CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#DireitosHumano 18/09/2019 GABINETE DO PREFEITO "DECON VIAJANTE" ESTARÁ EM NOVO ORIENTE O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ, POR MEIO DO NÚCLEO DE PROTEÇÃO E DEFESA AO CONSUMIDOR, EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO ORIENTE, TRARÁ AO MUNICÍPIO O PROJETO "DECON VIAJANTE".

EM UM VEÍCULO ADAPTADO, SERVIDORES DO DECON RECEBERÃO OS CONSUMIDORES PARA TIRAR DÚVIDAS, PROMOVER A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E ORIENTÁ-LOS SOBRE SEUS DIREITOS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO, DESCENTRALIZANDO O ATENDIMENTO DO DECON.

A AÇÃO OCORRERÁ NO DIA 23/09 (SEGUNDA-FEIRA), DAS 08:00 ÀS 14:00 H, NA PRAÇA DA JUVENTUDE, LOCALIZADA NA AV. ALCIDES SALES TEIXEIRA, BAIRRO: LAGOA DO TIGRE NORTE.

MAIORES INFORMAÇÕES PODERÃO SER OBTIDAS NA SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, OU NA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE NOVO ORIENTE.
#Prefeito 12/07/2019 GABINETE DO PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONA COM VETOS PROJETO DA LDO-2020 O PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONOU COM VETOS PARCIAIS, O PROJETO DE LEI DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2020.

FOI VETADO O PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 26 E O "CAPUT" DO ART. 27 DO MENCIONADO PROJETO DE LEI, POIS SÃO INCOMPATÍVEIS COM O ORDENAMENTO JURÍDICO E CONTRÁRIOS AO INTERESSE PÚBLICO.
#Finança 19/12/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONA COM VETOS A LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019 O PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONOU, COM VETO PARCIAL, A LEI MUNICIPAL Nº 779/2018, QUE TRATA DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL PARA O ANO DE 2019.

A LEI ORÇAMENTÁRIA ESTIMA A RECEITA, E FIXA AS DESPESAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO PARA O EXERCÍCIO DE 2019.

APÓS CONSULTAS TÉCNICAS, VANALDO MOURA DECIDIU VETAR DISPOSITIVO DA LEI ORÇAMENTÁRIA, QUE FOI EMENDADO DURANTE A TRAMITAÇÃO DO PROJETO NA CÂMARA MUNICIPAL, POR ENTENDER QUE O MESMO PADECIA DE INCONSTITUCIONALIDADE E ERA CONTRÁRIO AO INTERESSE PÚBLICO.

TENDO EM VISTA QUE A CÂMARA MUNICIPAL SE ENCONTRA FECHADA (19/12), EM RAZÃO DO RECESSO DECRETADO (PORTARIA Nº 14/2018), AS COMUNICAÇÕES DO VETO FORAM ENVIADAS VIA CORREIOS E POR E-MAIL, E QUANDO POSSÍVEL, SERÁ PROTOCOLIZADA EM MÃOS NA SECRETARIA DA CASA.

APÓS ISSO, A CÂMARA MUNICIPAL DEVERÁ SE REUNIR PARA APRECIAR OS VETOS DO PREFEITO MUNICIPAL AO PROJETO DA LEI ORÇAMENTÁRIA.
#Administração 29/08/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONA LEIS DE INTERESSE DO MUNICÍPIO Na data de 29/08, o Prefeito Municipal Vanaldo Moura sancionou Leis de interesse do município:

- Lei nº 776/2018, que "Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2019 e dá outras providências", com os vetos do Executivo Municipal (art. 26, caput e § 3º; art. 27);

- Lei nº 777/2018, que "Denomina de Francisco de Oliveira Silva (Gatin Real), o equipamento público que especifica, e dá outras providências".

#DireitosHumano 17/08/2018 GABINETE DO PREFEITO NOVO ORIENTE REALIZA HOJE O I FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF O Municipio de Novo Oriente, realiza no dia de hoje (17) o I FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF - MUNICIPIO APROVADO - EDIÇÃO 2017-2020. O evento será realizado no Sinopse, das 08h ás 17h. O I Fórum Comunitário é o espaço em que efetivamente a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao selo unicef e contribui na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes. com um resultado prático: Um plano de ação para enfrentar os principais problemas , que devem ser implementado pela gestão municipal ao longo dos 4 anos do ciclo do selo unicef. No evento será apresentado o o diagnóstico social, com os principais desafios a serem superados. Toda a administração municipal participa ao lado da sociaedade civil, com o objetivo de construir uma politica de apoio a criança e adolescentes. O prefeito municipal, Vanaldo Moura e todos os Secretários, participam do evento.
#Administração 22/05/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO VANALDO MOURA SANCIONA LEIS DOS REAJUSTES SALARIAIS O Prefeito Vanaldo Moura sancionou as Leis que concedem reajuste salarial aos servidores ocupantes de cargos efetivos no Município de Novo Oriente.

A Lei municipal nº 773/2018, concedeu 5% de reajuste aos profissionais do Magistério (Professores e Auxiliares Técnicos Pedagógicos).

A Lei municipal nº 774/2018, concedeu reajuste salarial para diversos cargos de nível fundamental, médio e técnico, em conformidade com indíce de reajuste do salário mínimo nacional.

A Lei municipal nº 775/2018, também concedeu reajuste salarial para os Inativos (aposentados, pensionistas e pensionistas judiciais), vinculados ao extinto fundo de previdência municipal, em conformidade com indíce de reajuste do salário mínimo nacional.

Vanaldo Moura ressaltou que os valores retroativos das diferenças salariais (Janeiro a Abril) do profissionais do Magistério deve ser pago até a próxima Sexta-Feira (25/05).
#Festa 01/05/2018 GABINETE DO PREFEITO NOVO ORIENTE CELEBRA O DIA DO TRABALHADOR A tradição se renova e a Administração Renasce Novo Oriente realiza neste dia primeiro de Maio mais uma grande festa em homenagem ao trabalhador. Da programação consta a celebração de missa na abertura do evento, às 16:00 h na praça da Matriz, celebrada pelo padre Franciso José. Em seguida artesãos e agricultores familiares irão expor seus produtos, a secretaria de saúde estará presente com serviços de aferição de pressão, teste de glicemia e outros. Serão sorteados diversos prêmios, dentre eles, geladeira, bicicleta, liquidificadores, ventiladores, implementos agrícolas, etc. oferecidos pelo comércio local e fornecedores da administração. Este ano a festa tem a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Novo Oriente.
O Prefeito Vanaldo Moura garantiu o sorteio de uma moto Fan 125 O km. E pra coroar a festa do trabalhador de Novo Oriente, às 20:00 h teremos a apresentação do cantor Luizinho de Irauçuba e banda. Os Prefeitos Vanaldo Moura e Valdecy Coelho convidam toda a população para participar desta grande festa.
#Educação 23/04/2018 GABINETE DO PREFEITO NOVO ORIENTE PARTICIPA DO DIA D DA BUSCA ATIVA ESCOLAR. A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, participa dia 25 de abril, do DIA D, da Busca Ativa Escolar, Uma ação conjunta de governo, como parte do compromisso da gestão renasce Novo Oriente, todos na escola. A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas - Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento - dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.
#Município 08/12/2017 GABINETE DO PREFEITO SEMANA DO BEBÊ EM NOVO ORIENTE SE ENCERRA COM UMA LINDA FESTA. Depois de uma semana inteira de atividades intersetoriais, aconteceu nesta sexta-feira, 08/12, a culminância da "Semana do bebê" em Novo Oriente. O Prefeito Valdecy Coelho esteve presente ao lado da primeira dama e Secretaria Municipal de Assistência Social, Vanube Epifânio, além dos secretarios de Saúde Maria do Socorro Fernandes, de Infraestrutura Antonio Soares, a Chefe de Gabinete Ivane Sales, da Sub-secretária de Educação Vanda Moreira e representantes de todas as secretarias do Município e profissionais de saúde e da assistência social. Dezenas de mães com seus bebês compareceram ao evento. Vários stands foram montados com temas relacionados ao objetivo da semana. Em seu pronunciamento o prefeito Valdecy trouxe o abraço do companheiro Vanaldo Moura, licenciado para tratamento de saúde. E disse "a administração Renasce Novo Oriente está cumprindo seus compromissos com o nosso povo, buscando sempre oferecer serviços de saúde, educação, assistência Social, etc. de qualidade. Essa é nossa obrigação, desde o mais simples ao mais graduado servidor, deve respeitar e atender bem à população". Valdecy parabenizou os organizadores do evento e se disse otimista com relação à conquista do Selo Unicef.
#AssistênciaSocial 04/12/2017 GABINETE DO PREFEITO PRIMEIRO DIA DA SEMANA DO BEBÊ O Primeiro dia da Semana do Bebê em Novo Oriente foi bastante movimentada, com a participação de várias secretarias e comunidade. pela manhã, as 09h, aconteceu reunião intersetorial para planejar e traçar o cronograma de ação: palestras, ensaio fotografico, entrevistas no rádio e campanha de marketing. A tarde, exposição dialogada com a Dra Luana Albuquerque para Mães e Professoras sobre acidentes domésticos na primeira infância. a ação se estende até o dia 08 envolvendo todas as secretarias.
#Município 01/12/2017 GABINETE DO PREFEITO VICE PREFEITO, VALDECY COELHO ASSUME A PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO ORIENTE. Câmara Municipal de Novo Oriente empossou Vice prefeito Valdecy Coelho, opós afastamento do titular Vanaldo Moura para tratamento de saúde
#Administração 23/11/2017 GABINETE DO PREFEITO Em dias com Lei Complementar n° 131 de acordo com a fiscalização do TCE\CE (Mês Referência Outubro/2017) A Lei Complementar nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) dispõe em capítulo específico sobre a TRANSPARÊNCIA, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO, seguindo-se sua Primeira Seção sobre o tema Transparência da Gestão Fiscal.

O caput do art. 48 da LRF define os instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais deve ser dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF).

A Lei Complementar n° 131, de 27 de maio de 2009, conhecida como Lei da Transparência, trouxe inovações à Lei de Responsabilidade Fiscal, dispondo que esta transparência deva ser assegurada, também, mediante liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público, e adoção de sistema integrado de administração financeira e controle que atenda a padrão mínimo de qualidade, tudo conforme regula o Decreto Federal nº 7185/2010 e o art. 48-A da LRF.

A fiscalização contempla, dentre outros aspectos, as prerrogativas do art. 63 da LRF, que faculta aos Municípios com população inferior a 50 mil habitantes e que se encontrem dentro dos limites relativos à despesa total com pessoal ou à dívida consolidada, a possibilidade da divulgação do Relatório de Gestão Fiscal - RGF na periodicidade semestral. A periodicidade abrange indistintamente os Poderes Executivo e Legislativo e deve ser obedecida por todo o exercício. Registra-se que o enquadramento dos municípios ocorreu a partir da análise dos dados das Prestações de Contas em Meio Informatizado do SIM, mesma base utilizada na confecção do Relatório de Acompanhamento Gerencial - REAGE.

Nesse sentido, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará - TCE Ceará, no uso de suas atribuições legais, realiza o acompanhamento mensal nos sítios eletrônicos e Portais da Transparência dos Poderes Executivo e Legislativo municipais, a fim de verificar o cumprimento do disposto nos art. 48 e 48-A da LRF, bem como ao que determina o Decreto Federal n.º 7.185/2010.
#Agenda 10/10/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO VANALDO MOURA PARTICIPA DE CULTO DE AÇÃO DE GRAÇA. Promovido pelas Igrejas Evangelicas da Cidade, a celebração aconteceu na Praça da Matriz e contou com um grande público presente. O vice Prefeito, Valdecy Coelho e as Secretárias de Educação, Desporto e Lazer,, Simone Magalhães, Secretária do Trabalho e assistência Social, Vanube Epifanio, participaram do evento.
#Município 10/10/2017 GABINETE DO PREFEITO PARABÉNS NOVO ORIENTE! A Nossa amada terra completa hoje 60 nos de emancipação politica.
#Gestão 15/09/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO VANALDO MOURA SE ENCONTRA O SENADOR EUNICIO OLIVEIRA E ELE GARANTE RECURSOS PARA NOVO ORIENTE.

A convite do Deputado Federal Genecias Noronha, os prefeitos de Novo Oriente Vanaldo Moura e Valdecy Coelho, estiveram nesta quinta-feira participando das festividades alusivas aos 61 anos de emancipação política e Parambú. Na oportunidade estava presente o senador Eunício Oliveira que manteve longa conversa com os prefeitos na qual agradeceu a excelente votação que obteve nos dois turnos das eleições para governador em 2014. Eunício disse que é muito grato ao povo de Novo Oriente a ao amigo Vanaldo Moura pelo empenho do seu grupo político naquele pleito. Vanaldo e Valdecy aproveitaram a oportunidade para pedir ao Senador, apoio para a Adm. Renasce Novo Oriente. O Senador Eunício Oliveira atendeu prontamente à solicitação e assumiu compromisso de liberar recursos para Novo Oriente, deixando a critério de Vanaldo Moura, a escolha do setor a ser atendido. Imediatamente Vanaldo Moura solicitou os recursos para a área de esportes, visando atender os anseios da nossa juventude. Em seguida o Deputado Federal Genecias Noronha reforçou o pleito ao Senador e agradeceu a Eunício pelo apoio a Novo Oriente. Ao final do encontro o Presidente do Congresso Nacional concedeu entrevista a reportagem da Rádio Flor do Campo.
#Segurança 06/09/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO ORIENTE ENTREGA FARDAMENTO AOS AGENTES DO DEMUTRAN.

Os prefeitos de Novo Oriente, Vanaldo Moura e Valdecy Coelho se reuniram hoje pela manhã com a equipe que faz o DEMUTRAN. Na oportunidade Vanaldo Moura agradeceu à equipe pelo empenho, mesmo reconhecendo o pequeno contingente de servidores. A reunião serviu também para a entrega do novo fardamento dos Agentes de Trânsito. O kit consta de: duas calças, duas camisas, uma camiseta, dois bonés, um par de coturnos, cinto e apito.
O diretor do Demutran, Francisco Soares (Tico), agradeceu à administração pelo atendimento do pleito dos agentes e aproveitou para solicitar uma viatura para os serviços do órgão. Participaram da reunião, policiais militares de nossa cidade, secretários municipais e demais convidados.
#renascenovooriente

