NOTÍCIAS

31-DEZ-1969

História

31 DE DEZEMBRO DE 1969
Novo Oriente
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Município de Novo Oriente
"Terra do milho e do feijão"

Aniversário 10 de outubro
Fundação 10 de outubro de 1957 (58 anos)
Emancipação 10 de Outubro de 1957
Gentílico novorientense
Padroeiro São Francisco de Assis
CEP 63740-000
Prefeito Godofredo de Lima Vieira (PSD)
(2013 - 2016)

Site Prefeitura www.novooriente.ce.gov.br

Novo Oriente é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2010 era de 27.453 habitantes.


Etimologia

Em suas origens, Novo Oriente tinha o nome de Lagoa do Tigre, pelo fato de haver uma lagoa, onde pastava o gado e ali apareciam onças que o devorava. O nome Novo Oriente surgiu do primeiro sacerdote da localidade, padre Afonso de Gouveia, vigário de Independência, que veio celebrar a primeira missa. Na ocasião, o mesmo, achando a situação geográfica com muitos montes, lembrou-se do Oriente e teve a ideia de atribuir a esta região, o poético nome de Novo Oriente. Por ter um dos principais comércios da região, principalmente de produtos agrícolas e pecuários, Novo Oriente é conhecido por "Terra do milho e do feijão".

Formação Administrativa
Em 1957 Novo Oriente, até então distrito independenciano, conseguiu sua emancipação em relação a Independência. A instalação houve no mesmo ano.

Atualmente Novo Oriente possui seis distritos:

Novo Oriente (distrito-sede)
Palestina
São Raimundo
Três Irmãos
Emaús
Santa Maria

História

As terras da dos Crateús, ao sul da Chapada da Ibiapaba, onde localizam-se os afluentes do rio Poti, eram habitadas pelos índios Karatis, antes da chegada dos portugueses e a implementação das sesmarias no século XVII.

Com o sucesso da economia do ciclo da Carne-seca e charque, nas proximidades da Lagoa do Tigre surgiu em ponto de parada para o gado que era transportado para o Piauí através da vila piauiense de Piranhas. Desse ponto de parada surgiu um povoado.

O povoado as margens da Lagoa do Tigre chegou a pertencer ao Piauí, e no ano de 1880, este foi anexado ao território do Ceará, como resultado da solução encontrada para o litígio territorial entre estes dois estados. O Ceará reconheceu a jurisdição do Piauí sobre o município de Amarração (Luís Correia) e em troca o Piauí ofereceu dois importantes municípios piauenses: Independência e Príncipe Imperial.

Novo Oriente tornou-se distrito de Independência, mais tarde passando a se emancipar em 1957. O pioneiro do povoamento de Novo Oriente foi o Capitão Rodrigo Alves da Silva, por ter sido o primeiro a construir moradia naquela região nas proximidades da lagoa do Tigre.

Novo Oriente tornou-se distrito do município de Independência por força de Ato datado de 3 de março de 1902. Somente no dia 10 de outubro de 1957, a Lei Nº 3.855 institui o município de Novo Oriente, graças aos esforços de José Claudino Sales e Gonçalo Claudino Sales, que se destacaram na batalha judicial pela sua emancipação política.

A sua instalação, ainda que simbólica, com um subprefeito nomeado pelo prefeito de Independência, ocorreu no dia 15 de dezembro do mesmo ano. O primeiro prefeito oficial do município, José Claudino Sales, tomou posse no dia 25 de março de 1959. A paróquia local, cujo santo é São Francisco, foi criada em 1954.

O nome Novo Oriente surgiu do primeiro sacerdote da localidade, padre Afonso de Gouveia, vigário de Independência, que veio celebrar a primeira missa. Na ocasião, o mesmo, achando a situação geográfica com muitos montes, lembrou-se do Oriente e teve a ideia de atribuir a esta região, o poético nome de Novo Oriente.

Novo Oriente foi parte do território piauiense, como Crateús e Independência. No século XIX, passou a pertencer ao Ceará, com a troca do Vale do Rio Poty que era Piauí, com o Porto de Amarração, litoral do Ceará, hoje denominado Luis Correia. A lei geral 3.012 de 22 de outubro de 1880 regulamentou a permuta.

No século XVIII quando Príncipe Imperial, hoje Crateús e Pelo Sinal, hoje Independência, eram apenas grandes fazendas de criar gado, os vaqueiros eram poucos e percebiam o desaparecimento de animais no fim do inverno, quando decidiam se aventurar mata adentro, seguindo o curso do rio Poty, em busca do gado que sumia. A observação cuidadosa dos vaqueiros os fez encontrar rastros de gado. Foram rastreando as marcas deixadas pelos animais e abrindo veredas na mata fechada que chegaram a uma bela paisagem, onde havia uma grande lagoa, cercada de mato. Foi desvendado o caminho do veraneio do gado. (Livro - Novo Oriente: Uma Construção Histórica)

Administração do município desde sua emancipação:
Antonio Ximenes Aragão
José Claudino Sales
Manoel Claudino Sales
Francisco Rufino Vieira
Maria Rodrigues Lima
Argelio Assis Soares
Joviniano Siriano da Silva
Otávio Leite Lustosa
Lauro Batista Carneiro
Otávio Rodrigues Cavalcante
Rodrigo Coelho Sampaio
Expedito Teixeira Martins
Jesuíno Rodrigues de Sampaio Neto
Francisco Valdecy Soares Coelho
Godofredo De Lima Vieira (atual)
O prefeito Rodrigo Coelho Sampaio governou por dois mandatos: de 1989 a 1992 e de 2009 2012. O prefeito Jesuíno Rodrigues de Sampaio Neto, também governou por dois mandatos: De 1997 a 2004.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agricultura Há 74 dia(s)

Apicultores realizam prática coletiva de Laminação de Ceras

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e M [...]

#AssistênciaSocial Há 89 dia(s)

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social entregou entre os dias 15 e 21 de dezembro 1.526 tickets de Vale Gás

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Assistência Social, reali [...]

#Educação Há 144 dia(s)

Novo Oriente tem 36 alunos premiados na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2023

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Educação, levou os estuda [...]

#Cultura Há 200 dia(s)

Governo de Novo Oriente divulga o resultado dos editais de chamamento público da Lei Paulo Gustavo

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Juventu [...]

#Agricultura Há 223 dia(s)

Novo Oriente lança Chamamentos Públicos para a Lei Paulo Gustavo no valor de R$: 275.352,20

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Juventu [...]

#AssistênciaSocial Há 237 dia(s)

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social iniciará a entrega dos tickets de Vale Gás na próxima segunda-feira(31/07)

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência So [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito