar às famílias que todos os alunos têm a mesma rotina pedagógica, os mesmos direitos e acessos. O material que entregamos dá todo um suporte diariamente, de acordo com as necessidades de cada ano da criança", pontuou a coordenadora Renata Cavalcante.

A coordenadora frisou que todo o material didático entregue foi comprado como recursos próprios, um investimento na educação para que as crianças desenvolvam suas habilidades, proporcionando um aprendizado de qualidade.

No momento foram entregues as coleções de livros didáticos e agendas da Editora IPDH, para as crianças de 2, 3, 4 e 5 anos.

#Administração 02/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Nenen Coelho garante reajuste de 14.95% do piso salarial do magistério em Novo Oriente

O Prefeito Municipal de Novo Oriente-Ce anunciou o reajuste do piso salarial do magistério de 14.95% de forma linear para os professores da educação municipal a partir deste mês de fevereiro, garantindo o retroativo ao mês de janeiro.

A Secretária de Administração e Finanças de Novo Oriente, Jane Chaves, pontuou sobre o reajuste . "A gestão busca cada dia mais prestar serviços de qualidade à população novorientense! A valorização dos servidores tem sido um exemplo claro disso, anualmente são repassados os reajustes dos servidores conforme prevê as leis federais , tudo isso acontece porque acreditamos e respeitamos o potencial dos nossos servidores. Reverenciar quem está no dia a dia do serviço público é nossa marca registrada!", declarou.

No momento o prefeito municipal anunciou também reajuste de 7.41% para servidores efetivos de nível médio e técnico.

O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Onadir Coelho falou da luta da classe em prol de melhorias para o funcionalismo público de Novo Oriente. "Foram realizadas assembleias para reivindicar melhorias como piso salarial do magistério, reajuste salarial dos servidores efetivos nível médio e técnico e Superior, além de outros direitos no Plano de Cargos e Carreiras (PCCR). Além disso, a Diretoria do Sindicato se reuniu com a gestão e advogados para alinhar valores a serem reajustados", finalizou.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, concedeu reajuste de 14,95% no salário dos professores no dia 16 de janeiro de 2023.

#Educação 31/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Nenen Coelho inaugura escola Francisco Rufino em Novo Oriente-CE

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou a solenidade de entrega da reforma e ampliação da Escola de Ensino Fundamental Francisco Rufino nesta terça-feira (31).

A estrutura da escola foi totalmente reformada e ampliada, salas climatizadas, banheiros, áreas de convivência, cantina, sala dos professores, salas de aula, fachada, calçada de piso intertravado, dentre outras.

A Secretária Municipal de Educação, Cristiane Coutinho, explicou a importância do investimento e sua felicidade em estar entregando mais uma escola reformada.

"Quero dizer para vocês que são 556 alunos sob o cuidado de vocês. Nós investimos em infraestrutura, nos nossos professores e alunos, sempre pensando em uma educação cada vez melhor. Nesse ano de 2023 vamos conseguir muitos prêmios para nosso município, muitas medalhas. Nosso IDEB aqui no Francisco Rufino é 9.7, resultado do trabalho conjunto da nossa equipe", destacou a Secretária.

CONFIRA ABAIXO AS MELHORIAS REALIZADAS

• Revestimento cerâmico em todas as salas, permitindo uma maior higiene no ambiente;

• Execução de piso industrial em todas as salas e corredores;

• Melhoria da iluminação em todos os ambientes;

• Reforma elétrica, preparando todas as salas para receber ar condicionado;

• Instalação de janelas;

• Pintura, polimento do piso, reforço de arquibancadas na quadra poliesportiva;

• Ambientes novos:

• Fachada

• 2 salas de aula

• 1 refeitório

• 5 sanitários novos, sendo: 1 sanitários infantil masculino,1 sanitário infantil Feminino, 1 sanitário acessível, 1 sanitário Diretoria, 1 sanitário para funcionários.

• Pátio

• Área de convivência, em área que antes pertencia ao posto de saúde, e não tinha utilização;

• Pátio, no piso superior, com ampla ventilação e local convivência;

• Cantina nova

• Despensa

• Almoxarifado

O Prefeito Municipal de Novo Oriente, Nenen Coelho, destacou a importância da nova estrutura da escola. "Para nós é gratificante poder ter esse novo espaço do Francisco Rufino. Estamos entregando uma escola totalmente reformada e ampliada no Centro da cidade. Toda essa estrutura foi feita carinhosamente para nossos alunos", finalizou o Prefeito.

Durante seu discurso, o Prefeito Nenen Coelho assegurou o reajuste de 14, 95% no piso salarial dos professores de forma linear. Além disso, ele anunciou também reajuste de 7, 41% para servidores efetivos de nível médio e técnico.

#Educação 25/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza abertura da Semana Pedagógica em Novo Oriente-Ce

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente-CE, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a abertura da Semana Pedagógica de 2023 nesta segunda-feira (23). O tema da semana é "Desenvolvendo competências para um bom desempenho Profissional".

A Semana Pedagógica é realizada porque há uma necessidade de discutir temas atuais para todos. Ela é o momento preparatório de acolhida dos profissionais da área da educação, os professores do Infantil, Fundamental I,II,Eja e Educação Inclusiva. Contempla temas abrangentes para todos os profissionais, como encontros descontraídos com apresentações culturais, entre outras coisas.

A Professora Wania Boer abriu a semana pedagógica com uma palestra com o tema "Professor, missão ou profissão". Ela engajou o público presente com histórias e fatos que incitaram reflexão e compreensão.

A vice-prefeita e Secretária de Administração e Finanças, Jane Chaves, falou, em nome da Secretária de Educação Cristiane Coutinho. A Secretária está em Fortaleza cuidando de seu marido e Prefeito, Nenen Coelho, que está se recuperando de uma cirurgia. Jane disse:

'Eu gostaria de dizer da importância desse começo, desse recomeço. Eu quero fazer uma referência, bem rápida ao trabalho em equipe. Estamos iniciando um ano de atividades, cada ano é como se você tivesse começando do zero. Eu quero dizer pra vocês que trabalhar em educação não é fácil, é gostoso, é prazeroso, mas não é fácil, é muito difícil. E pra isso vocês tem equipes, equipes na secretaria de educação. Passa pelos coordenadores internos da secretaria, depois o trabalho vai se replicando para os diretores e os coordenadores escolares para poder chegar a vocês, educadores. Nunca vão para a sala de aula se vocês estão com uma dúvida sobre alguma ação que precisa ser desenvolvida. Chegue para sua coordenadora e diga que não sabe fazer e precisa de ajuda para executar. Todo o trabalho é em conjunto, devemos sempre ajudar uns aos outros", declara a vice-prefeita.

A Semana Pedagócica aconte entre os dias 23 e 26 de janeiro, confira nas imagens a baixo a programação completa.

#Educação 14/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Novo Oriente abre matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

As matrículas para ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) já podem ser realizadas. O município de Novo Oriente oferta o fundamental I e II, do 1º ao 9º ano. No ato da matrícula os estudantes devem levar histórico escolar,comprovante de residência, xerox dos documentos, RG e CPF e foto 3x4.

A Secretaria de Educação de Novo Oriente disponibilizou escolas da Sede e da Zona Rural para servirem como locais de matrículas. São Elas:

- Sede: Escolas Otávio Rodrigues Cavalcante, Francisco Alexandre Soares e Manoel Coelho

- Zona Rural: Escolas Edval Araújo, Francisco Edson de Oliveira, Francisco das Chagas Mota, Francisco Severiano de Sousa, Centro Educacional Rural (CERU), Maria de Sousa Marques, Antonio Filogônio, Fernando Costa, Luiz Canuto e Marcelino Tavares.

A Secretária de Educação, Cristiane Coutinho, destaca a importância do estudo na vida das pessoas: "Saber ler e escrever é um direito fundamental para cada ser humano. Além de nos tornar mais autônomos, pode nos trazer maravilhas que só a literatura pode proporcionar. A EJA, além de ensinar, é uma comunidade onde você pode, também, fazer amigos".

A Educação de Jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da educação básica, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na idade apropriada, permitindo que o aluno retome os estudos e concluam em menos tempo, possibilitando sua qualificação para o mercado do trabalho.

#Educação 06/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação abre matrículas para alunos novatos dias 05 e 06 de janeiro em Novo Oriente-Ce As matrículas escolares para alunos novatos aconteceram ontem (05) e hoje (06) 07h às 11h e de 13h às 17h em todas as escolas da rede municipal de ensino.
#Educação 06/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação faz pagamento de Abono Salarial em Novo Oriente-Ce O valor pago foi realizado para todos os profissionais que prestam serviço para as escolas do município e que fazem parte da folha dos 70% FUNDEB.
#Educação 04/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria de Educação realizou ontem a Chamada Pública da Agricultura Familiar

A Chamada Pública da Agricultura Familiar consiste em reunir os pequenos produtores da região para que possam apresentar as propostas de vendas dos seus produtos para a gestão municipal.

Podem participar fornecedores individuais e grupos informais ou formais de agricultores, contanto, que todos possuam a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Eles devem apresentar todas as documentações necessárias atualizadas, fornecer produtos de qualidade e garantir a continuidade do serviço.

A Chamada Pública beneficia os agricultores familiares locais e vizinhos, gera emprego e assegura renda às famílias rurais. Com a aquisição de produtos naturais e orgânicos, os alunos das escolas municipais passam a desfrutar de refeições de qualidade.

#Educação 13/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Escola Francisco Rufino, por meio da Secretaria de Educação, realizou ontem o 1º Sarau Lítero - Musical

Os estudantes cantaram, dançaram, encenaram, realizaram experimentos científicos ao vivo e homenagearam pessoas importantes da nossa história. Desde cientistas como Albert Einstein e Marie Curie à uma mulher importante para a comunidade da Escola Francisco Rufino, Maria do Carmo, que por muitos anos foi funcionária da escola.

A Secretária de Educação, Cristiane Coutinho, parabenizou os profissionais da escola por realizar um evento que incentiva o conhecimento e a criatividade dos estudante, além disso, declarou: "Um grande evento como esse une toda a comunidade que faz parte da família da Escola Francisco Rufino, famílias, professores e educadores. É uma grande promoção da busca pela criatividade".

Ela afirma ainda que a homenagem à ex-secretária escolar, Maria do Carmo, foi um momento lindo e de muita emoção. A biblioteca da escola passará a se chamar Maria do Carmo Moura Sousa.

#Educação 10/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza formatura dos Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Por Eronaldo de Freitas

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite deste sábado (10/12), a formatura dos alunos da EJA. 125 alunos das turmas de 8º e 9º ano foram diplomados no clube Miolo Hall.

A EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação básica, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.

A Secretária Cristiane Coutinho expressou sua satisfação em participar deste evento e elogiou os formandos e toda a equipe de profissionais que fazem parte da Secretaria de Educação. Ela declarou: "Parabéns aos nossos formandos por essa conquista tão importante. Parabéns também a toda a equipe da Secretaria de Educação pela organização da festa e por todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano. Tenho somente a agradecer por trabalhar com profissionais tão competentes", ressaltou Cristiane.

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Nenen Coelho, Secretária de Educação, Cristiane Coutinho, Sub-secretária de Educação, Adrigeania Ferreira, Gerente de Ensino, Antonilda Medina, Coordenadores internos da SME, Gestores Escolares, professores da EJA, familiares e amigos dos formandos, colaboradores e outras autoridades.

Após a cerimônia de formatura foi oferecido um jantar aos presentes, ao som da Banda do Sr. Victor Pedrosa.

#Educação 11/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza a palestra "Como nossas crenças influenciam os resultados"

A Secretaria de Educação realizou hoje pela manhã a palestra "Como nossas crenças influenciam os resultados", com a palestrante Wania Boer, para os professores do 1º ao 5º ano e para os gestores escolares.

O momento abordou, entre outros assuntos, como a busca e aplicação de conhecimentos de outras áreas de atuação podem ajudar na obtenção de resultados mais amplos e positivos. A "Crença", tema da palestra, se refere à acreditar no resultado: se trabalhar com esforço e certeza de que ele será positivo a probabilidade de que, sim, ele será positivo, serão maiores .

Se você iniciar um trabalho com ideias pré-concebidas de fracasso, atingir a meta esperada será mais difícil. Deixando sempre claro que a "crença" deve ser utilizada junto de métodos de ensino eficazes e comprovados.

#Educação 30/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação faz aquisição de materiais esportivos para escolas do município

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Educação fez a aquisição de dez itens para a prática esportiva nas escolas do município.

Entre os itens estão bolas de campo, society, futsal, vôlei, handebol, redes de futsal e vôlei, troféus para campeão e vice, masculino e feminino e medalhas.

O incentivo às práticas esportivas das escolas fazem parte do conjunto de ações da educação para desenvolver os alunos da rede municipal e dar suporte na aula de educação física.

Estão acontecendo os interclasses entre as escolas do município na praça da juventude.

#Educação 17/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação inicia a entrega dos livros da Educação Infantil

A Secretaria de Educação de Novo Oriente já começou a realizar a entrega dos Kits de Livros da Educação Infantil, tanto para alunos quanto para professores.

A compra dos itens foi feita com recursos próprios e faz parte de um plano maior para a educação municipal, que é dar qualidade e suporte na educação de base, para que desde cedo os estudantes tenham acesso a uma aprendizagem que possa extrair o máximo de seu potencial.

A coordenadora da Educação Infantil, Renata Cavalcante, destaca a importância desta ação: "Analisamos cuidadosamente o material do aluno e do professor em relação à qualidade e proposta. Os livros da Educação Infantil norteiam o trabalho para um ensino de qualidade. É um material estruturado, que trabalha a prática de forma lúdica e logo após a questão da escrita. Um material dinâmico que fortalece a prática pedagógica."

Essa é a primeira vez que uma gestão municipal distribui livros para a educação infantil. Dentre os itens estão livros didáticos e paradidáticos, confira abaixo a lista com a quantidade de materiais que alunos e professores irão receber:

Kit do professor:

- Bolsa

- Caderno de planejamento

- Proposta pedagógica

- Card para leitura

- Cartazes

- Manual do Professor

Mais de 100 kits para professores

Kit do aluno:

- 02 anos: Livro didático volume único e uma agenda

- 03 anos: Livro didático volumes 1 e 2 e uma agenda

- 04 anos: Livro didático volumes 1 e 2 e uma agenda

- 05 anos: Livro didático volumes 1 e 2 e uma agenda

Mais de 1.200 kits para estudantes

#Educação 24/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação Socioemocional: Um olhar para a saúde e autocuidado do professor na atualidade foi tema da palestra de abertura

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Educação iniciou neste dia 24 de janeiro a Jornada pedagógica 2022 cuja temática é:O Socioemocional no processo de Ensino Aprendizagem. A palestrante é a Profª Dra. Ana Maura Tavares.

Durante a transmissão, a palestrante abordou com a rede de ensino de Novo Oriente a Educação Socioemocional: Um olhar para a saúde e autocuidado do professor na atualidade. Foi transmitido no canal do youtube da Prefeitura de Novo Oriente CE, de forma virtual.

A Secretária de Educação, Cristiane Coutinho explicou que a escolha do tema se deu de acordo com a importância das habilidades enquanto profissionais de educação. "Precisamos trabalhar nossas habilidades, como ética, paciência, além disso o profissional do futuro precisa se adaptar e ter esse autocuidado com sua saúde, a palestrante vem para somar e ajudar nossos profissionais", destacou a Secretária.

A programação segue até dia 28 de janeiro com planejamento dos professores. Veja aqui o folder de programação:

#Educação 30/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeito Nenen Coelho e Secretária de Educação Cristiane Coutinho realizam entrega dos kits do Programa Contexto

O Prefeito Nenen Coelho e a equipe gestora da Escola Eufrasino Neto realizaram no último dia 12 de novembro a entrega do Kits do Programa Contexto, na própria escola.

O Programa tem como objetivo ajudar os estudantes a manter os hábitos sanitários (distribuindo álcool em gel e máscaras) e combater a pobreza menstrual (doando absorventes). Outras escolas do município também irão receber os Kits do programa.

O encontro contou ainda com a participação da Vice-prefeita Jane Chaves, da Secretária de Educação Cristiane Coutinho e da Vereadora Vilani Jacó.

#Educação 30/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeito Nenen Coelho inaugura a revitalização da Escola Dr. José Maria Fernandes Leitão

A Escola Dr. José Maria Fernandes Leitão teve a inauguração de sua revitalização comemorada no último dia 12 de novembro.

Os estudantes preparam apresentações para o momento, tivemos uma performance artística de dança belíssima e uma demonstração do talento do time de futebol da escola.

Além de uma cerimônia para celebrar a reforma, o Prefeito Nenen Coelho anunciou que a escola ganhará um ginásio no próximo ano, uma notícia que foi muito bem recebida.

#Educação 30/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeito Nenen Coelho inaugura a revitalização da creche Antônia Rodrigues

A inauguração da revitalização da creche Antônia Rodrigues aconteceu no último dia 13 de novembro.

Entregamos um espaço reformado, ampliado e de muito conforto para os estudantes e educadores. Fomos recebidos na escola com carinho pela equipe e tivemos apresentações musicais e artísticas dos alunos, desde encenações até apresentações musicais.

Mais um espaço de conforto e qualidade para nossa população.

#Educação 29/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO O Prefeito Nenen Coelho realizou a entrega de mais 122 medalhas para os estudantes da rede pública de ensino

No dia 12 de novembro o Prefeito Nenen Coelho e a equipe da Secretaria de Educação realizaram a entrega de 122 medalhas para os estudantes da rede pública que foram vencedores na 12ª edição da Olimpíada Canguru de Matemática. Foram 27 medalhas de ouro, 18 de prata, 08 de bronze e 69 medalhas de honra ao mérito.

Além da premiação da Olimpíada Canguru, foram entregues medalhas da Olimpíada de Língua Portuguesa, premiados os formandos da Turma de Competências Digitais e os vencedores da Redação do Concurso Peteca e do Simulado Campeão.

Nossos estudantes, além de merecedores, são muito competentes. Parabéns!

#Educação 28/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Novo Oriente está entre as primeiras 30 cidades do país com o melhor desempenho no Ioeb

O Município de Novo Oriente está entre as primeiras 30 cidades do país com o melhor desempenho no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb)! Superamos a média estadual e nacional!

O Ioeb indica as oportunidades educacionais oferecidas para todas crianças e jovens em um município ou estado. Inclui tanto informações referentes à qualidade da oferta para alunos que frequentam as redes públicas e privadas, como também informações referentes àquelas crianças e jovens que não frequentam a escola.

Mesmo durante a pandemia, Novo Oriente se manteve e conseguiu aumentar a média do índice, você pode acompanhar nos gráficos nas imagens seguintes.

Este resultado é fruto de um grande esforço, um grande esforço coletivo, de gestores, professores, estudantes, famílias, profissionais escolares e todos aqueles que contribuem com a educação escolar.

A Secretária de Educação, Cristiane Coutinho, juntamente de toda a equipe da Secretaria de Educação, parabeniza todos os envolvidos nesta grandiosa conquista. Ela reforça seu compromisso com a educação do município, "Nossa meta é sempre ir além", declara.

Parabéns, novorientenses, por essa vitória!

#Educação 06/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Escola Francisco das Chagas Mota dará início amanhã (07/08) ao projeto Aula Itinerante

Devido ao momento pandêmico que estamos vivenciando há meses, a Escola Francisco das Chagas Mota teve a ideia de criar o Projeto Aula Itinerante. O projeto terá início amanhã, no sábado letivo (07/08) e se estenderá por mais doisencontros.

Como será o projeto? Os professores vão se deslocar em um ônibus escolar para determinadas regiões. Eles vão desenvolver atividades recreativas, de contação de histórias, criação de peças, jogos educativos e música. O objetivo da Aula Itinerante é levar a escola, fora do prédio escolar, para perto dos estudantes.

A escola selecionou três pólos, o primeiro polo será na região de Xique-xique, o segundo será em Ipueiras e o terceiro na Flor do Campo, no campo do Noelson, perto da sede dos pescadores.

#Educação 04/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Apae de Novo Oriente participa do Bazar Solidário em Sobral

O Bazar Solidário tem como propósito vender produtos doados pela Receita Federal para ajudar três Organizações Sociais. Esse ano as instituições ajudadas são a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Novo Oriente, a Sociedade de Apoio à Família Sobralense (Safs) e a Fazenda Esperança, também de Sobral.

A Secretária de Educação, Cristiane Coutinho, declara que esse é só o início das conquistas para a Apae de Novo Oriente "O Bazar Solidário é o pontapé inicial para que a instituição da nossa cidade consiga ter uma uma estrutura física adequado para melhor receber nossa comunidade", concluiu a Secretária.

Cada uma das três instituições participantes do Bazar Solidário foram escolhidas devido ao projeto apresentado por cada uma. A Apae de Novo Oriente pretende criar uma nova sede, pois a atual não comporta mais o contingente de estudantes; A Safs está desenvolvendo uma Padaria Escola que visa a capacitação das pessoas atendidas pela instituição e assim, futuramente, gerar recursos próprios que ajudem ela a se sustentar financeiramente; já a Fazenda da Esperança criou um projeto de sustentabilidade, a implantação de energia solar que pretende diminuir os gastos com energia elétrica das casas que acolhem os dependentes químicos cuidados pela instituição.

Toda a mercadoria arrecada é distribuída igualmente para as três instituições, em partes iguais, "Se sobrarem produtos eles serão divididos paras a três, que serão levados de volta para as instituições, onde serão vendidos", afirma Ana Clara, diretora da Apae de Novo Oriente.

As mercadorias são doadas pela Receita Federal, mas a responsabilidade de organização e realização do Bazar fica a cargo das três instituições beneficiadas com a doação. Elas ficam responsáveis desde o transporte da carga para o local do evento até o planejamento e execução do Bazar Solidário.

Márcia Mesquita, representante da Sociedade de Apoio à Família Sobralense (Safs), uma das três organizadoras do Bazar Solidário, afirma que ele está sendo feito com muito cuidado e satisfação. "Nós inscrevemos um projeto para poder cuidar da parte da sustentabilidade da Safs, uma Padaria Escola. Que se deus quiser, ao final de todo esse processo, queremos construir num espaço próprio da Safs, uma Padaria Escola que vai nos ajudar, não só na questão da formação dos nossos adolescentes e jovens, na formação de uma profissão, mas também na sustentabilidade na nossa instituição", declara Márcia.

A Diretora da Fazenda Esperança, Francisca Franciene, uma instituição filantrópica que trabalha na recuperação de dependentes químicos, está criando um projeto de sustentabilidade para implantar a energia solar. "Assim a gente aproveita a energia do sol e diminui os custos mensais da energia que a gente paga todos os meses, porque, atualmente, nós temos seis casas em três locais. Então vamos ver se essa energia solar se estende aos três locais, dessa forma a gente diminui o custo mensal e também contribuímos para o meio ambiente, respeitando e zelando pela natureza", afirma Francisca.

A Fazenda da Esperança, além do acolhimento, realiza uma ressocialização dos seus residentes para o mercado de trabalho. A Fazenda possui uma padaria, uma marcenaria, trabalha na criação de animais, no plantio e na colheita. Ela possui cursos de profissionalização e conta com o apoio de empresas locais para dar uma oportunidade a eles no mercado de trabalho.

O Bazar Solidário se encerrará na terça-feira (06/07), às 16:00, e há mais a necessidade de marcar horário para entrar no Bazar, você pode ir em qualquer horário entre a abertura e o fechamento do evento.

#Educação 17/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Prefeitura de Novo Oriente realiza novamente o evento Célula de Mediação de Conflitos, Justiça Restaurativa e Cultura

A Célula de Mediação de Conflitos, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, é um projeto que promove um ambiente escolar mais seguro e democrático por meio de seminários, palestras e metodologias e práticas circulares.

A Célula existe no Ceará desde 2017 e foi implementada no Município de Novo Oriente em 2018. Por vivermos em uma sociedade cada vez mais violenta, com índices que crescem cada vez mais, uma das formas de combater esse problema é construir, juntamente com os jovens no seu ambiente escolar, soluções para resolver conflitos de forma respeitosa, segura e acolhedora.

A atuação da Célula ocorre de forma intersetorial, unindo as Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde. "Políticas públicas, para serem bem-sucedidas, devem ser trabalhadas unindo toda a rede de garantia de direito, pois cada setor administrativo irá contribuir dentro da sua capacidade técnica e suas especificidades", afirma o psicólogo Pedro Monteiro, mediador da Célula em Novo Oriente desde 2018 e atual presidente da comissão intersetorial responsável por ela aqui no município.

Os círculos terapêuticos e as mediações de conflitos são exclusivos para os membros que compõem a comunidade escolar, gestores, professores, alunos, demais funcionários da educação e familiares dos estudantes. Ao todo foram três encontros, o primeiro com os coordenadores da Secretaria de Educação, o segundo com os coordenadores escolares da sede e o terceiro com os coordenadores escolares da zona rural.

Devido a pandemia da Covid-19 os encontros foram realizados apenas para os coordenadores, mas o objetivo da "Célula" é abranger todo o ambiente educacional. Futuramente os encontros serão realizados nas escolas, para todos os profissionais que compõem o quadro profissional, estudantes e suas famílias.

#Educação 14/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Novo Oriente disponibilizará transporte para estudantes que realizarão a prova do Enem Fiquem atentos aos pontos de referência, horários e rotas para não perder o ônibus que estará na parada às 09h, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.
#Educação 23/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação, Desporto e Lazer dar proseguimento as formações online MaisPaic Mesmo em época de pandemia, a educação de Novo Oriente não para.
#Educação 22/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Novo Oriente é destaque em vídeo do Projeto Contexto Projeto Contexto é um dos destaques da educação em Novo Oriente
#Educação 19/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Selo UNICEF: reunião define Relatório de Transparência Pública com ações intersetoriais A reunião remota, aconteceu ontem, dia 18
#Educação 18/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação entrega apostilhas a alunos da EJA A educação de jovens e adultos em Novo Oriente tem alcançado ótimos resultados
#Educação 17/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação alia plano para retorno presencial das aulas A reunião foi com gestores estaduais e profissionais da saúde
#Educação 18/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITO VANALDO ASSINA PROGRESSÃO DE PROFESSOR QUE CONCLUIU MESTRADO NESTA SEGUNDA-FEIRA (18/11), O PREFEITO VANALDO MOURA ASSINOU A CONCESSÃO DE ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO PARA O PROFESSOR LUCIVÂNIO LOURENÇO, QUE CONCLUIU O CURSO DE MESTRADO.

O PROFESSOR LUCIVÂNIO, SERVIDOR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MUNICIPAL, CONCLUIU O CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, NA UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE PORTUGAL, TENDO APRESENTADO SUA DISSERTAÇÃO COM O TEMA: "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2". SUA PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA QUILOMBOLA DO MUNICÍPIO DE NOVO ORIENTE.

PARA O PROFESSOR LUCIVÂNIO: "A PESQUISA MOSTROU QUE O MUNICÍPIO TEM TRABALHADO A QUESTÃO AFRO, BUSCANDO MELHORAR O RELACIONAMENTO ÉTNICO RACIAL NA ESCOLA E COMUNIDADES ENVOLVIDAS, BEM COMO EM TODO O MUNICÍPIO, A RESPEITO DAS DIFERENÇAS DE RAÇA, COR E CREDO RELIGIOSO, BEM COMO INSTIGANDO A AUTO DECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NOS ALUNOS. O MEU SENTIMENTO É DE GRATIDÃO! GRATIDÃO A DEUS PELA FORÇA CONCEDIDA E A TODOS OS QUE CONTRIBUÍRAM PARA QUE ESTA CONQUISTA FOSSE POSSÍVEL. A TODOS, MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS”.

NAS PALAVRAS DO PREFEITO VANALDO MOURA: "É UM MOMENTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS O LUCIVÂNIO É O PRIMEIRO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL A CONCLUIR O CURSO DE MESTRADO, E ISSO REFLETIRÁ NA PRESTAÇÃO DE UM SERVIÇO PÚBLICO DE MAIS QUALIDADE, BEM COMO DEMONSTRA A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES DO MAGISTÉRIO, INCETIVANDO-OS À QUALIFICAÇÃO CONTINUADA".



#Educação 20/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE RECEBERÁ DELEGAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA O Município de Novo Oriente, Através da Secretaria de Educação, Desporto e Lazer, receberá no dia 21 de agosto, uma delegação da União Europeia. Esta ação faz parte do Projeto Contexto, presente em 05 escolas do município. O projeto passará por uma visita de monitoramento da União Europeia, seu cofinanciador.
Em Novo Oriente a delegação visitará à Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto, Participará da abertura do encontro de formação “Sociedade do bem viver: “Desigualdade entre as pessoas e enfrentamento à violência contra a mulher”; reunião com poder público local - o Prefeito Vanaldo Carlos Moura; a Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães e com o grupo de onze vereadores/as da Câmara - além da roda de conversa com representantes dos Grupos de Trabalhos Municipais (GTM’s).
#Esporte 05/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COLÔNIA DE FÉRIAS DA PRAÇA DA JUVENTUDE MOVIMENTA NOVO ORIENTE
#Educação 19/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONA LEI DE REAJUSTE DO MAGISTÉRIO. O PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONOU, NA DATA DE HOJE (19/06), A LEI MUNICIPAL Nº 790/2019, QUE CONCEDE REAJUSTE SALARIAL PARA OS INTEGRANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO (PROFESSORES E AUXILIARES TÉCNICOS PEDAGÓGICOS).

APÓS NEGOCIAÇÕES COM O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO, O EXECUTIVO MUNICIPAL ENVIOU O PROJETO DE LEI AINDA NO MÊS DE MAIO, E FORA APROVADO AGORA.

O REAJUSTE FOI NO PERCENTUAL DE 4,17%, RETROATIVOS A 1º DE JANEIRO DE 2019.

PARA VANALDO MOURA, "A APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS VALORIZA O TRABALHO DESSES PROFISSIONAIS, ALÉM DE DAR CONTINUIDADE À POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS IMPLANTADA POR NOSSA GESTÃO".
#Esporte 20/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE REALIZA COM SUCESSO O JOGOS ESCOLARES 2019 A edição do Jogos Escolares do Ceará 2019 - Edição Municipal Foi um sucesso. O evento bastante prestigiado nos seus 2 dias de realização, reuniu atletas, professores e comunidade em geral que torceram e vibraram pelas suas equipes. Foi uma grande festa do esporte local. A escola Dr. Antonio Eufrasino Neto, foi a grande campeão, em duas categorias ( Futsal Feminino e Masculino - categoria de 12 a 14 anos ). A Administração Renasce Novo Oriente organizou toda uma estrutura para receber e proporcionar um grande espetáculo.
#Educação 27/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONA LEI DO "NOVO MAIS EDUCAÇÃO". NA DATA DE HOJE (27/09), O PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONOU E ENTROU EM VIGOR A LEI MUNICIPAL Nº 778/2018, QUE REGULAMENTOU NO MUNICÍPIO DE NOVO ORIENTE O "PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO".

REFERIDO PROJETO É UMA ESTRATÉGIA DO GOVERNO FEDERAL QUE OBJETIVA MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL, POR MEIO DA AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

PARA O PREFEITO VANALDO MOURA, A SANÇÃO DA LEI É DE “GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS IRÁ POSSIBILITAR UM MAIOR AVANÇO NO ENSINO MUNICIPAL, FAZENDO COM QUE OS ÍNDICES DE AVALIAÇÃO DO MUNICÍPIO PROGRIDAM, BEM COMO A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO”.

#Juventude 07/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA ENTREGA PARA A POPULAÇÃO A PRAÇA DA JUVENTUDE A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, Inaugurou no último dia 31/08/2018 a praça da juventude. Prestigiado por milhares de pessoas que lotaram o espaço, o Prefeito, Vanaldo Moura, falou que o sonho de muitos anos, da população do bairro Lagoa do Tigre Norte, finalmente se tornou realidade, ganhando um equipamento que será sem dúvidas o grande cartão postal do bairro. O complexo, que será administrado pela Secretaria de Educação,Desporto e Lazer, é o maior centro de arte, cultura e lazer da cidade. Conta com areas para exposições, Centro Digital, Sala de Video, Sala de Música, Lanchonete, Ginásio Poliesportivo, Pista de skate, Quadra de Volei, Campo de futebol Socyet e area de convivência.
#Educação 14/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, LANÇA O SELO JOVENS ESCRITORES
#Educação 07/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA EMOCIONA NOVOORIENTENSES A Administração Renasce Novo Oriente, resgatou a tradição dos desfiles de 07 de setembro, depois de vários anos ausente da programação oficial do municipio.
#Educação 29/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA, SIMONE MAGALHÃES LANÇA PROJETO JOVENS AUTORES. O Projeto publicará obras de alunos das escolas da rede municipal.
#Educação 23/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, SIMONE MAGALHÃES PARTICIPA DE ABERTURA DE FEIRA CULTURAL. A Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães, participou na noite da última quinta-feira (21) da abertura da I FEIRA CULTURAL CONEXÃO DO CONHECIMENTO, Na escola Francisco Rufino. Na oportunidade, Simone, parabenizou a todo o núcleo gestor pela organização e destacou o trabalho sério e comprometido daquela instituição com a educação de qualidade de Novo Oriente. O evento se estendeu até ontem (22) e teve o objetivo de integrar o conhecimento nas diversas áreas de forma ludo-pedagógica, favorecendo a ampliação da aprendizagem.
#Educação 23/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA FRANCISCO RUFINO REALIZA FEIRA CULTURAL A Escola Francisco Rufino realizou nos dias 21 e 22/06, a I FEIRA CULTURAL CONEXÃO DO CONHECIMENTO. A programação que encantou a todos que visitaram as várias salas temáticas, com trabalhos do 1º ao 9º ano, tem o objetivo de integrar o conhecimento nas diversas áreas: Geografia, Matemática, Português, História, Ciências, além do mundo encantado dos clássicos infantis. Destaque para as salas MATH CASSINO e O PEQUENO PRINCIPE, pela cenografia caprichada e a interação com o público. O evento se encerrou ontem (22) ás 21h.
#Educação 21/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA FINAL DO CONCURSO DE REDAÇÃO A Secretaria de Educação, Desporto e Lazer, realizou na manhã de terça-feira( 19) a final do I CONCURSO DE REDAÇÃO DA REDE MUNICIPAL. A prova aconteceu na Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto, 49 alunos participaram, de 13 escolas. O resultado com as cinco melhores redações de Novo oriente, deve sair até o final do més.
#MeioAmbiente 21/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INAUGURADO SISTEMA DE REUSO EM PALESTINA O Sistema Bioágua de Palestina, Uma parceria da Prefeitura Municipal de Novo Oriente/Secretaria de Educação, Desporto e Lazer e IBV, foi inaugurado no último dia 14/06 . O equipamento de reuso de água, além de beneficiar famílias com a produção de frutas e hortaliças, servirá também como laboratório para aulas de campo da escola. Atualmente o município conta com dois Bioágua, Agrovila e Palestina
#Educação 20/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MARCELINO TAVARES É DESTAQUE NA OBMEP O Aluno, Pedro Thiago Sousa Coelho, recebeu pela Escola Marcelino Tavares, Medalha de Bronze nivel 02. Premiação é referente ao ano de 2017.
#Educação 19/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA I CONCURSO DE REDAÇÃO DA REDE MUNICIPAL. A Secretaria de Educação, Desporto e Lazer, realiza na segunda-feira (21), em todas as escolas da rede municipal o I CONCURSO DE REDAÇÃO DA REDE MUNICIPAL, direcionado aos alunos que estão cursando o 8º ano. A aplicação acontece de 07h as 09h e das 13h as 15h.
#Educação 16/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE É DESTAQUE COM 11 PRÊMIOS NOTA 10 Os Prefeitos, Vanaldo Moura e Valdecy Coelho e a Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães, participam amanhã (17) da cerimônia de entrega do Prêmio Escola nota Dez 2017, em Fortaleza. Ao todo 08 escolas foram premiadas.
Escola Manoel Luiz - Três Irmãos - 2º e 5º ano.
Escola Francisco Alexandre - Sede - 2º e 5º ano.
Escola Francisco Rufino - Sede - 2º e 5º ano.
Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto - Sede - 2º ano.
Escola Francisco Severiano - Santa Maria - 2º ano.
Escola Francisco Edson de Oliveira - Monte Alegre - 5º ano.
Escola Edval Araújo da Silva - São Raimundo - 5º ano.
CERU - Lagoa da Areia - 5º ano.
#Educação 28/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CARAVANA AÇÃO CAATINGA SE APRESENTA EM MONTE ALEGRE Ação do projeto Ação Caatinga, a caravana percorre todas as escolasda rede municipal.
#Esporte 28/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMEÇOU HOJE O TORNEIO DO TRABALHADOR 2018
#Educação 23/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA, SIMONE MAGALHÃES LANÇA AMANHÃ (23) I CONCURSO DE REDAÇÃO O I Concurso de Redação da Rede Municipal de Ensino, Será lançado amanhã na Escola Luis Canuto, em Lagoa dos Neres.
#Esporte 07/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JOGOS ESCOLARES MUNICIPAIS 2018 Aconteceu, hoje (07) no Ginásio Airton Ximenes a abertura dos Jogos Escolares Municipais 2018. Ao todo 10 escolas participam da competição.
JOGOS DE HOJE:
Categoria: 12 á 14 anos - Masculino