#Agenda 24/08/2017 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO VANALDO MOURA VISITA CÂMARA MUNICIPAL A reunião informal aconteceu na sala de reuniões da Câmara Municipal de Novo Oriente, na manhã desta quinta-feira (24/09). A pedido dos vereadores o Presidente Dr. Hélio Coutinho convidou o Prefeito para que os parlamentares apresentassem uma pauta de reivindicações do interesse do povo de Novo Oriente. Assuntos como: atendimento com carros-pipa a localidades isoladas da sede; melhoria do Matadouro público, reforma do estádio municipal, reabertura do Centro de Feiras, operação tapa-buracos nas ruas da cidade, ampliação do cemitério, etc. Para cada questionamento levantado o prefeito Vanaldo apresentou argumentos no sentido de resolver no mais breve espaço de tempo possível. Segundo Vanaldo, a operação tapa-buracos já foi iniciada e os laudos do Corpo de Bombeiros já foram solicitados para reabertura do Centro de Feiras.
Participaram da reunião Vereadores e Vereadoras de situação e oposição. O presidente da casa Vereador Hélio Coutinho agradeceu a presença do prefeito e disse que a Câmara está pronta para votar projetos que tragam benefícios para Novo Oriente, independente de posição política.
#Segurança 23/08/2017 GABINETE DO PREFEITO NOVA VIATURA DA PM JÁ ESTÁ À DISPOSIÇÃO DO POVO DE NOVO ORIENTE.
O prefeito de Novo Oriente Vanaldo Moura, acompanhado do delegado de policia civil, Dr. Emerson Farias, do presidente da Câmara, vereador Hélio Coutinho, secretários municipais, assessoria jurídica, imprensa da região, receberam na tarde desta quarta-feira (23/08) o comandante do 7* BPM Coronel Hermilson. O objetivo da visita foi a entrega simbólica da nova viatura para o destacamento de Novo Oriente. A entrega foi antecipada graças ao contato do prefeito Vanaldo com o comandante geral da Policia Militar do Ceará, Coronel Viana. O Coronel Hermilson reiterou sua disposição de trabalhar pela segurança da região. Já Vanaldo Moura colocou a administração à disposição para apoiar o nosso destacamento e a Polícia. Civil. Participaram também do evento os Vereadores Arnaldo Bezerra e Vilani Jacó, além do comandante do nosso destacamento, Sargento Cláudio.
#Gestão 02/08/2017 GABINETE DO PREFEITO NOVO ORIENTE PARTICIPA DE SEMINÁRIO DO PPA O Município de Novo Oriente, se fez representado nesta manhã de quarta-feira (02) através das secretarias de Educação, Desporto e Lazer, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Cultura e Juventude, na OFICINA REGIONAL DE MONITORAMENTO DO PLANO PLURIANUAL 2016/2019. O evento é uma ação de planejamento que orienta as escolhas das politicas públicas do estado adotando as seguintes premissas: Gestão pública para resultados, participação cidadã, promoção do desenvolvimento territorial e intersetorialidade. Estiverem presentes, além de Novo Oriente, Os municípios de Crateús, Ararendá, Poranga, Ipaporanga, Tamboril, Santa Quitéria, Catunda, Hidrolândia, Independência, Nova Russas, Ipueiras e Monsenhor Tabosa. A oficina aconteceu em Crateús, no horário de 8h ás 16h.
#Esporte 31/05/2017 GABINETE DO PREFEITO DIA DO DESAFIO MOVIMENTA NOVO ORIENTE Mais de 3, 5 mil cidades em 18 paises estão participando hoje do DIA DO DESAFIO. A ideia é mobilizar a população contra o sedentarismo em uma competição saudavel entre cidades. Ganha que contabilizar o maior numero de pessoas que tenham praticado pelo menos 15 minutos de atividade fisica, entre a 0h e 21h do dia 31 de maio. No Brasil participam, 1. 886 cidades, entre elas, Novo Oriente que desde as 06 da manhã, se movimenta com a prática de várias modalidades esportivas.
#Saúde 22/02/2017 GABINETE DO PREFEITO AO LADO DO POVO! Os Prefeitos, Vanaldo Moura e Valdecy Coelho, acompanhados dos Vereadores, Ciné Galvão, Vilany Jacó, Arnaldo Bezerra, Josivânio Carlos e Dayana Gouveia, Secretário, Antonio Soares e outros amigos, Visitaram a feira livre de Novo Oriente no último domingo (19). Na oportunidade as autoridades ouviram os feirantes quanto a taxa de utilização do espaço, O que ficou comprovado é que todos, que foram ouvidos disseram-se satisfeitos. Populares que frequentam a feira ficaram felizes de verem os Prefeitos e os vereadores atuantes nas questões da Cidade.

OPINIÃO
"Prefeito que não se esconde, Faz assim, vem pro meio do povo"
Mocitônio Sales - Agricultor
#Saúde 12/04/2016 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA CELEBRA CONVÊNIO COM ESCOLA PROFISSIONAL MARIA EUDES VERAS E BENEFICIA ALUNOS DO CURSO DE TÉCNICO DE ENFERMAGEM Em encontro promovido pela Prefeitura dia 12/04, entre Prefeito Godofredo, Secretária de Educação Ana Cynthia, Diretora da Escola Profissional Carla Cristina Melo, Coordenadora Escolar Izabel Vidal e a Maria Aparecida Pinho Coordenadora de Estágio celebrou o termo de compromisso de Estágio Obrigatório das Escolas Estaduais de Educação Profissional - TCE e, que irá proporcionar aos alunos regularmente matriculados no 3º ano do curso TÉCNICO DE ENFERMAGEM o desenvolvimento de competências da atividade profissional do referido curso.

Essa parceria entre a prefeitura de Novo Oriente e a Escola Profissional Maria Eudes Veras tem dado certo, e esse convênio proporciona mais oportunidades no campo de estágio, fortalecendo as ações no âmbito da saúde.

Para o Prefeito Godofredo essa iniciativa da Prefeitura em oportunizar o estágio é de suma importância para o crescimento profissional do estudante e a prefeitura de Novo Oriente contribui de maneira efetiva para isso com a assinatura deste convênio, oferecendo melhores condições para os estudantes novorientenses que estejam regularmente matriculados no curso.

De acordo com a Secretária de Educação Ana Cynthia o intuito da administração é buscar cada vez mais parcerias que possam melhorar as condições de quem está estudando e ampliar o acesso para quem encontrava dificuldade para entrar na faculdade ou se especializar.

#ComunicaçãoEmAção
www.novooriente.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 21:36:45