CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 10/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) abre novas inscrições

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, informa que as inscrições para o novo Edital do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) estão abertas. As inscrições podem ser feitas no período de 03 a 16 de Abril de 2023 e acontecem exclusivamente, de forma on-line, no link disponibilizado pela Sema.

São 57 vagas imediatas e 27 para cadastro reserva para Novo Oriente. O Programa AJA oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados ou que tenham concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará.

O objetivo do AJA é estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

O Programa é executado, coordenado e monitorado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas).

Os candidatos selecionados para o Programa AJA farão jus aos seguintes benefícios:

- Auxílio financeiro no valor de R$ 200,00/mês.

- Curso de Formação;

- Seguro acidente;

- Fardamento;

- Certificados.

Critérios de Seleção

Estarão habilitados os jovens que, na data da inscrição, comprovadamente:

a) possuam idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos;

b) estejam matriculados ou tenham concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará;

c) estejam cadastrados ou integrem família cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais- CadÚnico;

d) não possuam vínculo empregatício formal;

e) residam no município cearense para o qual se inscreveu;

f) não estejam matriculados, cursando ou tenham concluído o ensino superior.

Documentos necessários para a inscrição:

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher todo o formulário e anexar os seguintes documentos comprobatórios (serão aceitos documentos digitalizados ou foto de celular):

a) Documento de Identidade com foto (RG ou CNH) do candidato (frente e verso);

b) CPF do candidato (apenas frente, onde aparece o número) ou Cópia da tela de consulta do CPF no site da Receita Federal. FAÇA A CONSULTA NO SITE:https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp

c) Comprovante de endereço atualizado do candidato ou do responsável (conta de luz, água ou telefone) ou autodeclaração do candidato.

d) Cópia da tela de consulta do NIS (Número de Identificação Social) do candidato que comprove sua inscrição ou da família no CadÚnico. FAÇA A CONSULTA NO SITE:https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/.

e) Certificado de conclusão do Ensino Médio (somente a frente onde aparece o nome do aluno e da escola estadual) ou Declaração da escola estadual informando que o candidato está regularmente matriculado no ensino médio e

f) Foto 3×4 recente (serão aceitas fotos do celular).

#MeioAmbiente 17/01/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Amano realiza coleta de lixo eletrônico nos departamentos municipais de Novo Oriente-CE O lixo eletrônico possui componentes tóxicos que se for descartado de forma incorreta contamina o solo.
#MeioAmbiente 01/12/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Técnica da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) visita o galpão de reciclagem de Novo Oriente

O município de Novo Oriente recebeu a Técnica Renata Fontes, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), para realizar uma visita ao galpão de reciclagem. Ela conheceu o trabalho de coleta seletiva, que muito em breve será ampliando e toda população terá oportunidade de participar.

O objetivo principal do encontro foi conhecer o terreno onde poderá ser construída uma Central Municipal de Resíduos (CMR). Todos os municípios brasileiros precisam cumprir legislação federal de erradicar seus lixões, uma solução para isso é a coleta seletiva. A CMR será uma indústria de tratamento de resíduos e trará geração de emprego e renda para o município

Participaram do momento o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Claudino Sales , a Assessora Ambiental Márcia Andrade, a Superintendente do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos dos Sertões de Crateús 2 Andreza Maia e o Secretário de Meio Ambiente de Crateús Rogério Oriano.

#MeioAmbiente 29/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Novo Oriente participou do encontro do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região dos Sertões de Crateús

O grupo executivo, participante do consórcio, realizou uma reunião com a Técnica da Secretaria de Meio Ambiente do Estado Ceará (SEMA), Renata Fontes, com objetivo de alinhar diretrizes e metas para obter resultados ainda melhores nas ações desenvolvidas, como a Coleta Seletiva e a construção das Centrais Municipais de Resíduos.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudino Sales, destaca a importância do encontro "Cuidar do meio ambiente é algo que temos que fazer diariamente, realizar a coleta seletiva e construir Centrais Municipais de Resíduos são apenas duas de muitas ações que podem ser feitas, porém, estas são as que estão ao nosso alcance".

O Secretário ressalta que compartilhar ideias e bons resultados com representantes de cidades vizinhas é uma ótima oportunidade de avançar coletivamente. O encontro teve a participação dos secretários municipais da área ambiental dos municípios de Novo Oriente, Crateús, Independência, Ipaporanga e Ararendá.

O município está sempre buscando aperfeiçoar e melhorar os serviços para continuar cuidando e protegendo o meio ambiente.

#MeioAmbiente 09/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Novo Oriente recebe pela 10ª vez consecutiva o prêmio Selo Verde

Novo Oriente recebe o 10° Prêmio consecutivo

Hoje ocorreu a 14ª Edição da Premiação do Selo Verde, no parque Botânico do Ceará, em Caucaia. Recebemos a premiação do próprio Secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno. Novo Oriente foi contemplado como o 3º do Estado! Fomos destaque entre os 26 municípios premiados.

Bruno, parabenizou o município pela conquista e pelo o trabalho: "Vocês estão recebendo uma certificação muito importante, é o Selo Município Verde, é reconhecimento pelo trabalho que durante dois anos vocês fizeram para melhorar o meio ambiente do município", declara o gestor.

O município continuará a realizar esse importante trabalho pelo meio ambiente

#MeioAmbiente 19/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA Prefeitura de Novo Oriente irá realizar o 1º Concurso de Fotografia da Semana do Meio Ambiente As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de Maio
#MeioAmbiente 21/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INAUGURADO SISTEMA DE REUSO EM PALESTINA O Sistema Bioágua de Palestina, Uma parceria da Prefeitura Municipal de Novo Oriente/Secretaria de Educação, Desporto e Lazer e IBV, foi inaugurado no último dia 14/06 . O equipamento de reuso de água, além de beneficiar famílias com a produção de frutas e hortaliças, servirá também como laboratório para aulas de campo da escola. Atualmente o município conta com dois Bioágua, Agrovila e Palestina
#MeioAmbiente 07/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE É DESTAQUE. Aconteceu na última quinta- feira (05), a visita do I Fórum Cearense pela vida no Semiárido ao município de Novo Oriente. Ao todo 50 representantes de 28 municípios do estado do Ceará integraram a comitiva, além de técnicos da Cáritas Diocesana de Crateús ( Educação Contextualizada) e Diretores de várias Instituições do estado. O Objetivo foi conhecer o modelo adotado da Educação Contextualizada em Novo Oriente. O evento teve como palco a Escola Francisco das Chagas Mota, na Agrovila.
#novooriente10
#MeioAmbiente 28/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITOS VISITAM CONSTRUÇÃO DE BIOÁGUA, NA PALESTINA. Os Prefeitos, Vanaldo Moura e Valdecy Coelho visitaram no último dia 23/03, um dos sistemas Bioágua que está sendo implantado no município, em Palestina. Quando funcionando, o sistema irá fazer todo o reaproveitamento das águas da residencia e tratar-las para o uso de irrigação, produzindo alimentos. Além de Palestina, Agrovila também foi beneficiada.
O Projeto Quintais Produtivos são mantidos pelo Sistema Bioagua Familiar sob a gestão e coordenação do Instituto Bem Viver conta com apoio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais, coordenado pelo Instituto Sociedade População e Natureza - ISPN e financiado pelo Fundo Mundial para o Ambiente - GEF e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e realiza-se em parceria com Cáritas Diocesana de Crateús, Secretarias de Educação,Desporto e Lazer de Novo Oriente
#MeioAmbiente 15/03/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE NOVO ORIENTE PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO AMBIENTAL
#MeioAmbiente 07/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ALUNOS PARTICIPAM DE AÇÃO AMBIENTAL NA AGROVILA. Ação faz parte do plano de ação do curso de Multiplicadores em Educação Ambiental.
#MeioAmbiente 07/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGIA Palestina e Agrovila serão beneficiadas
#MeioAmbiente 06/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL O Curso ministrada pela SEMA - Secretaria de Meio Ambiente do estado do Ceará é um dos frutos da parceria firmada através do Projeto Ação Caatinga.
#MeioAmbiente 26/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SISTEMAS DE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA SERÃO IMPLANTADOS EM NOVO ORIENTE. O Projeto com tecnologia de energia solar irá beneficiar familias da Zona Rural.
#MeioAmbiente 25/10/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE NOVO ORIENTE REALIZA SEMINÁRIO DE FORTALECIMENTO DO SELO VERDE Foi realizado ONTEM (24) o XII Seminário Regional de Fortalecimento do Selo Município Verde , o evento é uma realização do Governo do estado do Ceará, através da Sema - Secretaria do meio Ambiente do Ceará e Prefeitura Municipal de Novo Oriente. O Vice - Prefeito, Valdecy Coelho participou da abertura oficial. O evento aconteceu na Escola Maria Eudes Veras.
#MeioAmbiente 10/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE REALIZOU ONTEM O MAIOR EVENTO AMBIENTAL DO INTERIOR DO CEARÁ. Com a particicipação do Poeta, Antonio Francisco no Painel de Cultura Popular, o evento se consagrou como um dos mais importantes do estado.
#MeioAmbiente 03/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INSCRIÇÕES ESGOTADAS PARA TODOS OS PAINÉIS DO AÇÃO CAATINGA 2017 As inscrições se encerraram nesta segunda-feira (02) com recorde em todos os painéis. O evento acontece dia 09 de outubro e faz parte das comemorações dos 60 anos de emancipação politica de Novo Oriente.
#MeioAmbiente 16/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO AÇÃO CAATINGA 2017 O Evento acontece dia 09 de Outubro em Novo Oriente e é considerado o maior evento ambiental do interior do Ceará.
#MeioAmbiente 16/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MARIA DIAS CAVALCANTE FARÁ ABERTURA OFICIAL DO AÇÃO CAATINGA 2017. O Evento acontece dia 09 de Outubro e é considerado o maior evento ambiental do interior do Ceará.
#MeioAmbiente 06/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AÇÃO CAATINGA 2017 NO MAPA CULTURAL DO CEARÁ. Arte, Cultura e Meio Ambiente.
#MeioAmbiente 05/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVO ORIENTE IRÁ SEDIAR O MAIOR EVENTO AMBIENTAL DO INTERIOR DO CEARÁ O evento faz parte das comemorações dos 60 anos de emancipação do municipio.
#MeioAmbiente 23/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA CONVIVÊNCIA NO SEMIÁRIDO.
#MeioAmbiente 17/08/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE MUNICÍPIO DE NOVO ORIENTE RECEBE SELO VERDE O SELO VERDE, é conferido a órgãos públicos, entidades do terceiro setor e a iniciativa privada, que buscam a sustentabilidade em todos os seus negócios.
#MeioAmbiente 04/08/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E LAZER PROJETO AÇÃO CAATINGA REINICIA DIA 10. Projeto AÇÃO CAATINGA.
O PROJETO AÇÃO CAATINGA terá suas atividades reiniciadas dia 10 (quinta-feira) com Oficinas de ARTES CÊNICAS, PRODUÇÃO AUDIOVISUAL e CICLO DE LEITURA. Ao todo 11 escolas participam do projeto, incluindo, Escola Dr. José Maria Leitão - Açude Oriente II e CERU - Centro de Educação Rural - Lagoa da areia.
#MeioAmbiente 08/07/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE OBRAS DO LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS NATURAIS SEGUE EM RITMO ACELERADO. A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, está finalizando a reforma do Centro de Produção de Medicamentos Naturais, que será reativado. Com 90% das obras concluídas, no espaço funcionará além do laboratório de produção de medicamentos naturais, Uma casa de mudas e um centro de distribuição de mudas de arvores e plantas nativas para arborização dos espaços públicos da cidade. A gestão do espaço será realizada pelas Secretarias de Educação e Desporto, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Secretaria de Saúde. Toda a parte de Educação ambiental e aulas de campo, serão realizadas no espaço, que será totalmente integrado a Escola Dr. Antonio Eufrasino Neto .
#renascenovooriente
#MeioAmbiente 17/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AÇÃO CAATINGA REALIZA CULMINÂNCIA NAS ESCOLAS DO INTERIOR. O Projeto AÇÃO CAATINGA realizou a culminância do Modulo 01 na última terça-feira (13) nas escolas, Luis Canuto, em Lagoa dos Neres e Fernando Costa, em Palestina. As atividades envolveram produção de videos baseado na obra do Poeta, Antonio Francisco, Oficina de criação coletiva sobre sustentabilidade na Caatinga e produção de conteúdo para ações na area de educação ambiental.
#MeioAmbiente 02/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA A Secretária de Educação e Desporto, Simone Magalhães e a Coodernadora da Educação Contextualizada em Novo Oriente, Silvaneide Oliveira, Participaram na manhã de hoje (02) da Culminância da Educação Contextualizada na Escola Francisco das Chagas - Agrovila. Ao todo outras tres escolas estão inseridas no projeto.
#MeioAmbiente 01/06/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS SERÁ REATIVADO A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Desporto e Secretaria de Saúde, estão reativando o laboratório de produção de medicamentos naturais. O projeto já em andamento, já teve avaliação técnica do instituto Bem Viver, que fez o diagóstico para investimento em toda a estrutura do projeto, como: Reforma da casa de mudas e requalificação do espaço fisico, incluindo a reforma do prédio anexo.
www.novooriente.ce.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 00:38:41