8h - Escola José Maria Fernandes Leitão X Ceif Otávio Rodrigues.

08h30 - EEF Edval Araújo X EEB Dr Antonio Eufrasino Neto

09h -EEF Francisco Rufino X EEF Francisco Edson de Oliveira

09h30 - EEF Francisco das Chagas Mota X EEF Franisco Severiano de Sousa.

Categoria: 12 a 14 anos - Feminino

10h - EEF José Maria Fernandes Leitão X EEF Francisco Rufino

10h30 - Ceif Otávio Rodrigues X EEF Francisco das Chagas Mota

11h - EEB Eufrasino Neto X EEF Edval Araújo da Silva
#MeioAmbiente 07/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE É DESTAQUE. Aconteceu na última quinta- feira (05), a visita do I Fórum Cearense pela vida no Semiárido ao município de Novo Oriente. Ao todo 50 representantes de 28 municípios do estado do Ceará integraram a comitiva, além de técnicos da Cáritas Diocesana de Crateús ( Educação Contextualizada) e Diretores de várias Instituições do estado. O Objetivo foi conhecer o modelo adotado da Educação Contextualizada em Novo Oriente. O evento teve como palco a Escola Francisco das Chagas Mota, na Agrovila.
#novooriente10
#MeioAmbiente 28/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITOS VISITAM CONSTRUÇÃO DE BIOÁGUA, NA PALESTINA. Os Prefeitos, Vanaldo Moura e Valdecy Coelho visitaram no último dia 23/03, um dos sistemas Bioágua que está sendo implantado no município, em Palestina. Quando funcionando, o sistema irá fazer todo o reaproveitamento das águas da residencia e tratar-las para o uso de irrigação, produzindo alimentos. Além de Palestina, Agrovila também foi beneficiada.
O Projeto Quintais Produtivos são mantidos pelo Sistema Bioagua Familiar sob a gestão e coordenação do Instituto Bem Viver conta com apoio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais, coordenado pelo Instituto Sociedade População e Natureza - ISPN e financiado pelo Fundo Mundial para o Ambiente - GEF e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e realiza-se em parceria com Cáritas Diocesana de Crateús, Secretarias de Educação,Desporto e Lazer de Novo Oriente
#Educação 22/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REPRESENTANTES DA UNIÃO EUROPEIA VISITAM NOVO ORIENTE A visita acontece amanhã (23)
#Educação 15/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, VISITA CONSTRUÇÕES DO SISTEMA BIOÁGUA A Secretária de Educação, Simone Magalhães, Secretária Adjunta, Vanda Moreira e Mardones Servulo, Técnico do IBV - Instituto Bem Viver, visitaram na manhã de ontem (14) as construções dos Sistemas BIO ÁGUA no município de Novo Oriente e puderam ver de perto a evolução dos trabalhos. Palestina e Agrovila receberão o equipamento que é direcionado para produção de alimentos para as famílias e laboratório de pesquisa para as escolas que adotaram a Educação Contextualizada nas suas comunidades.
O Projeto Quintais Produtivos são mantidos pelo Sistema Bioagua Familiar sob a gestão e coordenação do Instituto Bem Viver conta com apoio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais, coordenado pelo Instituto Sociedade População e Natureza - ISPN e financiado pelo Fundo Mundial para o Ambiente - GEF e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e realiza-se em parceria com Cáritas Diocesana de Crateús, Secretarias de Educação e Agricultura de Crateús e Secretaria de Educação de Novo Oriente.
#Educação 09/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER A Prefeitura Municipal de Novo Oriente realizou uma programação especial para homenagear as mulheres no seu dia Internacional. Foi um dia inteiro de atividades culturais, esportivas e de lazer, acompanhadas de perto pelos prefeitos Vanaldo e Valdecy Coelho, secretários municipais e vereadores. Foram distribuídas rosas naturais para as mulheres na sede da Prefeitura Municipal, no Hospital Municipal, na secretarias de Assistência Social e de educação , no CRAS, no Centro de saúde e nos postos de saúde do Programa Saúde da Família, da sede e do interior. A secretaria de saúde programou palestras especiais para as mulheres em todos os postos de saúde da cidade e do interior, com distribuição de rosas e lembrancinhas para todas. Na educação, foi servido um café da manhã, com lindas homenagens e entrega de brindes às funcionarias.
Na Assistência Social, foi servido café da manhã e aconteceu também o dia da beleza, com profissionais realizando cortes de cabelo e maquiagem, nas mulheres usuárias do CRAS. À tarde apresentações culturais com crianças usuárias do CRAS.
O departamento de Esportes realizou torneio de futebol feminino na Arena Society, com grande participação popular para assistir as disputas.
E o ponto alto das comemorações do dia Internacional da Mulher em Novo Oriente foi Caminhada com acompanhamento de profissionais de educação física, às 16 horas, com saída da Praça da Juventude e encerramento na Praça da Matriz, com aula de Zumba e sorteio de diversos prêmios, o Prefeito Vanaldo Moura que participou ativamente de todas as homenagens, agradeceu o engajamento de todos os setores da Administração e disse que espera melhorar a cada ano está linda festa. '“As mulheres de Novo Oriente merecem”, disse Vanaldo.
#Esporte 08/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO II CAMINHADA DA MULHER O evento já em sua segunda edição, já se tornou referência no dia internacional da Mulher, em Novo Oriente.
#Educação 08/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA SIMONE MAGALHÃES PARTICIPA DE HOMENAGEM AS MULHERES. A Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães participou na manhã de hoje (08) das comemorações ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER. O evento contou com a participação de todos os funcionários da educação, além do Prefeito, Vanaldo Moura. Durante a sua fala, ela destacou a importância do trabalho coletivo e esforço para se construir uma educação de qualidade. Logo após ela seguiu em caravana pelas escolas da sede, onde foram distribuidos brindes e flores.
#Educação 07/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA, SIMONE MAGALHÃES VISITA MUNICIPIO DE IPUEIRAS PARA CONHECER MODELO DE GESTÃO ESCOLAR. A equipe foi conhecer modelos de Gestão escolar e Sistema Municipal de Educação.
#MeioAmbiente 07/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGIA Palestina e Agrovila serão beneficiadas
#MeioAmbiente 07/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ALUNOS PARTICIPAM DE AÇÃO AMBIENTAL NA AGROVILA. Ação faz parte do plano de ação do curso de Multiplicadores em Educação Ambiental.
#Educação 26/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CARAVANA DO PROJETO AÇÃO CAATINGA PERCORRE ESCOLAS A Ação derivado do Projeto Ação Caatinga, leva arte e cultura aos alunos da rede municipal
#Educação 26/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A FORÇA DA MATEMÁTICA. A Secretaria de Educação, Desporto e Lazer, vem realizando ações que estimulem o aprendizado e desenvolvimento da matemática nas escolas da rede municipal, Entre elas: O Campeonato da Tabuada. O objetivo é dinamizar as aulas de matemática de modo que alunos participem ativamente construindo seus conhecimentos de forma lúdica.
#MeioAmbiente 06/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL O Curso ministrada pela SEMA - Secretaria de Meio Ambiente do estado do Ceará é um dos frutos da parceria firmada através do Projeto Ação Caatinga.
#Educação 06/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMUNICADO DO TRANSPORTE ESCOLAR A Secretaria de Educação, Desporto e Lazer de Novo Oriente informa aos universitários que se dirigem diariamente para Crateus no transporte disponibilizado pelo município, que o serviço foi suspenso temporariamente. Outrossim informa também, que o transporte de alunos será retomado na próxima semana, após preenchimento de cadastro que está sendo elaborado por esta secretaria.
Tal providência se deu para que se corrijam imperfeições observadas no decorrer do ano de 2017.
Ainda esta semana será disponibilizado um link na página da SME- Secretaria Municipal de Educação, com instruções para preenchimento do referido cadastro.
Desde já agradecemos a compreensão de todos.
Ats. Simone Magalhães Moura
Secretária Municipal de Educação, Desporto e Lazer

O Link do Cadastro do Transporte Escolar/Universitário já está disponível acesse:
https://docs.google.com/…/1FAIpQLSem2wdpWA6XNs99II…/viewform
#Educação 30/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMEÇOU O ANO LETIVO 2018 Ontem (29) começaram as aulas em todas as escolas da rede municipal de ensino.
#MeioAmbiente 26/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SISTEMAS DE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA SERÃO IMPLANTADOS EM NOVO ORIENTE. O Projeto com tecnologia de energia solar irá beneficiar familias da Zona Rural.
#Educação 24/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR NINO PAIXÃO ABRE SEMANA PEDAGÓGICA 2018 O evento da Secretaria de Educação, Desporto e Lazer acontece até o dia 26.
#Educação 24/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA, SIMONE MAGALHÃES ENALTECE PARCERIA FAMÍLIA/ESCOLA NA ABERTURA DA SEMANA PEDAGÓGICA 2018. Para uma platéia lotada, Simone Magalhães falou ainda dos desafios e conquistas da educação em 2017.
#Educação 03/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MATRÍCULAS 2018 Todos na Escola
#Educação 01/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EQUIPE DA SME PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL DA UNDIME/APRECE. A Secretaria de Educação, Desporto e Lazer de Novo Oriente, esteve representada pela Secretária Adjunta, Vanda Moreira e equipe: Valdo Vale, Gerente de Comunicação, Orion Chaves, Coordenador de transporte Escolar e Mirla Tôrres, Secretária Executiva no II ENCONTRO REGIONAL DA UNDIME/APRECE 2017, em Horizonte. O evento contou com a presença de mais de 50 gestores educacionais do Ceará e debateu questões como: Projeto Cidades Educadoras, Mediação de conflitos na escola, Termo de responsabilidade do transporte escolar e lançamento da obra " Artigos que retratam o cotidiano da SME de Horizonte. Várias apresentações culturais abrilhantaram o evento.
#Educação 30/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ÚLTIMO DIA DE APLICAÇÕES DO SPAECE 2017 Continuam nesta quinta-feira (30) as aplicações do Spaece 2017 no município de Novo Oriente. Ao todo serão avaliados 346 alunos, em 18 escolas da Rede Municipal.

#Educação 29/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEGUNDO DIA DO SPAECE 2017 Continuam no dia de hoje (29) as avaliações do Spaece 2017. Ao todo serão avaliados no municipio de Novo Oriente 416 alunos do 5º ano, distribuidos em 19 escolas. Amanhã acontecerá a avaliação do 2º ano, em 18 escolas da rede municipal.

CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO
Escola Francisco Rufino
Manhã/Tarde
Escola Otávio Rodrigues Cavalcante
Manhã/Tarde
Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto
Manhã/Tarde
Escola Francisco Severiano Sousa
Tarde
Escola Indígena Potyguara
Tarde
Escola Maria de Sousa Marques - Cavaco
Tarde
Escola Francisco Edson de Oliveira
Tarde
Escola Manoel Luiz
Tarde
Escola José Maria Fernandes Leitão
Tarde
Escola Edval Araújo da Silva
Manhã
Escola Jorge Hildo
Tarde
Escola Marcelino Tavares
Manhã
Escola Francisco Alexandre
Manhã
Centro de Educação Rural
Tarde
Escola Luis Canuto
Tarde
#Educação 29/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EQUIPE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL DA UNDIME EQUIPE DA SME PARTICIPA DE ENCONTRO DA UNDIME.
Uma equipe da Secretaria de Educação, Desporto e Lazer, tendo a frente a Secretária Adjunta, Vanda Moreira, Participará no dia 1 de dezembro do II ENCONTRO REGIONAL DA UNDIME/APRECE. O evento acontece na Cidade de Horizonte.
08h Credenciamento – Café com Prosa
09h Apresentação Cultural - Espetáculo Quebra
Cocos
Academia de Artes Marciais
Vania Dutra
09h15min Abertura Oficial Autoridades
09h50min - Palestra sobre Cidades Educadoras Paulo Louro
10h50min Perguntas
11h20min Mediação de Conflitos na Escola Hugo Mendonça
12h Almoço Apresentação Musical de Alunos
13h20min Termo de Responsabilidade do Transporte
Escolar
14h30min Lançamento do Livro – 11 Artigos que retratam
o cotidiano da SME de Horizonte (Experiência
Exitosa e reconhecida pelo INEP).
15h30min Informes Gerais
16h Encerramento e Autógrafos
#Educação 28/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AVALIAÇÕES COMEÇAM HOJE Começou hoje as aplicações das provas do SPAECE 2017. Serão avaliados no Município cerca de 1 216 alunos em 16 escolas nas turmas de 2º ano, 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental para identificar as competências e habilidades dos alunos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

CRONOGRAMA DE HOJE - 9º ano.
Escola Francisco Rufino - Manhã e Tarde
Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto - Manhã e Tarde
Escola Otávio Rodrigues Cavalcante - Manhã e tarde
Escola Francisco das Chagas Mota - Manhã
Escola Dr. José Maria Fernandes Leitão - Tarde
Escola Maria de Sousa Marques - Tarde
Escola Marcelino Tavares - Tarde
Escola Edval Araújo da Silva - Tarde
Escola Manoel Luiz - Tarde
Escola Francisco Severiano Sousa - Tarde
Escola Indigena Potyguara - Tarde
Escola Luis Canuto - Tarde
Escola Francisco Edson de Oliveira - Tarde
#Educação 24/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, NOVO ORIENTE GANHA MEDALHA DE BRONZE NA 13º OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Pedro Thiago Sousa Coelho, da Escola Marcelino Tavares, do Olho d´água, ganhou a Medalha de Bronze.
#Educação 23/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REUNIÃO:
O Conselho Municipal de Educação de Novo Oriente se reuniu na tarde de hoje (22) em reunião extraordinária. Na pauta: criação do Fórum Municipal de Educação e a realização da Conferência Municipal de Educação.
#Educação 23/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SOMOS TODOS SPAECE 2017 A Secretaria de Educação, Desporto e Lazer, reuniu na manhã de ontem (22) Diretores de todas as Escolas da rede municipal. na pauta: Calendário do final do ano letivo e avaliação do Spaece 2017. A Gerente de Ensino, Nazira Vieira, intermediou todas as discussões na roda de conversa.
#Educação 20/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SPAECE 2017 Na reta final para a aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará-SPAECE 2017, a Secretaria de Educação, Desporto e Lazer de Novo Oriente, segue preparando os estudantes para os dias das avaliações marcadas para os dias 28, 29 e 30 de novembro. Serão avaliados no Município cerca de 1 216 alunos em 16 escolas nas turmas de 2º ano, 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental para identificar as competências e habilidades dos alunos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
O Spaece também inclui questionários voltados ao aluno para obter dados sobre o perfil socioeconomico e sua trajetória escolar; assim como ao professor e ao diretor, com a finalidade de traçar o perfil e a prática docente e de gestão desses profissionais.
A avaliação do sistema educacional no Ceará é uma estratégia fundamental para identificar os processos de aprendizagem na educação básica.
#Educação 13/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE CELEBRA O DIA DA GENTILEZA Hoje foi o dia de celebrar a gentileza, os bons sentimentos. A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, através de todas as secretarias promovem várias atividades durante o dia para comemorar o DIA DA GENTILEZA. A ideia de criar um dia dedicado aos atos de gentileza surgiu em 1996, numa conferência em Tóquio. O grupo Movimento das Pequenas Gentilezas do Japão reuniu diversos grupos de diferentes países que propagavam a gentileza em suas nações e apresentou a proposta. Em 2000, foi oficializado o Movimento Mundial pela Gentileza.
#Educação 07/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMINÁRIO Está acontecendo desde ontem (06)e se estende até quinta-feira o Seminário sobre Interlocuções entre o Centro de atenção Psicossocial e Educação Infantil. a ação foi realizada na Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto e contou com a participação de professores da Educação Infantil e Coordenadores de Ensino.
#Educação 07/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SPAECE 2017 O SPAECE 2017 vai avaliar o nível de leitura dos estudantes de todas as etapas envolvidas na aplicação (2º, 5º e 9º anos ensino fundamental, 1ª e 3ª série do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensino médio), analisando o domínio das competências e habilidades esperadas para cada etapa de escolaridade na disciplina de língua portuguesa. Já o domínio das competências e habilidades esperadas na disciplina de matemática é avaliado somente a partir do 5º ano do ensino fundamental. A avaliação acontece nos dias 28,29 e 30 de novembro.
#Educação 25/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MELHORES RECEITAS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. Já está na reta final o concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar. As 15 merendeiras selecionadas na etapa regional se reúnem na próxima quarta-feira, 25, em Brasília, para preparar, ao vivo, as receitas que fazem sucesso em suas regiões. O concurso é promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC.
“Além de destacar o trabalho de quem tanto se esforça para garantir uma alimentação adequada às nossas crianças, queremos mostrar o quanto o Brasil é rico em variedades de alimentos que podem ser oferecidos de maneira saudável e criativa nas escolas”, atenta o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro. “Acreditamos que as receitas apresentadas poderão inspirar profissionais que trabalham com a merenda nos mais variados lugares do país”. Vanusa Fernandes Cordeiro, da Escola Dr. José Maria Leitão é uma das 15 finalistas. Serão escolhidas cinco merendeiras, uma de cada região. As vencedoras ganharão, além de uma viagem internacional, um prêmio no valor de R$ 6 mil. A cerimônia de premiação será na quinta-feira, 26, no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília, com participação do presidente do FNDE e do Ministro da Educação, Mendonça Filho.
#Educação 25/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EXPOSIÇÃO QUE CELEBRA "60 ANOS" DE NOVO ORIENTE IRÁ PARA TODOS AS ESCOLAS. A Exposição " 60 anos " de Novo Oriente com paisagens e tipos humanos do municipio irá percorrer todas as escolas da Rede Municipal. O objetivo é socializar conhecimento á cerca dos patrimônios, quase desconhecidos pela população, além do fortalecimento do trabalho de Educação Ambiental. A Exposição faz parte do Projeto AÇÃO CAATINGA, com registros de Valdo Vale.
#Festa 14/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA A MAIOR FESTA DO PROFESSOR DE TODOS OS TEMPOS. O evento está acontecendo no Clube JH
#MeioAmbiente 10/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE REALIZOU ONTEM O MAIOR EVENTO AMBIENTAL DO INTERIOR DO CEARÁ. Com a particicipação do Poeta, Antonio Francisco no Painel de Cultura Popular, o evento se consagrou como um dos mais importantes do estado.
#MeioAmbiente 03/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INSCRIÇÕES ESGOTADAS PARA TODOS OS PAINÉIS DO AÇÃO CAATINGA 2017 As inscrições se encerraram nesta segunda-feira (02) com recorde em todos os painéis. O evento acontece dia 09 de outubro e faz parte das comemorações dos 60 anos de emancipação politica de Novo Oriente.
#Educação 16/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SÁBADO É DIA DE MATEMÁTICA Nesta edição foi batido o recorde de instituições de ensino inscritas, totalizando 53.230, atingindo 99,6% dos municípios brasileiros.
#MeioAmbiente 16/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MARIA DIAS CAVALCANTE FARÁ ABERTURA OFICIAL DO AÇÃO CAATINGA 2017. O Evento acontece dia 09 de Outubro e é considerado o maior evento ambiental do interior do Ceará.
#MeioAmbiente 16/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO AÇÃO CAATINGA 2017 O Evento acontece dia 09 de Outubro em Novo Oriente e é considerado o maior evento ambiental do interior do Ceará.
#Educação 15/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE RECEBE 30 KITS DE BRINQUEDOS DO GOVERNO DO ESTADO
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, realizou, nesta quinta-feira (14), às 9h, a solenidade de entrega dos kits de brinquedos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin). O evento, ocorreu no pátio interno da Seduc, com a presença do secretário da Educação, Idilvan Alencar, e da primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana. A Secretária Adjunta, Vanda Moreira, A coordenadora do PADIN, Darciane Vieira e a Coordenadora do EJA, Franskinha Epifanio, estiveram na solenidade.
Na solenidade, cada um dos 35 municípios atendidos pelo Padin vai recebeu quatro kits, contendo conjuntos de brinquedos e artesanatos populares e coleções de literatura infantil para crianças da faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses de idade. Estes materiais serão usados durante os encontros coletivos e comunitários e as visitas domiciliares às famílias atendidas pelo Programa, possibilitando o desenvolvimento integral das crianças por meio do estímulo de processos de aprendizagem e de cuidados. Foi investido cerca de R$ 1 milhão na aquisição dos kits.
Lançado em junho de 2016, o Padin tem como finalidade formar competências familiares necessárias para garantir o bem-estar físico, emocional, social, cultural, a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades de comunicação e os conhecimentos gerais na primeira infância.
A iniciativa está inserida em um dos eixos do Programa Mais Infância Ceará, desenvolvido pelo Gabinete da Primeira-Dama do Estado, que consiste em três pilares: “Tempo de Brincar”, “Tempo de Crescer” e “Tempo de Aprender”.
O Padin está dentro do “Tempo de Crescer”, que visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários por meio de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores. A ação prevê visitas domiciliares, encontros coletivos e comunitários para acompanhar e orientar as mães, os pais e/ou os cuidadores das crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.
#MeioAmbiente 06/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AÇÃO CAATINGA 2017 NO MAPA CULTURAL DO CEARÁ. Arte, Cultura e Meio Ambiente.
#MeioAmbiente 05/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE IRÁ SEDIAR O MAIOR EVENTO AMBIENTAL DO INTERIOR DO CEARÁ O evento faz parte das comemorações dos 60 anos de emancipação do municipio.
#Educação 31/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA NOTA 10 Visita da Escola Joaquim Chagas Barreto, do município de Tejuçuoca. Escola apoiada pelo Município de Novo Oriente ( Escola Jorge Hildo Furtado ). Fazem parte da equipe: Diretora, Eluina, o Coordenador, Ernanes e a Professora, Ariane.
#Educação 31/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EJA A Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães, participou ontem (30) da Culminância do EJA - Educação de Jovens e adultos. O evento contou com massiva participação de alunos, professores e comunidade em geral que prestigiaram e aplaudiram as apresentações. Na sua fala, Magalhães ressaltou o compromisso da gestão municipal com uma educação de inclusão, onde todos possam participar da construção deste processo.
#Educação 31/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PADIN - PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL A Coordenadora do eixo de Educação Infantil da SEDUC - Secretaria de Educação do estado do Ceará, Benildes Uchôa Visitou nesta manhã (30) o município de Novo Oriente. O objetivo: acompanhar as ações desenvolvidas no município através do PADIN - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil .
#MeioAmbiente 23/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA CONVIVÊNCIA NO SEMIÁRIDO.
#Educação 17/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA INTEGRAL A Equipe da CREDE 13, visitou na manhã de hoje (17) a Escola Francisco Rufino, que implantou o sistema integral com ações de arte e cultura e reforço. O Vice Prefeito, Valdecy Coelho e a Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães e equipe, participaram do momento
#Melhoria 17/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ENTREGA DE CARTEIRAS ESCOLARES Prefeitura Municipal de Novo Oriente entrega mais de 750 Kits de carteiras para a Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto.
#Educação 12/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE AÇÃO CULTURAL Arte e Cultura nas Escolas.
#Infraestrutura 11/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MARIA DE SOUSA MARQUES RECEBE ENERGIA ELÉTRICA. Mais uma ação de compromisso da Prefeitura Municipal de Novo Oriente.
#Educação 11/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIA DO ESTUDANTE Todas as Escolas da rede municipal realizaram programação especial em homenagem ao dia do estudante.
#Educação 03/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO VISITA A NOVA ESCOLA DR.ANTONIO EUFRASINO NETO. A Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães visitou hoje (03) a tarde a Nova Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto. Depois de uma reforma que deu outra cara a escola, com pintura e revitalização de todos os espaços, a secretária, conversou com alunos sobre o zelo e cuidado com o ambiente escolar, Segundo ela, todas as salas receberão até o final de setembro, carteiras e mesas novas, proporcionando mais conforto aos alunos.
#Educação 02/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEGUNDO SEMESTRE A Secretaria de Educação, Desporto e Lazer reiniciou hoje (02) as aulas em todas as escolas da rede municipal de ensino.
#Obra 17/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER, VISITA OBRA 100% CONCLUÍDA. A Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães visitou na manhã de hoje (17) as obras já 100% concluídas da Creche Crescendo e Brincando. No local também funcionará um projeto da Secretária do Trabalho e Assistência social ,integrado as ações da primeira infância da Secretaria de Educação, Desporto e lazer.
#Melhoria 17/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA, SIMONE MAGALHÃES VISITA OBRA DE REFORMA DA ESCOLA EUFRASINO NETO. SECRETÁRIA, SIMONE MAGALHÃES VISITA OBRA DE REFORMA DA ESCOLA EUFRASINO NETO.
A Secretária de Educação, Desporto e Lazer, Simone Magalhães, visitou na manhã de hoje (17) as obras de reforma da Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto. Na oportunidade conversou com operários, pediu informações sobre a obra e visitou todos os setores da escola, ouvindo os técnicos e dando sugestões. A Escola passará por um grande processo de intervenção com reformas de todas as salas de aula, Biblioteca, Sala Digital, Banheiros, Patio, Praças Centrais , Casa de Mudas para aulas de Educação Ambiental e fachada, que receberá mudas de arvores nativas, além de climatização de algumas salas e reforma elétrica e hidraúlica. Todas as salas receberão novas carteiras e reforma nos armários de professores que são integrados as salas de aula.
#Educação 16/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CAPACITAÇÃO A Equipe de Ensino da Secretaria de Educação, Desporto e Lazer e Coordenadores das Escolas; Fernando Costa, Dr. Antonio Eufrasino Neto e Francisco das Chagas Mota, participaram nos dias 13 e 14/07 do Encontro de Formação com Técnicos e Gestores da Educação, em Crateús.
Pauta: PPP, Definindo um caminho metodológico e propondo instrumentos para o trabalho, PPP como instrumento de implementação da ECSA e PPP, construindo concepções, princípios e fundamentos.

#Obra 08/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PRIMEIRA INFÂNCIA Mais um equipamento recuperado que será entregue brevemente a população de Novo oriente. Um espaço onde a criança vai poder brincar, aprender e interagir com ações voltadas para a primeira infância das Secretarias de Educação e Desporto e Secretaria de Trabalho e Assistência Social. com 98% das obras concluídas, a Creche Crescendo Brincando, marca o inicio das reformas das escolas municipais.
#renascenovooriente
#Educação 08/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMEÇA REFORMA DA ESCOLA DR. ANTONIO EUFRASINO NETO A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, através da Secretaria de Educação e Desporto e Secretaria de Infraestrutura, Deu inicio ontem (08) a reforma da Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto. O cronograma da obra deverá se estender por todo o més de julho, viabilizando todo o processo de intervenção até o reinicio das aulas. A escola receberá pintura, reforma de ambientes especiais como: Biblioteca e Centro Digital, além de um trabalho detalhado na parte elétrica e hidráulica.
#renascenovooriente
#Educação 04/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INCLUSÃO CULTURAL FAZ A DIFERENÇA. O Projeto AÇÃO CAATINGA parceria da Prefeitura Municipal de Novo Oriente, via Secretaria de Educação e Desporto, através do Polo Audiovisual de Santa Rita, Artmedia e UGN, realizou a culminância do primeiro modulo de PRODUÇÃO AUDIOVISUAL nas Escolas: Dr. Antonio Eufrasino Neto, Francisco Rufino, Luis Canuto e Otávio Rodrigues Cavalcante. Para o segundo semestre o projeto chegará as escolas Dr. José Maria Leitão e Edval Araújo, em São Raimundo. O AÇÃO CAATINGA é uma ferramenta de inclusão cultural nas escolas através de ações de leitura, artes cênicas e cultura digital, incentivando os alunos a desenvolverem conteúdos e protagonizarem suas póprias experiencias. Para a Secretária, Simone Magalhães, sao projetos como esse e outros atualmente desenvolvidos nas escolas, que vão contribuir diretamente para formar a escola que queremos.
#Educação 03/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIÁLOGO A Secretária adjunta, Vanda Moreira, se reuniu na manhã de hoje (03) com motoristas de ônibus escolares. O objetivo do encontro é estabelecer uma sincronia para melhor atender aos alunos, buscando sempre a melhoria dos serviços prestados.
#Cultura 01/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO XXVII FESTIVAL JUNINO DE NOVO ORIENTE COMEÇA HOJE O XXVII FESTIVAL JUNINO DE NOVO ORIENTE começa hoje(01) e se estende até amanhã (02)com apresentações de quadrilhas, Feira da agricultura familiar, artesanato e shows musicais com Sara do acordeon e Julio Cesar - Conexão do forró. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Novo Oriente, através da Secretaria de Cultura e Juventude e Secretaria de Educação e Desporto.
#Educação 17/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FESTIVAL JUNINO NAS ESCOLAS ANIMA NOVO ORIENTE A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, através da Secretaria de Educação e Desporto, realiza durante todo o més de Junho o FESTIVAL JUNINO NAS ESCOLAS: Desfile de reis e rainhas, apresentação de quadrilhas, barracas de comidas tipicas e a grande participação popular tem tornando o Festival um grande sucesso. Todas as escolas da rede municipal estão realizando seus eventos. A Secretaria de Educação e Desporto, Simone Magalhães, tem prestigiado todos os eventos. O Festival se encerra dia 28.
#MeioAmbiente 17/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AÇÃO CAATINGA REALIZA CULMINÂNCIA NAS ESCOLAS DO INTERIOR. O Projeto AÇÃO CAATINGA realizou a culminância do Modulo 01 na última terça-feira (13) nas escolas, Luis Canuto, em Lagoa dos Neres e Fernando Costa, em Palestina. As atividades envolveram produção de videos baseado na obra do Poeta, Antonio Francisco, Oficina de criação coletiva sobre sustentabilidade na Caatinga e produção de conteúdo para ações na area de educação ambiental.
#MeioAmbiente 02/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA A Secretária de Educação e Desporto, Simone Magalhães e a Coodernadora da Educação Contextualizada em Novo Oriente, Silvaneide Oliveira, Participaram na manhã de hoje (02) da Culminância da Educação Contextualizada na Escola Francisco das Chagas - Agrovila. Ao todo outras tres escolas estão inseridas no projeto.
#Festa 01/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 27º FESTIVAL JUNINO DE NOVO ORIENTE A Secretária de Educação e Desporto, Simone Magalhães se reuniu nesta manhã de quinta-feira(01) com o Secretário de Cultura e Juventude, Tulio Cesar, em pauta a organização e realização do 27º Festival Junino de Novo Oriente.
#Educação 31/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ENTREGA NOVA REMESSA DA MERENDA ESCOLAR A PARTIR DE HOJE. A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, através da Secretaria de Educação e Desporto, entrega a partir de hoje, Uma nova remessa da merenda escolar. a distribuição nas escolas, ocorrerá até esta quinta-feira (01).
#Educação 12/04/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ALUNOS DA REDE MUNICIPAL NA XII BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO A Prefeitura Municipal de Novo Oriente através da Secretaria de Educação e Desporto participará da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que se realizará de 14 a 23 de abril. A visita dos alunos da Rede Municipal de Novo Oriente, Acontecerá dia 20 ( Quinta-Feira) , onde poderão visitar stands, Projetos de Leitura, Planetário, Participar de seminários e ações de desenvolvmento da leitura. Ao todo 21 alunos e 20 professores participarão da ação. Os alunos escolhidos participam de projetos como o AÇÃO CAATINGA e outras ações de desempenho desenvolvida nas escolas.
#Educação 16/02/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VISITA A APAE A Secretária de Educação, Simone Magalhães, Visitou nesta manhã (16) a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Novo Oriente. Na visita ela visitou todas as instalações, conversou com funcionários, Pais de alunos e reafirmou a parceria e apoio do municipio a entidade.
www.novooriente.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 02:27:45